__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

OF THE YEAR

SEASONS JAN 2018 | EDIÇÃO DIGITAL | DISTRIBUIÇÃO ONLINE

ÉVORA

Capela dos

OSSOS

GRUTAS DA MOEDA Seminário Maior de Coimbra

OS TESOUROS DA CIDADE DE COIMBRA Mosteiro de Santa Cruz ESPECIAL

SEMANA SANTA SERRA DE BÉJAR

LA COVATILLA

UM TESOURO PARA DESCOBRIR


Ficha Técnica

NÃO FIQUE EM CASA ESTE

INVERNO EDITORA

GRUPO GALA EDITORIAL GALA geral@grupogala.pt www.grupogala.pt DIRETOR Miguel Martins CONTEÚDOS E IMAGEM Diana Ferreira TRADUÇÕES Rosa Gallego Pedro Gómez PUBLICIDADE geral@grupogala.pt DISTRIBUIÇÃO Digital PARCEIROS Igreja S. Francisco Capela dos Ossos Grutas da Moeda Seminário Maior de Coimbra Diocese de Coimbra Ayuntamiento de Béjar Villa Batalha Hotel Hotel Dom Luís - Elvas

1

Diana Ferreira Chegou o Inverno e com ele surgem oportunidades que só nesta altura do ano se conseguem “agarrar”: as pequenas filas para entrar nos monumentos, o silêncio que acompanha a experiência de cada visita é agora uma realidade, podendo relaxar e apreciar cada detalhe em cada novo espaço que se visita. É também nesta época de frio que acontecem alguns dos acontecimentos que marcam as festividades na Península Ibérica: em Janeiro, é dado o mote para as feiras de turismo, com o arranque da FITUR 2018 em Madrid; em Fevereiro decorre o Carnaval - e com ele surgem algumas pontes e escapadelas de fériase - e os festejos das Bodas de Isabel, uma grande festividade que retrata uma das mais belas histórias de amor de Espanha; a Semana Santa, que leva milhares de fiéis a visitar as paróquias e a procurar as maiores celebrações desta época de Páscoa. E como não podia faltar em pleno Inverno, é altura de arrumar as malas com as roupas mais quentinhas e aventurar-se nos desportos de inverno, como o ski e o snowboard, que marca as memórias de Inverno de miúdos e graúdos.

Com tanto para fazer e descobrir , ainda vai ficar em casa este Inverno?


4 Notícias

GRUPOGALA

11 BEST OF

PENINSULA IBERICA

13 Onde Estamos

GRUPOGALA

19 Eventos

PORTUGAL e ESPANHA

21 Évora

CAPELA DOS OSSOS

23 Batalha

GRUTAS DA MOEDA

26

À Descoberta de

COIMBRA

31 Especial

SEMANA SANTA

33 Béjar LA COVATILLA 2


PUBLICIDADE

W W W . H OT E LV I L L A BATA L H A . P T


NOTÍCIAS  

GRUPO GALA                                      COIMBRA  

        

DIOCESE DE COIMBRA E GRUPOGALA UNEM-SE PARA "DAR VIDA" AO MOSTEIRO DE SANTA CRUZ Com vista à dinamização deste Mosteiro, a Diocese de Coimbra une-se ao GRUPOGALA, que passa a fazer a gestão turística do monumento, e a promover por toda a Península Ibérica este importante, mas “desconhecido”, Panteão Nacional. Identificados os problemas e os pontos-fortes deste Monumento, começaram a desenvolver-se os primeiros trabalhos. Neste sentido, o GRUPOGALA desenvolveu um conjunto de suportes de comunicação em várias línguas (Português, Inglês, Espanhol e Francês), que permitem ao visitante saber onde está e o que poderá visitar no interior deste espaço.

Um dos principais fatores que levava a que não houvesse um aumento do número de visitantes, prendia-se com a falta de comunicação em várias línguas. Os turistas não sabiam o que ali existia ou o que poderiam descobrir ao vistiar este espaço. Até então, muitos entravam apenas na Igreja, desconhecendo o “imenso mundo” guardado por este Mosteiro.

De modo a dinamizar a visita, foram criados painéis de informação que se encontram espalhados por todo o complexo, e que permitem ao visitante aceder através do seu telemóvel, a informações e curiosidades sobre o espaço em que se encontra. Mas para os que continuam a preferir a visita acompanhada por uma guia, têm agora ao seu dispôr as guias do GRUPOGALA que levam numa viagem no tempo, recuando até aos tempos em que o Mosteiro de Santa Cruz era considerada a mais importante casa Monástica em Portugal.

Atendimento ao visitante, na Bilheteira do Mosteiro de Santa Cruz

A próxima fase passa por dar a conhecer este espaço, não só em território nacional, como além fronteiras. As redes sociais e a plataforma “O Melhor de Portugal e Espanha” do GRUPOGALA (pode aceder à plataforma em www. grupogala.com.pt), aliadas à divulgação do Mosteiro de Santa Cruz em várias feiras de turismo durante o ano 2017, como a FITUR em Madrid, e a BTL em Lisboa, permitiram “dar uma nova vida” a este importante marco da História de Portugal.

Promoção do Mosteiro de Santa Cruz, no decorrer da INTUR 2017, em Valladolid.

4


BILHETEIRA ONLINE O ano 2018 começou cheio de novidades da parte do GRUPOGALA. Desde o passado dia 1 de Janeiro que é possível adquirir, através da internet, os bilhetes para a sua visita ao Mosteiro de Santa Cruz e ao Seminário Maior de Coimbra.

COIMBRA                   

GRUPO GALA CONVIDA PARA VISITAS GUIADAS AO SEMINÁRIO MAIOR DE COIMBRA

Por enquanto apenas se encontram disponíveis os bilhetes para estes 2 ex-libris da cidade de Coimbra, mas já estão “na forja” pacotes que incluiem alojamento e entrada em vários espaços turísticos, a preços bastante competitivos. Para adquirir os seus bilhetes ou manter-se a par das novidades aceda à bilheteira através do QRCode ou do link:

www.grupogala.pt/ bilheteira-online

5

Os turistas que visitam Coimbra vão poder passar a conhecer o Seminário Maior, um “tesouro” com mais de 250 anos no meio da cidade, junto ao Jardim Botânico.

No passado mês de Junho, arrancaram aproveitar o fluxo de visitas para preservar as visitas guiadas ao Seminário Maior, e requalificar o património”, salientou um espaço com uma arquitetura Pedro Machado, elogiando o muito marcadamente italiana, que agora que há para ver no edifício. A novidade dá a conhecer o vai ajudar "a diversificar seu “património e a oferta" em Coimbra, de riqueza artística”. modo a também mostrar que “Este é um espaço a visita à cidade não começa que a cidade, Nas visitas guiadas no Largo D. Dinis e termina esmagadoramente, não promovidas pelo na Portagem, frisou Pedro conhece”, sublinhou o GRUPO GALA, os Machado. presidente da Turismo turistas poderão passar pela Igreja da O seminário, que perdeu Centro, Pedro Machado, Sagrada Família, pela a sua função em 2012, considerando que a sua capela de São Miguel, continua a ser a casa de abertura ao turismo pela Biblioteca Velha, 12 pessoas e a ideia é a de permite alargar o “espaço a Sala dos Azulejos e os que as pessoas visitem uma de visitação” da cidade. Aposentos Episcopais. casa "habitada", que é "um oásis de silêncio na cidade", Pedro Machado sublinhou Nuno Santos, destacou o casamento feliz entre Reitor do Seminário de Coimbra. a atividade turística e a cultura. “Nem sempre foi bem visto tirar partido O espaço pode ser visitado de segunda do património para atrair visitantes. a sexta, às 12h e às 14h, e ao Sábado Considerava-se que havia o risco de o as visitas guiadas são disponibilizadas deteriorar. Felizmente, hoje percebemos de hora a hora, com começo às 10h da que acontece o contrário. É muito fácil manhã e término às 18h.


NA WEB                     

LANÇAMENTO

BEST OF PENÍNSULA IBÉRICA

Uma das novidades de 2017, foi o lançamento da Plataforma na web, onde os visitantes podem conhecer o Melhor da Península Ibérica. Com a criação deste plaforma, o GRUPOGALA desvenda os melhores locais para descobrir em cada cidade, quais os melhores sítios para comer, os eventos a não perder, e os melhores alojamentos da região. Para o guiar na sua descoberta de Portugal e Espanha, encontrará ainda toda a informação sobre transportes e como se locomover dentro e entre cada cidade. Neste espaço pode encontrar trajetos de carro, as melhores opções e horários de transporte. Seja de comboio, carro ou autocarro, aqui encontrará todos as dicas para programar o seu roteiro de viagem. Para aceder à plataforma, basta visitar a página www.grupogala.com.pt, ou através da rede de QR CODES “espalhada” pelos monumentos e espaços turísticos de Portugal e Espanha. Estes QRCODES podem ser encontrados em mapas turísticos, folhetos ou na rede de sinalética instalada em vários monumentos da Península Ibérica.

A plataforma encontra-se otimizada para pc e dispositivos móveis para que possa ter toda a informação à sua mão.

INOVAÇÃO                     

REDE DE QR CODES "GUIA" TURISTAS NA SUA VISITA PELOS MONUMENTOS Sabe aquele momento em que entra num espaço lindo, cheio de história, encontra aquela peça que o deixa “uau!” e não tem uma única indicação do que “raio é esta coisa?” Foi a pensar nas dúvidas e curiosidades de cada visitante que o GRUPOGALA desenvolveu uma rede de sinalética que permite ao visitante, através da utilização de um sistema de sinalética por QRCODES, aceder a mais informação sobre cada peça e descobrir os segredos mais bem guardados daquele monumento.

No Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra - o primeiro espaço a fazer parte desta rede -, os visitantes podem aceder em todas as salas, a informação sobre a história do local, alguns curiosidades, e pequenos detalhes de peças ou pinturas que se encontram neste espaço. Sabia que neste Mosteiro de encontram os túmulos de D. Afonso Henriques, e seu filho, D. Sancho I? Descubra estas e outras informações na rede de QRCODES do GRUPOGALA.

Aceda à plataforma BEST OF PENINSULA IBERICA através do nosso QR CODE

6


FEIRAS DE TURISMO                   

GRUPO GALA PROMOVE EM ESPANHA O MELHOR DA PENÍNSULA IBÉRICA No final de 2017, o GRUPOGALA rumou mais uma vez a Espanha para dar a conhecer o Melhor da Península Ibérica e toda a sua rede de parceiros.

Viatura multimédia para publicidade no exterior

FEHISPOR 2017

O mês de Novembro foi marcado pela participação do GRUPOGALA, na FEHISPOR 2017, em Badajoz, e na FITUR 2017, em Valladolid, onde promoveu o seus parceiros estratégicos. FEHISPOR 2017 Considerada um dos principais pontos de encontro comercial entre Portugal e Espanha, esta feira multisectorial apresenta excelentes resultados para as empresas que aqui apresentam os seus produtos ao país vizinho. Este certame, que decorreu de 16

a 19 de Novembro, em Badajoz, contou com uma grande representação comercial do mercado português e espanhol, que deu a conhecer a operadores e turistas o que de melhor a Península Ibérica tem para oferecer. Todos os anos milhares de visitantes rumam à FEHISPOR, em Badajoz, onde são organizadas várias conferências, atuações, desfiles de moda, degustações de pratos típicos, espaços temáticos, entre muitas outras atividades.

Stand GRUPOGALA para promoção do Melhor da Península Ibérica, em Badajoz

Promoção junto de famílias, um dos principais públicosalvo do GRUPOGALA e seus parceiros

FEHISPOR 2017

FEHISPOR 2017

Vice-Presidente do Ayuntamiento de Béjar, Purificación García, e o Vereador de Turismo, Ángel Orgaz, em visita ao stand do GRUPOGALA. A promoção de Béjar enquanto destino de férias e lazer, começa a mostrar os primeiros resultados e já se preparam muitas novidades.

FEHISPOR 2017

7


INTUR 2017 Nestes anos, a INTUR tornouse líder no sector turístico, recebendo todos os anos milhares de profissionais e expositores, que promovem as suas novas ofertas. Enquanto a FEHISPOR é dedicada ao visitante, a INTUR apresenta um caracter mais profissional, nos primeiros dias da feira, o que permite establecer uma maior rede de contactos e dar a conhecer os melhores atrativos de cada parceiro do GRUPOGALA.

PROMOVER O MELHOR DA PENÍNSULA IBÉRICA Pelo stand do GRUPOGALA passaram milhares de visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer vários atrativos de Portugal, como o Teleférico de Guimarães, a Sé de Braga e a Sé do Porto, as Grutas da Moeda (em S. Mamede, na Batalha), o Santuário Nacional do Cristo Rei (Almada), o Mosteiro de Santa Cruz (Coimbra), o Portugal dos Pequenitos (Coimbra), o Seminário Maior de Coimbra, a Sé de Évora e a Capela dos Ossos (Évora). Espanha mostrou também os seus atrativos no stand

do GRUPOGALA, com a divulgação do Castelo de Peñíscola, do Mausoléu dos Amantes (Teruel), do Barco Turístico e o Teatro Romano de Cartagena, e da região de Béjar, com especial destaque para a Estância de Ski de La Covatilla (Serra de Béjar) e a La Ancianita, a mais antiga praça de touros de Espanha. Também o alojamento esteve em destaque mais um ano, com a presença do Villa Batalha Hotel (Batalha, Portugal) e o Hotel Dom Luís (Elvas, Portugal), no stand do GRUPOGALA. A presença em certames internacionais de turismo, tem sido uma das apostas estratégicas do GRUPOGALA com o objetivo de aumentar a notoriedade e reconhecimento dos seus parceiros estratégicos, na mente destes potenciais visitantes, participando todos os anos em feiras do sector, como a FITUR (Madrid, Espanha) BTL (Lisboa, Portugal), a FIT (Guarda, Portugal) e a TUREXPO (Silleda, Espanha), além da FEHISPOR (Badajoz, Espanha) e a INTUR (Valladolid, Espanha).

O posicionamento de cada stand é um fator determinante para o GRUPOGALA, que opta pelas localizações de maior passagem de visitantes e juntos das zonas de negócio dos principais operadores turísticos

FEHISPOR 2017

A famosa peixeira da Nazaré tem feito as delícias dos visitantes

INTUR 2017

As reuniões com operadores turísticos marcaram fortemente os primeiros dias do certame

INTUR 2017

8


ESPANHA                   

ESPANHA BATEU RECORDES DE TURISMO EM 2017 Espanha toronou-se o segundo país mais visitado do mundo, ao atingir um recorde nacional de 82milhões de turistas em 2017, 9% a mais que no ano anterior, ultrapassando assim os EUA, ficando apenas atrás de França no ranking.

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, tem investido esforços para tornar o Turismo mais competitivo no país, e ressaltou o número de visitantes estrangeiros em Espanha no ano passado como fator de incentivo para o desenvolvimento do setor. Em seguida, o Ministério da Energia, Turismo e Agenda Digital disse em comunicado que os gastos médios de cada turista cresceram 3,1% em relação a 2016, para 1.061 euros por pessoa. Já o valor diário foi estimado em 137 euros, 4,4% a mais que em 2016. Os dados foram compilados pela agência de Turismo estatal Turespaña e por pesquisas sobre entradas e gastos de turistas no país feitas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com dados oficiais do INE, de janeiro a novembro de 2017, o total de gastos foi de 82,29 biliões de euros, 12,9% a mais que o mesmo período em 2016.

PORTUGAL                   

PORTUGAL ELEITO O “MELHOR DESTINO DO MUNDO” NOS WORLD TRAVEL AWARDS Portugal vence prémio de Melhor Destino Turístico do Mundo nos World Travel Awards, tornando-se o primeiro país europeu a conquistar esta distinção ao derrotar concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha.

Em comunicado, a Secretaria de Estado do Turismo destaca que, na Europa, “apenas as cidades de Londres e Paris” já receberam este prémio, sendo o Dubai o destino que mais vezes (seis) foi distinguido com este galardão dos World Travel Awards (WTA), considerados internacionalmente como os “Óscares do turismo”. Na final dos WTA 2017 – que decorreu em Phu Quoc, no Vietname – também a cidade de Lisboa saiu vencedora, ao conquistar, pela primeira vez, o prémio de Melhor Destino para City Break do Mundo, atribuída “pela sua atractividade e oferta de excelência no que respeita a estadias de curta duração”. Portugal passou a integrar a lista de 17 candidatos a Melhor Destino Turístico do Mundo na final dos WTA 2017 depois de, em Setembro, ter recebido o prémio de Melhor Destino Europeu. Considerando tratar-se de um “momento único para o turismo em Portugal”, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou ser o “reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos por todos os que estão de alguma forma

9

ligados ao turismo”. Descrevendo Portugal como “um destino turístico de excelência”, a governante diz ser agora preciso “continuar este trabalho de mostrar toda a diversidade do que Portugal tem para oferecer”. Para além do prémio de Melhor Destino Turístico, Portugal conquistou ainda as distinções de Melhor Organismo Oficial de Turismo do Mundo, atribuída ao Turismo de Portugal, e de Melhor Site Oficial de Turismo, atribuída ao portal visitportugal.com. Criados em 1993, os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo, sendo a selecção dos nomeados realizada anualmente à escala mundial pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de turismo oriundos de 160 países.Os nomeados para a grande final do prémio são os vencedores das galas regionais, aos quais se juntam outros nomeados pelo próprio WTA.


PORTUGAL                   

REGIÃO CENTRO ULTRAPASSA OS 6MILHÕES DE DORMIDAS O Turismo do Centro calcula que terá sido ultrapassada a fasquia das seis milhões de dormidas em 2017 no conjunto dos cem municípios que compõem aquela entidade, o que constitui um novo recorde, afirmou hoje o presidente por aquela estrutura.

Na apresentação do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Leiria, Pedro Machado anunciou que até outubro de 2017, estavam contabilizadas "quase 5,7 milhões de dormidas", valor muito próximo do acumulado referente ao ano de 2016. "Acredito que no final de 2017 passaremos de forma clara a fasquia dos seis milhões de dormidas", disse o presidente do Turismo do Centro, lembrando que "será um recorde" e que significa um crescimento de 20% em relação ao ano transato na "região que mais cresce em hóspedes e dormidas". A nível nacional, o Centro de Portugal foi a região que mais turistas atribuiu em Portugal nos meses de Abril, Maio, Setembro e Outubro. Em

abril e maio, a presença do papa Francisco a Fátima e a proximidade com Espanha, na Páscoa, foi determinante. Quanto a setembro e outubro, Pedro Machado afirma que "há uma tendência crescente em relação à procura turística para destinos com características idênticas à do Centro - turismo ativo, turismo natureza, pedestrianismo e muitas outras atividades associadas também ao património e à cultura". Quanto a países de origem dos turistas estrangeiros, houve "um crescimento exponencial" de destinos como o Brasil, Estados Unidos da América e Irlanda, "que crescem acima dos 50% ao longo do ano, na comparação com o período homólogo de 2016".

10


Institucional

A TUA PRÓXIMA VIAGEM COMEÇA AQUI!

Agora é possível descobrir o melhor da Península Ibérica através da nova plataforma de viagens, desenvolvida pelo GRUPO GALA.

11


Institucional

Descubra os melhores locais a visitar e os melhores eventos a decorrer. Aqui pode ainda programar toda a sua visita, desde escolher os sítios que servem os melhores pratos e petiscos, o seu alojamento, e até a melhor forma de chegar a cada local.

Ainda tem dúvidas de qual será o seu próximo destino? Aceda à plataforma através do QR Code e programe já a sua próxima escapadinha.

12


ONDE ESTAMOS

Em 2017 o GRUPO GALA chegou a mais de 3 milhĂľes de turistas. Embarque nesta viagem e venha descobrir os From beachlocais breaks, desert safaris, owater rafting, onde se encontra GRUPO GALA.bright lights por si! Lorem ipsum dolorEsperamos sit amet, consectetur adipiscing elit.

Maecenas vitae finibus odio your blurb goes here!

13

words: Jane Doe images: John Doe / source


TELEFÉRICO DE GUIMARÃES Guimarães | Portugal

Conhecido como o primeiro Teleférico a entrar em funcionamento em Portugal, o Teleférico de Guimarães leva-o numa viagem inesquecível até ao topo da Montanha da Penha, um santuário de vida natural com as melhores vistas sobre a região.

SÉ DE BRAGA

Braga | Portugal

Localizada no centro histórico da cidade de Braga, é considerada um dos mais importantes templos do românico português. Nesta catedral poderá encontrar os túmulos de Henrique de Borgonha e sua mulher, Teresa de Leão, os condes do Condado Portucalense, pais do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

SÉ DO PORTO

Porto | Portugal No centro histórico da cidade do Porto podemos encontrar a tão conhecida Sé Catedral do Porto, com a sua famosa rosácea na fachada e as suas torres laterais em cúpula. Não deixe de visitar o Tesouro da Sé, a Capela de S. Vicente, os Claustros góticos e a Capela do Santíssimo Sacramento.

GRUTAS DA MOEDA Batalha | Portugal

Atualmente é possível fazer uma visita guiada pelos cerca de 350m de extensão das grutas, descendo a uma profundidade de 45m. No seu interior pode visitar as várias galerias que compõem este complexo de grutas. Pode ainda visitar o Centro de Interpretação Científico-Ambiental, e descobrir mais sobre a formação da gruta e a sua biodiversidade.

14


SEMINÁRIO MAIOR Coimbra | Portugal

Passados 250 anos da sua construção, é agora possível descobrir esta jóia da cidade de Coimbra, que guarda, na sua Biblioteca Velha, uma coleção de mais de 8500 exemplares, que datam entre o séc. XVI e XVIII. Encontra-se aqui também um conjunto de 27 antifonários pertencentes ao Cabido da Sé e entregues à guarda do Seminário.

MOSTEIRO DE SANTA CRUZ Coimbra | Portugal

Neste Panteão Nacional poderá encontrar os túmulos de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, e de seu filho, D. Sancho I, impulsionadores desta obra, conjuntamente com a Ordem dos Cónegos Regrantes de S. Agostinho. No interior do Mosteiro, não deixe de apreciar as abóbadas e azulejos barrocos, a sacristia e o seu impressionante órgão de tubos em estilo barroco.

PORTUGAL DOS PEQUENITOS Coimbra | Portugal

Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações. Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitetónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.

O BASÓFIAS

Coimbra | Portugal Ao longo de um passeio de cerca de 50min pelo Rio Mondego, “O Basófias” leva-nos a contemplar a cidade de Coimbra com passagem por alguns marcos da cidade: Ponte de Santa Clara, Ponte Açude, Praça da Canção, Lapa dos Esteios, Ponte Rainha Santa Isabel, Quinta das Varandas e Ínsua dos Bentos.

15


FORTE S. MIGUEL ARCANJO Nazaré | Portugal

Erguido para servir de proteção aos sucessivos ataques de piratas à praia da Nazaré, o Forte é agora um dos locais mais visitados desta vila piscatória. Aqui poderá contemplar as mais belas vistas panorâmicas sobre a Praia do Salgado e a Praia do Norte.

ASCENSOR

Nazaré | Portugal Este ex-libris da Nazaré, permite a todos os visitantes chegar ao Sítio da Nazaré de forma cómoda e rápida, podendo desfrutar de uma paisagem incrível. Inaugurado em 1889, veio ajudar o acesso da população ao topo do permontório, e alanvacou o crescimento do Sítio.

CAPELA DOS OSSOS Évora | Portugal

Construída no séc XVII por iniciativa de três frades franciscanos que queriam passar a mensagem da transitoriedade e da fragilidade da vida humana. Logo na entrada deparamo-nos com um aviso: "Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos". Mas não tenha medo! A beleza e excentricidade deste espaço deixá-lo-á de boca aberta.

SÉ DE ÉVORA

Évora | Portugal

Esta catedral medieval - a maior do país encontra-se construída na parte mais alta da cidade de Évora. Construída toda em granito, é marcada pela transição do estilo românico para o estilo gótico. Aqui poderá ainda visitar o Museu de Arte Sacra, com um vasto espólio de paramentaria, pintura, escultura e ourivesaria.

16


CRISTO REI

Almada | Portugal Erguido a 110 metros do rio, a imagem do Cristo Rei oferece uma panorâmica de 360 graus sobre as duas margens do Rio Tejo, sendo um dos pontos de visita obrigatória para quem visita a região. Neste Santuário poderá ainda descobrir outros espaços dedicados à vida de Jesus, aos peregrinos e à fé.

Mausoléu dos Amantes de Teruel Teruel | Espanha

Junto à Igreja de San Pedro, na Praça dos Amantes em Teruel, poderá conhecer a mais emblemática história de amor de Espanha. Visite o Mausoléu dos Amantes de Teruel onde poderá desfrutar de uma visita à igreja, aos claustros, à sua torre em estilo mudéjar, e ao mausoléu onde estão os túmulos de Diego e Isabel.

TEATRO ROMANO Cartagena | Espanha

Descoberto nos anos 80 de forma acidental, o Teatro Romano encontrava-se "escondido" por uma área da cidade que se encontra constantemente habitada. Construído num dos locais mais altos da cidade, este Teatro monumental, com capacidade para cerca de 7000 pessoas, tinha como objetivo causar uma impressão de grandeza e riqueza a todos os que chegavam de barco a Cartagena.

Barco Turístico

Cartagena | Espanha

Para mergulhar um pouco na história local de Cartagena, propomos uma viagem de barco pelo Porto de Culturas. Desde o mar, poderá ter uma visão diferente da cidade. Num fantástico passeio poderá conhecer toda a paisagem natural, assim como o sistema de fortificações de defesa da baía, composto por alguns castelos e fortes.

17


EVENTOS  

JAN | FEV | MAR                                     

JAN a 14 FEV CARNAVAL NA NAZARÉ

Já está escolhido o mote para o Carnaval da Nazaré 2018: “Ná pai pá gente” é o mote do Entrudo do próximo ano. O Carnaval da Nazaré 2018 arranca logo no primeiro dia do ano, com a apresentação dos reis e da marcha geral e com a realização de um baile. A terça-feira de Carnaval tem lugar no dia 13 de fevereiro, enquanto o Carnaval das crianças é no dia 9 e o desfilo noturno no dia seguinte. O primeiro baile de rua tem lugar já no próximo dia 14 de janeiro, na Pederneira. O Sítio da Nazaré recebe o baile de rua no dia 21 de

17 a 21 JAN FITUR 2018 | MADRID Nesta feira, que dá o arranque ao caléndario mundial do sector do turismo, juntam-se todos os profissionais da área, estabelecendo contactos comerciais para futuros negócios. Aqui encontra-se representada a oferta turística não só da Península Ibérica, mas a nível mundial, contando com a participação de cerca de 11.000 empresas.

19

janeiro enquanto a Praça Sousa Oliveira vai encher para um baile uma semana depois. A romaria ao Monte de São Bartolomeu, no dia 3 de fevereiro (Sábado), marcando assim o arranque oficial do Carnaval da Nazaré, com a saída de vários grupos de foliões à rua. O Carnaval da Nazaré alia a "tradição a uma manifestação de rua de forte importância para a economia local", apresentando-se de forma "espontânea". O Entrudo da Nazaré é um dos mais característicos do País e atrai milhares de visitantes para assistir aos desfilos na avenida marginal e para "brincar" ao Carnaval com os tradicionais bailes e cegadas.


13 a 18 FEV AS BODAS DE ISABEL | TERUEL Todos os anos a cidade de Teruel revive a tragédia d'Os Amantes de Teruel. Na suas ruas é recriado o ambiente medieval da época assim como as várias cenas da história destes Amantes: Diego e Isabel.

28 FEV a 4 MAR BTL 2018 | LISBOA Para os profissionais do turismo é uma oportunidade única para encontrar parceiros e visitantes, para conhecer a concorrência, para analisar a tendência dos mercados e posicionar a sua oferta de uma forma inovadora e competitiva. Para o público, constitui a oportunidade de conhecer novos destinos e soluções. De comparar propostas e comprar a preços altamente competitivos. Tudo isto conjugado numa programação espetacular de festa, música e gastronomia.

29 MAR A 1 ABR SEMANA SANTA | BRAGA

Cidade de Braga volta a viver um dos seus momentos maiores com a realização da Semana Santa. Considerada a mais vistosa e famosa de todas em Portugal, a Semana Santa de Braga trará à Cidade milhares de pessoas que poderão tomar parte de um evento único, repleto de tradições seculares.

Pub.


Capela dos

OSSOS

PUBLICIDADE

S

ituada junto à Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos é um dos monumentos mais conhecidos da cidade de Évora.

Construída no séc XVII, tanto as paredes como os pilares estão revestidos de alguns milhares de ossos e crânios, provenientes dos espaços de enterramento ligados ao convento, de modo a passar a mensagem da transitoriedade e da fragilidade da vida humana. Logo na entrada deparamo-nos com um aviso:

"Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos"

21


A IGREJA DE S. FRANCISCO Do primitivo convento apenas restam vestígios da igreja gótica e uma parte do claustro, edificado em 1376. Conhecido no séc. XVI como o Convento de Ouro, foram efetuadas obras de reabilitação profundas entre 2014-2015 que devolveram à igreja toda a sua dignidade funcional e patrimonial.

O NÚCLEO MUSEOLÓGICO Com as obras de 2014-2015, instalou-se um Núcleo Museológico, a partir dos acervos do próprio convento e de outros conventos franciscanos eborenses extintos. Dele fazem parte algumas obras de pintura, esculturas dos séculos XVI a XVIII, ourivesaria sacra da mesma época, paramentaria e objectos devocionais, num circuito cronológico e interpretativo da vida religiosa e social eborense.

COLEÇÃO DE PRESÉPIOS Neste lugar encontram-se expostos os presépios da grande colecção particular do Major-General Fernando Canha da Silva e sua esposa D. Fernanda Canha da Silva. Nas duas galerias, podem ver-se centenas de presépios nacionais e internacionais de inúmeros artesãos, variadas composições e diferentes materiais, quer de sabor popular, quer de evidente labor artístico.

22


PUBLICIDADE

GRUTAS DA

MOEDA Atualmente é possível fazer uma visita guiada pelos cerca de 350m de extensão das grutas, descendo a uma profundidade de 45m.

Segundo a lenda, em tempos idos, um homem abastado das redondezas ao passar por um bosque, foi assaltado por um bando de malfeitores que lhe tentaram saquear a bolsa de moedas que trazia à cintura. Com a confusão do assalto, o homem caiu para dentro de um algar, levando consigo a bolsa de moedas tão cobiçada pelos assaltantes. Estes perderam irremediavelmente as moedas, dando ao algar o nome pelo qual ainda hoje é conhecido:

Algar da Moeda

23

GR DA


Numa visita guiada pelo interior das Grutas da Moeda irá ficar deslumbrado com o Lago da Felicidade, a Sala do Presépio, o Algar d'Água, a Cascata, a Cúpula Vermelha, a Capela Imperfeita, a Abóbada Vermelha e a Fonte das Lágrimas. No Centro de Interpretação Científico-Ambiental irá descobrir mais sobre a formação da gruta e a sua biodiversidade. Aqui poderá entender a importância do calcário na região e como veio influenciar a vida das pessoas. Este espaço possui uma loja, onde poderá levar um fóssil para levar com ecordação desta magnífica visita, que deixa miúdos e graúdos maravilhadas com o que se esconde debaixo da terra. Isto tudo a apenas 2km de Fátima!

RUTAS A 24


Os Tesouros da Cidade de

COIMBRA Os Segredos da Cidade de Coimbra sĂŁo agora revelados pelo GRUPOGALA nas suas visitas guiadas pela cidade. Venha descobrir Coimbra com o GRUPOGALA.

26


COIMBRA

SEMINÁRIO MAIOR Construído à mais de 250 anos, o Seminário Maior de Coimbra abre agora as suas portas ao público para visitas guiadas ao interior desta antiga casa de padres.

O 27

acesso a este conjunto arquitectónico de traça italiana, faz-se através de um grande portão que dá acesso aos majestosos jardins do Seminário. Mesmo antes da recepção, uma outra porta de madeira preciosa, madrepérola e marfim, dá pistas para o que se poderá ver lá dentro.

Passando o Refeitório, onde se pode apreciar um belo painel da "Última Ceia" em xilografia, o visitante é "transportado" no tempo ao percorrer as duas escadarias em caracol que ligam este espaço ao piso superior onde se encontra a Capela de S. Miguel, os Aposentos Episcopais e a Biblioteca Velha, um dos espaços mais emblemáticos do Seminário.


O Seminário é muito bonito mas continua a ser muito desconhecido. Esperamos que, com esta "abertura de portas", a população e turistas possam usufruir da riqueza artística e arquitetónica e do património cultural e espiritual desta casa. Reitor Seminário Padre Nuno Santos

N

o piso nobre do edifício encontramse duas magníficas varandas, conhecidas por Varandas do Mondego, que permitem fruir das bonitas paisagens do Mondego e envolventes sul da cidade, entre as quais uma perspectiva inesperada e de rara beleza sobre a Lapa dos Esteios. De regresso aos corredores, dirigimo-nos à zona das salas de aula, à chamada "Sala dos Azulejos", decorada com belos painéis do Séc. XVIII, representando cenas campestres e de caça. Já no centro do edifício, rodeada por um claustro interior, encontra-se a Igreja do Seminário, de plana octogonal. Aqui encontram-se as esculturas de várias figuras religiosas e um belíssimo órgão espanhol do século XVIII com 1500 tubos.

Biblioteca Velha Na Biblioteca encontrará cerca de nove mil volumes, publicados entre 1500 a 1800, sobre temas que vão do direito à teologia, passando pela história e literatura, e até um livro de contos eróticos.

28


COIMBRA

MOSTEIRO DE SANTA CRUZ

F

undado em 1131 no exterior das muralhas de Coimbra, o Mosteiro de Santa Cruz foi a mais importante casa monástica nos primeiros tempos da monarquia portuguesa.

No dia 28 de Junho de 1131, foi benzida a primeira pedra do Mosteiro, construído em terrenos cedidos por D.Afonso Henriques,num local a que então chamavam Banhos Reais, tendo sido os mentores de sua fundação o Arcediago D. Telo e Mestre de Escola D. João Peculiar. Através do Mosteiro de Santa Cruz, em tempos de reconquista cristã, foi possível missionar os povos das terras recém-conquistadas, contribuindo para sua fixação proporcionando os socorros espirituais e temporais de que careciam as populações atribuladas. No início do século XVI, o rei D. Manuel I ordena que esta se arrase, juntamente com o claustro e casa do capítulo, por serem antigas e degradadas, e leva a cabo uma extensa campanha de obras que conferiu ao edifício o aspeto atual.

29

Os trabalhos, que envolveram os melhores artistas do reino, englobaram uma igreja nova de

uma nave abobadada, ladeada por duas torres na fachada, o portal, o claustro principal e casa do capítulo. A par das obras, os restos mortais dos dois primeiros reis de Portugal foram transladados dos seus sarcófagos primitivos para outros novos, obras escultóricas manuelinas da autoria de Nicolau Chanterenne situadas na capela-mor.

Foi neste Mosteiro que Santo António, vindo de Lisboa, fez a sua formação espiritual e intelectual. No interior do Mosteiro, não deixe de apreciar as abóbadas, os azulejos barrocos, e as obras de arte que conferem uma enorme beleza à Igreja e Sacristia deste Mosteiro. Também a Sala do Capítulo o irá deixar deslumbrado, com as imagens e telas que adornam as suas paredes. Neste local encontra ainda o Museu de Arte Sacra, onde se encontram depositados as peças mais valiosas que fizeram parte do Tesouro deste Mosteiro, e da história do Mosteiro e da própria religião. O Claustro do Silêncio, um dos mais famosos Claustros existentes tem Portugal, convida-o a uma momento de pausa e meditação, onde poderá apreciar a beleza dos tradicionais azulejos que revestem as suas galerias.


Sabia que neste PanteĂŁo Nacional se encontram os tĂşmulos de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, e de seu filho, D. Sancho I?

30


ESPECIAL SEMANA SANTA As Bodas

de Isabel De 15 a 18 de Fevereiro, a cidade revive a tragédia d'Os Amantes de Teruel. Na suas ruas é recriado o ambiente medieval da época assim como as várias cenas da história destes Amantes: Diego e Isabel. Conta a lenda que viveram um amor proibido: ele vindo de familias pobres, ela de famílias ricas; Diego sai de Teruel, por 5 anos, em busca de trabalho e melhores condições de vida, para poder casar com Isabel. Ao fim desses 5 anos, Diego não retornava a Teruel, e Isabel acaba por casar com outro jovem, Pedro de Azagra, senhor de Albarracín. Quando volta a Teruel e se depara com o casamento da amada, Diego morre de amores. Todos os anos a cidade revive esta lenda, montando um mercado medieval e alguns acampamentos. Alguns dos pontos altos das festividades são os seus famosos cortejos: "A Comitiva Nupcial" e o "Cortejo do rei". Não deixe de assistir à Batalha Medieval e à recriação da morte de Diego e lamento de Isabel.

31


Semana Santa

Braga

De 23 de Março a 1 de Abril, a Cidade de Braga volta a viver um dos seus momentos maiores com a realização da Semana Santa. Considerada a mais vistosa e famosa de todas em Portugal, a Semana Santa de Braga trará à Cidade milhares de pessoas que poderão tomar parte de um evento único, repleto de tradições seculares. A Semana Santa continua uma tradição que vem, pelo menos, do século XVI, com desenvolvimentos e variações no decurso do tempo, tendo sido enriquecida com elementos inovadores e exclusivos e, no plano litúrgico, conservando diversos elementos próprios do chamado Rito Bracarense, únicos no mundo.

É precedida por uma longa preparação e ambientação, nos planos religioso e cultural, ao longo da Quaresma: vias-sacras, concertos, espetáculos, exposições, adequada decoração da Cidade. A Quaresma – com alusão aos quarenta anos da travessia do deserto pelo povo de Israel – surgiu como tempo de preparação espiritual para o batismo que, já no século III, era costume celebrar na Vigília Pascal. Desde o século V, foi assumida também como tempo penitencial para os pecadores que haveriam de ser reconciliados com Deus e com a Igreja na Quintafeira Santa. Na Páscoa, se está pela região na época da Páscoa, é obrigatório visitar a Sé de Braga. Detentora do título da catedral mais antiga de Portugal, é aqui que se realizam as grandes celebrações religiosas da Semana Santa, como a saída das procissões, a missa do Lava-pés, entre outras.

32


SERRA DE BÉJAR

LA COVATILLA Situada na Serra de Béjar, La Covatilla é composta por 24 pistas esquiáveis, indicadas a vários níveis de utilizador, desde os iniciantes até aos profissionais dos desportos de inverno.

33


N

a estância de ski poderá encontrar tudo o que necessita para um dia recheado de aventura, desde o aluguer de equipamentos desportivos e materiais de proteção, assim como professores qualificados para a prática e ensino de desportos de neve. Na escola de ski poderá aprender a prática desta modalidade ou de outros desportos de inverno, como o snowboard.

U

m dos pontes fortes desta estância, é o seu SnowPark, uma zona dedicada exclusivamente à prática de snowboard, com vários níveis de dificuldade e várias zonas de saltos, que permite o treino e realização de diversas manobras.

Como Chegar Desde Portugal, seguindo pela A23, rapidamente chegará à fronteira com Espanha. Aqui deve seguir em direção a Salamanca, e rapidamente irá encontar a sinalização da cidade de Béjar.

Coordenadas Lat. 40.3540461 Long. -5.690016700000001

Programe a sua visita www.sierradebejar-lacovatilla.com

P

ara os mais novos, existe um "chiqui-park" onde os mais pequenos podem divertirse enquanto os adultos aproveitam tranquilamente deste dia na neve.

34


PROMOVEMOS O SEU

HOTEL 3€*

POR DIA

Inclui: Divulgação e Promoção na Península Ibérica, Presença em Feiras, Promoção junto de Operadores Turísticos, Promoção nas Redes Sociais, Presença na revista online "SEASONS OF THE YEAR", Presença na Plataforma Online, Vendas Online com Parceiros Estratégicos

Profile for Grupo Gala

Seasons janeiro 2018  

Seasons janeiro 2018  

Profile for grupogala
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded