Healthcare 47ª Edição

Page 33

to a instituição está disposta a introduzir mudanças em seus processos, de maneira em que as decisões estratégicas sejam analisadas em toda a gestão do procedimento, desde o seu recebimento até a administração do paciente. Nunca é demais destacar que quanto maior for o nível da automação, menor será a intervenção humana nos processos logísticos e consequentemente estaremos melhorando a segurança dos pacientes. “Hoje em dia, em um ambiente hospitalar, não faltam motivações para provocar a necessidade de se redesenhar a logística hospitalar, pois independente do modelo adotado, todas as instituições precisam melhorar os seus resultados”, ressalta. Centralizado De acordo com Plana, sempre que um gestor optar pela dispensação no modelo centralizado, é possível identificar benefícios tangíveis e intangíveis, além de proporcionar menos estoques periféricos. Por outro lado, o processo centralizado exige um excelente dimensionamento das equipes de farmácia e de almoxarifado, além de precisar ser monitorado integralmente para não gerar processos com custos demasiadamente elevados ou ineficientes. “Se o processo for 100% centralizado, considerando também o atendimento das alas de risco, como pronto-

Interferência cenário político-econômico Benefícios do modelo de solução automatizada centralizada: * Em relação ao processo logístico – maior eficiência no processo: - menor gestão de estoques periféricos; - menos inventários a realizar; - maior assertividade no planejamento de compra; - maior controle sobre os prazos de validade; - distribuição racional e ordenada; - equipes de apoio menores. * Em relação à atenção ao paciente – aumento do controle e da segurança: - enfermagem dedicada ao atendimento do paciente; - menor possibilidade de erros de administração; - maior tempo para administrar os medicamentos nos horários prescritos. Em relação ao processo de gestão operacional – maior controle e menor custo: - menor custo global de investimentos; - maior controle sobre estoques e alocação de custos por paciente; - menor custo com internações ocasionadas por eventos adversos; - menor custo operacional (perdas/custos de estoques - menos pessoas).

HEALTHCARE Management | edição 47 | healthcaremanagement.com.br

33


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Healthcare 47ª Edição by Grupo Mídia - Issuu