
3 minute read
Tempo de recomeçar
Aedição de fevereiro da Revista Singular celebra os 413 anos de Itu. Aniversário marcado pela retomada dos eventos festivos em comemoração. Em entrevista, o prefeito Guilherme Gazzola fala sobre o cronograma de inaugurações, o retorno dos eventos presenciais e ainda do principal dilema da cidade, a água.
Qual o sentimento neste ano de poder celebrar o aniversário da cidade como de costume, com uma programação de eventos gratuitos à população ituana?
Advertisement
Os sentimentos são de esperança, de retomada e do dever cumprido quanto às medidas sanitárias e preventivas que tomamos ao longo dos períodos mais graves da pandemia. Nós sempre estivemos baseados no bom senso e na ciência, embasados pelas autoridades competentes da área da Saúde. O esforço e o sacrifício de todos que colaboraram para Itu sair na frente nessa reconquista de uma vida normal e, um dos reflexos disso, vem sendo a realização de eventos presenciais cada vez mais frequentados e bem-sucedidos.
A programação de aniversário contempla inaugurações importantes, como é o caso da Rede Saber, no Pirapitingui. Com essa nova unidade, quantos alunos passam a ser atendidos e qual a relevância do Ensino Integral para a formação?
A quarta unidade da Rede Saber é, de fato, um dos destaques das melhorias que nossa gestão tem feito na Educação de Itu. É uma escola enorme em tamanho e em importância, são 6.400 m2 de área construída, 36 salas de aula e, nesta primeira etapa, serão atendidos 800 alunos da Fase I e II, Pré Escola até o quinto ano. Somando isso com as outras três unidades da Rede Saber, são, praticamente, 2 mil alunos da rede pública municipal com ensino integral e de qualidade.
O lançamento da Casa do Autista também é um destaque que incorpora o calendário. Quais atendimentos serão ofertados à população nesse novo local?
O Núcleo de Apoio Municipal ao Autista, que estamos inaugurando na Rua do Patrocínio, irá dispor de serviços de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, neuropediatria, psiquiatria infantil e até musicoterapia. A ideia para esse espaço surgiu a partir de uma demanda cada vez maior e nosso objetivo é promover o atendimento e estimulação precoce para potencializar os resultados das terapias em crianças e jovens de até 18 anos, que tenham o devido encaminhamento médico. Nossa proposta é trazer suporte para os pais e cuidadores também, propiciando apoio psicológico, atividades para o bem-estar, como ioga, e cursos profissionalizantes. Itu é uma cidade histórica em constante evolução, mas que sofre com o dilema da água. No momento como está a situação hídrica da cidade, com as chuvas e quais serão os próximos passos?
A questão do abastecimento é prioridade desde o primeiro dia do meu primeiro mandato, quando foi criada a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) e, por meio dela, já iniciamos as obras para construção da terceira captação de água perene de Itu. Trata-se do Sistema Utu-Guaçu, que fornecerá 600 litros de água por segundo, em qualquer época do ano, por meio de uma nova adutora de 22 quilômetros que será implantada da captação até a Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande. É a maior captação de água da história de Itu que resolverá problemas de abastecimento da cidade. Desde outubro de 2022, a CIS recebeu tubulações e materiais para dar início às obras da, até então, chamada Linha 02 do Sistema Mombaça. Contudo, por se tratar de uma captação muito mais grandiosa e que deve atender nossa demanda de água em
100%, ela foi rebatizada de Sistema Utu-Guaçu.
Nesta edição de fevereiro, a Revista Singular fala sobre a relevância dos pets e da evolução da percepção das pessoas perante a eles, alavancando o crescimento do mercado. Dentre as inaugurações, há um novo Espaço Pet no Parque Industrial. Esse trabalho vem para atender a necessidade da sociedade de garantir qualidade de vida aos seus pets?
O Espaço Pet, construído com recursos próprios do município em área de 3 mil m2, é um local projetado para animais de estimação terem momentos de muita diversão e atividades que gastam energia e diminuem o estresse e a ansiedade, além de facilitar a rotina dos proprietários. Portanto, um dos principais objetivos do espaço é contribuir com a promoção da saúde física e mental do animal.
Para finalizar deixe uma mensagem ao povo ituano.
Depois de períodos tumultuados, sejam por questões relacionadas à pandemia ou ainda por diferenças ideológicas acirradas nas últimas eleições, creio que estamos entrando em tempos de conciliação e reconstrução. Acredito que muitas lições foram aprendidas e enxergo este momento como sendo muito promissor para o futuro desta cidade, conhecida por ser o berço da República. Nesse aniversário de 413 anos de Itu, reafirmo o meu otimismo, agradeço o apoio que recebo dos munícipes e desejo, a todos aqueles que amam Itu, a concretização de seus sonhos para juntos termos um lugar cada vez melhor para se viver.