Revista GUETO Ano IV, n. 07 (2016)

Page 131

P á g i n a | 128

O chat educacional se caracteriza como uma ferramenta de ensino válida e construtiva, que podem trazer inúmeros benefícios para área educacional, não só em relação ao ensino da língua portuguesa, mas em qualquer outra área do conhecimento. O chat educacional se torna um desafio para o professor, pois, ele ultrapassa a sala de aula, onde o professor deixa de ser apenas um repassador de informações, para ser mediador de um conhecimento em rede, novos recursos devem ser adquiridos, o que vai mexer com a metodologia do professor, e requer uma didática mais aplicada. Nem sempre, os professores tem facilidade com manuseio de equipamentos eletrônicos, ao passo que a escola aposta nesta ferramenta, para ajudar no processo de ensino e aprendizagem da unidade, seria viável um treinamento aos professores, ou/e a quem irá trabalhar neste projeto. A meu ver, esta ferramenta se torna viável, uma vez que, estamos em uma era onde a tecnológica se tornou o centro de tudo, em que envolve todas as gerações, é algo desafiador e inovador para a própria escola e o professor, é colocar o ensino formal mais próximos possível da realidade do dia a dia do aluno. E ao trabalhar o ensino de língua portuguesa através desta ferramenta, traz uma nova face sobre esta disciplina, quebrando com sua tradicionalidade, e principalmente, exercitando o aluno a ser produtor do seu próprio conhecimento, a ter uma nova visão sobre língua. Além disso, para que a busca pelo conhecimento se torne algo construtivo e gere resultados satisfatórios, tanto o professor quanto o aluno devem se envolver de forma efetiva neste processo.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, I. Lingua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo. Ed. Parábola, 2009. ANTUNES, I. Lingua, texto e ensino: outra escola possível. In: Lingua e cidadania: repercussões para o ensino. São Paulo. Ed. Parábola, 2009.

NOGUEIRA, V. S. “O uso pedagógico do chat” encontrado em <Brasil escola. Com> acesso em: 26 de abril de 2016. TARDELLI, L.S.A. Gêneros textuais e ensino. In: “chat educacional: o professor diante desse gênero emergente”. Rio de janeiro: Lucerma, 2007.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.