
1 minute read
MEDICI NA DO ESPORTE A FAVOR DA QUALI DADE DE VIDA
Graduado em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em 2013 e pós graduado em Medicina do Exercício e do Esporte pelo Centro de Estudo de Fisiologia do Exercício e Treinamento (CEFIT) em 2018, além de especialista em Medicina do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Dr. André Leite tem como foco a atenção a saúde do indivíduo que realiza algum exercício físico ou esporte de forma profissional ou amadora, além da redução de problemas crônicos ou voltado para a reabilitação, sempre atuando na base da medicina preventiva, reabilitação e desempenho esportivo. “É essencial pontuar que em qualquer caso avaliado a individualização é primordial, pois cada indivíduo possui características e estilos de vida únicos. E quando não respeitamos a individualidade de cada paciente o resultado também não será o esperado”.
Dr. André destaca que a sua atuação é na prevenção de problemas de saúde e na melhoria de desempenho. “A medicina do esporte se encaixa em qualquer perfil de paciente, pois personalizamos o atendimento da melhor forma possível já que estudamos a influência da prática esportiva na população, como pós-covid, obesidade e com qualquer outra comorbidade diferente”.
Advertisement

Vale ressaltar que o país tem uma população bastante sedentária – pelo menos 62% dos adultos não praticam qualquer atividade física, porém nos últimos anos cresceu o número de interessados em deixar esse estilo de vida inativo e iniciar algum exercício ou prática esportiva.
Apandemia da Covid-19 promoveu uma reflexão sobre bemestar e qualidade de vida, o que está intimamente com a prática de esportes aliada a uma alimentação balanceada e saudável.
Para proporcionar a orientação e acompanhamento especializado é fundamental ter o suporte do Médico do Esporte, também conhecido como Medicina do Exercício e do Esporte, especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.
“A atividade física faz parte do tratamento de diversas doenças, onde não deve ser associada ou restrita a um atleta ou ser vista apenas como foco pra melhoria de rendimento. Deve fazer parte no cotidiano de toda a população, exceto em casos com contra indicação absoluta, que, pra nossa sorte, são poucos. A Medicina do Esporte é ampla e consegue atender de maneira importante em todos os nichos da sociedade”.
Dr. André Leite – Medicina do Esporte
CRMSP 219.395 RQE 92.889
SP - Clínica WA (11) 9.8101-5845 | clinica_w_a
Itu – Neo Onco Especialidades
(11) 4023 0272 | neooncoespecialidades