1 minute read

Mensagem do presidente

Desafios transformam a educação e são bastante diversificados no momento em que estamos vivendo, no Brasil e no mundo. Essas mudanças também foram sentidas no Grupo Educacional Bom Jesus: impactos sociais, econômicos, culturais e políticos provocados pela pandemia de covid-19 exigiram de todos os funcionários um pacto de união ainda mais constante, porque somente assim seria possível transformar palavras em ações para superar os inúmeros desafios e dar continuidade à missão institucional de promover a formação integral do ser humano de acordo com os princípios cristãos e franciscanos.

As expectativas para o ano de 2022 são de gradual retomada presencial de nossas atividades acadêmicas. Essa transição à “nova normalidade” já está ocorrendo, sem sobressaltos e de acordo com os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades competentes de cada estado da federação brasileira.

As Unidades de ensino do Grupo Educacional Bom Jesus, em seu projeto pedagógico, baseiam-se em uma visão antropológica que remete a Francisco de Assis. Por esse motivo, o humanismo solidário franciscano inspira uma prática pedagógica que se responsabiliza pelo desenvolvimento integral da pessoa: seu caráter, sua cognição, sua relação consigo mesma, com as pessoas, com os animais, com a natureza e com o Transcendente.

O projeto Bom Jesus Social também se inspira em Francisco de Assis, que, impulsionado pela força divina e pela compaixão, fez-se profundamente solidário com os empobrecidos da sociedade. Assim sendo, as atividades desenvolvidas nesse projeto materializam um dos aspectos essenciais de sua missão educadora e contribuem efetivamente na construção de um humanismo integral e solidário franciscano.

Ademais, salientamos que, além de inspirar-se no humanismo solidário franciscano, particularmente em seus projetos sociais, o Grupo Educacional Bom Jesus é signatário do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), de modo que a Instituição também está perfeitamente alinhada com os princípios de tal Pacto, que reforçam os ideais do humanismo solidário franciscano de construir um mundo mais justo, próspero, solidário, sustentável e feliz.

Por fim, com o propósito de educar para o humanismo integral e solidário, temos a satisfação de apresentar mais um relatório de atividades do Bom Jesus Social desenvolvidas por profissionais e alunos no ano de 2021. Parabenizamos a todos os envolvidos nessa missão de proporcionar melhores condições de vida às pessoas que se encontram nas periferias geográficas e existenciais.

Boa leitura a todos!

Frei João Mannes, OFM