Newsletter 01 outubro 2003

Page 5

Onde todos ajudam nada custa A participação da dst na Concreta 2003, tanto no stand como no módulo auto-suficiente, promoveu mais uma vez a interacção e relacionamento dos diversos departamentos e centros de produção. Desde a execução das grandes estruturas até ao acto mais simples de cortar papel, muitos foram os que de boa vontade se disponbilizaram a colaborar, permitindo a eficaz concretização deste desafio. Um bem haja a todos os que contribuiram de forma directa ou indirecta para uma presença marcante na feira internacional realizada na Exponor.

módulo auto-suficiente Construção sustentável. Novas formas de apropriação do espaço. Novas formas de construção. A dst respondeu com entusiasmo ao desafio dos arquitectos Fátima Fernandes e Michele Cannatà e da Exponor para a construção de um módulo auto-suficiente. Este módulo auto-suficiente esteve em exposição no recinto da EXPONOR, aquando da Feira "Concreta", que decorreu entre os dias 22 a 26 de Outubro deste ano. Na abertura oficial da feira, o módulo foi visitado pelo director da Concreta, Filipe Gomes, e pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Jorge Costa, que congratulou a dst pela inovação e pelo materializar de um projecto que se apresenta como o futuro da construção. No decorrer da feira, foram muitos os visitantes nacionais e estrangeiros a manifestar curiosidade e apreço por este novo conceito de espaço habitacional, pelo que se prevê iniciar um processo de comercialização a curto prazo. O módulo dst foi construído em madeira e tem como base as dimensões de 3,00 m largura por 9,00 m de comprimento. Este é um projecto que pretende dar resposta a um número elevado de situações em que o factor tempo aliado ao processo e apuramento da construção é de grande importância. Cada módulo, além de dar resposta a novas formas de apropriação do espaço, tem também como objectivo, desenvolver o conceito de "auto-suficiência", com recurso a novos materiais e tecnologias de ponta, nomeadamente a utilização de painéis foto voltaicos, possibilitando maior controlo energético. Para responder a uma variedade de funções, desenvolve-se uma tipologia de módulo que poderá ser habitação temporária ou de férias, observatório ambiental, posto de vigia contra incêndios, bar, quiosque e "praça virtual" ou elemento mínimo que reúne condições de comunicações através de meios informáticos. Estes módulos podem valer como um elemento isolado ou serem acoplados entre si, permitindo assim a construção do espaço ideal à medida de cada utilizador.

José Teixeira (ceo dst), Filipe Gomes (director da Concreta) e Jorge Costa (Secretário de Estado das Obras Públicas)

Módulo auto-suficiente, vista exterior

Sustentável: reúne todas as condições técnicas para ser auto-suficiente em energia, água e outros elementos essenciais à vivência diária. Modular: cria espaços que podem ser compostos e acoplados uns aos outros, à medida de cada necessidade e de cada situação. Versátil: permite utilizações variadas, desde habitação temporária a observatório ambiental, de posto de vigia contra incêndios a bar ou quiosque. Eficiente: emprega tecnologias de ponta que permitem maior controlo energético. Ambientalista: recorre a materiais amigos do ambiente e a energias alternativas (painéis foto voltaicos) que reduzem o impacto ambiental da construção. Inovador: representa uma nova forma de apropriação do espaço e um diferente conceito de construção, mais em estaleiro que em obra, aumentando a rentabilidade e produtividade. Portátil: possibilita fácil transporte de uma localização para 5

Módulo auto-suficiente, vista interior

outra. Económico: dispensa infra-estruturas exteriores já que, as que lhe são instaladas, permitem utilização autónoma, rentabilizando os custos iniciais.

Ficha Técnica: Autores do projecto Fátima Fernandes e Michele Cannatà Colaboração Marta Lemos, Isabella Fera, Miguel Meirinhos, Cristina Neves Estruturas Gop -João Maria Sobreira Rede de Água e Esgotos Gop -Raquel Fernandes Instalações e Equipamentos Mecânicos Get -Alfredo Costa Pereira Instalações Eléctricas Lightplan -Fernando Silva


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.