Foco Livre nº21

Page 1

Porque a vida tem diversos olhares

Foco livre www.focolivre.com.br

editora

GJ

Ano VIII | #21 | Abril de 2022

ENGENHO LANCHES HÁ 25 ANOS COM SABORES E NOVIDADES 365 DIAS DE SOLIDARIEDADE 2A EDIÇÃO É INICIADA

40 ANOS MALHAS FERJU

Páginas 26 e 27

Páginas 10 e 11 Abril, 2022. FOCO LIVRE > 1


2 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


Abril, 2022. FOCO LIVRE > 3


APRESENTAÇÃO

HISTÓRIA E REALIZAÇÕES A nova edição da revista Foco Livre 21, traz uma oportunidade para o prezado leitor, fazer uma viagem e apreciar ao máximo da leitura. Mergulhamos nos 25 anos de história do Engenho Lanches, em seus sabores, organização e em sua dedicação ao melhor para o cliente. Esse prazer é conhecido por milhares de pessoas, do país e do mundo, que passam em Paulo Lopes SC, e sabem que poderão voltar e jamais esquecer que, em um momento da suas vidas, viram e sentiram a delícia do Engenho Lanches. Também apresentamos nesta edição um pouco da história de trabalho de pessoas, empresários e seus desafios. Amigos corajosos de transmitir nesse veículo de comunicação, para saciar o desejo de uma boa leitura. A Foco Livre foi buscar o que mais encanta em pessoas, objetos, e realidade. O nosso sonho é ver clientes satisfeitos e felizes em ter sua marca circulando em uma vitrine impressa com diversos olhares, buscando socializar, comparar e claro, mostrar seu produto com integração entre virtual realidade. Nós da Revista Foco Livre agradecemos imensamente aos apaixonados leitores. Que venham novos momentos com intensidade de boas coisas. Katharina e Fernando Executivos da revista Foco Livre

4 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


Abril, 2022. FOCO LIVRE > 5


EXPEDIENTE DIRETOR-EXECUTIVO - Fernando Carvalho DIRETORA-COMERCIAL - Katharina Siqueira (48) 9 9970.8111 Katharina@grandejornal.com.br REVISÃO DE TEXTOS - Daniellen Doyll FOTOGRAFIAS - Arquivos Pessoais - Banco de Imagens REPORTAGENS - Fernando Carvalho CRIAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO - Liliane Dias (SC 1802-JP) IMPRESSÃO - Gráfica Soller CIRCULAÇÃO - Santa Catarina - Rio Grande do Sul FOTO DA CAPA - Arquivo Engenho Lanches

ÍNDICE

10 40 ANOS DA FERJU 12 25 ANOS DO ENGENHO LANCHES 24 POSTO SIMON E SUA HISTÓRIA 26 AGENDA 365 DIAS DE SOLIDARIEDADE 28 ACADEMIA DE LETRAS DE GUARABIRA 31 CULTIVO DE PITAYA EM IMBITUBA 32 ENTREVISTA COM GRACIELA WIEMES 37 ARTIGO DA JORNALISTA LAYZE REZENDE 38 ALICE NO PAÍS DA PARAÍBA

O GRANDE JORNAL EDITORA LTDA Av Nicolau Bartolomeu Rosa Matos, 655, sala 3, Centro, imbituba - SC Fone: (48) 999764593 996428702 REVISTA FOCO LIVRE Ano 7 - Número 21 - 2022

6 < FOCO LIVRE, Abril, 2022

40 NOVA SEDE DA SUL GESSO É INAUGURADA 42 LEGISLATIVO: PRESIDENTE PELA QUARTA VEZ 45 AÇÕES DO ADMINISTRATIVO DE IMBITUBA


Abril, 2022. FOCO LIVRE > 7


8 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


Abril, 2022. FOCO LIVRE > 9


10 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


Abril, 2022. FOCO LIVRE > 11


Missão

Visão

Valores

Transformar a parada da viagem em um momento agradável, prazeroso e de lazer para nossos clientes, demonstrando toda a nossa tradição, qualidade nos produtos e paixão por bem atender.

Continuar sendo uma empresa reconhecida pelo seu atendimento, tradição nos produtos e ações sustentáveis, criando através destas, consciência moral e ambiental nos que por aqui passam e servindo como referência e inspiração às pessoas de espírito empreendedor.

Tradição, ética, cooperação, harmonia, satisfação e conforto dos nossos clientes, qualidade, consciência ambiental e energia limpa.

12 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


25 ANOS MARCAM A TRAJETÓRIA DO ENGENHO LANCHES O brilho nos olhos dos irmãos Adilson e Mário, ao buscar na memória as lembranças dos últimos 25 anos, já mostra o tanto de história que a marca Engenho Lanches carrega. História essa que começou em uma Festa do Colono de Meleiro/SC e que trouxe os irmãos, em 1996, até a cidade de Paulo Lopes, onde eles construíram sua primeira sede para atender os viajantes que transitavam diariamente pela BR 101.

Um passeio pelo Engenho Lanches Visitar o Engenho Lanches é estar em um lugar agradável, bonito, acolhedor e muito saboroso. Esse local é absolutamente maravilhoso. Além de quem visita receber toda energia da terra, com a presença de alguns animais, as pessoas que ali trabalham também colaboram com a natureza, e sentem o prazer do viajante que quer um verdadeiro descanso, um tempo para apreciar o lugar que lhe oferece tranquilidade. Depois as pessoas sempre perguntam a alguém: “você já foi ao Engenho Lanches?”, mesmo não sendo um viajante que por ali passa, é um local de passeio. Ao longo dos seus 25 anos de história, o Engenho já se transformou muito, e mesmo assim manteve a personalidade e tradição. Muitos pais já levaram os filhos, e os filhos, retornam com os filhos, um lugar que agrada a todas as idades. Sabores inesquecíveis são produzidos na cozinha do Engenho Lanches, a exemplo do croquete de camarão, o único daquele jeitinho. Além de tudo isso, quantos olhares que foram direcionados para a natureza, para beleza e seus capítulos, esse lugar só produz novos momentos para os bons amigos, momentos eternamente mágicos. Além de toda sua história que orgulha Santa Catarina em Paulo Lopes. Esse é o lugar que preserva e mantém os sabores da vida. Abril, 2022. FOCO LIVRE > 13


Um novo conceito de parada: Ao longo dos anos e sem perder de vista sua missão de transformar a parada da viagem em um momento agradável, prazeroso e de lazer para os clientes, os irmãos Mário e Adilson seguiram focados em agregar mais valor e tornar o Engenho Lanches uma parada cada vez mais completa. Sua constante evolução e busca por encantar os clientes, com paixão em bem atender, fez com que o Engenho fosse conhecido como a melhor parada do Sul do Brasil. Fazendinha: Bois, coelhos, galinhas, patos e peixes são alguns dos animais presentes na mini fazenda localizada nos fundos da propriedade. Além de não serem tão comuns no dia a dia da maioria dos clientes, demonstram que, mesmo com o crescimento de estrutura, a essência e as raízes foram mantidas.

Os Bois: Quem conheceu o Engenho desde o início sabe que os bois giravam a moenda de cana. Ao longo das atualizações, os bois ganharam um espaço exclusivo integrado à natureza, onde eles ficam exclusivamente soltos e rodeados de muita atenção e liberdade. O local é de uma beleza indescritível. A passarela sobre o lago dá acesso à nova casa dos bois e a visitação é aberta ao público.

Inserido na Natureza: Existem também diferenciais que não são visíveis ao público, mas que demonstram a preocupação do Engenho com o meio onde está inserido. Quando o Engenho Lanches se instalou no local, a mata e o riacho estavam secos, e a vegetação morrendo. A região foi reflorestada, a cachoeira e o riacho foram reativados.

Estação de Tratamento de Efluentes: Além do aproveitamento da água da chuva, toda a água usada é tratada - de acordo com especificações dos órgãos ambientais.

Espaço Pet: Através de pesquisas com nossos clientes, percebemos que muitas famílias viajavam com seus bichinhos e tinham que deixá-los no carro no momento do lanche e isso foi levado em consideração quando da construção do Espaço Pet, um local que foi pensado e executado 14 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


para atender a demanda tanto dos pets quanto de seus donos. No Espaço Pet o dono faz seu lanche enquanto seu pet pode estar ao lado fazendo o dele. Gastronomia: Além dos já tradicionais produtos conhecidos por seus clientes, como a pamonha, milho e caldo de cana que acompanham o Engenho desde sua fundação, novos produtos vem sendo adicionados à gastronomia do local, inclusive lanches saudáveis e produzidos na hora com opções para todos os públicos e gostos.

Restaurante: Para o serviço de almoço, o Engenho Lanches fez parceria com o Restaurante Quality, que oferece diariamente 60 diferentes pratos, onde você faz a sua refeição com uma vista espetacular para a natureza. À noite, o restaurante possui opções de pizzas, massas e sopas a la carte.

Art do Boi: A loja Art do Boi nasceu de um desejo antigo dos proprietários do Engenho em criar um espaço especial para venda de itens de artesanato, utensílios e presentes. Algo bacana e organizado, onde o atendimento ao cliente é personalizado e os produtos comercializados fortalecem as lembranças do boi.

Adega do Boi: Uma bela seleção de vinhos, espumantes e cachaças faz do espaço Adega do Boi um ambiente diferenciado na estrutura do Engenho Lanches. Valorizando a produção nacional, os vinhos e espumantes comercializados são provenientes de produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, regiões conhecidas mundialmente por seus produtos. As cachaças são todas de produção catarinense, numa forma de reconhecer e valorizar a cultura local. Facas artesanais, produzidas seguindo tradição familiar centenária, completam o portfólio de produtos da Adega do Boi com qualidade e exclusividade.

Banheiros: Amplos e completos, os banheiros estão situados em uma área de aproximadamente 500m², oferecendo conforto e comodidade aos clientes. O local é lindamente decorado com uma fonte e conta com banheiros adaptados para cadeirantes, fraldário, além de iluminação solar e um rigoroso padrão de higiene. Abril, 2022. FOCO LIVRE > 15


Novos empreendimentos: O atual projeto contempla a inclusão de novos parceiros, agregando mais valor a estrutura já existente e tornando a parada ainda mais completa.

Posto do Boi: Através de uma parceria com a empresa Ipiranga, o Engenho traz para seu Complexo um posto de combustível, visando atender com excelência em abastecimento os clientes que solicitavam por este serviço. Express do Boi: Loja de conveniência, anexa ao posto de combustível, atenderá principalmente os clientes do posto que estiverem de passagem e buscando um atendimento mais rápido para produtos de consumo e primeira necessidade.

16 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


Cia da Saúde: No mês de dezembro foi realizada a inauguração oficial da unidade de Paulo Lopes da franquia Cia da Saúde. Situada junto ao Engenho Lanches, a loja conta com mais de 2 mil itens entre produtos naturais e suplementação. Sob a gestão de Adriana Rocha de Souza, proprietária da loja, o evento contou com a presença da comunidade e autoridades da região. O objetivo de trazer a loja da Cia da Saúde, segundo o diretor do Engenho Lanches – Adilson Bento Mota, é oferecer cada vez mais opções aos visitantes e tornar a parada ainda mais completa, sendo hoje a franquia Cia da Saúde a maior rede de lojas de produtos naturais e suplementos esportivos do sul do Brasil.

Praça de convívio: Desenvolvido para ser um ambiente de transição e integrado aos espaços de loja e Posto Ipiranga, a praça de convívio possui como destaque central uma fonte, que remete aos elementos da natureza (água, terra, fogo e ar), sendo contornada por um mosaico.

Abril, 2022. FOCO LIVRE > 17


Um pouco sobre nossa história:

Foto de 1996

Todos os anos, no mês de julho, na pequena cidade de Meleiro, sul catarinense, acontecia a Festa do Colono. Em uma dessas festas, em fins dos anos 80, o agricultor Mário Mota percebeu que entre várias barracas de exposição havia uma que se destacava das demais, atraindo a curiosidade do público visitante. Uma moenda de cana puxada por bois dava o tom singelo e irresistível aos olhos dos que passavam pelo local. Surgia ali a ideia de implantar, em Balneário Arroio do Silva, um lugar que pudesse comercializar produtos coloniais. Um verdadeiro diferencial oferecido aos clientes e exatamente como na exposição da festa colonial. Em 1990 foi inaugurado o Bar do Engenho, inicialmente oferecendo aos seus clientes açúcar mascavo, melado e caldo de cana e, como principal atração, o Boi do Engenho. 18 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


Foto de 2021

Você sabia: Em 1996, quando o Engenho se instalou em Paulo Lopes/SC, no terreno haviam áreas desmatadas, o que comprometeu, inclusive, um riacho, que quase secou completamente. Com reflorestamento, a vegetação voltou a se desenvolver e o riacho foi reativado.

O sucesso foi muito significativo, atraindo mais e mais pessoas, culminando na expansão da ideia, quando, em 1996, foi inaugurado o Engenho Lanches no município de Paulo Lopes-SC às margens da rodovia BR-101, agregando à moenda de cana movida a boi, outros artigos da culinária rural. Depois da primeira estrutura passar por diversas ampliações, em 17 de dezembro de 2014 inaugura-se o novo Engenho Lanches. Um projeto de conceito singular, sem perder aquele ar de “coisas da roça” em conjunto com o que há de mais atual e racional ecologicamente falando. Abril, 2022. FOCO LIVRE > 19


20 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


Abril, 2022. FOCO LIVRE > 21


Rua Nereu Ramos, 719 Galeria JAC - Sala 212 - Centro - Imbituba/SC 22 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


EAD EAD Unicesumar Unicesumar

Da Da sala sala de de aula aula ao ao mercado mercado de de trabalho trabalho em em um um clique. clique.

Acesse: unicesumar.edu.br Acesse: unicesumar.edu.br

Abril, 2022. FOCO LIVRE > 23


POSTO SIMON E SUA HISTÓRIA Inaugurado no dia 23 de dezembro de 2013, o Posto Simon é uma empresa familiar e surgiu da grande união entre dois irmãos, que cresceram juntos no ramo dos negócios. O impulso inicial dessa grande parceria, que vai muito além dos laços maternos, iniciou com o mais velho de quatro filhos de Jorge Simon e Valentina J. Simon. Nascido e criado em Maracajá/SC, João Carlos Simon, desde muito jovem, trabalhava e já tinha um espírito empreendedor. Ajudava a cuidar

de seu irmão mais novo, Júlio Cesar Simon, e desse amor surgiu uma grande amizade e a parceria para os negócios. Juntos, trabalharam com o pai no ramo de combustíveis e cedo montaram seu próprio negócio, vindo a trabalhar com transportes. No ano de 2009, observando uma grande oportunidade com a duplicação da BR-101 no sul de Santa Catarina e a falta de um excelente local de parada para carros e caminhões, os irmãos decidiram mudar os negócios, deixando a cidade de Maracajá/SC,

rumo a Imbituba/SC, onde adquiriram o terreno. Local estratégico geograficamente, o município de Imbituba atraiu os irmãos, também, por ser uma área portuária em amplo desenvolvimento. Com um grande feeling para os negócios, o Posto Simon é um verdadeiro sucesso e já conquistou os motoristas. Hoje os irmãos se orgulham por ter construído às margens da BR-101 um dos melhores Postos de Combustíveis e pontos de parada do Sul do Brasil.

POSTO SIMON HOJE O Posto Simon Imbituba está localizado as margens da BR 101 km 277 no bairro Alto Arroio, com uma área de 350.000 m². Nosso estacionamento possui espaço para mais de 300 caminhões e estacionamento coberto para carros e motos, além de banheiros limpos e com banho gratuito. Somos o maior posto da região Sul de Santa Catarina e prezamos pela qualidade de nossos produtos, serviços e sobretudo pelo excelente atendimento aos clientes. Contamos com profissionais treinados e combustível com qualidade certificada.

24 < FOCO LIVRE, Abril, 2022

Nossa estrutura conta ainda com vigilância, restaurante e lavanderia auto service 24h para o bem-estar dos nosso clientes. Além disso, o posto possui diversos serviços tanto para o motorista, quanto para o seu veículo. Tais como, farmácia, barbearia, loja de vestuário, auto elétrica, posto de molas, borracharia, loneiro, serviço de triagem, a casa do motorista, lona fácil, oficina para caixa, motor e diferencial, entre outros. O Posto Simon é proprietá-

rio da revenda de caminhões e carretas seminovos com 100% de procedência e com o selo Posto Simon de qualidade. No segundo piso possuímos salas disponíveis para locação de transportadoras, sendo um ponto estratégico de fácil acesso e com grande fluxo de clientes. Para quem deseja pagar suas contas com agilidade e segurança, temos em nossos caixas os correspondentes do Sicredi e Banco do Brasil que


funcionam de Segunda a Sexta das 10h às 18h. Além de um caixa eletrônico do Banco 24h. Pensando em você, nos seus filhos, na sua comunidade, no município, no país e no mundo, o Posto Simon é inovador no desenvolvimento de Programas Sociais, um exemplo é o Programa Faça a sua Parte que contribui para o Meio Ambiente por meio de práticas de Reciclagem do Lixo,

Reutilização de Uniformes e Produção de Alimentos Orgânicos, além de várias outras vertentes como o Projeto “ADOTE UM AMIGO DE QUATRO PATAS” e as Oficinas profissionalizantes oferecidas aos funcionários do posto. Nossos serviços e mais novidades do Posto Simon estão disponíveis em nossas redes sociais ou em nosso site: www.postosimon.com.br

NOVIDADES Em 2022, o Posto Simon anuncia com prazer mais uma parceria de sucesso, dessa vez com a SHELL, uma das maiores distribuidoras de combustiveis do Brasil. Apostamos que tal parceria será muito valiosa, nos proporcionando e aos nossos clientes inúmeras vantagens e benefícios ao longo do contrato. O gerente de Território, Alisson Antonio Rossa, afirma que estão “muito felizes em poder contar com a parceria do Posto Simon, pois ele é um dos maiores postos de rodovia de Santa Catarina e do sul do Brasil, com uma estrutura completa para atender tanto o caminhoneiro quanto o automobilista. O Posto Simon aliado a marca Shell é a certeza de um negócio que oferece produtos de altíssima qualidade aos seus clientes, tendo no atendimento diferenciado do posto a garantia de que o consumidor que lá entrar vai encontrar tudo o que precisa para abastecer seu veículo ou fazer uma refeição. O Posto Simon irá contar com a gasolina da linha Shell V-Power, que é mundialmente reconhecida por apresentar resultados significativos em economia e desempenho.

Também irá disponibilizar o aplicativo Shell Box, que garante ao consumidor muitos descontos, promoções, onde o cliente acumula pontos que podem ser revertidos em diversos itens disponíveis no próprio aplicativo. Posto Simon e Shell nada mais é que uma união de forças que compõem a tradição da família Simon que a mais de 50 anos está atuando neste segmento sempre com muito zelo e cuidado pelos seus clientes, e a marca Shell que atua mundialmente a mais de 100 anos e hoje é uma das marcas mais reconhecidas e valiosas do mundo”.

Abril, 2022. FOCO LIVRE > 25


365 DIAS DE SOLIDARIEDADE

PARCERIA GARANTE APOIO ÀS INSTITUIÇÕES LOCAIS

Agenda 365 dias de Solidariedade Ninguém vive sozinho, a partir desta ideia, o envolvimento comprometimento de uma equipe, garantiu o sucesso da primeira edição. os apoiadores e entidades, gratidão.

Dona Edite Raio de luz do Araçá 26 < FOCO LIVRE, Abril, 2022

A agenda 365 dias de solidariedade é um projeto da Editora O Grande Jornal. O projeto segue o exemplo de outros semelhantes, que têm como objetivo contribuir com entidades filantrópicas que receberão nosso produto final para comercialização com 100% dos lucros. Diversos parceiros e empresas que se preocupam em estabelecer uma conduta de auxiliar entidades locais, contribuíram com a proposta possibilitando que ele se tornasse real. Nosso sentimento é de felicidade e gratidão, pois sem esses amigos/parceiros, a realização não seria possível. A agenda 365 dias de solidariedade é um exemplo de que todos podem contribuir com aquilo que têm, seja um valor, mão de obra, vender ou adquirir uma agenda. Além de tudo, datas especiais na vida dessas pessoas e empresas. Serão beneficiadas com o projeto a Casa de Repouso, Naninhas do Bem e Raio de Luz. As entidades terão em mãos um material de qualidade que irá lhe acompanhar por 365 dias do ano de 2022, o qual desejamos que traga um grande recomeço para a humanidade.

Para a presidente da Naninhas do Bem, Vanessa Miguel da Rosa, a instituição ficou imensamente feliz e agradecida quando souberam que seríamos umas das instituições beneficiadas com a doação da Agenda 365 DIAS DE SOLIDARIEDADE. “Com a venda das agendas nós poderemos comprar o material necessário para continuarmos confeccionando as nossas queridas Naninhas”, detaca. Os materiais produzidos, por sua vez, serão entregues em hospitais e em instituições sociais que atendam crianças em situação de vulnerabilidade. “Fica aqui o nosso muito OBRIGADO repleto de gratidão pela oportunidade. O amor ao próximo é o que nos une”, afirma. Edite Pacheco Alves, da Associação Raio de Luz, mencionou a gratidão pela importante parceria. “Queremos de uma forma muito carinhosa, agradecer a todos, pela forma grandiosa de nos proporcionar, esta grande contribuição ao nosso trabalho, na nossa associação, que com certeza vai fazer a diferença durante esse ano de 2022. Que possamos juntos proporcionar um pouco de alegria para aqueles que estão precisando”, comemora.

Dona Ivone casa repouso


Já dona Ivone Lopes da Casa de Repouso, disse que a contribuição feita por meio da agenda, foi de grande ajuda para a institução. “Tudo que vem nos ajuda, e eu fiquei muito feliz, aliás ficamos! Foi uma ação que acabamos fazendo de final de ano, e vendemos as agendas bem completas com diversos patrocinadores. Graças a pensamentos como esses de ajudar a casa de repouso, que torna possível manter a nossa casa”, emociona-se.

Vale ressaltar que as reservas de datas já estão sendo feitas. “Várias empresas já entraram em contato para participar da Agenda de 2023 e já fizeram suas reservas. Se você tiver interesse em contribuir com o projeto e divulgar sua empresa, entre em contato e garanta sua data”, afirma a responsável pelo departamento comercial, Katharina Siqueira de Carvalho.

APOIADORES DA AGENDA 365 DIAS DE SOLIDARIEDADE DE 2022: OSVALDO E FÁTIMA

LOJA HERING

SANTA LUZIA INDÚSTRIA

ADVOGADOS ASSOCIADOS BENETT GENOVEZ

LAGUNA VIAGENS

SERVICON

GOMES GARCIA

LABORATÓRIO SABIN

SINTRASIM

ACHIEVE LANGUAGES

LOGINHA DO EPI

SIMETRIA LOGÍSTICA

PRIMEIRA DAMA ALINE MARQUES

LASCA MINERAÇÃO

TEO SECRETÁRIO INFRA-ESTRUTURA

ADVOGADA ERICA PITTIGLIANI

MARMORARIA IMBITUBA

VIDRAÇARIA REFLEXO

ANTÔNIO CLESIO COSTA VICE PREFEITO

MARIA MILAGROSA PRODUTOS NATURAIS

VEREADOR THIAGO ROSA

ADVOGADA JEANNE SANTOS

MARISTELA / EDIVALDO

VEREADOR LENO

ADVOGADO ORLANDO PACHECO

MERCADO DO MOTORISTA

VEREADOR MICHEL NUNES

AGRA TRANSPORTES LOGÍSTICA

MWA ESCAVADEIRAS

VEREADOR HUMBERTO CARLOS DOS SANTOS

ADVOGADA LUANA MARQUES

ORTOPÉDICA

VEREADOR BRUNO PACHECO

SEC. ADRIANE MARTINS LUIZ

ODONTOKIST CLÍNICA AVANÇADA

VEREADOR GILBERTO PEREIRA

ADVOGADO PIERRE VIEIRA ROUSSENQ

OPUS ADM CONDOMÍNIO

VEREADOR EDUARDO FAUSTINA

ADVOGADO KADYR SEBOLT CARGNIN

PONTO FORTE SEGURANÇA

VEREADOR MATHEUS PEREIRA PALADINE

ANDRÉ LUIZ

SEC. PAULO MÁRCIO

VEREADOR RAFAEL MELLO

BENONY SCHMITZ FILHO- FTC

POSTO SIMON

VEREADOR WALFREDO AMORIM

CLINVET HOSPITAL VETERINÁRIO

RÔ&RÔ TINTAS

VIC KIDIS. LOJA INFANTIL

CONSTRUTORA LUMMA

REFISA

VAGA TRANSPORTADORA

DIRETORA PROCON CRISTIANE PEGORARA

SEC. RAFAELA MELO

PALUZ VELAS

CENTRO EDUCACIONAL EVOLUÇÃO

EMPRESA RP

MARMITEX COM FÉ

CONSTRUTORA RENOVO

ROSI BITENCOURT

ZÉ FRANCISCO

DECORANDO TAPETES

ROSENVALDO DA SILVA JR PREFEITO

DENTIQUE PREMIUM CLÍNICA INTEGRADA ECO VILLE VEREADOR ELÍSIO SGROTT EMPRESA FÊNIX SEC. GRACIELA WIEMES GALERIA JAC SEC. HENRIQUE MELO ISRAEL CORTES IMBITEC INSTITUTO FOCO JKF PESCADOS JOSI COSTA JALMIR RODRIGUES LOJAS ADELINO LOG9 TRANSPORTE LOJA TERRITÓRIO LOJA SANTA MODA

Naninhas do bem de Araçatuba Abril, 2022. FOCO LIVRE > 27


ACADEMIA DE LETRAS DE GUARABIRA

HÁ TRÊS ANOS EM PROL DA CULTURA E LITERATURA

Padre Emiliano Camilo. Presidente da Casa Marisa Alverga

28 < FOCO LIVRE, Abril, 2022

A Academia Guarabirense de Letras e Artes é uma instituição literária, artística e científica, com três anos de existência na capital do Brejo paraibano: Guarabira. Fundada em 31 de julho de 2019, pela escritora Marisa Alverga, de maior renome na cidade, demais fundadores e outros membros. Fundada em 31 de julho de 2019, pela escritora Marisa Alverga, de maior renome na cidade, demais fundadores e outros membros. A fundação teve o apoio do Jornalista Fernando Carvalho, que, por meio da Academia de Letras de Santa Catarina, proporcionou uma subseção em Guarabira. Com o falecimento da fundadora e, consequentemente, fim da sua presidência, foi formada uma diretoria interina, presidida pelo confrade, Baltazar Filho, o qual tem o nosso reconhecimento e gratidão, que assumiu e consegue da continuidade aos trabalhos da academia. Em novembro de 2021, foi eleita uma nova diretoria, sendo presidida pelo Padre Emiliano Camilo, que no dia 06 de janeiro de 2022, to-

mou e deu posse aos novos membros da referida academia guarabirense. Fez-se neste dia presente Fernando Carvalho, o mesmo, como membro Honorário, é querido por todos, e a própria Academia tem uma grande Gratidão por esse entusiasta da cultura brasileira. O objetivo da Academia Guarabirense de Letras e Artes - AGLACMA, é o cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira, da arte nacional e regional e a pesquisa cientifica. Possui um total de 33 titulares efetivos perpétuos - que ocupam as cadeiras, além de dois membros honorários e correspondentes. De acordo com o Padre Emiliano Camilo, atual presidente, “a Academia, por meio dos seus imortais, tem como função preservar a língua e a literatura brasileira, as artes (nacional e regional) e as ciências”. Isso acontece por meio de reuniões recorrentes toda última quarta-feira de cada mês, nas quais os escritores, artistas e pesquisadores discutem as atividades a serem realizadas pela AGLACMA durante o ano, como palestras, oficinas e círculos literários.


Abril, 2022. FOCO LIVRE > 29 FOTOS: KAUANA MIRANDA


30 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


EM IMBITUBA

CULTIVO DE PITAYA É FEITO HÁ 4 ANOS Em entrevista para focolivre.com.br o produtor de pitaya, Bertilo Schlickmann falou a nossa equipe que não está acostumado a dar entrevistas. “Não sei nem o que te dizer, porque não sou acostumado a entrevista e coisas desse tipo”, explica. No início da convesa, o técnico em agropecuária contou sobre a sua trajetória. “Me formei em 82. Trabalhei uns 10 anos como funcionário, empregado, fui técnico de extensão rural, na Souza Cruz, que me transferiu para Imbituba, em 84 e até hoje estou estabelecido aqui”, detalha. Ele explica que em Imbituba também trabalhou com verduras. “Saí da Souza Cruz no ano de 1990. E a partir de então trabalhei com avicultura de postura, no ramo da suíno cultura, gado leiteiro, produção de tomate, produção de hortaliças, de uma forma geral”. Depois disso, o produtor trabalhou durante cinco anos com a empresa JBS, na Seara Alimentos. “Trabalhei na produção de frango de corte durante cinco anos, e a partir de então, de 2016/17 eu iniciei o plantio da pitaya”, relembra. Por problemas de saúde, em 2018, Bertilo saiu da integração. Desde então, passou a atuar na produção de pitaya. Sempre com o apoio da família, o agropecuarista fala da importância de contar com os entes queridos. “O netinho, inclusive, sempre ajuda também na inspiração, no trabalho”. O produtor tem cerca de 1.800 pés de pitaya, uma fruta deliciosa que as pessoas ainda estão descobrindo.

Bertilo schlickmann Técnico em Agropecuária e Produtor de Pitaya em Imbituba

Sobre a Pitaya A fruta, da família cactaceae, é típica de regiões de clima quente e teve sua origem no México. No Brasil, o cultivo começou na década de 90, com a produção concentrada no estado de São Paulo.

Abril, 2022. FOCO LIVRE > 31


AMOR PELA PROFISSÃO

“SALVAR VIDAS SEMPRE FOI MINHA MISSÃO” Poderia falar um pouco sobre o início de sua carreira na área da saúde? Escolhi ser enfermeira porque minha mãe era atendente de enfermagem antes de casar com meu pai, e sempre amou a profissão. Quando me formei foi em Imbituba que quis atuar, iniciando minha carreira no Hospital São Camilo e no Programa Saúde da Família.

Graciela Wiemes Ribeiro Enfermeira e Secretária Municipal de Saúde de Imbituba

32 < FOCO LIVRE, Abril, 2022

Como é ter que lidar com essa pandemia? Tempos muito difíceis e de muito trabalho, porém os imbitubenses me impulsionam todos os dias para que eu seja o melhor que posso ser, salvar vidas sempre foi minha missão. Cite algumas ações feitas pela saúde? São muitas, mas o fato de ser a cidade que antes alcançou a vacinação dos 18 anos, ter mais de 100% dos adultos vacinados, ser a cidade com menos índice de mortes, ter conquistado a UTI nos últimos anos têm sido nossas principais ações, salvar vidas não tem preço.

pontos que podemos ajustar.

Quais seus planos para futuro na saúde? Fazer da saúde de Imbituba excelência em atendimento e melhorias, já somos reconhecidos a nível de estado porém ainda temos

Gostaria de fazer alguma consideração final? Fazer a diferença na vida das pessoas é o que me impulsiona e me faz acordar todos os dias.


TRABALHADOR AVULSO

SINGULARIDADE DO TRABALHO PORTUÁRIO O trabalhador avulso portuário é aquele que presta serviços, sem vínculo empregatício, de capatazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, bloco e vigilância de embarcações na área dos portos organizados e de instalações portuárias de uso privativo, com intermediação obrigatória do Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO). Atualmente, o ingresso na atividade portuária avulsa se dá mediante processo seletivo público totalmente conduzido pelo OGMO. A Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013 confere ao OGMO mecanismos que viabilizam a gestão da mão de obra portuária avulsa, como a criação da Comissão Paritária destinada a solucionar litígios previstos na própria lei. Assim, ao OGMO detentor da gestão dessa mão de obra, a lei confere, também, o poder disciplinar, cuja irresignação do trabalhador portuário avulso pode ser julgada pela Comissão Paritária. Mas o trabalhador portuário avulso, pode revestir-se do seu direito de obter solução dos conflitos previstos nos arts. 32, 33 e 35, da Lei nº 12.815/13, que envolvam questões interpretativas quanto à: interpretação das regras estabelecidas para este fornecimento da mão de obra portuária e do trabalho portuário avulso, regras criadas para o treinamento e habilitação do trabalhador portuário e inscrição no cadastro, apli-

cação de penalidade pelo OGMO, decorrente de infração disciplinar, ao trabalhador portuário e trabalhador portuário avulso conflitos envolvendo a solidariedade entre o OGMO e os operadores portuários, pela remuneração devida ao trabalhador portuário avulso e pelas indenizações decorrentes de acidente de trabalho, dentre tantos outros. A meu ver, é taxativo o rol inserido nos artigos 33, 32 e 35 da Lei nº 12.815/13, tendo o seu art. 37, restringido a esfera de competência da Comissão Paritária para julgar os recursos submetidos a sua jurisdição. E por tratar-se de forma autônoma da solução do conflito que, se frustrada ou mesmo não utilizada, não impede a possibilidade de que seja buscada a solução do litígio ao Poder Judiciário. A Comissão Paritária é formada por membros de representatividade laboral e patronal, em igual número, deve ser regida pelo princípio da imparcialidade, cuja organização dos trabalhos pode ser regulamentada por regimento interno ou outro ato administrativo normativo emanado do colegiado. Essas são algumas peculiaridades do trabalho portuário avulso tão significativo, que contribui com a movimentação da economia da nossa cidade.

Jeanne Santos - OAB/SC 18.512. Membro efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Membro da Comissão de Direito Portuário do IASC. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali (2001). Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Amatra (2002). Possui título de atualização em carreiras jurídicas (2004) e pós-graduação em Direito Civil pelo Instituto de Ensino Jurídico Prof. Luiz Flávio Gomes (LFG) (2006). Especialização em Direito Civil e Processo Civil pela Cesulbra (2009/2011). Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Damásio Educacional SA (2017/2019).

Abril, 2022. FOCO LIVRE > 33


34 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


22 anos

DE DE TRADIÇÃO TRADIÇÃO E E QUALIDADE QUALIDADE Conheça nossas novas lojas Conheça nossas novas lojas

Rua Gov. Jorge Lacerda, 1727 Centro, Norte 1727 Rua Gov.Braço Jorgedo Lacerda, Centro, Braço do Norte

Rua Cônego Itamar Luiz da Costa, 583 -Cônego Nova Brasília, Rua ItamarImbituba Luiz da Costa, 583 - Nova Brasília, Imbituba

Lojas também no Centro de Imbituba, Praia do Rosa, Gravatal e Imaruí. Lojas também no Centro de Imbituba, Praia do Rosa, Gravatal e Imaruí.

(48) 99983-2845 (48) 99983-2845 A cada demão de tinta, cada nova cor, um novo capítulo da sua A cada demão deConte tinta, cada nova cor, Tintas um novo capítulo da sua história é escrito! com a Ro&Ro para escrever a sua história é escrito! Conte com a Ro&Ro Tintas para escrever a sua história! história!

Abril, 2022. FOCO LIVRE > 35


36 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


PIONEIRISMO EM IMARUÍ

AOS 15 ANOS, LAYSE DEFINIA SEU FUTURO COMO JORNALISTA Há vinte anos Layse Rezende estava em um passeio com a família quando foi convidada para um teste na Rádio Comunitária de Imaruí. O diretor da emissora, Jaci Maciel, amigo de avô “Kéca”, cumprimentou os pais da jovem e dirigiu-se a ela e questionou seu interesse. Com 15 anos recém-completos, Layse respondeu que sim, mas que precisaria da autorização dos pais. A desenvoltura da menina no rádio foi surpreendente. A professora de Língua Portuguesa, Elpídia Raimundo (em memória), conhecedora das habilidades da aluna, atestou enfaticamente: “vai ser jornalista”. E a garota, que queria ser pedagoga, decidiu ouvir o conselho da mestra e escolheu o sobrenome materno como assinatura. Em 2005 ingressou no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da UNISUL. No primeiro semestre foi convidada para trabalhar na nova emissora de Imaruí, Rádio Litoral AM, antiga Rádio 26 de abril. Compartilhou microfones com nomes como Milton Alves, Almir Rogério, Tatiana de Oliveira Bonin e Sidnei Silva. Em 2007 foi convidada para trabalhar na Rádio 89 FM, em Imbituba. Conciliando a teoria à prática, passou a apresentar quatro edições diárias do programete ao vivo Repórter 89. Sob a orientação de Osny Silva, Renildo Ferreira e Fernando Carvalho, consolidou-se como a primeira mulher a realizar reportagens da área policial na região. “Foi uma grande escola. Testemunhamos fatos que marcaram a história de Imbituba e região. Lembro de um assalto a uma lotérica, em que precisamos nos proteger atrás dos carros enquanto transmitíamos informações pelo celular”, recorda. Dedicada, conquistou seu primeiro programa de entretenimento em rádio FM. O Ultra-leve, conforme dizia o gerente Silva, “sobrevoava baixo no seu rádio”. Na mesma época foi convidada pelo jornalista Jota Cardozo (em memória) para assinar uma coluna no Jornal Nosso Povo. Fazendo um trocadilho com o nome do seu horário na rádio, Cardozo batizou a coluna de “Voo livre”. No mesmo ano, Layse produziu um documentário

em áudio sobre a Bem Aventurada Albertina Berkenbrock. “Aguardava para entrevistar o Padre Sérgio Jeremias, quando chegou o primeiro carregamento com as imagens oficiais da Bem-Aventurada. Mas eu não esperava, não foi combinado. O padre Sérgio recebeu a encomenda, abriu algumas caixas e me chamou dizendo ‘olha, Layse, que coisa mais linda’! Naquele momento fiquei muito emocionada. Infelizmente, na época, não tínhamos a tecnologia de hoje e não registrei o momento. Mas fui uma das primeiras a ver a imagem venerável de Albertina”, afirma. A jornalista estava presente no dia da cerimônia de beatificação no dia 20 de outubro de 2007. Na ocasião, o governador Luiz Henrique da Silveira estava presente. Na saída do evento, Layse alcançou a autoridade e conseguiu que ele respondesse ao vivo, pelo celular, uma única pergunta, a respeito da pavimentação da SC-437, que liga Imaruí a São Luiz, onde se encontra hoje o memorial em homenagem à Bem Aventurada. O documentário em áudio “Albertina Berkenbrock, do martírio à beatificação” recebeu a nota máxima, e em 2008 obteve o 1º lugar em Jornalismo de Rádio no 1º Plus Festival Universitário. No ano seguinte, o festival expandiu para outras universidades do Estado e o documentário foi premiado novamente com o 3º lugar. O material pode ser encontrado no YouTube. Layse também passou pela Web TV Pioneira, em 2011, onde apresentava o programa de variedades Real e Ideal. Em 2010, foi contratada pela Rádio Transamérica, com estúdio em Laguna, lá passou a apresentar programas de entretenimento com Paulo Cereja, Celso Fernandes e Rinalda Zago. Atualmente, a emissora é afiliada à Rede MIX de rádios, uma das maiores de todo o Brasil. Layse apresenta o seu horário de segunda à sexta-feira, das 15h às 17h. “Eu quero continuar sendo uma voz feminina que represente mulheres como as mulheres da minha família. Mulheres batalhadoras, que enfrentam desafios todos os dias para fazerem a diferença em suas famílias e suas comunidades”, declara a radialista, que este ano celebra 20 anos no rádio.

Layse Rezende, jornalista e locutora

Abril, 2022. FOCO LIVRE > 37


TEMPOS DE PANDEMIA

ALICE NO PAÍS DA... PARAÍBA Em tempos de pandemia, luto e tédio, o que fazer para passar o tempo? Em Guarabira, na Paraíba, Alice Gabrielly Cavalcante resolveu criar um canal no YouTube. “Fiquei pensando e resolvi partilhar experiências do cotidiano. Chamei meu irmão, Luis Gabriel, e nos aventuramos”, conta.

Alice Gabrielly Cavalcante Estudante de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB

Alice é aluna de Engenharia de Alimentos da UFPB. Mas, um canal? Perguntamos. Um canal técnico? Ela disse, claro que não. “A ideia é partilhar coisas simples, daquilo que a gente registra no dia a dia. Meu quarto tava meio sem graça. Lá em casa tinha uma estante jogada num canto e resolvi restaurar. E, assim, fizemos um vídeo”, recordou. Uma coisa que marca muito vídeos seus é a linguagem solta, despreocupada e o humor brejeiro. Você começa a assistir e está na casa dela. “Faço algumas receitas, simples. Em

38 < FOCO LIVRE, Abril, 2022

casa, por muito tempo, a gente sente muita fome. Não sei cozinhar muito, mas tenho um anjo da guarda, que é minha mãe. Uma super chef. Ela é ótima... sabe tudo”, explica. Arrumação do quarto, restauração da estante, comidas gostosas, maquiagens, erros e acertos. Como você escolhe o tema dos vídeos, a gente perguntou. “Deito no sofá, espio os comentários e, quando Duke deixa, meu maltês que não me larga um minuto, mando ver”. Você é uma Youtuber? Ela se espanta. “Não, ainda não. Faço coisas simples. Coisas que muita gente faz. Nada fora do comum”, afirma, um tanto encabulada. Alice sonha. Sonhemos juntos. Simples, assim. Faz bem, estimula a criatividade, anima e vence a pandemia.


48 99138-9380

Rua Nereu Ramos, 124, Centro, Imbituba

Abril, 2022. FOCO LIVRE > 39


SULGESSO

NOVA SEDE DA SULGESSO É INAUGURADA EM IMBITUBA

SulGesso A SulGesso Indústria e Comércio S.A., empresa que, por suas ligações acionárias, conta com mais de 45 anos de história, foi criada com a finalidade de oferecer ao mercado produtos de qualidade diferenciada, através do desenvolvimento de atividades de industrialização e comercialização de sulfato de cálcio (gesso).

40 < FOCO LIVRE, Abril, 2022

Após mais de um ano executando uma grande obra e com o envolvimento de vários profissionais, a SulGesso, empresa que atua, entre outras atividades, com produtos agrícolas para a fertilidade do solo, inaugurou suas novas instalações administrativas. O evento, realizado em fevereiro (23) e reservado apenas para a direção e os colaboradores, marcou o início de um novo momento na trajetória da empresa com mais de 45 anos de atuação no município de Imbituba, em todo o sul do Brasil e no mercado exterior. Com isso, todas as operações industriais e administrativas da SulGesso passam a funcionar em um mesmo local: o Bairro Vila Nova Alvorada, em Imbituba. Assim, além dos depósitos de matérias primas e das fábricas, a empresa conta, a partir de agora, com um grande prédio que abriga um laboratório de análises físico-químicas altamente equipado e a parte administrativa da empresa. Para sair do papel, o projeto contou com a participação de diversos profissionais e prestadores de serviço. Diretamente envolvidos estiveram os arquitetos Estefânia Ferreira Fortunato e Daniel Ceres Rubio, responsáveis pelo projeto de interiores e arquitetônico, respectivamente, que aplicaram as melhores práticas de ambientação em espaços corporativos.

Manoel e Celia Ferreira inauguram a nova sede em Imbituba

“O novo escritório foi pensado com muito esmero para atender a todos com ainda mais qualidade. Ver o resultado me enche de alegria: um ambiente moderno, que permite muita integração das equipes e com pontos de conexão com a natureza”, lembra a arquiteta Estefânia. De acordo com o fundador e presidente da SulGesso, o engenheiro químico Manoel Duarte Ferreira, o expressivo investimento da empresa vai refletir no crescimento do município e da região, gerando empregos, riqueza e renda, além de permitir que a organização siga firmemente com seu trabalho ambiental.


Centro de Gestão Ambiental da SulGesso será capaz de produzir mudas de Butia catarinensis para ajudar na preservação da espécie no Estado Após alguns anos de pesquisas, sempre utilizando recursos próprios, a SulGesso, através da sua área agronômica, conseguiu, a partir do uso de uma moderna câmara de germinação, quebrar a dormência de sementes da espécie Butia catarinensis. Em outras palavras, foi possível “antecipar” a germinação dessa semente, que na natureza leva até 2 anos para acontecer – e com a tecnologia agora utilizada tudo isso pode ocorrer em aproximadamente 45 dias. De acordo com a diretora de marketing, Isabela Ferreira Rousseau, o sucesso desse trabalho de pesquisa, bem como de todo o processo, significa um avanço valioso no combate à extinção dessa espécie de grande valor social, econômico e nutricional. “Esse feito significa um grande marco na preservação do Butia catarinensis, uma espécie tão importante para a região seja no aspecto econômico, histórico ou ambiental”, destaca. A produção das mudas é um dos primeiros frutos do Centro de Gestão Ambiental da SulGesso, que abriga um viveiro de plantas nativas e uma área de 250 mil metros quadrados destinada à preservação da espécie Butia catarinensis. O projeto contou ainda com a parceria científica do Departamento de

Novo laboratório da SulGesso contará com equipamentos de alta tecnologia

Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (DDPA). Para a engenheira agrônoma da empresa, Morgana Tuzzi, esta é uma grande conquista da SulGesso que poderá ser colocada à serviço da comunidade. “Poder quebrar a dormência da semente de uma planta ameaçada de extinção significa uma esperança e um novo horizonte no campo da preservação do butiá”, finaliza.

Câmara de germinação de sementes de butiá adquirida pela SulGesso Abril, 2022. FOCO LIVRE > 41


VEREADOR ELÍSIO SGROTT

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO É ELEITO PELA QUARTA VEZ

VEREADOR ELÍSIO SGROTT Do local e construção da fundação, no início dos anos 90, à ampliação do prédio onde hoje está localizada a Câmara de Vereadores, o parlamentar progressista esteve envolvido em todas as etapas importantes da sede do Poder Legislativo municipal

42 < FOCO LIVRE, Abril, 2022

Em entrevista exclusiva ao jornalista Fernando Carvalho para a Revista Foco Livre, o presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba, vereador Elísio Sgrott, conta detalhes de sua vida pública iniciada em 1992 e fala sobre o seu mais atual projeto: a ampliação da sede do Poder Legislativo Municipal que já não comporta há alguns anos a estrutura necessária para seu pleno funcionamento. Dono de números invejáveis como político foi eleito vereador em cinco oportunidades, vice-prefeito em dois governos municipais, tendo assumido como prefeito doze vezes ao longo dos anos - Elísio conserva ainda a mesma motivação que se traduz em obras importantes para Imbituba. Neste relato, o vereador do PP conta um pouco da sua trajetória e dos novos projetos em seu mais novo desafio, à frente da Câmara Municipal. O que esperar desse novo desafio na presidência da Câmara de Vereadores? Nesse novo mandato, eu como presidente e os demais integrantes da Mesa Diretora, pretendemos construir o anexo da Câmara de Vereadores, na parte dos fundos da atual sede; na parte térrea, será construído o estacionamento, para automóveis, motos e bicicletário, lavanderia e depósito de gás e materiais. No primeiro piso, estamos projetando construir 15 novos gabinetes, até porque no próximo censo demográfico deveremos ultrapassar os 50 mil habitantes, passando nas próximas eleições de 13 para 15 vereadores. Também projetamos a construção de um plenarinho, uma sala de reuniões, para atender às necessidades das comissões permanentes e que seja um espaço que comporte não só as reuniões da Casa, mas que também possa ser utilizado por terceiros, quando houver interesse público. Esse pequeno plenarinho, com capacidade

para 25 pessoas, será devidamente equipado com televisão e outros equipamentos. E, para finalizar, no andar superior também será construída uma copa, para uso dos servidores. O senhor participou da fundação da Câmara, passou pela construção da nova sede e agora pretende executar o projeto de ampliação. Em que ano essa história começou? Eu me candidatei em 1992, fui eleito vereador para o mandato de 1993 a 1996, e já no segundo ano fui eleito presidente, lá em 1994, ano em que conseguimos obter o terreno, onde estamos, que mede 40m de largura por 70m de comprimento; ainda naquele ano conseguimos contratar os projetos e executar a primeira etapa da construção que era a fundação até a viga de baldrame. Depois o projeto ficou muito tempo parado, os presidentes seguintes não deram continuidade à obra até 2005; na época o presidente do Legislativo era o Jaison Cardoso de Souza e eu era primeiro-secretário. Neste período, conseguimos dar sequência a obra, propriamente dita, quase onze anos depois, levantando as paredes, cobrindo enfim, mobiliando, até a sua inauguração, em agosto de 2006. Além da construção da Câmara, quais as outras realizações que marcaram a sua carreira? Sim, tive o privilégio de colaborar em inúmeras obras, obras como a construção do CMEI Dona Pequena, em Vila Santo Antônio. Na época solicitei recursos para o deputado Joares Ponticelli; ele era presidente da Alesc e havia assumido o governo do Estado por 10 dias e como era professor foi sensível ao nosso pedido de recursos de R$ 300 mil para a construção da creche. E ele arrumou. Eu me orgulho muito desse


fato porque fica uma marca, na área da Educação. Outro momento marcante foi a construção do Mercado Público, o Centro de Comercialização de hortifrutigranjeiros, carnes e pescados, frutas e verduras, artesanato também, que fica aqui ao lado da rodoviária, no Centro. Convencemos o prefeito Jaison, na época, a fazer o termo de cessão de uso do terreno para a Associação dos Agricultores e buscamos recursos do Orçamento Geral da União, via deputado federal Jorge Boeira, que destinou R$ 400 mil para a obra. Conseguimos ainda mobilizar os agricultores que alocaram mais R$ 100 mil e outros R$ 400 mil pela Secretaria do Estado da Agricultura, através do Programa SC Rural. A prefeitura ajudou ainda, em um convênio com a associação de produtores, com mais R$ 300 mil. A minha participação como engenheiro agrônomo, por ter trabalhado na Epagri durante tanto tempo e também como vice-prefeito, à época, foi decisiva para a captação destes recursos. O Mercado do Produtor foi uma obra necessária que estava sendo solicitada pelas lideranças de Imbituba há mais de 30 anos. O Mercado que hoje leva o nome de Almyr Evaristo Nunes, proposto com orgulho através de uma Indicação minha, ele que foi presidente da Colônia de Pescadores, e era uma pessoa idônea e muito bem quista, um conselheiro e um orientador e que motivou a vir para Imbituba a antiga ACARESC que depois passou a Epagri, Cidasc, Sudepe e que foi sediada durante muito tempo dentro da Colônia de Pescadores, uma justíssima homenagem. Hoje a Epagri funciona nos altos do Mercado.

Há algo mais que gostaria de acrescentar, para finalizar a entrevista? Ao longo dos mandatos em minha vida pública tive o privilégio de ser eleito 5 vezes vereador e no intervalo dos mandatos, ter sido eleito por duas vezes como vice-prefeito. Ainda tive a felicidade de ter assumido como prefeito municipal em 12 oportunidades, por motivo de férias, viagem do prefeito, etc. Logicamente essa trajetória me propiciou uma larga experiência; permitiu ainda que conhecesse todos os bairros de Imbituba, todo o interior, o Centro, e isso facilita muito o nosso trabalho no dia-a-dia. Também assumi por 11 meses a Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento Urbano, a convite do prefeito Rosenvaldo Júnior e do vice, Clésio, que também me deu uma boa dinâmica. Tive a oportunidade de realizar ali um bom trabalho, comprando equipamentos - como o Vant, drone de rotor e GPS de precisão - equipamentos que são utilizados em topografia como base para a elaboração de projetos e também usados para confecção dos mapas de cada bairro onde pudemos, por exemplo, mapear as áreas urbanas consolidadas de Ibiraquera, Nova Brasília e Sambaqui e nos próximos dias, também a do bairro de Alto Arroio. No futuro, todos os bairros terão seu Mapa. Foi um trabalho bastante importante. Finalizando, só tenho a agradecer por estar em meu 4º período como presidente da Câmara e é um privilégio ter esse reconhecimento dos demais vereadores. Entrevista: Fernando Carvalho Texto: Holmes Brasil Abril, 2022. FOCO LIVRE > 43


m

UMA UMA NOVA NOVA ESTRUTURA ESTRUTURA PARA PARA ATENDER ATENDER AINDA AINDA MELHOR MELHOR NOSSOS NOSSOS ALUNOS ALUNOS

Achieve Achieve Languages Languages Oxford Oxford Imbituba Imbituba está está de casa de casa nova.nova. UmaUma sedesede maismais ampla, ampla, ambientes ambientes arejados, arejados, espaço espaço externo externo que possibilita que possibilita uma uma maior maior diversidade diversidade nas nas atividades, atividades, localização localização de fácil de fácil acesso. acesso.

KIDSKIDS TEENS TEENS ADULTS ADULTS VIP VIP 44 < FOCO LIVRE, Abril, 2022

(48) 3255-0962 (48) 3255-0962

MATRÍCULAS MATRÍCULAS MATRÍCULAS MATRÍCULAS ABERTAS ABERTAS ABERTAS ABERTAS

(48) 98432-8292 (48) 98432-8292 achieveimbituba achieveimbituba achieveimbituba@gmail.com achieveimbituba@gmail.com Rua Ernani Rua Ernani Cotrim, Cotrim, nª 682nª 682 Centro Centro - Imbituba - Imbituba


IMBITUBA

AÇÕES MOSTRAM EMPENHO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL No decorrer da administração pública municipal, várias ações foram efetuadas. Algumas, apresentadas nesta edição.

Creche Sargento Antônio é inaugurada no Centro de Imbituba A inauguração do Espaço Educativo Infantil Pró-Infância, no Centro de Imbituba, foi realizada no dia 14 de fevereiro. O local é chamado de Centro de Educação Infantil (CMEI) José Antônio dos Reis, em homenagem ao Sargento Antônio, atuante no programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e morto em combate no ano de 2013. A solenidade contou com a presença da esposa Maria Aparecida dos Reis e da filha do Sargento. “Quando ele é lembrado pelo trabalho e pelas qualidades, ficamos extremamente felizes e gratos. Estamos imensamente, felizes com a indicação do nome dele à creche, pois, ele era pedagogo e sempre teve muito contato com as crianças, através do PROERD e do Natal Solidário SANCRAD. Com certeza, no futuro, terei muito orgulho de matricular o meu filho Heitor nesta instituição”, disse a filha emocionada. A construção do espaço foi iniciada em 2012, mas, em 2016, a empresa responsável entrou com pedido de falência e abandonou a obra. Coube a atual gestão trabalhar para que a creche fosse con-

cluída e entregue à população em 2022. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos na estrutura, já contando os aditivos. Do total, aproximadamente, 70% vieram do Governo Federal e 30% foram aplicados através de recursos da Prefeitura de Imbituba. A nova escola, atende em torno de 250 crianças. Creche é inaugurada no bairro Alto Arroio Outro Centro de Educação Infantil foi inaugurdo em fevereiro. O (CMEI) Nilson Pedro Pereira, no bairro Alto Arroio, era um sonho antigo da comunidade. Há seis anos, os moradores reivindicavam pelo espaço educacional para as crianças. A casa foi locada pela Prefeitura para o ano de 2022. Estrategicamente, o imóvel fica localizado em frente à Escola Municipal Professora Hermínia de Souza Marques. A creche atenderá a 96 crianças. O imóvel tem 450 metros quadrados e o aluguel custará, para todo o ano de 2022, R$ 26.400. Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, o Vice-prefeito, Clésio do Marcão, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello, a Secretária de Assistência Social e Habitação, Stela Lane Napoleão, o Chefe de Gabinete, Thiago Machado, o Presidente da Câmara, Elísio Sgrött, e os Vereadores, Bruno Pacheco, Gilberto Pereira, Michell Nunes e Matheus Pereira.

Rosenvaldo da Silva Júnior Prefeito de Imbituba

Abril, 2022. FOCO LIVRE > 45


de licença para construção, reformas ou demolições, bem como, vistorias de habite-se. A intenção é que tudo seja mais simples e menos burocrático. Para a aprovação da obra, o projeto compreenderá um conjunto de peças gráficas demonstrativas das dimensões da área do lote, altura, recuos, referências de nível, número de unidades autônomas e demais índices urbanísticos da edificação projetada. Qualquer obra somente poderá ser executada após a expedição do respectivo alvará de licença de acordo com as exigências contidas na nova legislação vigente.

Pavimentação da Rua Adelfo Pamato é iniciado A Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), iniciou em fevereiro o projeto de pavimentação da Rua Adelfo Pamato, no Centro. Essa é a primeira execução do projeto “Rua Bonita a Gente Faz”. Desenvolvido pelo município, o projeto consiste na pavimentação das ruas, por meio da participação direta dos moradores. Nessa parceria, o município fica responsável por todos os projetos executivos, o fornecimento de todos os materiais, o credenciamento de empresas qualificadas para a execução das obras, a emissão das ordens de serviço e a aprovação da obra finalizada. Já à comunidade, compete, além da adesão ao programa e a constituição de uma comissão, a contratação e o pagamento pelos serviços e equipamentos, bem como, o acompanhamento das obras. Além disso, o grupo de moradores será o fiel depositário de todos os materiais fornecidos pelo município. As intervenções realizadas através do programa consistem na pavimentação de calçadas com acessibilidade, jardinagem, sinalização viária, rede de drenagem pluvial e obras complementares. Para ter acesso o morador deve procurar a Secretaria Municipal de Infraestrutura. No local, uma equipe especializada dará o suporte aos moradores em todas as etapas do processo. O atendimento no órgão municipal acontece de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas, com prévio agendamento. Mais informações, pelo telefone (48) 3255-2967.

Licitações começam a ser transmitidas ao vivo A Prefeitura de Imbituba iniciou, em 25 de janeiro, a transmissão das sessões de licitação realizadas pelo município. As transmissões acontecem na sala de reuniões do 1º andar do Paço Municipal. Além de uma câmera de alta resolução (Full HD), um sistema de som foi instalado para a captação de áudio de todo o ambiente. A medida segue a Lei Municipal 5252/2021, que dispõe sobre a gravação em áudio e vídeo de processos licitatórios e sua transmissão em tempo real, por meio de internet. “A Prefeitura de Imbituba é uma das pioneiras da região com a transmissão das licitações. Esse era um compromisso nosso, de mostrar a transparência das licitações a toda a população”, disse o Secretário de Administração, Paulo Márcio de Souza.

Projeto Legal é oficializado em Imbituba O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Junior, sancionou, em 9 de fevereiro, a Lei Municipal 5283/2022, que implanta o Projeto Legal. A norma institui um novo processo administrativo para a aprovação de projetos, alvarás

Imbituba receberá R$ 45 milhões através do Programa Plano 1000 O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, a Primeira-dama, Aline Marques, e o Vice-prefeito, Clésio do Marcão, estiveram em Florianópolis, na solenidade de assinatura do Contrato de Adesão ao Programa Plano 1000, com as 70 maiores cidades catarinenses. Cada município receberá do Estado o equivalente a R$ 1 mil por habitante, para investir em obras estruturantes. A Capital Nacional da Baleia Franca receberá, até 2026, R$ 45 milhões. “O Plano 1000 vai ser, realmente, uma mudança em Imbituba. Nós já estamos reunindo os projetos para planejar-

46 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


mos a cidade neste e nos próximos anos. Entre as obras estruturantes, faremos com o Plano 1000 a recuperação do Acesso Sul da cidade. Iremos deixar a rodovia com maior acessibilidade, com ciclovias e melhor trânsito para o Centro e para os bairros”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior. Neste momento, no sul do Estado, além de Imbituba, serão contemplados com Plano 1000 os municípios de Laguna, Orleans e Urussanga. Obras estruturantes devem ser realizadas O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, o vice-prefeito, Clésio do Marcão, e parte do secretariado, se reuniram, no dia 21 de fevereiro, com o Secretário de Infraestrutura do Estado, Thiago Vieira, e com o Presidente da SANTUR, Renê Meneses. A reunião ocorreu no Paço Municipal. Em pauta, a execução de obras importantes para o município e que necessitam de apoio financeiro do Governo do Estado, entre elas, as duplicações dos acessos, norte e sul, a drenagem e pavimentação da Avenida Santa Catarina, bem como, a implantação da trilha do farol e a retomada do turismo embarcado para a observação de baleias da espécie Franca. Sobre as obras, o Secretário Thiago Vieira disse que, por convênio e de forma direta, deverá ser executada a duplicação do Acesso Norte de Imbituba, rodovia que leva à região portuária do município. Já com relação ao acesso sul e a Avenida Santa Catarina, a intenção é incluir as obras estruturantes no Plano 1000 do Governo do Estado.

Com relação a infraestrutura turística, na mesma reunião, dois assuntos foram levantados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Henrique Melo, e que, segundo o Presidente da SANTUR, também serão encaminhados pelo Governo do Estado: a implantação da trilha do farol e a retomada do turismo embarcado para a observação de Baleias Franca. A parceria com o Governo do Estado é fundamental para que as obras estruturantes saiam do papel com brevidade. “A partir de agora, nós queremos concluir os projetos. Para o acesso sul, que é uma obra de, aproximadamente, R$ 10 milhões, queremos concluir o projeto nesse primeiro semestre. Além disso, tem o projeto do acesso norte, que está em andamento, e outras situações que foram discutidas aqui, com Avenida Santa Catarina e a trilha do farol”, enfatizou o prefeito Rosenvaldo Júnior.

Novo quartel da PM será construído em Imbituba O Secretário Estadual de Infraestrutura, Thiago Vieira, em visita a Imbituba anunciou, além de obras em vias públicas, que são consideradas estruturantes, a liberação de recursos, por parte do Governo do Estado, para a construção de uma nova sede para o 34° Batalhão de Polícia Militar. A obra está avaliada em, aproximandamente, R$ 2,5 milhões. O novo prédio será construído no bairro Village, em um terreno doado pela Prefeitura de Imbituba. O projeto da edificação já foi concluído e deverá ser submetido à análise da Secretaria de infraestrutura do Estado nos próximos dias. Após essa etapa, estima-se que fique pronto até o início de 2023. Segundo o Comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Luís Carlos Cruz dos Santo, esta é uma obra que, há muito tempo, é aguardada pela Polícia Militar e pela comunidade de Imbituba. “Este anúncio destaca a importância da cidade no âmbito estadual e regional, que tem, em suas atividades econômicas, especialmente, elevada movimentação portuária e turística, pois, atrai milhares de visitantes em busca das belezas naturais”, disse o Comandante do 34°, Luís Carlos Cruz dos Santos. Abril, 2022. FOCO LIVRE > 47


48 < FOCO LIVRE, Abril, 2022


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.