35 minute read

Paraná

Next Article
São Paulo

São Paulo

Cooperativa Catamare: trata-se de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. O local foi fundado em 2006 e está localizado no bairro Boqueirão. Educação Infantil e Ensino Fundamental − desde 1996 N.o de alunos: 1 122 Gestora: Mônica A. Jonsson

SORRISO NO ROSTO

Durante o primeiro semestre, a Unidade promoveu uma arrecadação de máscaras de tecido devidamente higienizadas para doação à Cooperativa Catamare e outros 42 barracões de reciclagem.

Segundo os responsáveis pela instituição, grande parte dos catadores de produtos recicláveis não tem condições de comprar esses produtos, ficando, dessa forma, mais vulnerável à contaminação e também à proliferação de covid-19.

Assim sendo, por meio do engajamento da comunidade escolar, foram arrecadadas 2 300 máscaras, beneficiando mais de 1 570 pessoas.

“Estamos felizes por um ato tão nobre de toda a comunidade escolar do Bom Jesus Água Verde. Com certeza essas máscaras darão segurança e dignidade para nossos catadores de recicláveis. Gratidão a todos!”

Lia – responsável pela cooperativa

Alunas do 9.o ano da Unidade promoveram uma campanha de arrecadação de absorventes. A iniciativa vai ao encontro de milhares de crianças e adolescentes que não possuem condições de comprar esse item básico de higiene e saúde, muitas vezes deixando de ir à escola por conta do ciclo menstrual. A ação arrecadou centenas de doações que foram entregues ao Projeto Resgate, da Comunidade Vila Pantanal no bairro Alto Boqueirão, beneficiando um total de 500 pessoas.

“O projeto foi de suma importância e beneficiou muitas meninas e mulheres carentes da comunidade. Projetos assim elevam a autoestima e a dignidade das pessoas.”

Leonice Piske – coordenadora do Projeto Resgate

Projeto Resgate Comunidade Vila Pantanal: a iniciativa atua há 19 anos no local, com o intuito de auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade que moram na comunidade Vila Pantanal, no bairro Alto Boqueirão.

PALAVRAS QUE ADOÇAM

Na Unidade, toda a comunidade escolar participou da elaboração de um vídeo em homenagem aos profissionais de saúde que trabalham no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. A ação também contou com cartas e bilhetes escritos por alunos da Educação Infantil.

Santa Casa de Misericórdia de

Curitiba: inaugurada em 1880, o local foi o primeiro hospital da capital paranaense. A instituição tem capacidade para mais de 14 mil internamentos por ano, entre pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares.

CRIANÇA AJUDANDO CRIANÇA

A campanha mobilizou alunos, docentes e funcionários administrativos da Unidade a arrecadar doces para as crianças matriculadas na Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo. Todos os itens arrecadados foram distribuídos em kits, com embalagem personalizada, contendo diversos doces, como barra de chocolate, bolacha recheada, pacote de balas, entre outros. As doações foram entregues na semana do Dia das Crianças, beneficiando um total de 600 crianças. Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo: localizada no bairro Parolin, em Curitiba (PR), a instituição oferece do 1.o ao 5.o ano do Ensino Fundamental. Por estar em uma região carente, uma parcela dos estudantes matriculados encontra-se em situação de vulnerabilidade.

Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1958 N.o de alunos: 1 599 Gestora: Suzete Maria Salvaro Beal

#GRATIDÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

No mês de abril, alunos da Unidade escreveram cartas de agradecimento aos profissionais de saúde do Hospital Santa Casa de Misericórdia. As mensagens foram disponibilizadas nos murais, e-mails e na intranet do hospital.

Santa Casa de Misericórdia de Curitiba: inaugurada em 1880, o local foi o primeiro hospital da capital paranaense. A instituição tem capacidade para mais de 14 mil internamentos por ano, entre pacientes do SUS, convênios e particulares.

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de bombons com os alunos do 1.o ao 4.o ano do Ensino Fundamental. Por meio da iniciativa, os estudantes doaram bombons e organizaram kits com o lema Amorografia – Amar É o Caminho para a Transformação. Os presentes foram entregues ao responsável do Lar Batista Esperança e distribuídos a 48 crianças e adolescentes da instituição.

Lar Batista Esperança: instituição de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, com finalidade de amparar e cuidar de crianças e adolescentes em casas-lares.

PENSAR COM O CORAÇÃO É ASSIM: CADA UM PROMOVE MUDANÇA À SUA VOLTA!

Alunos da 2.a série do Ensino Médio usaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de Química para produzir álcool gel para doação. Os estudantes também arrecadaram máscaras descartáveis. Todos os donativos foram entregues à população vulnerável e em situação de rua, com ajuda do frei Alexandre Magno, pároco da Paróquia Bom Jesus dos Perdões. A ação beneficiou 300 pessoas.

Paróquia Bom Jesus dos Perdões: fundada em 1909, está localizada no centro de Curitiba e ao lado do Colégio Bom Jesus. O local recebe a população em situação de rua que diariamente vai em busca de alimentos e produtos de higiene.

PROJETO VIAJA LIVRO

No mês de novembro, em parceria com a FAE Centro Universitário, a Unidade promoveu a arrecadação de livros infantojuvenis para serem doados à iniciativa Freguesia do Livro. Durante a ação, os alunos foram incentivados a depositar as doações em tambores coloridos espalhados pela escola. Por meio da ação, foram arrecadados um total de 810 exemplares.

“A equipe da Freguesia do Livro agradeceu muito, pois foi uma mega-arrecadação. Foi muito gratificante!”

Juliana Bolf – professora da FAE Centro Universitário

Freguesia do Livro: trata-se de um movimento voluntário que colabora com ONGs, promovendo a doação de livros em comunidades.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999 N.o de alunos: 2 095 Gestora: Cleide de Lourdes Barbosa Machado

CARTAS QUE ABRAÇAM

Como forma de demonstrar gratidão aos profissionais que trabalham em hospitais em época de pandemia, alunos da Unidade produziram cartas aos funcionários do Hospital Universitário Cajuru e também ao Hospital Marcelino Champagnat. As mensagens foram entregues a 1 400 pessoas, juntamente com um Tau e um marcador de páginas com a oração de São Francisco de Assis. No dia do evento, os profissionais da UTI receberam 200 kits de lanches cedidos pela It’s Cool. O evento de entrega contou com a participação da Banda de Música da Polícia Militar.

“Quero agradecer pela homenagem que os alunos e profissionais do Colégio Bom Jesus Lourdes prestaram a nós, profissionais de saúde, que estamos na linha de frente no combate ao covid. Dentre todas as mensagens, duas me foram muito especiais.

A primeira foi a Oração da Paz, de São Francisco. Para mim, uma mensagem que transmite a ideia de sermos influência positiva na vida do próximo e, de alguma forma, conseguir amenizar o sofrimento alheio.

A segunda foi uma carta escrita por um dos diversos alunos que nos enviaram mensagens de agradecimento e motivação. A minha, em específico, foi escrita pelo aluno Vitor, do 9.o ano, que, apesar de ser jovem em idade, conseguiu me transmitir uma mensagem com conteúdo inteligente, mas, principalmente, extremamente humano [...].”

Anselmo Hoffmann Filho – médico

Hospital Universitário Cajuru: fundado em 1958, trata-se de um hospital geral, privado, filantrópico e com tradição e ênfase no atendimento ao trauma e à emergência. Localizado no bairro Cristo Rei, a instituição pertence ao Grupo Marista.

Hospital Marcelino Champagnat: inaugurado em 2011, localizado também no bairro Cristo Rei, o hospital é referência nacional no atendimento humanizado e em diversas especialidades. A instituição também faz parte do Grupo Marista.

BOM JESUS DIVINA PROVIDÊNCIA | CURITIBA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.o de alunos: 911 Gestora: Andréa Regina Eckel PROMOÇÃO DO VOLUNTARIADO

Por meio de uma parceria com a Casa de Apoio ao Imigrante (Amim), a Unidade promoveu diversas ações em benefício de uma comunidade em Piraquara, que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade, muitos deles imigrantes de países como Venezuela e Haiti. Entre as iniciativas, destacam-se reuniões, entrevistas, palestras sobre cuidado com o meio ambiente, palestras de apoio às mulheres, além de encontro com jovens voluntárias da Inglaterra, da Alemanha e dos Estados Unidos. Foram realizadas também ações em prol de crianças que perderam suas famílias. As atividades ocorreram on-line e presencialmente e contaram com a colaboração dos que participam do projeto Semeando o Bem.

No mês de dezembro foram entregues 500 quilos de alimentos não perecíveis. Os donativos foram arrecadados na Unidade por meio do sistema drive-thru.

As alunas que fazem parte do Semeando o Bem gravaram um vídeo explicando e incentivando a importância dessas doações para a comunidade atendida.

“[...] Quantas doações! Agradecemos imensamente por cada uma dessas doações ao longo do ano. Sabemos que partiram de corações generosos e que se sensibilizaram pela necessidade do outro. As famílias carentes atendidas receberam com os corações aquecidos pela generosidade e fraternidade demonstradas por todos vocês.

Em nome das famílias Amim nossa gratidão. O ano de 2022 nos espera. Com companheirismo e solidariedade, a jornada fica mais suave. Deus vos abençoe.”

Professora Izabel Neckel – Amim

Associação Missão para o Mundo (Amim) − Casa de Apoio ao Imigrante: a instituição atua no atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, com atenção especial às crianças e às famílias migrantes e refugiadas.

A educação, precisamente porque tem por objetivo tornar a pessoa mais humana, só pode realizar-se autenticamente em um contexto relacional e comunitário.

CNBB, op. cit., n.o 167, p. 66.

Social

Bom Jesus BOM JESUS SEMINÁRIO | CURITIBA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – Desde 2021 N.o de alunos: 370 Gestor: Robson Fernando Oldenburg PÁSCOA SOLIDÁRIA: DIVIDIR TAMBÉM É SOMAR

Por meio da ação, os alunos da Unidade compartilharam chocolates e bombons que foram distribuídos em cestas de Páscoa fornecidas pelo setor de Marketing do Bom Jesus. As doações foram entregues às crianças da Associação Beneficente de Mãos Unidas, beneficiando 60 pessoas.

Aproveitando a oportunidade, a Unidade colaborou com a montagem de uma sala especial, construída no espaço para contação de histórias. Na ocasião, alunos e docentes doaram pufes e almofadas para tornar o ambiente mais aconchegante e alegre para as crianças.

Doação de chocolates. “Ficamos muito felizes com as doações que foram realizadas, mas principalmente pelas crianças que foram agraciadas pelas cestinhas com os chocolates. O sorriso de gratidão no rostinho de cada uma delas foi o maior presente de Páscoa que pudemos receber em troca. Nosso muito obrigado a todos os envolvidos na ação, alunos, familiares, professores e funcionários. Nosso agradecimento também à Associação Beneficente de Mãos Unidas, que intermediou as doações e fez com que os brindes chegassem às mãos das crianças da comunidade.”

Robson Oldenburg – gestor da Unidade Bom Jesus Seminário

Doação de almofadas e pufes.

Associação Beneficente de Mãos

Unidas: a instituição atua nas áreas social, educativa e missionária, realizando atividades de acolhimento, diálogo e inclusão, além de promover doações a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A Unidade também doou seis cestas básicas para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que distribuiu os donativos a famílias carentes da região.

COLÉGIO SESC SÃO JOSÉ | CURITIBA

Ensino Médio – desde 2008

N.o de alunos: 820 Gestora: Marlene Kochinski

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Realizado em prol de estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Estadual São Pedro e São Paulo, a iniciativa contou com o auxílio de um docente e de alunos do Bom Jesus para abordar a importância da iniciação científica para a sociedade. Durante os encontros, realizados semanalmente de forma on-line, os estudantes interessados puderam saber um pouco mais sobre a metodologia científica, a pesquisa em cada componente curricular, entre outros assuntos. A iniciativa beneficiou um total de 50 alunos.

PROJETO LITERATURA SEM FRONTEIRAS

A iniciativa beneficiou alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual São Pedro e São Paulo com o compartilhamento de arquivos em PDF com o conteúdo referente às obras literárias cobradas no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O material auxiliou 60 estudantes na preparação para o exame, pois até o momento eles não tinham acesso ao repertório que foi disponibilizado.

Colégio Estadual São Pedro e São Paulo: fundado em 1995, o colégio está localizado em Campo Largo e oferece Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial.

Social

Bom Jesus BOM JESUS INTERNACIONAL ALDEIA | CAMPO LARGO

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 1981 N.o de alunos: 650 Gestora: Elizabeth Portela de Almeida HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Em homenagem aos profissionais que trabalham no Hospital do Rocio, a Unidade enviou um baú, confeccionado artesanalmente, com felicitações de saúde, alegria e agradecimento a todos que estão dedicando seu tempo em favor do próximo. A entrega do material foi realizada no mês de maio.

Hospital do Rocio: com capacidade para 6 000 atendimentos, o hospital atende a pacientes do SUS e também particulares, bem como planos de saúde.

ESCOLA BOM JESUS MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL | CAMPO LARGO

Ensino Fundamental para alunos com necessidades educativas especiais – desde 1983 N.o de alunos: 23 Gestora: Mônica Regina Bertoldi Munhoz da Rocha

DOAÇÃO DE ROUPAS E CALÇADOS PARA FAMÍLIAS CARENTES

No mês de novembro, a Unidade promoveu a arrecadação de roupas e utensílios domésticos para o Movimento de Integração Cristã (MIC) – ação social para famílias carentes. A iniciativa foi realizada em lembrança ao Dia Mundial dos Pobres, celebrado no dia 13 de novembro, resultando em um total de 211 itens, os quais beneficiaram famílias em situação de vulnerabilidade social.

Movimento de Integração Cristã (MIC): ação social para famílias carentes, localizado na Vila Gilcy, em Campo Largo. A instituição promove ações sociais em prol de indivíduos e de famílias carentes do município.

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 2002

N.o de alunos: 331 Gestora: Patrícia Daiani Dias

HOMENAGEM A PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Alunos do 7.o ano da Unidade prepararam bolachas e produziram cartões com mensagens de agradecimento aos profissionais que trabalham nas unidades de saúde Mauá e Osasco.

A entrega contou com a presença da gestora da Unidade e também do frei Claudino Gilz, que aproveitou a oportunidade para proferir algumas palavras a respeito da importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da área de saúde, além de uma bênção. Aproximadamente 60 funcionários foram homenageados.

Alunos produzem bolachas. Confecção de cartão.

Lembrança entregue aos docentes. Entrega e homenagem na Unidade de Saúde Osasco.

Entrega e homenagem na Unidade de Saúde Mauá. Unidade de Saúde Mauá: localizada no bairro Mauá, em Colombo.

Unidade de Saúde Osasco: localizada no bairro Campo Pequeno, em Colombo.

CAMPANHA DOAR DE CORAÇÃO – MATERIAIS ESCOLARES

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de materiais escolares novos ou usados, mas em bom estado, para serem doados ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Girassol. A ação resultou em um total de 4 843 itens e 3 831 folhas de papel sulfite.

CMEI Girassol: a instituição está localizada na Vila Mauá, região carente do município. Entre os estudantes matriculados, muitos estão em situação de vulnerabilidade.

AMOROGRAFIA: UMA AÇÃO DE AMOR SEM ESPERAR NADA EM TROCA

Durante o ano, os alunos do 5.o ao 9.o ano do Ensino Fundamental se organizaram para colocar em prática ações individuais e coletivas para beneficiar diferentes pessoas.

Conheça a seguir as iniciativas dos estudantes.

• 5.o ano: campanha de brinquedos – arrecadação de brinquedos e distribuição em uma escola em Campina Grande do Sul e venda de bolos para arrecadar verbas para compra de cestas básicas.

• 6.o ano: elaboração de kits de higiene para a comunidade atendida pela Missão

Gênesis, doação de brinquedos e de uma casinha de jardim, reformada com a mão de obra de alunos e familiares.

• 7.o ano: elaboração de 40 kits de materiais escolares para as crianças atendidas pela Missão Gênesis. Confecção de 40 estojos feitos por uma mãe de aluno para compor os kits. Doação de brinquedos para o Natal, confecção de cartões para os docentes e bolachas para homenagear os pais.

• 9.o ano: elaboração de 40 kits com guloseimas para as crianças atendidas pela

Missão Gênesis, além de ações individuais como doação de brinquedos, alimentos, entre outros.

BOM JESUS SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009 N.o de alunos: 706 Gestora: Stela Regina Gressler Wontroba CALÇANDO VIDAS, AQUECENDO CAMINHOS

A campanha promoveu uma arrecadação de calçados usados e em bom estado para serem doados às crianças da Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan. Percebendo também outras necessidades apresentadas pela instituição beneficiada, a Unidade promoveu um bazar para arrecadar fundos em prol da escola. O evento foi realizado no mês de setembro, beneficiando um total de 400 pessoas.

“Muitas pessoas da nossa equipe sofreram perdas durante a pandemia e estávamos buscando forças e motivação para seguir adiante. Logo no dia seguinte ao retorno dos alunos à escola, recebemos as doações e a esperança se renovou. Só podemos desejar que Deus abençoe a vocês, por tanta generosidade. Nosso carinho e respeito à equipe do Bom Jesus.”

Gislene Krug Gibrim – diretora da Escola Leonilda Ravaglio Trevisan

Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan: localizada no bairro Jardim Itália, a instituição oferece Ensino Fundamental.

A Unidade, juntamente da FAE Centro Universitário, participou de uma campanha da sociedade civil organizada de São José dos Pinhais para arrecadar alimentos em prol do Movimento Alimente o Amor. Durante a iniciativa, os estudantes arrecadaram diversos itens que compõem uma cesta básica, culminando em um total de 400 quilos de donativos. As doações foram entregues ao Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro e também a famílias em situação de vulnerabilidade.

“Nós, do Centro de Amparo, agradecemos a toda a família Bom Jesus pela generosa doação de alimentos e agasalhos! Que Deus lhes recompense por tanto amor e solidariedade aos mais fragilizados, que agora mais do que nunca passam tantas provações! Gratidão gera gratidão, amor gera amor!”

Irmã Maria de Lourdes Soares Gomes – responsável pelo Centro de Amparo

Movimento Alimente o Amor: criado para arrecadar cestas básicas e alimentos para entregar às famílias vulneráveis do município.

Educar para o humanismo solidário implica, também, trabalhar por uma verdadeira inclusão, considerando o que é próprio de cada cultura e de cada contexto, sempre com o olhar cuidadoso para as gerações futuras.

CNBB, op. cit., n.o 177, p. 70.

BOM JESUS SÃO VICENTE | ARAUCÁRIA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2015

N.o de alunos: 464 Gestora: Dirce Maria Kossar

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Unidade elaborou um vídeo de agradecimento aos profissionais de saúde de vários hospitais de Curitiba. A iniciativa contou com a participação de docentes e funcionários administrativos, que puderam expressar todo o carinho que sentem por aqueles que mais auxiliaram a população durante a pandemia de covid-19. O material foi exibido em diferentes instituições, incluindo o Hospital do Trabalhador.

“[...] vi na data de hoje um vídeo que o Colégio Bom Jesus de Araucária postou em agradecimento aos profissionais da área de saúde; como é o meu trabalho, não tive como conter as lágrimas, muito lindo, agradeço de coração a cada um de vocês que participaram do vídeo, esses gestos fazem toda a diferença em nossas vidas, muito obrigada mesmo, que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós.”

Caroline Borin – profissional da área de saúde e mãe de aluna Bom Jesus

Em lembrança ao Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo papa Francisco, a Unidade promoveu uma arrecadação de alimentos em prol do Instituto Schnorr, beneficiando um total de 180 pessoas, entre crianças e famílias atendidas pela entidade. Além dos alimentos, também foram distribuídos kits de higiene pessoal doados pelos alunos do Terceirão.

“A ajuda chegou na hora exata, temos muitas crianças cujas famílias estão passando por momento de extrema escassez, e no projeto elas encontram a única fonte de esperança. Agradecemos de coração à escola por tudo.”

Reginaldo Dias Damacena – responsável pelo instituto

Instituto Schnorr: organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza atividades educativas, esportivas e culturais para crianças e suas famílias. A instituição é localizada no bairro Campina da Barra e atende atualmente a 60 crianças.

INICIATIVAS CONTEMPLADAS POR CAMPANHA DOS FERAS 21 E DA FAE

No mês de outubro, a Unidade participou de diversas campanhas criadas e organizadas por alunos e docentes do 3.o ano da Educação Básica. Nesse período, os estudantes do Ensino Médio e também da graduação da FAE divulgaram as ações e angariaram donativos que foram doados a diferentes instituições.

As iniciativas contempladas pela campanha foram:

• lenços para cabelo, doados à APACN em Curitiba;

• cuidados e maquiagem, realizada na ONG EVA, em Araucária;

• doação de livros literários (infantojuvenis) para a Escola Estadual

Dom Orione, em Curitiba;

• doação de ração para cães e gatos, em prol da instituição Defesa

Animal, localizada na Lapa;

• doação de brinquedos ao Pequeno Cotolengo, em Curitiba.

NATAL SOLIDÁRIO, UM SIMPLES GESTO, UM GRANDE BEM

Para fazer o Natal das famílias assistidas pela Casa de Acolhimento 1 e 2, bem como da ONG Schnorr, a Unidade arrecadou itens para a ceia natalina.

A iniciativa beneficiou 50 pessoas. OUTRAS INICIATIVAS DESENVOLVIDAS PELA UNIDADE

Além das atividades mencionadas, outras iniciativas da Unidade foram:

• arrecadação de tampinhas plásticas para a venda e doação da renda para entidades assistenciais;

• plantio de vegetais que foram doados à Casa de

Acolhimento I, de Araucária. O plantio foi realizado pelos alunos, durante as aulas de Educação Física.

BOM JESUS MÃE DO DIVINO AMOR | ARAPONGAS

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016 N.o de alunos: 626 Gestora: Denize de Fátima Branco Manfrin DOCE GRATIDÃO

Como forma de gratidão aos profissionais de saúde em atuação durante a pandemia no Hospital Norte Paranaense (Honpar), os alunos do Colégio Bom Jesus Mãe do Divino Amor, sob a orientação dos docentes, escreveram cartas com intuito de promover alento, amor, carinho, encorajamento, gratidão e esperança.

As cartas e os desenhos com recados produzidos em sala de aula foram entregues aos 288 profissionais no dia 9 de julho.

Social

Bom Jesus “Hoje eu venho aqui, em nome de todos os profissionais de saúde, agradecer cada demonstração de carinho, as orações recebidas e as boas energias, o que para nós fez toda diferença. Sabemos que a luta ainda não terminou, mas sabemos que podemos contar com cada um de vocês, então ficam aqui registrados os nossos mais sinceros agradecimentos.”

Aline Gois – enfermeira do Honpar

Hospital Norte Paranaense (Honpar): fundado em 1993, trata-se de uma entidade privada, sem fins lucrativos. A instituição presta atendimento a pacientes com patologias oncológicas, clínicas, entre outras.

FAZER O BEM FAZ BEM

A Unidade arrecadou livros e brinquedos novos ou usados para a Paróquia São Vicente Pallotti, instituição que promove o projeto Mercado Solidário − iniciativa que arrecada donativos para famílias carentes ou vítimas de covid-19. A ação também contou com a participação dos alunos do Terceirão, que embalaram todas as mais de 230 doações entre livros e brinquedos, contribuindo para o Dia das Crianças de crianças de 0 a 10 anos em situação de vulnerabilidade.

Paróquia São Vicente Pallotti: fundada em 1964, a instituição está localizada no bairro Vila Nova.

PLANTANDO O BEM

Com o auxílio dos alunos do Ensino Médio, em 2021, a Unidade promoveu o plantio e o cultivo de hortaliças no CMEI Helena Escobal. Durante as atividades foram plantados legumes e verduras, como alface, beterraba, rabanete, cenoura, brócolis, entre outros. A iniciativa beneficiou as 70 crianças que frequentam a instituição, incentivando o hábito de consumir alimentos saudáveis.

CMEI Helena Escobal: localizado no centro do município, a instituição atende atualmente a um total de 70 crianças.

Social

Bom Jesus BOM JESUS CARLOS DÉMIA | MARINGÁ

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2018 N.o de alunos: 284 Gestor: Denis A. Bosso A Unidade contribuiu amplamente com arrecadação de donativos para a ação da Festa Junina Solidária, disponível na página 182.

BOM JESUS SANTO ANTÔNIO | ROLÂNDIA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.o de alunos: 434 Gestora: Patrícia Bordim Pinceli ATOS DE GENEROSIDADE

Pensando no trabalho desenvolvido por profissionais de saúde durante a pandemia de covid-19, alunos da Unidade promoveram uma ação em prol da Associação Beneficente Hospital São Rafael. Por meio da atividade, os estudantes produziram cartas e cartazes de agradecimento e incentivo aos profissionais. Além disso, também promoveram uma arrecadação de produtos de limpeza para atender a uma necessidade do hospital.

“[...] No mundo em que estamos vivendo, em que necessitamos de empatia, amor ao próximo e falar mais de Deus ao ser humano, nós como hospital tivemos a alegria e a graça de sermos presenteados com essa ação solidária e magnífica do Colégio Bom Jesus, assim sendo uma lição de vida a muitas pessoas. O Hospital São Rafael quer imensamente dizer MUITO OBRIGADO pela iniciativa [...].”

Sirlei Gomes da Silva – responsável pelo departamento comercial da Associação Beneficente São Rafael

BÊNÇÃO SOLIDÁRIA

Em 2021, durante a Bênção dos Animais, evento que faz parte do Tempo Franciscano, a comunidade escolar pôde auxiliar os animais acolhidos pela ONG Amar. As famílias que levaram seu bicho de estimação para receber a bendição do frei Mário Knapik foram incentivadas a doar um quilo de ração. A iniciativa arrecadou muitos donativos.

“A Amar se sentiu gratificada pelo Colégio Bom Jesus em relação ao reconhecimento do trabalho da ONG com os animais de Rolândia. Para nós, o Bom Jesus está sendo mais um exemplo na nossa cidade para ensinar aos alunos a conscientização de bons tratos aos animaizinhos e doando alimentos para que possamos alimentá-los, pois nossa despesa é grande. Graças às atitudes dessa valiosa instituição de ensino, temos coragem e incentivo para continuar a batalhar pelos bichinhos que tanto sofrem pelo abandono e pelos maus-tratos."

Regina Célia Cabral Rodrigues – presidente da instituição

Associação Mundo Animal de Rolândia (Amar): a instituição atua no cuidado com animais de rua e em situação de abandono, atendendo aproximadamente cem animais por mês. Entre as iniciativas promovidas, destacam-se as castrações, atendimentos veterinários, feira de adoções, entre outros.

Uma educação humanizada não pode limitar-se a fornecer um serviço de formação, mas também cuidar dos seus resultados no horizonte das capacidades pessoais, morais e sociais dos participantes no processo educativo. Não pede simplesmente ao professor para ensinar e ao aluno para aprender, mas exorta cada um a viver, estudar e agir de acordo com as premissas do humanismo solidário.

CNBB, op. cit., n.o 226, p. 87.

BOM JESUS NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO | PARANAGUÁ

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009 N.o de alunos: 527 Gestora: Monica Krzyzanovski POTE DA GRATIDÃO

No mês de junho, os alunos do Nível A até o Terceirão registraram mensagens de gratidão aos funcionários do Hospital Regional do Litoral. Além desse gesto de gratidão, também escreveram mensagens desejando melhoras para os pacientes que estavam em tratamento no hospital. As mensagens foram colocadas no “Pote da Gratidão”.

No dia 1.o de julho, os profissionais da área de saúde do hospital (médicos, enfermeiros, direção-geral, assistente social e psicóloga) receberam os potes, que foram entregues por alguns alunos representando a comunidade escolar.

A ação envolveu 600 pessoas, entre funcionários e alunos da Unidade, e beneficiou aproximadamente 800 pessoas.

“Ser lembrado pela escola por meio do 'Pote da Gratidão' faz com que nosso trabalho, riscos e desafios acompanhados de esgotamento valham a pena. Na ocasião, os pais dos alunos foram representados pelo casal de colaboradores, enfermeira Maria Angélica Gimenes Vassoler e o médico Nilton Cavalheiro Vassoler, que atuam no HRL. O nosso agradecimento aos dirigentes, professores, alunos e colaboradores da escola pela sensibilidade e iniciativa.”

Simone Aparecida Peruzzo – diretora-geral do Hospital Regional do Litoral Hospital Regional do Litoral: fundada em 2009, a instituição está localizada no município de Paranaguá. Atualmente conta com uma moderna estrutura, possui 49 leitos de UTI e atende a pacientes do litoral do Paraná.

No mês de outubro, a Unidade promoveu a doação de produtos de higiene pessoal, por meio da participação dos alunos do Terceirão. A ação incentivou os estudantes a doar os produtos e, em troca, eles receberam as apostilas de revisão final para a preparação ao vestibular. Os donativos foram encaminhados ao Instituto Peito Aberto e fizeram parte das cestas mensais que o instituto entrega às mulheres em tratamento contra o câncer de mama. No total, 61 mulheres foram beneficiadas.

“Em parceria com o Colégio Bom Jesus, conseguimos complementar nossas cestas com produtos de higiene pessoal e fazer a diferença na vida de nossas guerreiras.”

Fabiana Parro – diretora-executiva do Instituto Peito Aberto Instituto Peito Aberto: formado em 2013, o instituto trabalha no acolhimento de mulheres em tratamento contra o câncer de mama. No local, são realizados diversos projetos que envolvem oficinas de costura, aulas de dança, treinos funcionais, ioga, além de atendimentos por profissionais da área de saúde.

Um Bom Natal é Feito de Amor

Em dezembro, os alunos da Educação Infantil ao 5.o ano do Ensino Fundamental participaram de uma campanha em prol de crianças de comunidades carentes do munícipio. Em sala de aula, os estudantes decoraram sacolas de papel kraft com enfeites natalinos e, em seguida, levaram para casa com a missão de colocar a doação de um brinquedo novo ou usado, mas em bom estado. A iniciativa resultou em um total de 219 doações, as quais foram entregues ao Instituto Palazzolo e posteriormente distribuídas a crianças carentes.

Instituto Palazzolo – Irmãs dos Pobres: fundado em 1991, o instituto promove evangelização e auxílio aos mais necessitados. “Venho com esta agradecer pela generosa doação de brinquedos, fruto da ação social realizada pelo vosso Colégio. Esses brinquedos em parte serão distribuídos hoje aqui na nossa instituição e em parte sábado, dia 18, na comunidade Palazzolo, que fica no bairro Rio da Vaca, um dos mais carentes da nossa cidade, onde junto com a nossa Paróquia Santa Josefina Bakhita estamos iniciando uma missão de evangelização e promoção humana.”

Irmã Maria Grazia Leidi – diretora do Instituto Palazzolo

BOM JESUS SÃO JOSÉ – RIO NEGRO

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005 N.o de alunos: 451 Gestora: Zeliane Maria Virgilio Trisotto PÁSCOA SOLIDÁRIA

A campanha contou com a colaboração de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio por meio da doação de diversas caixas de bombons. As doações foram encaminhadas ao CMEI Silvestre Maess e também à Associação Mafrense de Pessoas Ostomizadas (AMO). Oito funcionárias da Unidade participaram das entregas que beneficiaram um total de 256 pessoas entre crianças e adultos.

Páscoa Solidária – AMO.

CMEI Silvestre Maess. “[...] percebemos o empenho, carinho, dedicação e amor na preparação das cestinhas das crianças. Em nome das famílias, das crianças, professores e da direção, expressamos nosso agradecimento aos alunos, funcionários, professores, coordenação e direção do Colégio Bom Jesus São José – Rio Negro/PR."

Marilyn E. Caetano de Francisco – diretora do CMEI Silvestre Maess

CMEI Silvestre Maess: fundado em 2012, o local oferece Educação Infantil para crianças de 0 a 5 anos.

Associação Mafrense de Pessoas Ostomizadas (AMO): fundada em 1997, a instituição presta serviço de apoio e assistência às pessoas ostomizadas e seus familiares.

CAMPANHA DE ALIMENTOS − JUNTOS PARA O PLANETA E PARA AS PESSOAS

Como parte do Festival da Primavera, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos em prol do Hospital Bom Jesus.

A iniciativa contou com a participação dos alunos do 2.o ao 5.o ano do Ensino Fundamental, resultando em um total de 131 quilos de mantimentos, que foram entregues à instituição.

Hospital Bom Jesus: inaugurado em 1924, o hospital foi construído para atender à população que até então dispunha de um atendimento de saúde precário. Atualmente administrado pela Sociedade Hospital Bom Jesus, a instituição é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Possui mais de 80 profissionais e atende principalmente à população dos municípios de Rio Negro (PR) e Mafra (SC).

OUTUBRO ROSA

Em lembrança à data que alerta sobre a importância do combate ao câncer de mama, a Unidade promoveu diferentes ações em prol das pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer. As ações contaram com a presença de algumas pacientes, que durante o encontro tiveram um momento de relaxamento e meditação, assistiram a uma apresentação artística, participaram da Oração da Paz, de Francisco de Assis, e desfrutaram de um lanche. Durante o evento, as visitantes também receberam sabonetes confeccionados pelos próprios alunos na aula de laboratório de ciências.

“As pacientes ficaram muito gratas pela manhã que foi proporcionada a elas. Nesse dia, a escola inteira se envolve e se empenha para que o dia fique ‘rosa’, como deve ser o mês que é dedicado à prevenção e à conscientização.”

Marilize França Martins – professora de Educação Física na Unidade

Rede Feminina de Combate ao Câncer: a instituição atende a pacientes oncológicos, promovendo acolhimento, informação e orientação em questões relacionadas ao câncer.

UM BOM NATAL É FEITO DE AMOR

A Unidade disponibilizou sacolas de papel kraft, que foram enfeitadas pelos alunos com símbolos natalinos. As embalagens foram levadas para casa e no dia seguinte os estudantes devolveram com um brinquedo usado, mas em bom estado. Os presentes foram doados às crianças da creche Marilyn E. Caetano de Francisco e também do CMEI Tia Fani. A iniciativa resultou em um total de 318 brinquedos, possibilitando, assim, que cada criança recebesse três presentes.

Entrega no CMEI Silvestre Maess.

Entrega no CMEI Tia Fani.

Entrega no CMEI Silvestre Maess. CMEI Silvestre Maess: fundada em 2012, a instituição está localizada no bairro São Judas Tadeu e oferece Educação Infantil para as crianças da região.

CMEI Tia Fani: localizado no bairro Volta Grande, a instituição também oferece Educação Infantil.

PRÉDIO LAMENHA LINS | CURITIBA

Centro de Estudos e Pesquisas, Editora Bom Jesus, Lace Language Center e outros setores administrativos do Grupo Educacional Bom Jesus.

DOAÇÕES PARA A ALDEIA ARAÇAÍ

Entre os meses de outubro e novembro, os funcionários do Prédio Lamenha Lins, em Curitiba, e também do Prédio Administrativo Remanso, em Campo Largo, fizeram uma campanha em prol dos indígenas da Aldeia Araçaí. A ação promoveu a arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal, totalizando 820 itens, os quais foram entregues aos habitantes do local.

Aldeia Araçaí: localizada no município de Piraquara, a Aldeia é formada por indígenas da etnia guarani. Por estarem em uma região de reserva ambiental, não é possível realizar o plantio de alimentos e de hortaliças, dessa forma os moradores vivem basicamente da venda de artesanatos e de doações recebidas.

No final do ano, docentes e funcionários administrativos do Prédio Lamenha Lins participaram de uma campanha em prol do Centro Municipal de Educação Infantil Genoveva Brenner, em Colombo. A ação arrecadou 89 bolas de vinil, que foram doadas às crianças que frequentam a instituição.

KIT DE NATAL

No mês de dezembro, a administração do prédio cedeu 9 kits de congelados para as festas de final de ano a famílias que moram na região da Cidade Industrial de Curitiba e também no município de Fazenda Rio Grande. As entregas também incluíram alimentos não perecíveis, que foram doados por docentes.

This article is from: