INTERLAGOS NEWS - Edição 1438 - São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024

Page 1

Seclima participa de atividades na região de Parelheiros

Página 3

Reunião na Subprefeitura da Capela do Socorro esclarece dúvidas sobre o Aquático SP

Página 7

As

de urbanização no Jardim Gaivotas II, no distrito do Grajaú, estão beneficiando 294 famílias. Essas melhorias incluem redes de água, esgoto e drenagem, construção de estação elevatória de esgotos,

canalização de córrego, implantação de viário e calçadas, arborização viária, além da instalação de equipamentos de ginástica e lazer.

Página 3

Varal Cultural leva 12 mil pessoas ao Autódromo de Interlagos

Página 8

DAL 1957

Venha nos visitar!

A Cantina Veneta é um ambiente gastronômico genuinamente italiano e que preza pelo toque amistoso e familiar em seu atendimento. Você desfrutará do sabor da Itália e poderá degustar as melhores massas gratinadas, além de uma carta com deliciosos vinhos.

Rua Fernandes Moreira, 1132

Chácara Santo Antônio

Fone: 5517 0315

www.cantinaveneta.com.br

11
issuu/gruposulnews tvsulnewssp @interlagos_news /jornaldeinterlagos Ano 29 - Edição 1438 ENTREGAMOS NO LOCAL AEROPORTO - CALHAS E ANDAIMES LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTO Av Dr. Lino de Moraes Leme, 304 Aeropor to São Paulo - SP PERÍODO DE LOCAÇÃO: 3, 7, 15 e 30 DIAS 5563-3073 ANDAIMES ESCADAS DE ALUMÍNIO E FRIBRA LAVADORAS DE ALTA PRESSÃO LAVADORAS WAP
INDUSTRIAL ENCERADEIRA INDUSTRIAL (LIXADEIRA/POLIDORA) MARTELETES ACEITAMOS CARTÕES São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024
Distribuição gratuita
3892-1510
ASPIRADOR
OBRAS DE URBANIZAÇÃO NO JARDIM GAIVOTAS II BENEFICIAM 294 FAMÍLIAS
obras
Foto: Divulgação
BENVENUTI

Dom. 25/02

O Brasil só Começa Depois do Carnaval: Mitos e Realidades

O Carnaval é uma das festas mais icônicas e aguardadas no Brasil, conhecida por suas festividades exuberantes, desfiles de escolas de samba, blocos de rua e uma atmosfera de celebração sem igual. No entanto, uma expressão comum entre os brasileiros é que "o Brasil só começa depois do Carnaval". Mas o que isso realmente significa? Este artigo explora os mitos e realidades por trás dessa afirmação.

O Significado da Expressão

A expressão "o Brasil só começa depois do Carnaval" é frequentemente utilizada

para descrever um período de procrastinação ou lentidão que ocorre nas esferas política, econômica e social do país antes do início das atividades após o feriado do Carnaval. Muitas vezes, é associada à ideia de que as coisas só começam a funcionar de fato após essa festividade, como se o Carnaval marcasse uma espécie de reinício simbólico para o ano.

Mitos e Realidades

Mitologia da Procrastinação: A ideia de que o Brasil só começa depois do Carnaval pode refletir uma percepção generalizada de procrastina-

HÁ 50 ANOS

Foto: Grupo Sul News

ARTIGOS

O que pode ser feito para aprimorar os serviços de Telemedicina no Brasil

Muito utilizada durante o período de pandemia, a telemedicina tem provado seu poder de permanência e segue conquistando adeptos no Brasil. Para se ter uma ideia, dados do Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) indicam que, em 2022, a teleconsulta foi realizada por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros em todo o país.

À medida que esse recurso ganha espaço, é preciso que os provedores de saúde acompanhem, com um olhar atento, as principais necessidades que envolvam melhorias no atendimento clínico, seja nos consultórios físicos ou virtuais.

Diante do avanço e da oferta variada de ferramentas para consultas virtuais, a conveniência torna-se um diferencial para os pacientes, seja para aqueles já habituados aos recursos digitais ou, até mesmo, para as pessoas que apresentam mais dificuldades no uso de tecnologias.

Este processo pode ser potencializado ao ser acompanhado de outras soluções

inovadoras, como as de suporte à decisão clínica (SDC). A partir delas, os profissionais da saúde têm em mãos informações valiosas e atualizadas que auxiliam nas tomadas de decisões mais assertivas. Desta forma, o acesso a conteúdos pautados em evidências científicas confere maior credibilidade e, consequentemente, mais excelência às consultas, tanto aos médicos, quanto aos pacientes.

Todos esses fatores, de conveniência, qualidade e acesso a recursos, são elementos que corroboram para que o paciente possa tenha uma assistência individualizada, conforme a sua condição clínica e no momento em que desejar.

O fato é que a digitalização no setor deve seguir a passos largos. Por conta disto, é preciso que as organizações e desenvolvedores de software de teleconsultas sigam atentos aos feedbacks dos usuários, para, assim, otimizar ainda mais os serviços. Já com relação aos profissionais de saúde, é imprescindível que se mantenham atualizados e procurem por soluções baseadas em evidências, aprimorando o atendimento e proporcionando o melhor cuidado ao paciente.

ALLAN CONTI é Diretor Comercial da Wolters Kluwer Health no Brasil

ção e falta de produtividade que supostamente ocorre antes do feriado. No entanto, essa visão pode ser exagerada, pois muitos setores continuam operando normalmente durante esse período.

Reinício Simbólico: Por outro lado, o Carnaval pode de fato marcar um momento simbólico de reinício para muitas pessoas e instituições. Após semanas de preparação e celebração, o retorno à rotina diária pode parecer uma nova oportunidade para retomar projetos e metas.

Embora a expressão "o Brasil só começa depois do Car-

naval" possa refletir algumas realidades culturais e sociais, é importante reconhecer que o país não para completamente durante o período de festividades. O Carnaval é uma parte importante da cultura brasileira, mas o país continua funcionando e progredindo em diversas áreas, mesmo durante essa época festiva. Portanto, enquanto o Carnaval é certamente um marco cultural significativo, o Brasil é muito mais do que apenas essa festividade, e sua história e identidade vão muito além desse período de celebração.

SANTA CASA DE SANTO AMARO INAUGURAVA NOVA FACHADA HÁ 50 ANOS

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Em 23 de Fevereiro de 1974 a Gazeta de Santo Amaro publicou como matéria de capa:

SANTA CASA DE SANTO AMARO ESTÁ DE “ROUPA NOVA”

“Quem passou pela rua Isabel Schmidt, no quarteirão entre a Praça Dona Benta e a Adolfo Pinheiro, na semana

passada, tinha sua atenção chamada para algo novo e bonito. Era a nova fachada da Santa Casa de Santo Amaro, pintada com cor mais alegre e dando a impressão de algo novo. E realmente era novo, no que diz respeito à pintura, que se fazia necessária, porque ajuda a conservar qualquer prédio. E de há muito que a Santa Casa não vestia “roupa nova”.

NOTAS

TEATRO SÉRGIO CARDOSO

O Grupo Sobrevento traz ao público infantil o espetáculo de teatro de sombras ‘A Cortina da Babá’. A peça é inspirada em um conto escrito por Virginia Woolf e marcada por uma abordagem contemporânea da técnica tradicional chinesa. A apresentação é gratuita e acontece neste domingo (25), às 11h, no Teatro Sérgio Cardoso.

LITERATURA

No sábado (24), o Museu das

Culturas Indígenas realiza um encontro literário com o autor Tiago Nhandewa, de Onimangá – Brincadeiras Indígenas Guaranis. A obra apresenta diversas brincadeiras da cultura brasileira, como peteca e pular corda, sob a perspectiva das vivências espirituais, das crenças e da cultura indígena. A entrada é gratuita, mediante inscrição.

ESCOLA DE TEATRO

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Complementar para cursos técnicos. Nesse novo processo seletivo, as vagas disponíveis são para Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. As aulas acontecem nas unidades Roosevelt e Brás e são gratuitas. Inscrições até 29 de fevereiro.

HORÓSCOPO JAPONÊS

O Top Center Shopping, localizado na Av. Paulista, anuncia a Mostra Cultural Calendários e Horóscopo do Japão, em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo. Até o dia 3 de março, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma coleção de peças que retratam o horóscopo japonês. De segunda-feira a sábado das 9h às 21h. Domingos e feriados das 12h às 18h.

EMPREENDEDORISMO

A geração de energia solar está entre os segmentos que tiveram um crescimento exponencial, pode-se dizer, nos últimos cinco anos. Para 2024 o segmento solar irá sentir alguns movimentos mais abruptos do mercado, entre eles a variação de valores e demanda que até então têm respondido de forma equivalente, contudo a demanda deve se sobrepor, trazendo números pautados no crescimento do setor.

A energia solar é sim o futuro em inúmeros sentidos, inserida em um mercado que ainda irá se adaptar, regulamentar e alterar bastante. Entre os assuntos que devem guiar a energia solar neste ano estão a produção brasileira de painéis solares; a conexão com o setor agro e com o Plano Safra 2023-2024, já que a previsão é de R$ 364 bilhões para investimentos no campo com linhas voltadas práticas mais ecológicas, melhores taxas juros para financiamento das usinas de geração fotovoltaica; a expansão da capacidade de geração e armazenamento de energia, reduzindo a dependência da rede de distribuição de

energia elétrica; as usinas flutuantes e, claro, a mobilidade, proporcionando e abrindo caminhos ainda maiores para a redução de custos aliados a geração sustentável. Sobre os desafios, podemos citar as regulamentações e a consolidação do mercado que se mostrou muito promissor nos últimos anos. A HELTE é considerada uma das maiores distribuidoras de kits geradores fotovoltaicos do país e, assim como as outras marcas do Grupo HLT: INIMEX e Ângulo, traz uma bagagem muito sólida no segmento solar com assistência técnica especializada, alta qualidade dos produtos ofertados, certificações e garantia de rendimento de geração. Todos esses fatores serão decisivos perante um setor que vem se regulamentando.

Ademais, o Brasil é um país riquíssimo em território para implementação de sistemas solares devido ao alto índice de radiação, entre outros. Isso faz com que a geração de energia solar se torne realidade cada vez mais rápido para a população, possibilitando ainda mais a introdução de geração renovável na matriz e da transição energética do País.

CINEMA ESCULTURAS

Os amantes de cinema ganham mais uma edição da Semana do Cinema. Os ingressos têm o valor fixo de R$ 12, em diversas salas de cinema. O evento acontece em grandes redes de cinema como: Cinemark, UCI, Cinépolis. E ainda, Itaú Cinemas, Cine Marquise, Petra Belas Artes, entre outras.

Instituto Tomie Ohtake apresenta: Maria Lira Marques - Roda dos Bichos. Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Abertura: 02 de março – às 11h. Em cartaz até 26 de maio. Entrada franca.

O Centro Paula Souza (CPS) está com inscrições abertas para a 18ª edição da Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito, organizado pela Inova CPS, com objetivo de ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em modelos de negócios. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 17 de março pelo site www.cps. sp.gov.br/escoladeinovadores.

TEATRO PAULO EIRÓ

O Teatro Paulo Eiró recebe a temporada do espetáculo “O que meu corpo nu te conta?”, de 29/2 a 10/3. O Coletivo Impermanente se reveza nesta imersão performativa em que seus corpos nus, em relatos confessionais, postos em minissolos de autoficção, revelam histórias marcadas em suas peles e existências, são abordados olho no olho, num ato íntimo. Ingressos em http://Sympla.com

Alimentos orgânicos: por quê o consumo deles é

É notório e público que os alimentos orgânicos têm ganhado destaque nas últimas décadas como uma alternativa mais saudável e sustentável para a população mundial. No Brasil, a tendência também tem se fortalecido à medida que as pessoas estão buscando uma alimentação equilibrada e consciente. O aumento da popularidade dos alimentos orgânicos pode ser atribuído, em parte, aos benefícios para a saúde de quem os consome. Indo além, os alimentos orgânicos eliminam a presença de aditivos químicos, como corantes, conservantes e aromatizantes artificiais - itens normalmente presentes nos alimentos ultraprocessados. Eles também tendem a ser mais ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, graças ao solo saudável e às práticas de cultivo orgânicas. Além dos benefícios diretos para a saúde, os alimentos orgânicos contribuem também para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade agrícola. Até porque as práticas orgânicas de cultivo ajudam a

promover a biodiversidade, ajudando a manter ecossistemas saudáveis e a preservar a vida selvagem. Apesar de todos os benefícios, a realidade é que ainda existem alguns obstáculos que dificultam a inclusão dos alimentos orgânicos no cardápio diário do brasileiro. O principal deles segue atrelado ao preço, uma vez que os produtos tendem a ser mais caros do que os alimentos convencionais. No entanto, é preciso deixar claro que já existem maneiras inteligentes de incorporar os orgânicos no cardápio sem comprometer o orçamento. Uma dica valiosa é a compra de alimentos da estação, pois são mais acessíveis devido à maior escala de produção. Como encontrá-los? Hoje em dia, serviços de assinatura proporcionam praticidade e acesso a estes alimentos. Outra opção é cultivar seus próprios alimentos orgânicos em casa. Isso garante alimentos frescos e contribui para a criação de um ambiente agradável em sua residência. Portanto, incorporar os orgânicos no dia a dia pode ser uma escolha consciente que beneficia tanto a sua saúde quanto o planeta.

EDUARDO PETRELLI é cofundador e CEO da Diferente, principal foodtech de alimentos orgânicos do Brasil. É formado em Engenharia de Produção pela Universidade Católica do Paraná e pós-graduado em Business e Finance pela Universidade de Berkeley (EUA).

São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024 2
EDITORIAL
São Paulo FONTE: CPTEC/INPE
20o
20o
19o
Qua.
21o
máx. Qui. 29/02 Sex. 01/03 21o min. / 29o máx. 20o min. / 26o máx. 22O min. 30O máx. Sábado 24/02
min. / 26o máx. Seg. 26/02
min. / 27o máx. Ter. 27/02
min. / 30o máx.
28/02
min. / 33o
brasileiros 2024: O ano da energia solar no Brasil Filiado à Associação de Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo Não é de nossa responsabilidade o conteúdo dos anúncios publicados nem a idoneidade dos anunciantes. Interlagos News Itaim News Gazeta Santo Amaro de Jornal Moema de Brooklin Campo Belo Gazeta do e comercial@gruposulnews.com.br Andrea Pistori Rodrigues Gazeta do Brooklin e Campo Belo - 10.000 exemplares JUNIOR HELTE CEO do Grupo HLT (HELTE, INIMEX e Ângulo)
vital para os

Obras de urbanização no Jardim Gaivotas II beneficiam 294 famílias

Seclima participa de atividades na região de Parelheiros

A Secretaria de Mudanças Climáticas participa de reunião do Polo de Ecoturismo de São Paulo e de visita ao sítio Planta Feliz Adubo Orgânico

As obras de urbanização no Jardim Gaivotas II, no distrito do Grajaú, estão beneficiando 294 famílias. Essas melhorias incluem redes de água, esgoto e drenagem, construção de estação elevatória de esgotos, canalização de córrego, implantação de viário e calçadas, arborização viária, além da instalação de equipamentos de ginástica e lazer.

Até o momento, foram implantados 513 metros de redes de esgoto, 348 metros de redes de drenagem e 974 metros quadrados de pavimentação, com um investimento total de R$ 3,3 milhões. O projeto teve início em junho de 2023 e está previsto para ser concluído em julho deste ano Saiba mais sobre o Programa Mananciais e seu alcance:

A Secretaria Executiva do Programa Mananciais / Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, que atua nas bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na zona sul da cidade de São Paulo, tem como objetivo a urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária, atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de

Foto: Divulgação

As obras de urbanização do Jardim Gaivotas II, distrito do Grajaú, faz parte da Bacia Billings, Sub Bacia do Córrego Reimberg Cocaia e é jurisdicionada à subprefeitura Capela do Socorro Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

ASecretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) participou na manhã desta 3ª feira (6/02) de reunião do Polo de Ecoturismo de São Paulo, onde foram discutidas as necessidades para proteção das áreas de mananciais de Parelheiros e região.

O projeto teve início em junho de 2023 e está previsto para ser concluído em julho deste ano

áreas de risco ou de áreas em obras e implantação de parques e áreas de lazer, bem como equipamentos públicos.

Para atendimento das famílias reassentadas de áreas de risco, a Secretaria Executiva do Programa Mananciais entregará quase 8 mil unidades habitacionais até o final de 2024. O Programa Mananciais já beneficiou 21 mil famílias com obras de urbanização.

Dentre as áreas em urbanização pelo Programa Mananciais até o momento, 9 continham áreas de risco geológico muito alto - classificação R4, a mais grave existente. Desse total, três já passaram por obras de contenção e tiveram o risco geológico eliminado e 6 estão com obras ainda em execução pelo Programa,

com o objetivo de mitigação do risco de desmoronamento.

Além destas obras de urbanização e construção de unidades habitacionais, o Programa também constrói parques urbanos e há uma previsão de 1,6 milhão de metros quadrados de parques até final de 2024.

O Programa Mananciais tem sido fundamental na melhoria das condições de vida de milhares de famílias na região sul de São Paulo, abordando questões como urbanização, habitação e saneamento básico. Com parcerias estratégicas e investimentos significativos, está contribuindo para a mitigação de riscos, construção de moradias e desenvolvimento de infraestrutura social.. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

SUSTENTABILIDADE

Projeto-piloto para ampliar a reciclagem de vidro completa 6 meses

As personalidades e autoridades presentes receberam do CONGETUR uma carta aberta da zona rural de Parelheiros aos Paulistanos, solicitando especial atenção às áreas de mananciais, acabando com os loteamentos irregulares.

Em seguida foi feita uma visita ao sítio Planta Feliz Adubo Orgânico, que ofere-

ce diversas experiências de turismo rural e agroecologia aos seus visitantes, além de trabalhar com coleta de resíduos orgânicos, compostagem, adubo orgânico (composto orgânico, húmus de minhoca, terra vegetal preparada e húmus líquido); plantio orgânico e vivências pedagógicas. O adubo pode ser utilizado nas plantas, hortas, frutíferas, flores etc. A Planta Feliz tem estrutura para receber resíduos orgânicos de pequenos, médios e grandes geradores, utilizando o método aeróbio termofílico para a compostagem e a minhocultura em grande escala, produzindo, assim, adubo orgânico de extrema qualidade para a comercialização. Marina Camargo e Adriano

Sgarbi, proprietários, também participam de ações de conscientização sobre o impacto do destino dos resíduos orgânicos compostáveis e sobre o ciclo de sustentabilidade em escolas, condomínios, fábricas, empresas e residências.

"A Guarapiranga é a caixa d´água de quase 5 milhões de paulistanos. Ela precisa ser preservada e recuperada. Estamos trabalhando firme junto à Operação Integrada Defesa das Águas e diversos parceiros para inibir novas ocupações. Precisamos da ajuda da comunidade denunciando sempre que virem algo suspeito acontecendo", disse Nalini. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Foto: Divulgação

Além do Secretário Renato Nalini, também estiveram presentes representantes da Subprefeitura de Parelheiros, Secretaria Municipal do Verde e do

Oprojeto piloto de Pontos de Entrega Voluntária de Vidro está completando seis meses de implantação na cidade. É uma iniciativa conjunta da Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência Reguladora do

Foto: CicloVivo

Os Pontos de Entrega Voluntário (PEVs) para descarte de vidro estão identificados e são seguros para receber copos, garrafas, recipientes, cacos e fragmentos do material. A partir da primeira avaliação dos resultados do projeto, a Prefeitura deverá ampliar gradativamente o número de pontos de entrega voluntário

Praça Nicolau Aranha Pacheco – Capela do Socorro

Nas zonas sul e leste da capital, esse serviço é prestado pela concessionária Ecourbis Ambiental Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Praça Maria Sotto Fracarolli – Capela do Socorro

Av. Dr. Sila Melo – Santo Amaro

Av. Miguel Yunes, nº 500 –Santo Amaro

Parque Severo Gomes – Santo Amaro

Avenida Professor Alceu Maynard Araújo – Santo Amaro

O recolhimento do material está programado para ser realizado uma vez por semana, mas pode haver ajuste na periodicidade, de acordo com o volume coletado

Município de São Paulo – SP Regula, em parceria com as concessionárias de coleta de resíduos sólidos na capital. O objetivo é incentivar a cadeia de reciclagem, consequentemente aumentando a vida útil dos aterros sanitários, levando a um aumento da reciclagem de vidro, um material valioso para a economia circular, pois pode ser reciclado infinitamente.

Foram instalados contêineres específicos para receber esse material, em locais próximos a bares e restaurantes, que tenham fluxo mais intenso de pessoas.

de vidro para outros locais. Atualmente, nas zonas sul e leste, a Ecourbis mantém 25 PEVs exclusivos para vidro. As informações sobre toda operação, integram o banco de dados de resíduos sólidos da Prefeitura de São Paulo, gerenciado pela SP Regula. Locais dos Pontos de nEntrega Voluntários (PEVs) para o descarte de vidro (sujeitos a alteração)

Praça Enzo Ferrari – Capela do Socorro

Praça Ramiro Cabral da Silva – Capela do Socorro

Praça José Ferreira Rodrigues – Capela do Socorro

Praça Marcos Manzini – Santo Amaro

Praça Isaac Grinman – Santo

Amaro

Praça Nossa Senhora Aparecida – Vila Mariana

Praça Cidade de Milão – Vila Mariana

Vale destacar que a reciclagem do vidro envolve três etapas essenciais: coleta, triagem e trituração. O pleno aproveitamento depende da quantidade, qualidade dos cacos e da otimização do custo logístico envolvido em seu transporte.

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024 3 ZELADORIA
Meio Ambiente, GCM e GCM Ambiental
MEIO AMBIENTE

POLÍTICA

Aldo Rebelo e José Renato Nalini assumem cargos na Prefeitura de São Paulo

A cerimônia aconteceu no hall do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, e estava repleta de autoridades

Por Redação

reportagem@gruposulnews.com.br

OFoto: Beatriz Ferro

cidade, o prestígio que eles têm. Estou muito feliz e agora é mãos à obra, trabalhar bastante para tornar a cidade de São Paulo melhor a cada dia, com a enorme responsabilidade que temos” disse o prefeito Ricardo Nunes.

o que São Paulo faz é grande e para mim é uma grande honra partilhar esse momento dessa ambição que São Paulo justifica pela sua grandeza e vocação como uma grande metrópole, a síntese do Brasil”, afirmou Aldo Rebelo.

Nalini assumirá como Secretário Executivo de Mudanças Climáticas

prefeito Ricardo Nunes deu posse, na segunda-feira (19), aos novos secretários de Relações Internacionais, Aldo Rebelo, e o executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini.

“Hoje é um dia muito importante para a cidade, para o Estado de São Paulo, para o Brasil e para o mundo, pela presença que tivemos de governadores, senadores, deputados e vereadores, lideranças de todas as esferas, ex-presidente, ex-governadores, na posse do doutor Renato Nalini e do Aldo Rebelo. Isso demonstra o nível que estamos colocando na

“Me sinto muito honrado por servir mais uma vez a cidade de São Paulo, na qual já fui vereador, deputado federal e agora assumo esta responsabilidade ao lado de uma figura de grande projeção intelectual e administrativa, em uma grande responsabilidade desta cidade que é São Paulo, cosmopolita, universal, conhecida e reverenciada em todo o mundo na cultura, no esporte, na culinária, nas artes plásticas, na moda. Tudo

“São Paulo, com o seu pioneirismo, criou a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas em um gesto que está sendo copiado por outras cidades", disse Nalini, que ressaltou a importância da pasta para o equilíbrio ambiental. “Agradeço pela confiança em mim depositada para assumir essa secretaria que tem por missão articular providências e fazer com que todas as unidades municipais, mas também toda a sociedade civil, toda a população, se preocupe com aquilo que já não é mais mudança climática, é emergência climática.” Participaram da cerimônia autoridades com o ex-presidente Michel Temer, o ex-governador de São Paulo Rodrigo Garcia, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que atualmente é secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, que na solenidade representou o governador Tarcísio de Freitas. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

COTIDIANO

Talk do 19º ESFE reúne Guilherme Paulus e Juan Pablo de Vera

Foto: Divulgação

Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE) da América Latina aconteceu no Centro de Convenções Rebouças

Personalidades de notória experiência e expertise enriqueceram o conteúdo da programação

Por Redação

reportagem@gruposulnews.com.br

A19ª edição do maior

Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE) da América Latina, tematizado em ‘De volta ao jogo’, foi realizada dia 20 de fevereiro de 2024, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento reuniu cerca de 600 participantes e 34 marcas expositoras com intensa geração de networking e coquetel de encerramento. A Plataforma ESFE permite que entidades e marcas mostrem produtos e serviços ao mercado. Durante o evento, aproximação e sinergia entre líderes que decidem, seja na exposição, nos painéis e nas rodadas de negócios. “Promovemos o justo reconhecimento do setor MICE, oxigenamos a leitura de tendências e injetamos horizontes novos aos negócios de toda a cadeia”, resume o criador da iniciativa.

O novo formato Talk amplia a abordagem de temas de interesse comum aos profissionais de turismo, feiras, eventos e congressos. E tonifica as concorridas rodadas de negócios voltadas à participação do trade.

Guilherme Paulus Fundador da CVC e do Castelo Saint Andrews, faz jus à imagem pública de competente e vencedor. Encarna o típico self-made man, por enxergar longe, ousar e realizar. No Talk do 19º ESFE, aborda o tema ‘Turismo de Luxo e Experiências’. Um dos motes da sua apresentação é que “tudo o que um homem pode idealizar, ele pode realizar”. Tem mais: “Criar é planejar, mas inspirar pesa 5%. E transpirar. 95%!”

Guilherme Paulus também recomenda alguns comportamentos essenciais: 1 – Não ter medo de arriscar. 2 – Ser otimista. 3 – Ser determinado. 4 – Amar o que faz. 5 – Escrever o futuro. Esses são apenas

alguns spoilers que ilustram o teor da participação do empresário no 19º ESFE.

Juan Pablo de Vera CEO at Diex Mídia –Experiências DOOH para o Mercado de Eventos e Entretenimento, seu talk tem como tema: ‘Times Square Everywhere: como navegar na Nova Era de Oportunidades na Indústria de Eventos e Entretenimento?”.

Segundo o especialista, “o cenário da indústria de mídia, eventos e entretenimento está passando por transformações significativas, moldando os comportamentos tanto dos consumidores quanto dos anunciantes. Em sintonia com essas mudanças, marcas que participam de eventos, shows e festivais estão adotando abordagens inovadoras para permanecerem relevantes e conquistar mais engajamento”.

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024 48

CULTURA E ENTRETENIMENTO

Prefeitura fornece sapatilhas e uniformes aos alunos de balé do Corpo Artístico do Municipal

Medida tem objetivo de favorecer a permanência dos bailarinos, já que muitos vêm da periferia e são de famílias de baixa renda

Foto: Divulgação

Oprefeito Ricardo Nunes anunciou nesta terça-feira (20) mais uma conquista aos alunos da Escola de Dança de São Paulo: a Prefeitura vai fornecer as sapatilhas e as roupas para a prática da atividade, além de kits de uniformes de verão e inverno para os 340 alunos. A iniciativa é inédita e ocorre pouco tempo após a inauguração do Edifício Sede dos Corpos Artísticos, uma parte essencial da Praça das Artes, dedicado à preparação e atuação dos artistas do Theatro Municipal.

“Estamos dando um avanço

importante com esse espaço, do ponto de vista da infraestrutura, mas também do ponto de vista de oferecer essa oportunidade a esses alunos que vêm da periferia e que não tem recursos financeiros de ter os seus equipamentos de fazer o balé”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao visitar o local na manhã desta terça. “São Paulo passa para outro patamar.” De acordo com a diretora de Formação da Fundação Theatro Municipal, Cibeli Moretti, a medida tem objetivo de favorecer a permanência dos bailarinos, já que muitos vêm da periferia e são de famílias de baixa renda.

Os alunos receberão um kit com sapatilhas de dois modelos (meia ponta e ponta) e os collants para a prática de dança, mais os uniformes, com moletom e calça, bermuda, camiseta e casaco. Cada sapatilha custa, em média, R$ 350,00. No total, serão 1.200 kits, com mais de 15 mil peças entregues. “Ainda que o balé seja uma prática cara, esse não pode ser um fator determinante. Se a gente entrega esse serviço público de tanta qualidade, a roupa não pode ser uma barreira para esse aluno chegar aqui. Conseguimos transpor essa barreira, é uma vitória para a fundação. A gente vive um clima de muita felicidade dos pais, que não

CELEBRAÇÕES

ASAM completa 33 anos investindo na juventude e no futuro

Desde 1991 já foram capacitados mais de 21 mil jovens e adolescentes

Foto: Divulgação

imaginavam que isso poderia acontecer”, afirma Cibele. Segundo ela, conseguir a sapatilha era uma demanda recorrente para os pais. “Tínhamos conhecimento de famílias que precisavam fazer vaquinha, rifa, pediam para os funcionários da fundação. Alguns funcionários faziam vaquinha para comprar. Isso impactava muito na possibilidade de um aluno que vem das periferias, porque é um custo para a família”, explica. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

O Prefeito Ricardo Nunes esteve presente para prestigiar a Escola de Dança de São Paulo

Nossa CONSULTORIA EM TI conta com profissionais e s p e c i a l i z a d o s e m o f e r e c e r s o l u ç õ e s r á p i d a s e econômicas. Quer você esteja procurando consultoria em informática, infraestrutura de redes, monitoramento ou suporte terceirizado.

Fale conosco

SUPORTE EM INFORMÁTICA

contato@arsilvaconsultoria com br

11 9 8543-5722 arsilvaconsultoria

CIDADE

Ricardo Nunes desapropria

10% da área de SP para preservação

Nunes havia prometido decreto que desapropria 10% do território de SP para criação de áreas de preservação para o aniversário da cidade Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Oprefeito Ricardo Nunes (MDB) assinou, na quarta-feira (21/2), o decreto que desapropria um conjunto de terrenos que, somados, equivalem a 10% do território total da cidade para a criação de áreas de preservação ambiental. Nunes vinha falando dessa iniciativa desde o começo do ano, e chegou a prometer que a assinatura do decreto sairia no aniversário da capital, 25

de janeiro. Entretanto, ações correlatas à criação das novas áreas de preservação, como um novo sistema de monitoramento, não tinham ficado prontas a tempo. A versão final do decreto incluiu 32 áreas, que somam 162 km² — inicialmente, os estudos da Prefeitura previam a desapropriação de 150 km², em 17 pontos. São Paulo tem pouco mais de 1.500 km² de área total. Com a inclusão desses novos espaços verdes, “a cidade passará a ter 36,97% de seu território em parques e

unidades de conservação”, segundo a Prefeitura.

Os locais escolhidos já eram áreas verdes, que estavam em diferentes estágios de preservação. Agora, como unidades de conservação, a Prefeitura busca garantir que elas sejam preservadas “ad aeternum”, segundo Nunes. O decreto assinado nesta quarta não representa a criação automática dos parques e áreas de conservação nos locais abrangidos pela medida Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Anualmente são atendidos cerca de 600 aprendizes

Na quinta-feira (22), a ASAM - Centro de Apoio ao Jovem comemorou seus 33 anos formando jovens que se destacam no mercado de trabalho atuando como uma entidade de Assistência Social de caráter beneficente, criada para a utilidade pública e sem fins econômico-lucrativos.

Fundada em 1991 por empresários voluntários, a ASAM atua pela transformação social de adolescentes e jovens, ofertando capacitação inicial e qualificação profissional entregando conteúdos fundamentais para o desenvolvimento dos usuários, sendo comunicação, informática, técnicas e ferramentas da área de atuação, ética cidadã e autodesenvolvimento profissional.

Os adolescentes e jovens são contratados pelas empresas parceiras e a ASAM oferta a capacitação teórica conforme o programa de Socioaprendizagem. Através de um convênio com a empresa parceira, a ASAM formaliza o contrato de aprendizagem e oferece a capacitação teórica conforme o programa. A empresa cumpre a cota de aprendiz, e o jovem será inserido na plataforma de aprendizagem sendo certificado ao final do programa. A ASAM oferece ainda apoio aos usuários por intermédio de uma equipe psicossocial e equipe de encaminhamento e recrutamento, realizando um grupo de fortalecimento pessoal e familiar mensalmente, contribuindo para o desenvolvimento e ascensão social dos adolescentes e jovens.

Enquanto o jovem atendido não conquista seu espaço no mundo do trabalho na condição de aprendiz, a ASAM permanece dando apoio e encaminhando os jovens para processos seletivos, e quando o usuário encerra o contrato de aprendizagem e não se integra autonomamente na vida produtiva ofertamos formação até sua recolocação se efetivar. É desta forma, e durante 33 anos, que a ASAM tem apoiado os jovens no início de sua vida profissional, cooperando com o crescimento das empresas parceiras apresentando-lhes adolescentes e jovens capacitados com o perfil comportamental conforme a cultura da organização e contribuindo com o aumento da renda de diversas famílias.

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024 3
reportagem@gruposulnews.com.br
Por Redação
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

SAÚDE E BEM-ESTAR

Mais

Shopping promove campanha de doação de sangue em parceria com a ONG Amor se Doa

A parceria entre o empreendimento, a ONG Amor se Doa e o HemocentroSão Lucas busca incentivar doações para os bancos de sangue de São Paulo Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

OMais Shopping, localizado na Zona Sul da capital e próximo à estação Largo Treze do metrô, inicia o ano firmando uma parceria com a ONG Amor se Doa e o Hemocentro São Lucas para realizar uma campanha de doação de sangue. Esta iniciativa tem como objetivo aumentar os estoques de sangue, e também conscientizar a população sobre a importância da doação regular. A coleta acontecerá na sexta-feira, 01 de março, das 10h às 15h, no Piso Santo Amaro.

O projeto "Amor se Doa" teve início em novembro de 2018, com a missão de estimular a doação de sangue. Desde então, a iniciativa criada por Adriano Lopes de Oliveira e Tiago Borba já salvou mais de 200 mil vidas, captando aproximadamente 55 mil bolsas de sangue através de doações organizadas pelas redes sociais, órgãos governamentais, empresas, faculdades e igrejas.

O Mais Shopping e a ONG Amor se Doa, unem forças em busca de fortalecer ainda mais o compromisso com o bem-estar da comunidade, incentivar a responsabilidade social e impactar positivamente a vida das pessoas, tornando-se agentes de mudança e solidariedade na região.

Para Arnaldo Oliveira, gerente de marketing do empreendimento, a ação representa um grande compromisso:

"É com muito orgulho que nos dedicamos a promover

Foto: Divulgação

A coleta acontecerá na sexta-feira, 01 de março, das 10h às 15h, no Piso Santo Amaro

amplamente a conscientização sobre a importância vital da doação de sangue. Participar de uma causa tão nobre consolida o compromisso que o Mais Shopping tem com a sociedade”. Para ser um doador, é necessário atender a alguns requisitos, como ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e apresentar uma autorização dos responsáveis legais se for menor de idade. Aqueles com idade entre 60 e 69 anos podem doar apenas se já o tiverem feito antes dos 60 anos, sendo essencial

a apresentação de documento com foto, mesmo que digital. Além disso, a ONG requer que os doadores tenham dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estejam alimentados, evitando alimentos gordurosos 3 horas antes da doação. Se tiver feito tatuagem, é necessário aguardar 12 meses antes da doação.

O agendamento deve ser feito com hora marcada pelo Sympla, garantindo a organização do evento.

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Trombose pós-cirurgia pode ser evitada com alguns cuidados essenciais

A atenção deve estender-se até mesmo após a alta hospitalar Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Apesar dos avanços na medicina, a trombose venosa profunda (TVP) continua representando uma grande preocupação para pacientes submetidos à cirurgia. Com o intuito de minimizar o risco de complicações, os médicos submetem os pacientes a uma avaliação pré-operatória minuciosa.

Medidas e orientações simples, como parar de fumar e manter uma adequada hidra-

tação, são fundamentais para promover o fluxo sanguíneo e prevenir a trombose. Uma dieta balanceada e saudável, evitando o consumo de alimentos ricos em sal e bebidas alcoólicas, contribui para o bom funcionamento do sistema circulatório e reduz o risco de complicações vasculares pós-cirúrgicas. No caso de trombose venosa aguda, é recomendado o acompanhamento do cirurgião vascular para identificação da causa, orientação do tratamento, escolha da medicação usada na alta, orientar exames de avaliação de

complicações, necessidade de procedimento cirúrgico invasivo e tempo total de tratamento e seguimento do paciente.

Nos casos de trombose aguda e embolia mais graves, em que existe risco imediato de morte ou graves sequelas, pode ser necessária a dissolução do trombo por meio de infusão de medicamentos, ou cirurgia endovascular, como parte do tratamento, para quebra e aspiração dos coágulos, com técnicas de cateterismo Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Grupo do Emagrecimento Saudável da UBS Vila Mariana é exemplo de bem-estar

Foto: Divulgação

social

O projeto em prol da saúde e de hábitos mais saudáveis é capitaneado pelo Dr. Daniel Bernardino

Grupo participou de Campanhas do Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

No último dia 21 de fevereiro, aconteceu mais uma edição do Grupo do Emagrecimento Saudável da UBS Vila Mariana, projeto que já ocorre há 2 anos. Muitas pessoas enfrentaram o tempo chuvoso e abafado para juntas aprenderem e consolidarem um

estilo de vida mais saudável e mais feliz.

As atividades contaram com alongamento, yoga, meditação, caminhada, partilha de dieta saudável, confraternização com os novos membros, oração. O grupo se reuniu para alertar sobre a prevenção, diagnóstico precoce, sinais de alerta e tratamento caseiro e ambulatorial

da dengue. Os presentes também foram alertados para o aumento de casos de COVID-19. Como estamos em Fevereiro, as Campanhas de Prevenção da Leucemia e Alzheimer, do Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo, também foram citadas. O grupo fez ainda uma visitação a um restaurante por quilo e onde foram orientados a fazer um prato de comida saudável na perspectiva do Emagrecimento para controle efetivo da Obesidade, da Pressão Alta, do Diabetes e do Colesterol Alto. Conheça o trabalho do Grupo em seu Instagram: @emagrecimentosaudavel.v.

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Epidemia de dengue: grávidas e bebês podem usar repelentes?

Dermatologista diz que ler as embalagens é essencial, pois elas trazem informações sobre os casos em que o produto é contraindicado Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Oaumento dos casos de dengue em todo o país gera uma busca desenfreada por maneiras seguras de se proteger da picada do Aedes aegypti. Nas farmácias, as vendas de repelentes dispararam, bem como seus valores. Segundo a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), algumas redes registraram aumento de até 340% nas vendas entre os meses de novem-

bro de 2023 e janeiro deste ano.

Em meio a esse cenário, gestantes e puérperas têm muitas dúvidas, pois a proteção para essas mulheres precisa ser segura também para seus bebês. E uma das dúvidas é: gestantes recém-nascidos podem usar repelente?

O dermatologista Theodoro Habermann Neto, do Vera Cruz Hospital, esclarece que, segundo critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tanto as gestantes quanto os bebês podem usar repelentes, desde que estejam registrados pelo órgão e que as instruções de uso

descritas na embalagem sejam seguidas, uma vez que podem variar conforme a concentração da fórmula e seu princípio ativo.

“Alguns estudos e pesquisas científicas sugerem que, para as gestantes, os repelentes à base de DEET (N-Dietil-m-toluamida), os mais vendidos no mercado, são mais seguros. A aplicação deve se restringir a três vezes ao dia. No entanto, este princípio não é recomendado para menores de dois anos”, explica o especialista Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024 68

Reunião na Subprefeitura da Capela do Socorro esclarece dúvidas sobre o Aquático SP

Aquático SP interligará as regiões do Grajaú e de Pedreira / Alvarenga, e deve estar totalmente implantado em 2025

Por Redação

reportagem@gruposulnews.com.br

No dia 15 de fevereiro, a Subprefeitura Capela do Socorro realizou uma reunião em seu auditório para a comunidade da região a fim de explicar como funcionará o Aquático SP, transporte hidroviário da represa Billings que ligará o Parque Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista.

O subprefeito da Capela do Socorro, Cláudio Schefer, conduziu o encontro. Também estiveram presentes, para dialogar sobre o assunto, Janete Laginhas, superintendente de Planejamento Estrutural, seu assessor Eduardo Reis e Ricardo Fernandes, arquiteto de Planejamento, todos da São Paulo Transportes (SPTrans).

Ao ser questionada, a superintendente afirmou que os passageiros do hidroviário terão em Mar Paulista uma linha de ônibus diretamente para Santo Amaro, destino mais procurado por aqueles que saem da região do Grajaú. No Cantinho do Céu operará também uma linha circular de ônibus para facilitar a chegada dos passageiros dos pontos das linhas normais às embarcações. O acesso ao Aquático SP será pelo Bilhete Único, inclusive com a adoção da tarifa zero aos domingos e feriados. Durante a Operação Assistida não será cobrada tarifa. No local de embarque haverá bicicletário, para 50 bicicletas e com zeladoria, área de pré-embarque e área de controle

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Que tal

O Amor-Exigente (AE) é um extraordinário Programa de autocuidado e proteção social, que atua através de grupos de auto e mútua ajuda com metodologia eficiente, proporcionando preceitos para o equilíbrio familiar e qualidade de vida.

Ações do AE:

Ÿ Família – para pais que buscam apoio porque já têm problemas com os filhos;

Ÿ Prevenção – visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas;

Sobriedade – destina-se às pessoas em busca de recuperação pelo uso de drogas;

Ÿ Amor-Exigentinho – prevenção destinada ao público infanto-juvenil; Cônjuges - para pessoas em relacionamentos com usuários de álcool e outras drogas;

Ÿ Sempre É Tempo – focado na qualidade de vida dos adultos da Maior Idade.

São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024 3 19 2519-6555 /amorexigenteoficial
desfrutar de uma vida cada vez melh? Ache um grupo per to de você em: amorexigente.org.br
MOBILIDADE

CULTURA E ENTRETENIMENTO

Varal Cultural leva 12 mil pessoas ao Autódromo de Interlagos

Sob o slogan ‘A Cultura Pede Passagem’, evento foi sucesso de público abrindo as portas do Autódromo para a periferia

Foto: Rodrigo Torres Ferreira

A banda Mato Seco foi uma das atrações do Varal Cultural

Por

Aconteceu no sábado, dia 17 de fevereiro, no Autódromo de Interlagos, o Varal Cultural, maior expressão artística e cultural da região até o momento, que reuniu diversas bandas e um público de mais de 12 mil pessoas. Com um público alegre e positivo, o Varal Cultural é uma nova fórmula de fazer com que a sociedade chegue a espaços elitizados. Pela primeira vez em um evento desse porte, os portões do Autódromo de Interlagos, palco de inúmeras corridas de Fórmula 1 e outras categorias do automobilismo, foram abertos para a periferia de forma democrática.

"Esse foi um evento elaborado e pensado para a periferia pertencer ao espaço do

Autódromo, muitas pessoas da região nasceram próximas a ele e sequer entraram lá!", afirmou Edson Patriota, o idealizador do evento, que tem experiência de mais de 30 anos no ramo. "São Paulo não poderia deixar de ter um espaço democrático como um evento feito da periferia para a periferia, por pessoas que acreditam no desenvolvimento social e na mudança através da arte", concluiu Patriota. O evento serviu também para que as bandas independentes tivessem um espaço e mostrassem a expressão de sua arte e da cultura local de várias cidades e regiões da capital de São Paulo. “O projeto foi criado para levar mais visibilidade no mercado de trabalho para quem não possuía assinatura com as grandes gravadoras. Já trouxemos bandas de Manaus, da Bahia, Pernambuco, porque o

algoritmo na época funcionava diferente nas divulgações pelas redes sociais”, explicou Patriota.

No total, mais de 12 mil pessoas prestigiaram os shows, Patriota explica que o número elevado foi devido à quantidade de blocos de Carnaval que ainda havia na cidade na data do evento. "O Varal Cultural foi dado como um sucesso e que venha muitos como este para nossa região, e nossa cidade, para que assim sejam contemplados todos aqueles que precisam de espaços democráticos como o Varal Cultural!".

E novidade: a próxima edição do Varal Cultural acontecerá nos dias 23 e 24 de março, com local a ser definido! Acompanhe nas redes sociais @ varalculturaloficial e fique ligado. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024 88
Redação reportagem@gruposulnews.com.br

CIDADE Janaína Lima se empenha na solução de enchentes em Moema

A vereadora Janaína Lima promoveu uma reunião com moradores, prefeitura e Secretaria de Obras para resolver o problema

Por Redação

Apopulação de Moema enfrenta, há anos, os problemas de enchente nos períodos chuvosos. Segundo os moradores as enchentes são recorrentes, mas essa situação se agravou nos últimos 15 anos, com a construção de prédios, o que dificultou o escoamento das águas do Córrego Uberabinha.

O problema é antigo, mas ganhou destaque no noticiário em março de 2023, com a morte da moradora Nayde Pereira Cappellano, de 88 anos, que ficou presa no carro que dirigia e que foi arrastado por uma enxurrada na rua Gaivota, em Moema.

A solução das enchentes na região vinha sendo estudada por órgãos públicos, que chegaram a propor a instalação de um piscinão que implicaria na desapropriação e demolição de imóveis, em especial de uma vila na região, o que provocou a revolta dos moradores.

Depois de visitar a região e tomar conhecimento dos problemas de Moema, a vereadora Janaína Lima promoveu em seu gabinete, em meados do ano passado, uma reunião com moradores e o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Marcos Monteiro, para encaminhar propostas e soluções. No encontro, representantes de associação de moradores

de Moema colocaram a posição contrária a instalação de piscinão e eventual desapropriações. Outra reunião foi realizada com a presença da vereadora e o secretário em 07 de fevereiro, na Subprefeitura da Vila Mariana Segundo os moradores, a interferência da vereadora Janaína Lima junto à prefeitura e à Secretaria foi responsável pela mudança de planos da prefeitura. Nos encontros foram apresentados três projetos, e o mais conveniente foi pela construção de túneis-reservatórios capazes de deter as cheias nos períodos chuvosos. Segundo a vereadora Janaína Lima, o trabalho foi importante porque se chegou uma solução inovadora que será implantada ela primeira vez em São Paulo. A medida atende às

reivindicações dos moradores porque tem baixa interferência, não desapropria áreas na sua implantação. “A solução alternativa ao piscinão é eficiente, mantém os moradores, não gera problema no bairro e soluciona a questão das enchentes” disse a vereadora. Para o pessoal de área técnica, as simulações realizadas, para verificar a capacidade dos túneis-reservatórios em suportar grandes volumes de chuva, mostrou que não haverá inundações nas ruas Ibijaú e Gaivota para o tempo de recorrência de 25 anos, o que se configurou no maior tempo testado nas simulações e no melhor resultado obtido em comparação com as demais alternativas Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

TRAGA SUA DOAÇÃO

Contamos com qualquer ajuda

RECEBEMOS DOAÇÕES:

•Alimentos não perecíveis

•Roupas

•Calçados adulto e infantil

•Enxovais em bom estado

•Produtos de higiene

•Fraldas geriátricas

•Materiais de limpeza

•Cobertores

•Brinquedos

ESTAMOS NO BOAVISTA SHOPPING

VENHA NOS VI SITAR

Boa v ista Shopping - Loja 1 2 2 - Piso B G ( EM FRENTE AO SONDA )

Rua: Borba Gato, 59 - Santo Amaro

11 97326-1845

Parceria:

CLASSIFICADOS

CRECI: 023775J

(11) 5524-2930

LANDYS IMÓVEIS E ADMINISTRAÇÃO EIRELI - EPP ‘EM QUALQUER REGIÃO, A SUA OPÇÃO’ RESIDÊNCIA OU COMÉRCIO

• CASAS • TERRENOS • APARTAMENTOS E-MAIL: RECEPCAOLANDYS@GMAIL.COM VISITE NOSSO SITE: LANDYSIMOVEIS.COM.BR

(11) 94891-1013 Só R$ 599.000,00

Contato Fone 998544-892 ou 5524-2930

SOBRADO REGIÃO SANTO AMARO APTO. REGIÃO SANTO AMARO

Alugo c/2 dormitórios, 1 vaga, portaria 24h Excelente localização, próximo do Metrô.

Aluguel R$ 2.500,00 (pacote)

Contato Fone 998544-892 ou 5524-2930

CONJ. COML. 35m²

RUA ALEXANDRE DUMAS ED. TORONTO

Vendo, 6º andar, banheiro, 1 vaga, recepção e portaria 24h. R$ 179 MIL - OPORTUNIDADE ÚNICA! 11 98126-3524 direto com proprietário

APTO. AO LADO DO METRÔ LARGO 13 SANTO AMARO PRÓXIMO AO METRÔ

Vendo c/3 dormitórios, sala ampla, cozinha ampla, edícula e 2 vagas. Alugo c/3 dormitórios, sala, cozinha, 2 banhs., 1 vaga.

Aluguel SÓ R$ 2.700,00

Contato Fone 998544-892 ou 5524-2930

Alugo apartamento com 1 dormitório e demais dependências + 1 vaga.

Aluguel R$ 2.000,00 (pacote)

Contato Fone 998544-892 ou 5524-2930

PUBLIQUE SEU ANÚNCIO DE IMÓVEIS, DECLARAÇÕES, EDITAIS, EMPREGOS E OPORTUNIDADES, EM NOSSOS JORNAIS:

Solicite orçamento sem compromisso:

São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024 3
Foto: Divulgação Reunião de moradores na Subprefeitura de Vila Mariana com a vereadora Janaína Lima
reportagem@gruposulnews.com.br
11 99773-5764 VENDO OU TROCO SÍTIO 35.000m² Sítio com casa sede de 6 cômodos, salão social, piscina, 2 quadras, 3 lagos, pesqueiro, cavalo, porcos e galinhas. - Imóvel pr onto par a eventosESTRADA DO MAMBÚ - JARDIM DOS EUCALIPTOS - POR CASA OU APARTAMENTO(Sub-prefeitura de Parelheiros/SP) AVENIDA SANTO AMARO, 6.540 - GRANJA JULIETA - SP • VENDE • ALUGA • ADMINISTRA
3892-1510 &

20ª edição do Prefeitura

Presente chega ao Ipiranga com entrega de 240 apartamentos

Distrito da Zona Sul recebe investimentos de quase R$ 600 milhões em diversas áreas

Por Redação

reportagem@gruposulnews.com.br

Oprefeito Ricardo Nunes passou a sexta-feira (16) no bairro do Ipiranga, na Zona Sul da capital, durante a 20ª edição do Prefeitura Presente, onde entrega, anuncia e vistoria obras na região, que está recebendo R$ 582,6 milhões de investimentos em diversas áreas, como em habitação, saúde, tecnologia, infraestrutura e lazer.

Este é o 4º Prefeitura

Presente do ano e, durante a ação, o prefeito é recebido pela população e cumpre diversas agendas percorrendo as principais vias e

Foto: Divulgação

equipamentos do bairro para visitar obras finalizadas ou em andamento, além de verificar trabalhos de zeladoria. “Vamos fazer a entrega de 240 apartamentos no Residencial Alvorada, que é o Sabesp II, a entrega oficial das novas instalações da UBS Vila Gumercindo, que foi ampliada e conta com toda a infraestrutura com, inclusive, ar-condicionado e gerador para emergências”, contou Nunes destacando que também irá vistoriar obras na Comunidade dos Pilões, conhecer a Associação Beneficente Social Cultural e Desportiva Unidos de Vila Carioca, fazer a entrega do Sampa Cast Heliópolis e participar de um encontro

com a comunidade local.

“Teremos esse diálogo com a população durante o dia e, no final, uma grande reunião com lideranças empresariais, comunitárias e a imprensa da região para a gente fazer a prestação de contas e dar a devolutiva das demandas. É a demonstração da Prefeitura Presente de forma real, presencial”, concluiu Nunes.

EDUCAÇÃO

Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil em Cidade Ademar

CEI Bispo Roger Douglas Bird tem capacidade para cerca de 180 bebês e crianças e homenageia religioso da Catedral Anglicana de São Paulo

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Oprefeito Ricardo Nunes inaugurou, no sábado (17), a 20ª unidade escolar desde 2023, das 45 que serão entregues até o fim do ano. Com capacidade para atender cerca de 180 bebês e crianças de 0 a 3 anos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Bispo Roger Douglas Bird, na região de Cidade Ademar, na Zona Sul, possui infraestrutura

completa de acessibilidade, incluindo elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimão, sinalização braille e playground acessível.

“Estamos felizes em entregar esse prédio. Vocês verão que tudo o que foi feito aqui é da melhor qualidade. Nosso objetivo é dar oportunidades para toda essa comunidade”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, lembrou que a criança estar

na creche não é importante só para a mãe. “É importante sim para mãe poder trabalhar, mas é fundamental para as crianças. Quem passa pela creche tem 25% mais chances de se desenvolver na vida, com refeições diárias, brinquedos e estímulos, que vão, neste momento de maior plasticidade do cérebro, ajudar no desenvolvimento”, disse o secretário Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

O primeiro compromisso do prefeito é a entrega de 240 unidades habitacionais do Residencial Alvorada, que vai garantir moradia digna para 1.200 famílias de Heliópolis, uma das maiores comunidades do país. As obras do condomínio V (Residencial Alvorada) e condomínio IV (Residencial Vitória), que integram a área conhecida por Sabesp II, contaram com investimento de R$ 55,2 da Prefeitura de São Paulo e R$ 44,3 milhões da CDHU.

Somente na Habitação, a administração de Ricardo Nunes destinou mais de R$ 55 milhões

Ao lado do governador Tarcísio de Freitas, Nunes anuncia ainda novos investimentos para a comunidade, como o início das obras do condomínio III B, que terá 120 unidades e contará com um aporte financeiro de R$ 36,7 milhões. Os recursos são provenientes do FUNDURB e CDHU, numa parceria entre os governos do Estado e do município. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

São Paulo, 24 de fevereiro a 01 de março de 2024 8 10 (11) 4521-5554 / (11) 98219-7931 jundbase@jundbase.com.br (11) 98329-0900 Selo de Reconhecimento de Capacitação Técnica HABITAÇÃO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.