4 minute read

Gestão Avançada de Armazenamento a Granel por Refrigeração de Cereais - Ralph E. Kolb

Gestão Avançada de Armazenamento a Granel por Refrigeração de Cereais

Advertisement

Kolb, Ralph E. Frigor Tec GmbH Alemannha ralph.kolb@frigortec.com

Kappis, Reinhard Directo de vendas Latinoamérica reinhard.kappis@frigortec.com

A gestão de armazenamento é responsável por manter a qualidade dos cereais, antes do processamento, e por minimizar as perdas. As técnicas comuns englobam a aeração, a fumigação e a movimentação dos cereais, de forma a evitar que se estraguem devido a calor, insetos ou fungos. Estas três tecnologias são amplamente utilizadas na indústria, mas representam desafios no que diz respeito às condições ambiente e à infraestrutura do armazenamento. É necessária uma boa competência para aplicá-las eficazmente, mas muitas vezes a sua eficiência é limitada ou até falha. Por isso, vale a pena analisar a gestão avançada de armazenamento a granel por refrigeração de cereais.

Figura 1 - Aplicação do refrigerador de cereais no silo

Figura 2 - Geração de calor durante o armazenamento de cereais O fluxo de ar passa pelos cereais e retira o calor dos mesmos. O ar retira o calor dos cereais e sai do depósito. A refrigeração de cereais continua até que todos os cereais a granel tenham sido arrefecidos até à temperatura pretendida de aprox. 10 a 18ºC, dependendo do tempo de armazenamento desejado. De seguida, o refrigerador de cereais é desligado e as aberturas para entrada de ar e ventilação são fechadas. Os cereais arrefecidos são mantidos no depósito até à descarga ou arrefecidos novamente se a temperatura aumentar durante o armazenamento. Princípios de aplicação do silo na Figura 1.

Os resultados da refrigeração de cereais

Prevenção da perda de respiração

Os cereais continuam a respirar após terem sido colhidos. As perdas nos cereais recém-colhidos são principalmente causadas pelo seu aquecimento e respiração celular. A taxa de atividade depende da temperatura e da composição da mistura de cereais, como representado na Figura 2, que causa um aumento exponencial da respiração quanto mais altas elas forem.

A respiração leva à perda de peso dos cereais, aumenta o calor nos cereais e o respetivo teor de água pela oxidação dos hidratos de carbono dos cereais ou gorduras. Um alto teor de água reduz a duração do tempo de armazenamento dos cereais devido ao favorecimento da infestação de bactérias, ácaros, insetos ou fungos. Um refrigerador de cereais reduz a respiração e, por conseguinte, a possibilidade de os cereais se estragarem durante o armazenamento.

Prevenção do desenvolvimento de gorgulho

Gorgulhos e outros insetos podem estragar os cereais armazenados e a sua atividade e desenvolvimento são influenciados

pela temperatura no respetivo ambiente. Uma temperatura acima de 20 a 32 °C é ideal para o desenvolvimento de insetos. No entanto, uma temperatura inferior a 10 a 15°C reduz a atividade. Por isso, os cereais são protegidos quando são arrefecidos. A Figura 3 mostra os detalhes.

Prevenção de fungos ou micotoxinas

O desenvolvimento de fungos depende da temperatura, da humidade relativa do ar e da composição da mistura de cereais. O seu crescimento é evitado no depósito, secando e arrefecendo os cereais. A atividade da respiração dos cereais afeta as suas condições e favorece o crescimento de fungos. Por isso, o perigo da contaminação por fungos não é só o da deterioração dos cereais, mas também o aumento de micotoxinas que afetam a saúde das pessoas e dos animais. A refrigeração de cereais reduz o crescimento de fungos a baixas temperaturas, mesmo se a composição da mistura de cereais for superior a 14% como demonstrado na Figura 4.

Prolongamento do tempo de armazenamento

O período de armazenamento seguro dos cereais é determinado pela composição da mistura e pela temperatura dos cereais. O temporizador de armazenamento, de acordo com a Figura 5, mostra o período previsto de armazenamento seguro dos cereais, fazendo a correspondência da composição da mistura de cereais com a sua temperatura atual. Quando ambas estão ligadas, a secção da linha indica o tempo possível de armazenamento seguro dos cereais no eixo vertical. É evidente que a refrigeração de cereais aumenta a duração do tempo de armazenamento seguro dos cereais. O exemplo mostra que para uma composição de mistura de 14,5%, a duração do tempo de armazenamento seguro a 31°C é de cerca de 18 dias, enquanto que a 10°C aumenta para cerca de 300 dias.

Conclusão

A refrigeração de cereais é uma solução abrangente para a gestão pós-colheita, que preserva os cereais a granel. Os seus benefícios são a poupança de custos na quantidade, qualidade e no processamento dos cereais. A sua aplicação em climas quentes e húmidos permite uma melhoria fundamental do manuseamento dos cereais, uma redução das perdas e uma boa prática de gestão. Estas vantagens já vêm sendo comprovadas há mais de 50 anos.

Figura 4 - Desenvolvimento de fungos em função da temperatura, humidade relativa do ar e composição da mistura de cereais

Figura 5 - Temporizador de armazenamento dos cereais

This article is from: