Revista Acadêmica GUETO 4ª Edição

Page 40

O EDUCADOR, SUA AGÊNCIA E IDEOLOGIA...

Quero transcrever uma conversa com a coordenação pedagógica da escola em questão, na qual sucedeu-se o fato ocorrido com meu filho.

Boa Tarde, sou mãe do aluno Luíz Alberto de Souza do 7º ano. Boa tarde, pois não. Meu filho me relatou que sua professora de Educação Física, na última semana o abordou para comentar sobre o boné que estava usando e continha a imagem do regueiro Bob Marley. Na ocasião, ela o repreendeu dizendo que Bob Marley era um drogado. O que a senhora acha do ocorrido? Bom, acredito que ela esteja preocupada com o aluno e que apenas tenha expressado sua opinião. Se a senhora me permite, minha vinda até aqui foi justamente por estar preocupada com meu filho e os outros jovens, diante da abordagem feita por uma educadora. A senhora concorda com o comentário da professora? Não estou entendendo, e na verdade sei que esse Bob Marley é um rapaz com cabelo estranho e nada mais, não acho tão relevante assim. Eu gostaria de propor uma aula sobre Bob Marley aos alunos do 7º ano, é possível? A senhora tem formação em licenciatura, é professora? Não. Impossível minha senhora, não temos esta proposta elencada em nosso cronograma. Tudo bem, obrigada.

A conversação acima demonstra uma realidade bastante problemática. É possível considerar que a coordenação pedagógica ou está alheia às novas legislações e formações para as experiências pedagógicas, ou mesmo ciente as ignorou. Ou possa simplesmente não ter atentado para que a questão em si estivesse relacionada com o processo educacional e as questões pertinentes a perspectiva pedagógica que inclui a discussão racial, que visa pluralidade, ao respeito às diferenças e ao reforço da identidade racial. Dizendo isto, falamos de um projeto pedagógico que norteia a perspectiva de uma escola que deve ir além de uma concepção eurocêntrica, no sentido de ser uma proposta que visa corrigir desigualdades históricas no trato da educação, como também combater os epistemícidios no campo do conhecimento. Esta perspectiva, sensibilidade e este compromisso não é uma empreitada fácil, porém não é impossível. Um dos caminhos para a sua concretização poderá ser o desenvolvimento de um olhar atento desses educadores, ao que se apresenta como possibilidade de aprendizado e sobre o

40


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.