Issuu on Google+

PORCELANATOS POLIDOS 1. Após a limpeza e a remoção de resíduos de argamassa e rejunte, é recomendado impermeabilizar o Porcelanato. Todo produto polido (mármores, granitos e porcelanatos) apresentam uma micro porosidade em suas superfícies. Para evitar manchas nesses produtos devemos realizar impermeabilizações periódicas. 2. Após a limpeza final da obra, certifique-se de que toda extensão das peças estão totalmente limpas e aplique uma camada de impermeabilizante (vide PRODUTOS INDICADOS PELA ELIZABETH), seguindo sempre as recomendações de aplicação do fabricante.

MANUTENÇÃO DIÁRIA 1. A Limpeza diária deve ser feita com sabão neutro e saponáceo cremoso (CIF). Não exagere na quantidade de detergente. Lembre-se, detergente neutro é sempre amarelo. 2. Não use produtos aditivados com flúor em sua composição.

PRODUTOS INDICADOS PELA ELIZABETH 1. Para remover a cera: Removedor de Cera Max – Manchester - Hidrorepell 2. Para limpeza pesada: Limpeza Pesada Max – Manchester - Hidrorepell 3. Para impermeabilização: Selador Max – Manchester - Hidrorepell 4. Impermeabilizante para porcelanatos escuros: Selador Superblack – Manchester - Hidrorepell No site da Elizabeth, você pode encontrar onde pode comprar produtos da Machester - Hidrorepell

GARANTIA De acordo com que reza o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para reclamar sobre defeitos aparentes e de fácil constatação em produtos duráveis é de 90 dias a partir da entrega efetiva do produto. É indispensável ter em mãos a nota fiscal de compra do material.

SAC Qualquer dúvida entrar em contato com o SAC do Grupo Elizabeth. Região Sul: (48) 3461-2710 Central | Norte | Nordeste: 0800-729-2909 Sudeste | Centro-Oeste: (19) 3846-1214

www.grupoelizabeth.com.br

MANUAL DE APLICAÇÃO E USO DO PORCELANATO


TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO 1. As caixas dos produtos deverão ser transportadas na posição vertical e sem nenhum tipo de carga ou peso em cima delas. 2. Amarre-as para que não se movimentem e não tombem com a movimentação do veículo. 3. O armazenamento deverá ser feito com as caixas na vertical, em lugar seco e protegido de intempéries. 4. Os produtos 10X10 devem ser transportados e armazenados na posição horizontal.

RECEBIMENTO 1. Confira os produtos recebidos com o seu pedido, certifique-se se os lotes apresentam a mesma tonalidade, dimensões e classe. Todas as informações acerca do produto estão nas embalagens. 2. Confira as condições das Embalagens – observe se os produtos sofreram algum dano durante o transporte. Exemplo: quebra de cantos, trincas, peças lascadas, etc. 3. Caso o produto que está sendo entregue não conferir com a nota fiscal, não o receba e entre em contato com a revenda ou com o SAC Elizabeth. Em caso de peças danificadas informe imediatamente o SAC Elizabeth.

DICAS ANTES DO ASSENTAMENTO 1. É aconselhável adquirir um adicional de 10% para sobra (em instalações horizontais) e 15% (em instalações diagonais), pois perdas podem ocorrer na instalação, e há possibilidade de dificuldades para encontrar posteriormente lotes com a mesma tonalidade e tamanho. 2. Para um efeito mais harmônico, as peças devem ser assentadas seguindo SEMPRE a orientação da SETA que se encontra na parte inferior do porcelanato. 3. Caso a paginação com juntas não alinhadas seja utilizada, recomenda-se não ultrapassar a medida de 15% da lateral da peça, ou seja, para produtos com lateral de 62 cm, a amarração deve ser de no máximo 9,3 cm. 4. Faça um painel com peças soltas de várias caixas para obter o efeito estético desejado. Verificar se as classes de variação de tonalidade e o PEI do produto recebido correspondem àquelas escolhidas no momento da compra. 5. Certifique-se que a iluminação da obra permita ao colocador a perfeita inspeção do contra piso, bem como, a verificação visual de qualidade do produto, dos lotes de fabricação e quantidade. 6. Defeitos visíveis devem ser reclamados antes do assentamento, pois não serão ressarcidas despesas com assentamento, peças decorativas e demais serviços executados após a instalação. 7. Antes de assentar o produto, certifique-se se o contra piso está nivelado, sem fissuras e com resistência mecânica para suportar os esforços do revestimento. 8. Nunca misture revestimentos cerâmicos de tonalidades e tamanhos diferentes em um mesmo ambiente. Lembre que é sempre importante reservar certa quantidade do mesmo porcelanato para detalhes como acabamentos de registros, recortes sanitários entre outros. 9. Verifique a altura final do contra piso, evitando desníveis entre os ambientes. 10. Para uma instalação eficiente, é muito importante a contratação de um instalador qualificado, tratando-se de um produto nobre são necessários alguns cuidados para garantir a eficácia da instalação. No site do Grupo Elizabeth você encontra Manuais de Instalações, seguindo as normas brasileiras ABNT/NBR 13753/96 e 13818/97. A ELIZABETH NÃO SE RESPONSABILIZA POR PROBLEMAS QUE POSSAM COMPROMETER A QUALIDADE FINAL DESEJADA EM FUNÇÃO DA NEGLIGÊNCIA DAS INFORMAÇÕES RECOMENDADAS ACIMA.

ESCOLHA DA ARGAMASSA 1. Porcelanato: recomendamos a argamassa flexível tipo AC III; 2. Pisos e revestimentos: - Internos: argamassa tipo AC I;

- Externos: argamassa flexível tipo AC II. OBS: para ambientes úmidos (saunas, piscinas, fachadas e similares) recomendamos o uso de argamassa flexível tipo AC III para todos os produtos. EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTE AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DA ARGAMASSA.

RECOMENDAÇÕES 1. O prazo mínimo de cura do contra piso é de 14 dias, evite assentar o produto antes desse período. 2. Para porcelanatos polidos, certifique-se de que o profissional use martelo de borracha na cor branca ou de silicone. Caso seja utilizado o martelo preto, evite o contato direto com as peças cobrindo o martelo com tecido ou plástico, evitando assim, manchas no seu Porcelanato. 3. No decorrer da obra proteger a superfície da placa cerâmica da areia e de entulhos utilizando papelão, lona ou pó-de-gesso especialmente em produtos com superfície brilhante e/ou polida. 4. As juntas de assentamento fazem a união entre as peças cerâmicas. Desempenham um papel importante impedindo o desenvolvimento de tensões de tração excessivas que, na ausência ou insuficiência de dimensões dessas juntas, poderiam alcançar valores críticos e chegar ao desprendimento do revestimento. Utilizar junta de assentamento recomendada na embalagem. ATENÇÃO: JAMAIS INSTALE UM PRODUTO CASO ENCONTRE ALGUMA IRREGULARIDADE, POIS AS DESPESAS DE ASSENTAMENTO, PEÇAS DECORATIVAS E DEMAIS SERVIÇOS EXECUTADOS APÓS A APLICAÇÃO NÃO SERÃO RESSARCIDAS.

REJUNTE 1. Para rejuntamento, recomendamos a utilização de rejunte à base de resina epóxi ou cimentício flexível. 2. Evitar rejuntamento com cores contrastantes com o Porcelanato polido. Dê preferência a cores que harmonizem com o produto. Faça um teste antes em uma pedra separada. 3. Os espaços de juntas devem estar secos e limpos sem nenhum resíduo em pó. 4. Rejuntar somente 72 h após o assentamento do piso. 5. Leia e siga atentamente as instruções do fabricante do rejunte.

LIMPEZA PÓS-OBRA 1. Só inicie o processo de limpeza pós-obra, após 72 h do rejuntamento. 2. Para retirar a cera protetora de porcelanato polido, recomendamos a remoção com álcool 99% (puro) ou removedor de cera para porcelanato (vide PRODUTOS INDICADOS PELA ELIZABETH). Esta limpeza inicial deve ser executada quando se tratar de rejuntamento epóxi de acordo com a orientação da embalagem. 3. A primeira limpeza deve ser feita cuidadosamente, pois, ainda pode haver materiais abrasivos em sua superfície, como cimento e areia. Sendo bem executada a limpeza diária será facilitada. 4. No caso de haver sujeiras impregnadas na superfície do Porcelanato, como excessos de rejunte e cimento que não tenham sido retiradas na primeira limpeza, recomendamos a utilização de produtos, como: Remofácil e ..... 5. Não utilize cerdas de aço ou qualquer outro metal (como esponja de aço). Elas podem riscar, danificar e retirar o brilho do Porcelanato ou do esmalte do revestimento. 6. Não utilize em hipótese alguma, produtos que contenham ácido fluorídrico, ácido muriático em sua fórmula, tais como, xampu para pedras, Semorim, produtos para retirar ferrugem de tecidos ou limpadores que dão brilho em metais. Eles podem causar danos irreversíveis ao produto.


Manual do Porcelanato Elizabeth