1 minute read

Atenção mulherada: Tempo é óvulo

Então hoje, a única maneira de adiar a maternidade de uma maneira mais segura é com planejamento, fazendo o congelamento de óvulos.

A técnica “freia” o envelhecimento natural da célula, e assim ele pode permanecer congelado o tempo que for preciso, mantendo a qualidade da data do congelamento.

Advertisement

Como é feito o processo?

A mulher é submetida a indução da ovulação com medicações específicas e todo esse processo é acompanhado por alguns ultrassons transvaginais. Essa etapa dura cerca de 12 a 14 dias. Após a indução da ovulação é feita a coleta de óvulos, no laboratório de reprodução assistida, sob sedação venosa e por via vaginal (sem deixar cicatrizes). O procedimento de coleta de óvulos é tranquilo e dura em torno de 30 minutos. Os óvulos maduros são então congelados, pelo processo de vitrificação.

Mas o que eu faço com os óvulos congelados?

Depois que são congelados, eles podem permanecer desta maneira por tempo indeterminado.

Nos dias de hoje, a mulher moderna vem cada vez mais adiando o sonho da maternidade..

Recentemente a atriz Jennifer Aniston, em entrevista à revista Allure, fez o seguinte desabafo: "Eu daria qualquer coisa a alguém que tivesse me dito: 'Congele seus óvulos. Faça um favor a si mesma.' Você simplesmente não pensa nisso. Então aqui estou eu hoje". A atriz contou todo o seu drama por ter feito diversos tratamentos para engravidar, que não obtiveram sucesso. Isso porque seus óvulos já não tinham uma boa qualidade quando procurou ajuda.

A qualidade do óvulo está diretamente relacionada à idade da mulher, afinal, eles estão com ela desde seu nascimento. Por exemplo: o óvulo de uma mulher de 40 anos tem exatamente 40 anos. E assim, tem mais chances de sofrer erros no processo de divisão celular, gerando embriões com alterações genéticas no número de cromossomos (aneuploidias).

Quando a paciente decidir que quer engravidar, após passar por avaliação médica, pode tentar naturalmente e só recorrer aos óvulos congelados. Caso necessite, os óvulos são descongelados e são fertilizados pelos espermatozoides do seu parceiro (realiza-se uma fertilização in vitro). Os embriões são então formados em laboratório, e depois podem ser colocados no útero após um preparo uterino adequado.

E se eu engravidar naturalmente e não necessitar dos meus óvulos congelados?

Você pode descartá-los. Enquanto os mantêm no laboratório, precisa pagar uma anuidade do congelamento. Porém, a qualquer momento, pode solicitar o descarte.

Se você já passou dos 30 anos, tem o sonho de ser mãe e ainda não tem perspectiva de a maternidade ocorrer tão cedo, seja por falta de um parceiro ou por ter outras prioridades como a carreira e o trabalho, procure um especialista em Reprodução Humana para um adequado planejamento reprodutivo.

This article is from: