Revista Luminol

Page 165

Psicopedagogia

(...), é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos não tem”. (BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 1999. p. 99). Para o mesmo autor, as realidades, biológica e intelectual, postulam-se na incorporação ou assimilação de uma realidade externa a partir de estruturas que progridem na busca da acomodação dessa realidade, para enfim, se chegar à formação de um equilíbrio contínuo visando à aquisição de conhecimentos.

3.2 Mensuração da inteligência

A medição do intelecto parte da ideia de que a inteligência é uma característica que os indivíduos manifestam em maior ou menor grau. As primeiras tentativas de medição das características mentais surgiram na Inglaterra, com os escritos de Francis Galton (1822-1911) que mostrava grande interesse pelo estudo das diferenças individuais. Trabalho esse, que acaba sendo retomado quando o governo francês, por volta de 1904, solicita a ajuda de psicólogos (BINET, 1857-1911; SIMON, 18731961) para solucionarem ou explicarem o baixo rendimento escolar na época. Binet (1857-1911) supôs que isso acontecia devido ao fato de haverem crianças com indicies intelectivos diferentes nas salas de aula, ou seja, estas seriam muito heterogêneas. A solução seria, então, a formação de turmas homogêneas, que fossem possuidoras de coeficientes intelectuais equiparados. E nesse contexto, de busca pelo desenvolvimento de uma medida de inteligência dessas crianças, Binet (1857-1911) desenvolve uma sequência de teste com dificuldades variadas, que possibilitassem verificar o grau intelectivo da criança em relação à função intelectual de crianças de idades diferentes, de modo que fosse possível avaliar o grau de retardamento ou aceleração intelectual do sujeito. Surge, por assim, o teste de Q.I (quociente intelectual) que se refere à realização de tarefas que enfatizem fatores como a compreensão, o raciocínio, o julgamento, a memória e a atenção. Por exemplo, uma criança de 10 anos sendo capaz de solucionar os problemas propostos apenas nos testes próprios da idade de 7 anos, possui a inteligência mental de 7 anos. Caso ela consiga resolver os problemas propostos

Revista Científica LUMINOL, São Luis, v.1, n.1, p.104-118, jan./jun. 2011


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.