Health-IT 3ª Edição

Page 54

Acontece lá fora

zagem em que o conhecimento é construído a partir de situações programadas, representativas da realidade da prática profissional, simuladas por protótipos, pacientes-atores em ambiente protegido e controlado. “É um método também útil para avaliar desempenhos e habilidades clínicas, pois permite controle de fatores externos, padronização dos problemas apresentados pelos pacientes e feedback positivo para os alunos, aumentando o autoconhecimento e a confiança destes”, considera Fraga. Para ele, a tecnologia está se tornando cada vez mais importante, tanto nas áreas operacionais como na educação de profissionais de saúde. “Cada vez se utilizam mais ferramentas em diversos cenários de aprendizagem, e a equipe de TI ajuda na criação de conteúdos, apoio técnico, design e melhoria dos espaços educativos.” Nas áreas de simulação, o executivo afirma que têm sido adotados simuladores que usam computadores com software especializado, software para processamento e distribuição de vídeo, redes sem fio robustas e seguras, software robusto, software de controle das atividades, avaliação, pesquisa e etc. Em outros ambientes educacionais são adotados: dispositivos móveis, softwares (aplicativos) para as redes se conectarem, entre tantos outros. Em relação aos bonecos dos centros de simulação, Fraga explica que cada marca e modelo tem seu próprio software para um funcionamento tão realista, e que basicamente lida com dois componentes: o robô (simulador) e o monitor de sinais vitais. “Além disso, você pode usar o software, por exemplo, para aquisição, análise e distribuição de vídeo e edição”, completa. 54

Desenvolvimento tecnológico Os Estados Unidos aliaram o desenvolvimento tecnológico e a necessidade de simulação em situações de risco que influenciaram o seu uso na Enfermagem. O primeiro registro de uso do manequim data da década de 1910, tornando-se popular nos anos de 1950 com evolução para os tipos de média e alta fidelidade. No Brasil, desde 1920, há registros do uso em escolas tradicionais de enfermagem, demonstrando posição vanguardista de apropriação do modelo anglo-americano. Ainda que representem aumento nos investimentos necessários à formação profissional, essas tecnologias vêm ao encontro das expectativas de novas gerações de estudantes de saúde que, inseridos na aprendizagem mediada pela informática, combinam texto, planos de fundo, fotografias, materiais gráficos, áudio e vídeo numa única apresentação de tela nos diversos equipamentos, tais como computador, celular, palm e smartphone.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.