JORNAL VER A CIDADE - ANO 5 - EDIÇÃO 138 - São Paulo, 27 de abril a 03 de maio de 2024

Page 1

Rio Pinheiros é destaque no primeiro ano de ações do programa IntegraTietê

Página 5

Prefeitura cria categorias de táxi, anuncia sorteio de alvarás e de novas vagas em pontos

Não é necessário ter Termo de Permissão de Uso para distribuir alimentação na rua

Entenda

a fiscalização ambiental de áreas protegidas em São Paulo

Acesse nosso site www.jornalveracidade.com.br ANO 5 • Nº 138 • SÃO PAULO • 27 DE ABRIL A 03 DE MAIO DE 2024 @veracidade @jornal.veracidade 11 97326-1845 Veja mais na página 3
Leia mais na página 7
Veja mais na página 8
como
funciona
da
alemã para
aprecia o
qualidade de atendimento. confira pág 8
Foto: Divulgação Tradição
comida
quem
bom gourmet, recheado em

Prefeitura leva negócios acelerados para um dos maiores eventos de tecnologia do mundo

Entre os dias 15 e 18 de abril, a Prefeitura de São Paulo esteve presente no Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Durante a edição, realizada no Rio de Janeiro, sete negócios acelerados pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos e conhecer investidores de diversas áreas. No estande da Prefeitura estavam representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ade Sampa e SP Negócios. Dos participantes, três deles passaram pelo Vai Tec, que apoia o desenvolvimento de negócios inovadores e de base tecnológica nas periferias

Expediente

JORNAL VER A CIDADE

CNPJ: 40.010.313 /0001-45

Rua Borba Gato, 59 - Boa Vista Shopping, Loja 122, Piso BG - Santo Amaro - SP Tel: (11) 3892-1510 contato@jornalveracidade.com.br

Diretoria: Andréa Pistori Rodrigues

Conteúdos On Line e Off Line Agência Sul News

Distribuição

Sul News Logística

Periodicidade Semanal Tiragem

Jornal Ver a Cidade: 20.000 exemplares

Entregues em corredores comerciais, semáforos, estações ferroviárias e terminais de ônibus municipais e intermunicipais

de São Paulo, outros três pelo Green Sampa, que oferta aceleração e residência para empresas de tecnologia verde, e mais um pelo Sampa Games, voltado para o setor de jogos eletrônicos. Os programas são iniciativas da Prefeitura, por meio da Ade Sampa, entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Ao lado da Ade Sampa, a participação da cidade de São Paulo no Web Summit Rio também foi promovida pela SP Negócios, Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do município, responsável por prospectar e atender empresas de todos os portes interessadas em empreender na capital paulista. A Missão Web Summit tem o objetivo de conectar pequenas empresas e startups a empresários de todo o mundo. Com a participação na feira, os selecionados pelos programas tiveram a oportunidade de participar de interações focadas na ampliação do networking e desenvolvimento de negócios, acesso ao mercado nacional e internacional, além de ampliar suas redes de contato e formação de novos negócios.

Discriminação contra mulheres no ambiente de trabalho: desafios e perspectivas

No cenário contemporâneo, a participação feminina no mercado de trabalho é uma realidade inegável. No entanto, mesmo com avanços significativos, a discriminação contra as mulheres persiste em diversos aspectos, sendo o ambiente de trabalho um dos principais cenários onde isso se manifesta. A despeito de leis e políticas de igualdade de gênero, muitas mulheres ainda enfrentam obstáculos consideráveis que limitam seu pleno desenvolvimento profissional e pessoal.

As mulheres muitas vezes enfrentam dificuldades para avançar em suas carreiras, especialmente aquelas que são mães, encontrando barreiras invisíveis no caminho rumo a posições de liderança e poder decisório.

O assédio sexual e moral também é uma preocupação séria no ambiente de trabalho. Mulheres frequentemente sofrem com comentários inadequados, gestos impróprios e situações de constrangimento que afetam sua saúde mental, bem-estar e desempenho profissional. O medo de represálias muitas vezes impede que essas mulheres denunciem tais comportamentos, criando um ciclo de silêncio e impunidade.

A maternidade é outro ponto sensível no con-

texto laboral. Muitas mulheres enfrentam discriminação ao engravidar ou retornar ao trabalho após a licença-maternidade. A falta de políticas internas na empresa que possibilitem à mulher conciliar trabalho e vida familiar, aliada à cultura organizacional que muitas vezes desvaloriza as responsabilidades parentais, torna difícil para as mulheres equilibrarem suas carreiras com suas vidas pessoais. Portanto, é hora de todas as partes interessadas – empresas, governos, sindicatos e sociedade civil – unirem forças para criar um ambiente de trabalho verdadeiramente igualitário, nos quais as mulheres possam prosperar e contribuir plenamente para o sucesso de suas organizações e da sociedade como um todo. A mudança é possível, e é responsabilidade de todos nós torná-la uma realidade.

MARIANA BARREIROS BICUDO

sócia do Barreiros Bicudo Advocacia, advogada, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pelo Mackenzie, é formada em Executive LL.M. em Direito Empresarial –CEU Law School.

São Paulo, 27 de abril a 03 de maio de 2024
A L E R T A C I D A D Ã O 2
Mariana Barreiros Bicudo Foto: Divulgação Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br Empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer investidores de diversas áreas

Prefeitura cria categorias de táxi, anuncia sorteio de alvarás e de novas vagas em pontos

O prefeito Ricardo Nunes assinou, no dia 20 de abril, um decreto que cria duas novas categorias de táxi, possibilita a utilização de pick-ups no serviço, e que atualiza a regulamentação dessa atividade de transporte, de forma a torná-la ainda mais segura, confortável e com mais opções de escolha para os passageiros.

Sorteios

A gestão municipal irá promover o sorteio de 3.698 vagas em 1.198 pontos de táxi em todas as regiões da cidade, inclusive no Aeroporto de Congonhas, para onde haverá o sorteio de 26 vagas.

Serviço Executivo

A criação da nova categoria Executivo se deu em virtude da demanda de um segmento dos taxistas que atende majoritariamente ao público corporativo e seus respectivos eventos.

Serviço Acessível O Decreto institui formalmente o táxi Acessível como

categoria e disciplina as normas específicas para condutores e veículos que desejam integrar essa modalidade. Até então, os táxis acessíveis faziam parte da categoria Comum e uma portaria de 2008 estabelecia os critérios de adaptação para o táxi se adequar ao transporte de pessoas com deficiência.

Pick-ups

Com o objetivo de ampliar a diversidade de marcas e modelos de veículos que prestam

o serviço de táxi e seguindo os critérios de atualidade, segurança e conforto aos usuários, o decreto permite que caminhonetes/ pick-ups sejam utilizadas no serviço. Portarias complementares do DTP

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) publicará portarias complementares detalhando as demais características específicas que forem estabelecidas para cada uma das categorias de táxi e também caberá ao departamento homologar quais os modelos de veículos que poderão ser utilizados pelos condutores em cada modalidade.

Atualização da regulamentação do serviço O decreto, ainda, atualiza alguns pontos da regulamentação do serviço de táxi, como as regras para emissão do Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (Condutax), e cria a permissão de administração de pontos livres de táxi.

São Paulo, 27 de abril a 03 de maio de 2024 MOBILIDADE E SEGURANÇA 3
em: www.jornalveracidade.com.br
/ redacao@jornalveracidade.com.br
Leia mais
Por Redação
Foto: Estadão Decreto do prefeito Ricardo Nunes institui táxi Executivo e Acessível e possibilita utilização de veículos pick-up. Sorteio de vagas inclui ponto do Aeroporto de Congonhas

Bipolaridade: apoio dos familiares e conscientização ajudam no tratamento do transtorno

Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

O apoio de familiares, parceiros e amigos melhora os resultados do tratamento do Transtorno Bipolar (TB). A doença é marcada pela alteração do humor que pode variar entre episódios de depressão e mania/hipomania –em que os sintomas de mania são brandos.

Durante o acompanhamento do paciente, a rede de apoio pode ajudar a identificar os sinais que sugerem a alteração do humor, a manter os remédios em dia e as idas às sessões de psicoterapia e às consultas médicas. Para isso ser possível, também é essencial falar sobre o que é, os sintomas e o tratamento da bipolaridade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 140 milhões de pessoas no mundo são bipolares. No Hospital Dia de Psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a bipolaridade é uns dos transtornos mentais mais prevalentes. A doença é comum e, por isso, trazer o ciclo social de quem é acompanhado ao tratamento é primordial. A participação de pessoas do convivo do paciente no tratamento é extremamente importante até mesmo para o diagnóstico da doença. Apesar de a bipolaridade apresentar sintomas clássicos, marcados principalmente pela mudança do estado de humor, muitas vezes, essas alterações passam desapercebidas. Principalmente durante os episódios de hipomania, em que a sensação de energia, disposição e bem-estar é intensa e induz o paciente a acreditar que está bem. Por isso, o relato de

alguém próximo faz a diferença e diminui as chances de uma abordagem terapêutica ineficaz. Paciente com bipolaridade não diagnosticada que realiza tratamento com antidepressivos para depressão unipolar – apenas com sintomas depressivos, sem episódios de mania – pode ficar mais propício a episódios de hipomania e mania, além de apresentar quadro depressivo mais duradouro. Também contribui para os bons resultados a conscientização de familiares, parceiros e amigos sobre os diferentes tipos de bipolaridade, que são: Bipolar tipo um, com episódios de mania e depressão Bipolar tipo dois, com episódios de hipomania e depressão O círculo social que conhece sobre bipolaridade pode ajudar a diminuir o estigma sobre a doença. Além disso, estimular a empatia, normalizar o assunto e desassociar a imagem depreciativa. Por isso, dar suporte à realização do tratamento e falar sobre o transtorno pode mudar o desfecho de quem vive com a doença.

Leia mais

São Paulo, 27 de abril a 03 de maio de 2024 CIDADANIA SAUDÁVEL 4
Foto: Divulgação Participação de familiares, parceiros e amigos pode ajudar no diagnóstico, na adesão, na manutenção do tratamento e no combate ao estigma
em: www.jornalveracidade.com.br
ATENÇÃO APROVEITE! ANISTIA DE IMÓVEIS FOI PRORROGADA REGULARIZE JÁ O SEU IMÓVEL JUNTO A PMSP! CONSULTE-NOS, ORÇAMENTOS SEM COMPROMISSO. 5587-1616 99799-2626 riccasp@riccasp.com.br www.riccasp.com.br PROJETOS - PREFEITURA BOMBEIRO AVCB CONTRU (AVS) VIGILÂNCIA SANITÁRIA CETESB MEIO AMBIENTE RECLAMAÇÃO TRIBUTÁRIA (IPTU) AUTO DE REGULARIDADE (PMSP) LICENÇA DE FUNCIONAMENTO CARTÓRIOS - RETIFICAÇÕES ADVOCACIA

Rio Pinheiros é destaque no primeiro ano de ações do programa IntegraTietê

Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

Maior volume de desassoreamento, nova passarela flutuante e melhora na qualidade da água, marcam evolução

No primeiro ano de execução do programa IntegraTietê, que visa a despoluição do rio Tietê e seus afluentes, o Pinheiros ganha destaque graças ao investimento na aceleração do desassoreamento, na retirada de lixo e contenção das margens, tudo com o objetivo de garantir mais segurança aos usuários. Também foi instalada uma nova passarela flutuante e as duas margens receberam melhorias nas ciclofaixas para aproximar ainda mais o rio da população que o cerca. Por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), foi realizada a remoção de 443 mil m³ de sedimentos da calha no primeiro ano do programa, maior volume retirado em 12 anos (desde 2012), com investimento total de R$ 196,5 milhões. Já por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), foram retirados, junto às Usinas Pedreira e São Paulo, 861,31 toneladas de lixo e vegetação aquática. A Semil removeu, Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br

ainda, mais de 44 mil toneladas de lixo flutuante. Com a intensificação das medidas, a Cetesb, que monitora a qualidade da água em quatro pontos de amostragem (Barragem do Retiro, Usina São Paulo, Ponte do Socorro e Usina Pedreira) e mais 17 afluentes ao longo da Bacia Rio Pinheiros, ob -

servou, com base nos dados do período de 20202023 a melhora do IQA – Índice de Qualidade das Águas. Com destaque, neste período, a inédita classificação Boa, obtida para o IQA, no trecho do Rio Pinheiros na Usina Pedreira. Já para o ensaio COT – Carbono Orgânico Total, nos quatro pontos de medição da calha do Pinheiros, o resultado no último ano, também foi positivo, com uma média ponderada de COT de 18,7 mg/L, superando a meta de 2023, que era de 30,0 mg/L. Importante destacar que em períodos chuvosos, quando a previsão for de maior intensidade, a passarela flutuante permanecerá temporariamente desativada para a realização do trabalho de bombeamento no leito do rio, com o objetivo de evitar o transbordamento do canal Pinheiros e consequente alagamento e paralisação do tráfego nas vias marginais, e da Linha Esmeralda da ViaMobilidade.

São Paulo, 27 de abril a 03 de maio de 2024 CONCEITO E SUSTENTABILIDADE
Foto: Divulgação
5

Parceria com a Prefeitura de São Paulo leva crianças e adolescentes para conhecer as áreas verdes da capital e explicar sua importância

Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

Os atendidos do Centro Para Crianças e Adolescentes (CCA) “AMAI I”, localizado na Capela do Socorro, zona sul, foram os convidados pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) para conhecer o Parque Linear Aristocrata na última quinta-feira (18). O serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do projeto chamado “Viva o Verde SP”. O programa, iniciado pela Prefeitura de São Paulo em 5 de abril de 2023, por meio das Secretarias do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de Relações internacionais (SMRI), visa mostrar a importância de áreas verdes na capital e contribuir para alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas na cidade. Para a proposta, a equipe preparou algumas atividades que incentivam o lúdico por meio da análise

das crianças. O passeio começou com uma apresentação dos pequenos e seus educadores, em que eles compartilharem seus nomes, idades e os lugares favoritos no parque. Em seguida, uma equipe composta por quatro agentes representantes da ONU apresentou o parque, seu contexto histórico e suas mudanças durante os anos, enfatizando a importância das áreas verdes da região. Separadas em grupos, as crianças caminharam pe -

las trilhas dentro do parque. O objetivo era analisar e anotar observações sobre o local. Essas anotações foram usadas, posteriormente, para a segunda atividade, chamada “nuvens de ideias”, em que as crianças localizavam problemas e sugeriam propostas e soluções para este e outros parques da cidade. Texto: Victor Pudo.

São Paulo, 27 de abril a 03 de maio de 2024 CONCEITO E SUSTENTABILIDADE
Leia mais em:
Foto: Divulgação CCA da zona sul de São Paulo visita Parque Linear Aristocrata a convite da ONU-Habitat
6 (11) 4521-5554 / (11) 98219-7931 (11) 98329-0900 jundbase@jundbase.com.br Selo de Reconhecimento de Capacitação Técnica

Não é necessário ter Termo de Permissão de Uso para distribuir alimentação na rua

A Prefeitura de São Paulo informa que não existe obrigação de Termo de Permissão de Uso (TPU) para entrega de alimentação às pessoas em situação de rua.

A SMDHC mantém dois programas de Segurança Alimentar que entregam refeições para população vulnerável em todas as regiões da cidade. No Centro, por meio do programa Rede Cozinha Escola, cinco organizações da sociedade civil parceiras fornecem, no mínimo, 400 refeições diárias de segunda a sábado.

MEPSRSP - Movimento Estadual Pop em Situação de Rua de SP.

Rua Solon, 819 - Bom Retiro.

Centro Assistencial ao Povo Carente do Estado de São Paulo.

Praça Júlio Prestes, 201 - Campos Elíseos. Seguindo a Verdade em Amor.

Rua Rocha, 70 - Bela Vista.

Instituto de Pesquisa da Cozinha Brasileira - Pão do Povo da Rua.

Rua Dr. Pedro Arbues, 147 - Luz.

Associação da Pedra para a Rocha.

Rua Helvétia, 84 - Campos Elíseos.

Pelo Programa Rede Cozinha Cidadã são distribuídas 2.400 refeições na região central de segunda a domingo.

Estação Cidadania - Av. Rangel Pestana, 215 –1.000 refeições.

Rua General Carneiro, 175 – 1.200 refeições.

Rua Maria Borba, 15 – Consolação – 200 refeições. Bom Prato.

25 de Março - Rua Vinte e Cinco de Março, 166 - São Paulo.

Brás - Avenida Rangel Pestana, 2327 - São Paulo.

Refeitório Mauá - Rua Mauá, 66 - São Paulo.

Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br

São Paulo, 27 de abril a 03 de maio de 2024 ATITUDE POSITIVA 7
Foto: Agência Brasil Não há também nenhuma regulamentação na capital sobre cobranças de taxas para esse tipo de ação Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

Entenda como funciona a fiscalização ambiental de áreas protegidas em São Paulo

Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

A Prefeitura de São Paulo conta com órgãos de preservação e fiscalização do meio ambiente: a Divisão de Gestão das Unidades de Conservação (DGUC) e a Coordenação de Fiscalização Ambiental (CFA). A DGUC cuida do monitoramento contínuo dessas áreas e de possíveis ocorrências de infrações ou crimes ambientais.

Já a CFA existe para defender o patrimônio natural do município de São Paulo, como mananciais ameaçados, preservação do solo, coibir agressões a áreas verdes e Unidades de Conservação e combater a poluição.

Denúncias ambientais para averiguação são feitas à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente por diversas entidades, por exemplo, Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Civil, Militar e Federal, além de veículos de imprensa.

As Unidades de Conservação têm como objetivo preservar ao máximo possível de áreas verdes remanescentes e também a fauna. Nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), por exemplo, concilia-se a habitação humana com a preservação do meio ambiente.

A relação entre as Unidades de Conservação (UCs) e os Mananciais pode ser observada ao olhar o mapa abaixo, no qual é possível ver que boa parte das Represas Billings e Guarapiranga se localizam em uma Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

Fiscalização dentro das UCs

A Divisão de Gestão das Unidades de Conservação cuida do monitoramento contínuo dessas áreas e de possíveis ocorrências de infrações ou crimes ambientais. Quando isso é detectado dentro de uma dessas unidades, cabe ao gestor responsável enca-

minhar o caso à Polícia para que seja possível conter as transgressões e identificar autores e envolvidos.

A CFA também pode aplicar sanções e o infrator é obrigado a reparar os danos ambientais. Rondas diárias são feitas pelos agentes da Guard a Civil Metropolitana Ambiental.

A partir da criação de uma UC, deve ser criado um conselho gestor e um plano de manejo - documento que orienta a gestão, descreve a área e estabelece o zoneamento dentro dela. As APAs, que conciliam o uso humano e a sustentabilidade, definem, por exemplo, áreas nas quais não pode haver nenhum tipo de atividade humana, outras podem, mas com uso sustentável. Em algumas não há limitação de atividade. Esse plano é elaborado por uma empresa especializada e também tem participação da comunidade por meio de oficinas para a discussão do projeto. Denúncia ambiental

É possível denunciar um crime ou infração ambiental pelo telefone 156 da Prefeitura, para a GCM no 153 e na Ouvidoria Geral, pelo e-mail –denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br.

Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br

São Paulo, 27 de abril a 03 de maio de 2024 CONCEITO E SUSTENTABILIDADE
Foto: Divulgação Conheça os órgãos responsáveis por supervisionar estas áreas
8
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.