3 minute read

Um projeto educativo em prol da promoção do humanismo solidário

A educação compreende um conjunto expressivo de intencionalidades, aspectos, processos metodológicos de ensino e aprendizagem. Decorre ela de processos histórico-formativos que acontecem no âmbito pessoal, familiar, social, acadêmico, profissional, cultural, econômico, artístico, virtual e religioso.

A educação é, por assim dizer, uma atividade humana e divina. De acordo com Azevedo et al. (2021, p. 7),

[...] Educar é um ato eminentemente humano. Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido, quando nos ensinam novos conhecimentos e quando percebemos que em nós existe a profunda sede de aprender e ensinar. Educar é também uma ação divina. A Bíblia nos mostra a história de um Deus que educa seu povo, caminhando com ele, compreendendo suas fragilidades, respeitando suas etapas e alertando diante dos erros. Quando contemplamos as ações e palavras de Jesus, encontramos um caminhar educativo. Sua presença atenciosa junto às pessoas, a relação entre os milagres e a conversão, o uso de exemplos recolhidos do cotidiano, tudo, enfim, nos apresenta Jesus como o grande educador. [...]6

Com base principalmente nas Fontes Franciscanas7 e no documento publicado em 16 de abril de 2017 pela Congregação para a Educação Católica8, o projeto Bom Jesus Social veio a ser sistematizado e implementado no primeiro semestre de 2016 com a intencionalidade de educar ao humanismo solidário por meio do desenvolvimento de ações socioeducativas e solidárias. Esse projeto conta já com um considerável conjunto de ações solidárias e socioeducativas desenvolvidas, cujos registros podem ser conhecidos em detalhes acessando e lendo os Relatórios do Bom Jesus Social de 20169, de 201710 , de 201811, de 201912 e de 202013 .

Nas páginas a seguir, o leitor terá a alegria de conhecer algumas das ações solidárias e socioeducativas do ano de 2021, protagonizadas por gestores, assessores pedagógicos, funcionários administrativos, docentes e alunos de cada Unidade do Colégio Bom Jesus em benefício da comunidade, especialmente dos menos favorecidos e pobres. Ações solidárias e socioeducativas em prol da defesa e promoção dos direitos humanos, do fomento à prática do voluntariado, do cuidado do meio ambiente (da Casa Comum)14, do respeito à diversidade, entre outras tantas intencionalidades.

Educar ao humanismo solidário é, nesse sentido, mais do que um projeto em curso. É, sim, a esperança de um mundo mais fraterno15, sustentável e feliz. É, sim, um ponto de partida para uma vida em plenitude, sem ninguém mais passando fome ou sede, sem ninguém mais sendo discriminado por motivo de raça, cor, condição social, sem ninguém mais destituído de consideração em relação a seus direitos, sem ninguém mais privado do mais elementar, ou seja, de alimento, moradia, cuidado e amor.

Frei Claudino Gilz | Coordenador do Bom Jesus Social

7  SILVEIRA, I. (org.). São Francisco de Assis: escritos e biografias de São Francisco de Assis, crônicas e outros testemunhos do primeiro século franciscano. Petrópolis: Vozes, 1982. 8 CONGREGACIÓN PARA LA EDUCACIÓN CATÓLICA. Educar al humanismo solidario: Para construir una “civilización del amor” 50 años después de la Populorum Progressio.

Madrid: San Pablo, 2017. 9  Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio2016/. Acesso em: 3 nov. 2021. 10 Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio-2017/. Acesso em: 3 nov. 2021. 11 Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio-2018/. Acesso em: 3 nov. 2021. 12 Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio-2019/. Acesso em: 3 nov. 2021. 13 Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio-2020/index.html. Acesso em: 3 nov. 2021. 14 FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica do Sumo Pontífice Francisco ‘Laudato si’ – sobre o cuidado da casa comum. Tradutor desconhecido. São Paulo: Paulus/Loyola, 2015. 15 FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social. Assis (Itália), 3 out. 2020. n. 54.

Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html. Acesso em: 3 nov. 2021.

This article is from: