Page 1

Revista

Estilo Viagem Moda Bem-estar Design Eventos

AlphaVille

C A M P I N A S

edição 22 | trimestral - dezembro 2012 e janeiro e fevereiro 2013

Especial

13 DICAS PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS EM

+

2013 Salve Jorge

Social

A ELEGANTE FESTA DE ANIVERSÁRIO DO

ALPHAVILLE CLUBE

A RICA E MÍSTICA

TURQUIA

Entrevista com OS PRESIDENTES PAULO KAZITORIS E ALCIDES GUEDES JÚNIOR


ir o á m u S

34 Faça e Aconteça 13 Dicas para alcançar seus objetivos em 2013

40 Turismo

TURQUIA: PAISAGEM DOS LEGADOS HEROICOS SALVE JORGE

10 Entrevista

OS PRESIDENTES PAULO KAZITORIS E ALCIDES GUEDES JÚNIOR

20 Evento

MUITO GLAMOUR NO BAILE DE ANIVERSÁRIO DO CLUBE

30 Viva melhor HOMEM X CHECK UP

38 Recreação

PAPAI NOEL VEIO VISITAR NOSSAS CRIANÇAS

46 Beleza

PELE SAUDÁVEL E BONITA O ANO TODO

26 Esporte

DOS TORNEIOS NAS TELAS À PRÁTICA DIÁRIA

04 Revista Alphaville Campinas


Editorial

DEVER CUMPRIDO M

ais um ano se encerra, e chegamos com a sensação de dever cumprido. Todas as informações foram disponibilizadas aos associados, tivemos uma assembleia histórica com a maior participação do AlphaVille. Os recursos foram corretamente aplicados na conservação, na segurança e em melhorias, o que pode ser visto por todo o Residencial e pelo Clube. Um novo conselheiro assume a presidência do Conselho de Administração da SACRES, assim como a presidência da diretoria do Clube agora em 2013 e encontrará um AlphaVille estruturado, com órgãos sociais participativos, uma administração profissional e organizada, orçamento aprovado e contas auditadas e aprovadas tanto na SACRES como no ACC. Podemos dizer que o AlphaVille voltou a ser um lugar seguro, tran-

quilo e em perfeitas condições para nossas famílias morarem. Encerramos 2012 certos de que muito do que poderia ter sido realizado foi feito, sabemos que não podemos contentar a todos, mas fizemos o nosso melhor e esperamos 2013 com a expectativa de que o AlphaVille continue sendo o lugar ideal para vivermos com nossas famílias. Desejamos a todos um Feliz Natal e um excelente Ano Novo. Boa leitura!

Conselho de Administração Sociedade AlphaVille Campinas Residencial Diretoria Executiva AlphaVille Campinas Clube

A Revista AlphaVille é uma publicação da Sociedade AlphaVille Campinas Residencial, destinada exclusivamente aos associados e distribuição gratuita.

Tiragem 1.600 exemplares. Contato: rp@sacres.com.br Coordenação editorial: Comissão de Comunicação. Colaboradores: Natashy Duarte, Thaís Moreira Fernandez, Vanessa Gallo e Ana Vaz. Jornalista responsável: Thaís Moreira Fernandez - MTB-50.171. Publicidade: Gracioli Comunicação contato@gracioli.com.br -19 3201.5715. Projeto gráfico: Editora Gracioli editoragracioli@editoragracioli.com.br.

SOCIEDADE ALPHAVILLE CAMPINAS RESIDENCIAL Conselho de Administração: Adauto Silva Emerenciano, Antonio Helio Argentin, Arthur P. de lemos Netto, Carlos Jaci, Fabio Henrique de Araújo, Francisco Anaruma Filho, José Carlos P. Ramos, Paulo Tryfon Kazitoris, Porfírio José de Miranda Neto, Reginaldo Pereira, Saulo Augusto Costa. Conselho fiscal: Roberto Ducatti, Stefan Mihailov e Valter Luis J. Godoy. Ouvidoria: Leiser Magalhães Boldrin e André Vitor Falsetti. Diretoria do Clube: Alcides G. Pinto Jr., Gilberto Campos, Rubens Pastrelo, Salma Cia e Silvio Crotti.

rp@sacres.com.br Fone: (19) 3796-9500 Rod. Campinas-Mogi Mirim, km 117 Campinas-SP


NIPPOKAR BARÃO DE ITAPURA

CLÍNICA DE ESTÉTICA KÁTIA HARANAKA

PIRASA MERCEDES-BENZ/ MICHELIN LIMEIRA

Sua obra bem projetada A Procivil acredita que a melhor forma para atender as expectativas do cliente é a confecção de um planejamento minucioso para cada etapa de uma obra. A qualidade e o prazo de entrega estão ligados diretamente ao cronograma que, elaborado em conjunto com o cliente e adequado ao custo previsto permite a execução de um trabalho ágil e sem surpresas desagradáveis. Para a Procivil, projetar é atender cada cliente de forma inovadora e individual, por isso, buscamos o que há de mais moderno no setor da construção civil.

Acesse o site e conheça portifólio.

procivil.com.br

19 3237.0967

R. Comendador Luiz José Pereira de Queiroz, 08 Botafogo - Campinas - SP

ALPHAVILLE DOM PEDRO

PROJETOS ARQUITETÔNICOS - Acompanhamento desde a escolha do terreno; - Indicação de profissionais para levantamento planialtimétrico; - Elaboração de estudo com perspectiva eletrônica e foto realística; - Aprovação nos órgãos competentes – condomínios e prefeituras; - Elaboração de projeto executivo completo e detalhado; - Projetos de layouts e arquitetura de interiores.

INSTALAÇÕES Elaboração de projetos complementares de instalações elétricas ou hidráulicas, a partir do projeto arquitetônico.

ELÉTRICAS - Luminotécnico; - Distribuição de tomadas e de cargas; - Redes lógicas e telefonia; - SPDA – Sistema de Proteção a Descargas Atmosféricas.

HIDRÁULICAS - Sistemas de aquecimento solar, a gás e elétrico; - Água fria; - Água quente; - Esgoto; - Águas pluviais;


Entrevista

AlphaVille em boas mãos

Paulo Kazitoris concedeu uma entrevista na qual fala de sua experiência à frente do Conselho de Administração da SACRES, como presidente

10 Revista AlphaVille Campinas


P

aulo Tryfon Kazitoris mora no AlphaVille Campinas desde janeiro de 2000. É casado e tem duas filhas. Para ele, morar em AlphaVille com a família é sinônimo de segurança e sossego. Formado em administração de empresas pela Puccamp, atua há 10 anos no ramo de construção civil com escritório de engenharia e arquitetura nas áreas de ur-

1 – Você está terminando seu segundo mandato como presidente do Conselho de Administração da SACRES, como está a situação da administração hoje? Depois destes dois anos eu deixo a presidência do conselho com a certeza de dever cumprido, as contas estão rigorosamente em dia, todas as reservas para contingências estão feitas e com o dinheiro carimbado e aplicado em contas separadas. Fizemos literalmente o que foi aprovado em Assembleia pelos sócios e acredito que como resultado de nosso trabalho tivemos a maior Assembleia de todos os tempos com 492 pessoas participando, com a mais ampla maioria apoiando tudo que ai está, transparência nos informativos com copias de extratos e saldos das contas. 2 - Qual é a maior dificuldade que um conselheiro encontra ao assumir a presidência do Conselho? A Administração em si esta totalmente sob controle e hoje o Presidente tem um suporte muito bom, as coisas estão andando praticamente sozinhas com o ótimo quadro de funcionários que temos. No mais é a parte política aqui dentro do residencial que sempre acaba dando mais trabalho, mas também esta sob controle.

banismo, elaborando projetos de diversos condomínios e loteamentos. Atual diretor técnico do AlphaVille Empresarial, participou da primeira gestão do AlphaVille Campinas, convidado pelos incorporadores. Já está no final do seu segundo mandato como presidente do Conselho de Administração da SACRES.

3 – Quais foram seus principais desafios? Manter a Sacres no trilho e os funcionários trabalhando com segurança e confiança. Para tal, redimensionamos a Administração com troca de 60 % do efetivo. 4 – Como o senhor vê o AlphaVille hoje? Limpo, organizado, seguro, com reservas financeiras para qualquer situação que apareça. 5 – Qual mensagem o senhor deixa para o próximo presidente? Que cada um dos sócios deverá em algum momento participar do conselho, para conhecer mais e saber como tudo funciona, e assim saber a verdadeira historia do Alphaville, Democracia é sempre participar, mas de preferência se informando sobre as situações e não simplesmente comprando um lado sem conhecer o outro. 6 - Como você visualiza o residencial daqui há alguns anos? Acredito que com o tempo mais sócios queiram participar dos conselhos do clube e da SACRES, para no conselho colocarem suas ideias e às vezes conseguirem por em prática e as vezes não, assim as coisas funcionam hoje, sócios com ideias

Acredito que com o

tempo, mais

sócios queiram

participar dos

conselhos do

clube e da

SACRES diferentes que contribuem para o coletivo, sem blocos, e sem ideias pré-concebidas. 7 – Como foi o ano de 2012 para o AlphaVille? O que mudou e o que foi feito de bom? Mais um ano de muitas realizações e de muito apoio por parte da grande maioria de nossa comunidade, recebemos pela primeira vez na história mais e-mails de elogios que de reclamações, parabenizo aos colegas de conselho pelo trabalho conjunto e pela dedicação e um agradecimento especial ao Nobre amigo Arthur Pinto de Lemos pelo trabalho incessante e pela sua nobreza de caráter e retidão. Revista AlphaVille Campinas

11


Entrevista

CLUBE A TODO VAPOR A

lcides Guedes Pinto Júnior, mora no AlphaVille Campinas desde abril de 2001. Empresário, é casado e tem dois filhos. Esta no fim do seu mandato como presidente do Clube e fala sobre os desafios de comanda esta entidade e da situação atual do ACC. 1 – Você está terminando seu mandato como presidente do ACC, como está a situação do Clube hoje? Podemos considerar que o clube atualmente se encontra em uma situação tranquila sob todos os aspectos. Na parte esportiva, é notório o aumento da frequência e da utilização nos espaços sociais e esportivos pelos associados. Esse aumento se deve à várias medidas. Uma, foi a construção do bom relacionamento entre os associados e a atual gestão , gerando uma via de duas mãos. Ouvimos e falamos, convidamos associados com idéias e pensamentos diferentes, dispostos a colaborar, para compor o quadro da administração. Outra medida também importante: melhorarmos e ampliarmos nossos equipamentos e atividades identificadas através da pesquisa feita em agosto último. Na parte esportiva, criamos espaço e um bom ambiente para aumentar significativamente as modalidades esportivas através dos professores terceirizados e capacitados para as práticas diversas. Isso sem adicionar custo para o clube. Na área social e de integração foram feitos diversos eventos como a Festa Junina com mais de 5.000 parti-

12 Revista AlphaVille Campinas

cipantes, o Dia da Criança com mais de 300 participantes, tivemos várias botecadas com bares tradicionais de Campinas, os bailes de aniversários do ACC foram bem concorridos, baile infantil de Carnaval, almoço do Dias das Mães, etc. Na parte financeira, cumprimos rigorosamente o orçamento aprovado pelo CD - Conselho Deliberativo (no clube, conforme disposição legal é o CD quem aprova o orçamento) Com as sobras desses orçamentos adquirimos e instalamos os equipamentos de ar condicionado na capela (solicitação de centenas de moradores-frequentadores) e o ar condicionado do salão social para dar mais conforto aos seus usuários que pagarão custo da energia. Tudo isso foi feito com recursos da sobra orçamentária e, foi também submetido à apreciação e aprovação da Comissão de Finanças, Comissão de Obra e pelo CD. Criamos algumas reservas financeiras para eventuais contingências, por exemplo, na área trabalhista, as quais não existiam. Esse resultado teve por base no estabelecimento inicial de metas que começaram com a transparência de todos os dados econômico financeiros, através da implantação do Informativo Mensal juntamente com a SACRES, que sempre teve o objetivo de relatar toda a movimentação econômico-financeira do mês de todos os trabalhos executados. Fizemos uma reestruturação na secretaria, começando pela contratação de uma gerente, que tem como respon-

sabilidade a gestão de toda atividades administrativas, esportivas e sociais do ACC, e que estará dando a continuidade de todos os trabalhos junto a nova diretoria. Executamos manutenções em todas as dependências do clube e alguns investimentos, que resultaram em uma melhoria considerável para as atividades esportivas e sociais. Algumas das manutenções: campo de futebol; quadras de saibro e lisonda; churrasqueira do lago (piscina); piscina olímpica; readequação das iluminações do clube em geral; readequação dos estacionamentos e das ruas; manutenção do salão social e área de churrasqueira (pintura/man.geral); pistas em volta dos lagos. Outro ponto foram os investimentos: Controle de acesso; freezer para a churrasqueira do salão social; equipamentos para academia; computadores para secretaria; ar condicionado para o salão social e para a capela.


Criamos espaço

e um bom ambiente para

aumentar as modalidades

esportivas

ação da atividade. Com esse fato, criamos uma comissão de associados para ouvir e pesquisar o perfil de prestador de serviços que precisávamos e pesquisar no mercado de Campinas quais empresas com experiência poderia realizar essa tarefa. A escolhida, dentre as várias candidatas, foi a empresa “Arquitetos da Pizza” bem conhecida em Campinas e por inúmeros moradores que já foram servidos pela empresa.

2 - Porque é economicamente viável uma parceria entre a SACRES e o Clube? Devido ao vínculo jurídico que existe nesta área, a SACRES é a responsável pela administração da área do condomínio e o clube pela gestão do esporte e lazer nessa área. Assim, é muito importante que haja um bom relacionamento e respeito entre entidades. Porque a limpeza, luz, água, conservação e manutenção da área (condomínio) tem o mesmo valor com o nome de um ou do outro. Isto é, sempre pagaremos o mesmo valor seja em nome da Sacres ou do ACC. Os diretores sejam da SACRES ou do Clube não são remunerados, nem tem qualquer desconto no boleto do condomínio ou nas modalidades esportivas. É um trabalho voluntário e gratuito que as pessoas exercem. Nesse tipo de vínculo jurídico, o bom senso e a busca de entendimento é fundamental para se obter resultados sa-

tisfatórios, o que tem acontecido nestes últimos anos. 3 – Quais objetivos foram alcançados nesse gestão? Todos os nossos objetivos foram alcançados nesses 2 anos de gestão. Podemos ver muito mais associados participando, mais modalidades esportivas sendo praticadas, mais organização em toda a nossa área, mais conforto nas áreas sociais, e o valor da taxa de manutenção ficou abaixo da taxa da inflação. Os associados ganharam com isso. 4 – Como foi essa troca repentina e forçada do cessionário do bar da piscina? O bar da piscina era administrado pela MLT que detinha o comodato do local. Devido ao falecimento do Sr. Marco Temer, principal sócio da empresa MLT, os outros sócios declinaram a continu-

5 - Como você deixa o Clube para o próximo presidente? Deixaremos o ACC bem estruturado e com as finanças em ordem. Essa gestão iniciou o modelo de administração independente da SACRES, mas respeitando os vínculos jurídicos –expressos no anexo C de todas as escrituras dos proprietários e no Convênio firmado entre as partes - e nosso desejo é que os próximos diretores a serem eleitos na reunião do Conselho de Administração de Janeiro próximo possam melhorar o que existe e ir adiante com muito sucesso 6 – Que mensagem você deixa para o próximo presidente? Desejamos toda sorte para a próxima diretoria na realização de seus projetos. Os atuais diretores se colocam à disposição para ajudar tudo o que for para a melhoria do clube. Estaremos sempre atentos e disponíveis melhorar o clube.


AlphaVille Clube

Eleição para o Conselho Deliberativo do Clube O Clube agradece a todos que compareceram na AGO do dia 06/12. Segue abaixo resultado da votação.

APURAÇÃO DA AGO DE 06/12/2012 - ACC 01 – Maria Célia M. P. Ramos

49 votos

02 – Antonio Wilton Milani

46 votos

03 – Damaris Meyer Mortari

45 votos

04 – Paulo Roberto Hoffmann

45 votos

05 – Raul Mariano Júnior

45 votos

06 – José Dezotti

40 votos

07 – Rosangela Rodrigues Kazitoris

40 votos

08 – Silvio Sidney Crotti

40 votos

09 – Ana Maria C. Brás Madruga

37 votos

10 – Antonio Donizeti de Carvalho

37 votos

11 – Alcides Guedes Pinto Júnior

36 votos

12 – Octavio H. de O. Pavan

36 votos

13 – Fabricio de Lima Ventura

34 votos

14 – José Augusto Siqueira

34 votos

15 – José Luis Simonetti

33 votos

16 – Elaine Piro

32 votos

17 – Regina Ap. Bissoni de Souza

31 votos

18 – Sandra R. G. de Paula Freitas

28 votos

19 – José Nagibe Rahmé

27 votos

20 – Paulo César Ferreira

22 votos


Revista AlphaVille Camoinas

15


Nosso Residencial

NOVO CICLO Leiser Magalhães Boldrin atual ouvidor coordenador

Agradeço aos que

referendaram meu nome para

mais um ano à frente

da ouvidoria

espero ser útil

a todos

Nesta última revista do ano nos cabe, em primeiro lugar, agradecer a Deus por mais um ciclo que completamos

C

ada ano temos novos projetos, novas obrigações, novas realizações, e dentro de todo o processo, deste eterno caminhar, também temos nossas desilusões, nossos fracassos, quer sejam de ordem pessoal quer sejam de ordem social. Por vezes o resultado, os acontecimentos, saem de nosso controle mas se temos autocontrole os problemas passam, as soluções aparecem, ou simplesmente seguimos uma nova estrada, é assim para as pessoas e também para as entidades que as representam. Neste mundo só a morte não tem nossa compreensão, e não podemos fazer parte da solução daquilo que não compreendemos. Todos os anos, estou certo, perdemos alguns membros desta nossa família, neste ano eu que aqui estou desde 1997 gostaria de reverenciar alguns de quem estive muito próximo por anos e de quem tive a satisfação de receber varias lições, e pela reverencia a seus nomes saúdo a todas as famílias que perderam entes queridos, orando para que sigam em frente com coragem e com a certeza de que a memória destes que se foram é motivo de muito orgulho e alegria. Saudações a Hackel Maluf, Edson Daud e a Marco

Temer, todos os três exemplos de vida digna e cheia de realizações, todos os três deixaram muitos amigos e seguidores. A família Alphaville Campinas, como qualquer família, tem também seus desencontros, somos uma família ainda jovem e cheia de arroubos mas com o tempo vamos amadurecendo. E neste sentido gostaria de parabenizar a todos que participaram da última assembleia de eleição da SACRES. Foi um recorde de participação e um exemplo de cidadania de onde temos muitas lições a tirar. Agradeço aos que referendaram meu nome para mais um ano à frente da ouvidoria, espero ser útil a todos. Que nesse novo ciclo que se inicia possamos aprender nossas lições e agir em busca de harmonia e aprimoramento afim de termos uma comunidade feliz, madura, em paz, que sirva de exemplo para nossos filhos e para as demais comunidades deste grande Brasil Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos. Leiser Boldrin Ouvidor SACRES

Para falar com a Ouvidoria envie um e-mail para: ouvidoria@sacres.com.br

16 Revista AlphaVille Campinas


Segurança

Segurança é prioridade no AlphaVille Passando pela sua melhor fase, a segurança do residencial encerra o ano sem nenhuma ocorrência grave

A

segurança vive hoje uma de suas melhores fases. Nenhuma ocorrência considerada grave foi registrada durante o ano. Isso significa mais segurança e tranquilidade aos moradores. Toda essa transformação começou a ocorrer em 2008, quando os gestores da época sentiram a necessidade de mudança e investimento na segurança, mas o ponto alto dessa transformação culminou com a implantação do novo sistema de acesso das portarias. De acordo com levantamento da segurança passa pela portaria principal do AlphaVille aproximadamente 9.000 veículos por dia, com tanto volume de circulação era preciso um sistema de acesso de ponta para comportar esse acesso.

18 Revista AlphaVille Campinas

O sistema

O novo sistema já está em pleno funcionamento nas portarias, são cartões com chip com código de segurança exclusivo do AlphaVille, sendo impossível sua leitura por qualquer outro sistema externo, assim como nenhum outro cartão adquirido no mercado permitirá acesso em nossas portarias, este é o maior diferencial do sistema novo para o antigo, que bastava uma cópia do código de barras e qualquer pessoa conseguiria entrar. Este sistema já funciona em vários condomínios de alto padrão de forma rápida e segura, um exemplo é o condomínio Barão de café que usa o mesmo sistema há 3 anos. Para a moradora Vanessa Miranda o novo sistema de acesso foi uma mudança

positiva. “Adaptei-me bem ao novo sistema, acho que a mudança foi pra melhor, pois, me sinto muito mais segura, além do cartão é preciso digitar a senha. O processo chega a ser até meio chato, mas é importante todo esse cuidado”, diz Vanessa. A moradora Sonia Maatouk Bebber também vê o novo sistema como positivo. “Penso que é um benefício termos um sistema com mais recursos de segurança, foi positivo o novo sistema ter mantido a verificação da foto do usuário”, opina Sonia. Para o gestor de segurança Sr. Marcos Guillen, a segurança no AlphaVille evoluiu com o tempo e com a necessidade de seus moradores, “no passado tínhamos muitas ocorrências podemos dizer que hoje o AlphaVille é um dos locais mais seguros para se morar”, afirma.


Eventos

Muito glamour no baile de

ANIVERSÁRIO DO CLUBE

A

noite do dia 27 de outubro foi marcada por muito bom gosto e elegância. Ao todo, 153 pessoas participaram do grande baile de aniversário do Clube, que foi um sucesso do começo ao fim. Em ritmo de bom astral, a festa varou a madrugada e quem participou garante que foi um sucesso.


outubro 2012 | Revista Alphaville

19


outubro 2012 | Revista Alphaville

19


20 Revista Alphaville | outubro 2012

outubro outubro2012 2012 || Revista RevistaAlphaville Alphaville

21 19


Esporte

Artes Marciais

Dos torneios nas telas à prática diária Filmes, minisséries e campeonatos ao vivo: a telona fez a arte marcial ganhar um novo status no país

26 Revista AlphaVille Campinas


Adaptados ao estilo pessoal

C

orpo, leveza, respiração: o condicionamento físico intensificado pela prática esportiva. Karatê, jiu-jítsu e judô despontam como modalidades em evidência no país. O hibridismo cultural, a autodefesa e a disciplina, aliadas à boa alimentação e ao autoconhecimento, têm deixado de ser atividades para pequenos grupos de origem oriental - como Japão, Índia, Mongólia e China - para se tornarem questões para lá de

Gilson Gomes, instrutor de karatê da academia do Clube do AlphaVille.

instigantes, principalmente, entre jovens e adolescentes. O instrutor de karatê da academia do Clube do Alphaville, Gilson Gomes, enfatiza que a prática estimula a disciplina, a humildade e o companheirismo. O karatê, segundo ele, assim como outras modalidades de artes-marciais, pode envolver pessoas com necessidades especiais e ajudar nos aspectos psicomotores e sensoriais. “Fortalece músculos e ossos. Desenvolve a tolerância e a compreensão. A dedicação e a metamorfose do praticante são espetaculares”, salienta. Quanto ao aprendizado do aluno, a concentração escolar e a interação social chegam ao pico, garante o profissional.

Sobre as práticas, a queima calórica depende de uma série de fatores: sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico. Gêneros esportivos vinculados ao judô, jiu-jítsu e karatê incitam as novas turmas de esportistas não abrirem mão de acompanhar cada espetáculo, seja pessoalmente, pela Internet, ou TV. O destaque é para as mulheres que, atualmente, disputam, com afinco, as competições mais consagradas. Os benefícios são múltiplos e atuam na parte superior do corpo, como braços, ombros, abdômen e quadril; melhoram a resistência; aprimoram o funcionamento cardiovascular e respiratório.

Karatê. Corpo saudável ante uma filosofia de vida De onde veio: O karatê surgiu como arte marcial autóctone de Oquinaua, através do desenvolvimento das técnicas do chuan fa chinês e dos koryu japoneses (práticas de luta ensinadas tradicionalmente). Quanto ao ensino, se baseia na resistência e no ataque, através de golpes abruptos: chutes, socos, joelhadas, imobilizações, bloqueios. Se a tensão e o estresse do vestibular dos filhos já começaram a tirar o sono, é o momento de deixá-los descarregar a emoção, através de exercícios que envolvam o corpo e a mente – além de socializar. Quem pode praticar: Crianças, jovens e adultos podem participar, inclusive, pela contribuição comportamental, oriunda das instruções filosóficas de respeito e autocontrole. Lembrando que a hidratação não pode ficar de fora: ingestão de pelo menos 200 ml de água a cada 30 minutos de exercício, para garantir a disposição de todo o corpo. Curiosidade: Há relatos sobre as técnicas desde o século 14, com o período Sanzan-jidai, com os embates entre os três reinos de Hokuzan (Monte Setentrional), Chuzan (Monte Central) e Nanzan (Monte Meridional), pelo controle da região. Benefícios: Além de trazer uma correção postural progressiva, aumenta a autoestima e a autoconfiança. Equilíbrio e domínio físico e emocional. Gasto energético: De 500 a 700 Calorias hora/aula – queima calórica baseada na atividade praticada por participante com cerca de 70kg.

Revista AlphaVille Campinas

27


Esporte

Judô - Força, mente tranquila e corpo pleno: para quebrar a rigidez e liberar as tensões. Alternativa para todas as gerações, que alia entretenimento e desenvolvimento físico.

A campeã olímpica, Sarah Menezes. De onde veio: Baseado nas escolas de “jujitsu” (uma expressão e gênero de luta diferente do jiu-jitsu) – arte marcial praticada pelos bushi, proposto como caminho suave -, fundado por Jigoro Kano no século 19, o judô busca o equilíbrio integral, através do fortalecimento. A indumentária é composta pelo quimono: casaco, calça e faixa. Mas, sua história não se limita a tais referências. Um esporte que conquistou jovens e educadores pela importância na consolidação psicoemocional e a socialização dos indivíduos.

acompanhamento dos pais nas primeiras aulas, para avaliação do método e da didática empregados pelo professor, pode fazer toda a diferença. Assim como outros tipos de ‘artes-marciais’, o esporte também não limita por idade: o mais importante e empenho, disciplina e disposição para conhecer o próprio corpo e superar os limites.

Quem pode praticar: Para os que ainda não chegaram aos 18 anos, o

Curiosidade: Na Olimpíada de Londres, o judô brasileiro conquistou

28 Revista AlphaVille Campinas

uma medalha de ouro e duas, de bronze. Estímulo para quem já admirava a modalidade, feito importante para sua constante valorização. Benefícios: Aprimoramento das relações sociais, intensificação da coordenação motora. As primeiras quatro aulas devem ser leves, para que haja uma adaptação crescente, sem forçar o corpo a um funcionamento abrupto - no caso da ausência de uma preparação prévia e adequada. Gasto energético: Até 700 calorias hora/aula – com referência em adulto com peso de aproximadamente 70kg.


Jiu-jitsu - UFC, MMA e outras tendências: a aposta é a união entre o hobby e a diversão De onde veio: Através da perspectiva de atividade artística, com o legado da tradição japonesa de samurais, o jiu-jitsu se institucionalizou a partir do século 17, com uma série de aprendizados para despertar o potencial do corpo: alavancas, torções e pressões, para levar o oponente ao chão e dominá-lo. Curiosidade: Do jiu-jitsu às novas metamorfoses: influenciadas pela pankration, luta grega dos Jogos Olímpicos de 648 d.C., as Artes Marcais Mistas (MMA) tencionam golpes de combate em pé e no chão: punhos, pés,

cotovelos, joelhos, imobilização, lances e alavancas. O século 20 é o marco para a modalidade, com Carlos Gracie, um dos fundadores da arte marcial brasileira denominada Gracie Jiu-jítsu. O Ultimate Fighting Championship (UFC) - maior organização de artes marciais mistas do mundo - é o destaque da cultura emergente das práticas, inspirado nos torneios de Vale Tudo, originados no Brasil. A ênfase ao esporte se deve ao destaque do país no MMA. Entre as conquistas, Renan Barão (2012); Júnior dos Santos e José Aldo (2011); Anderson Silva (2006).

Quem pode praticar: Todas as faixas etárias podem participar. A supervisão de um professor, profissional habilitado pela respectiva federação, é fundamental, para evitar contratempos e não estragar o ânimo e a diversão. Benefícios: O esporte propicia a redução do stress, auxilia na defesa pessoal, facilita o relacionamento interpessoal, define o corpo, potencializa a flexibilidade e os reflexos. Gasto energético: 550 calorias hora/ aula – estimativa com referência em um atleta praticante com peso médio de 70kg.

Revista AlphaVille Campinas

29


Viva melhor

Homens X Check up

Exames podem prevenir doen莽as e proporcionar diagn贸stico precoce 30 Revista AlphaVille Campinas


O

check up deve fazer parte do cotidiano masculino tanto quanto faz de uma criança ou das mulheres. O urologista está para o homem, como um pediatra para uma criança ou o ginecologista para uma mulher. De acordo com o Dr. Daher Chade, urologista do Hospital Sírio Libanês e do Instituto do Câncer de SP, a maioria dos homens só vai ao médico porque a esposa leva ou então quando há algum sintoma. “Os homens têm o hábito de irem ao consultório apenas em uma situação: quando sentem algum sintoma. E, mesmo assim, só procuram um especialista a partir da insistência de uma mulher (seja esposa, mãe ou até filha)” , explica dr. Chade. “As novas gerações procu-

ram o urologista com maior frequência que os homens mais velhos, mas ainda assim, vemos frequentemente casos de doenças avançadas diagnosticadas tardiamente devido à falta do acompanhamento médico preventivo”. Segundo o especialista, o acompanhamento clínico pode ser realizado em todas as faixas etárias, já que, em cada uma delas, há uma necessidade específica. De acordo com Dr. Chade, o check up adequado para cada faixa etária pode prevenir vários tipos de problemas, com maiores chances de nos mantermos saudáveis: “quando se descobre qualquer doença no início, a probabilidade de cura é muito maior”, finaliza dr. Chade. Conheça as fases.

entre 3 e 5 anos

Muitos pediatras avaliam a necessidade de uma possível cirurgia de fimose, entretanto, esse procedimento deverá ser realizado após a avaliação de um urologista.

entre 12 e 18 anos O urologista é o médico mais indicado para os meninos para avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), disfunções miccionais (que podem surgir nessa faixa etária) além de orientações e dúvidas sobre a vida sexual masculina.

entre 20 e 39 anos

O homem deve procurar o urologista para manter a prevenção e ou tratamento de DSTs, além de iniciar a prevenção contra o câncer de testículo, que pode surgir nesse período.

O acompanhamento

clínico pode ser

realizado em todas as faixas etárias, em cada uma há uma necessidade

entre 40 e 45 anos Começa um período em que o homem deve ir anualmente ao urologista. Para aqueles que possuem histórico familiar, a partir dos 40 anos, é necessário começar a prevenção contra o câncer de próstata, que é considerado o 3º câncer mais comum em todo o mundo, sendo o principal entre homens. Para aqueles que não possuem histórico familiar, a prevenção pode ter inicio a partir dos 45 anos. Além disso, assim como o ginecologista indica exames de varias especialidades para as mulheres; o urologista realiza o mesmo procedimento com os homens. E com essa idade, já é possível começar a prevenir outros tipos de doenças realizando exames cardiológicos, de sangue (para avaliar colesterol, triglicéries e glicemia) e exames clínicos específicos, como exame de pulmão em fumantes.

a partir dos 50 anos Além de se manter a prevenção do câncer, o urologista pode auxiliar em problemas comuns nessa faixa etária como o tratamento de crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga, rins, prevenção de câncer de intestino, além da prevenção e tratamento de disfunções sexuais.

Revista AlphaVille Campinas

31


Tecnologia

Atenção internautas Com tantas formas de se comunicar, a rede de computadores se mostra rápida, simples, mas as boas maneiras também se aplicam a esse universo que parece, apenas parece, sem regras.

Dica: Endereços de e-mails revelam muito sobre você, por isso ao encaminhar um currículo, por exemplo, utilize de um endereço eletrônico sem diminutivos, brincadeiras e apelidos. Se precisar, crie um novo endereço exclusivo para usar em assuntos de trabalho.


O

Século XXI é, definitivamente, a era da internet. Saber usar essa tecnologia se tornou tão importante quanto saber ler e escrever, e as pessoas de uma forma ou de outra, percebem a necessidade de entender, frequentar e utilizar o mundo virtual. “Navegar é preciso, viver não é preciso”, frase célebre romana e parte do poema “Navegar é Preciso” de Fernando Pessoa, é um convite poético ao despertar da criatividade, da curiosidade e do valor da desco-

bertas de novos mundos externos e internos que ele já sentia o quanto se desenvolvia, mas mesmo assim não pudesse prever o quanto em desenvolvimento tecnológico estaria por vir. O assunto desperta mil e uma ideias, mas o ponto aqui é o de fazê-lo reavaliar o uso de e-mail de forma a garantir sua eficiência e elegância no ambiente de trabalho. Selecionamos algumas regras aprovadas por quem usa diariamente o correio eletrônico, acompanhe:

1. Não escreva em caixa alta, significa falar alto.

da empresa no fim ou no inicio do corpo do e-mail, com informações de telefone e localização de fácil leitura.

2. Apresente-se logo e de forma direta. 3. Cuidado com abreviações, gírias e certifique-se de pontuações, lembre-se de que virgulas podem mudar o sentido de uma frase. 4. Para endereços de e-mail corporativo, aplique a assinatura oficial

5. Evite arquivos desnecessários e pesados, eles podem até travar as caixas de entrada. 6. Não abuse das opções de alta prioridade, importante e urgente. 7. Responda no próprio e-mail

“Navegar é

preciso, viver não é preciso”

recebido, desta forma o histórico acompanha. 8. Leia o e-mail antes de enviá-lo, aplique um corretor e reavalie o texto. 9. Não copie uma mensagem ou anexo sem permissão 10. Não use e-mails para assuntos confidenciais, eles não representam segurança alguma.

Revista AlphaVille Campinas

33


Especial 2013

FAÇA E ACONTEÇA

13 2013 dicas para alcançar seus objetivos em ...


*Por Roselake Leiros

N

o tempo da tecnologia, da comunicação, do imediatismo, pular sete ondas, guardar sementinhas ou simplesmente querer, não é o bastante. É verdade que todos nós somos potencialmente capazes de realizar muito, mas também é mais do que sabido que para realizar, ser mais feliz no amor, ter mais dinheiro no bolso e saúde para dar e vender ou qualquer que seja seu objetivo, é preciso determinar uma estratégia, fazer um balanço do ano

13 11

que passou e definir um caminho certo para realizar estas ações de mudanças. Para obter sucesso em todas as promessas que serão feitas na virada do ano é fundamental saber como alcançá-las e entender que tudo depende exclusivamente de você e do seu potencial. Para ajudar aqueles que desejam concretizar seus objetivos amorosos, profissionais e materiais em 2013, a coach e especialista em comportamento humano, Roselake Leiros, da CrerSerMais, destaca 13 dicas:

Roda da Vida

Verifique como foram as realizações de cada área de sua vida no ano que passou, dando notas de 0 à 10: saúde, carreira, família, afetivo, espiritual, lazer, finanças e contribuição, por exemplo. Caso você não tenha realizado tanto quanto gostaria, avalie, aprenda com o seu passado e invista nas áreas mais deficitárias, pois o equilíbrio gera fluidez na vida e também siga adiante com a sua melhor energia.

Futuro, é você quem cria o seu

12

Num primeiro momento sonhe ilimitadamente, depois planeje sua realização positivamente. Um objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e com tempo de realização determinado. Caso seja muito grande, segmente-o. Crie um passo a passo escrito, e só depois do primeiro esboço pare para avaliar e tornar sua realização ainda mais palpável.

Valorize suas qualidades Todas as pessoas possuem qualidades, pontos fortes e você não é diferente de ninguém. Dê valor ao que há de melhor na sua personalidade, no seu jeito de ser, sua beleza física. Mostre para o mundo que você se ama e se reconhece capaz de alcançar o que deseja. Se você não se dá o valor devido, ninguém irá reconhecer você.

Revista AlphaVille Campinas

35


10 Especial 2013

8

Reconheça seus defeitos

Pontos fracos não são motivos de vergonha, mas também não precisam ser evidenciados, exaltados. Assuma-os, pontue-os e faça uma análise para buscar melhorá-los a cada dia. Você irá se sentir melhor e conviver melhor com as pessoas que lhe cercam.

Deixe claro para cada um quais são os limites de relação entre vocês, esta dica vale para colegas de trabalho, família e até para namorados (as). Sacrifícios para ajudar o outro, acaba gerando a expectativas de um retorno ou mesmo reconhecimento da outra pessoa, o que pode nunca acontecer e isso vai gerar a sensação de ser injustiçado ou o julgamento do outro ser ingrato.

Relacionamentos

Evite relacionamentos destrutivos, analise criticamente cada envolvimento e perceba se a pessoa pode realmente lhe ajudar a alcançar seus objetivos. Se você concluir que a pessoa não irá lhe acrescentar em nada, e que até pode atrapalhar as suas realizações, caia fora rapidinho, mas elegantemente, é claro.

Amizades

Os amigos também são importantes na busca das realizações dos sonhos, eles são um grande incentivo nos momentos de cansaço ou desânimo. Cultive amigos verdadeiros, cuide dos velhos amigos e busque novas amizades e reserve sempre um tempo exclusivo para eles.

6

9

Stop – Aprenda a falar “não” para as pessoas e colocar limites

Família

A família é a base do crescimento de cada um, desta forma é essencial que o relacionamento entre você e as pessoas que dormem e acordam na mesma casa seja saudável. Tem alguma coisa que ficou mal entendida? Converse e resolva. Nunca ouviu falar que antes de estar bem fora de casa é preciso ter harmonia familiar?

36 Revista AlphaVille Campinas

7


5

Hobbies

Pratique atividades que você gosta e que irão proporcionar prazer, lazer e distração, assim você terá mais disposição e alegria para os dias difíceis. Se você gosta de caminhar faça um tempo e dedique-se a você tornando isto um bom hábito.

3

Críticas

Analise cuidadosamente as críticas que devem ser consideradas e as que devem ser ignoradas, pois podemos e devemos aprender de tudo. Receba-as para construir, utilize-as para fazer um balanço e analisar possíveis melhorias.

Pense positivo Se as metas do seu dia não foram alcançadas, no dia seguinte comece tudo novamente com pensamento positivo, mas avalie se será necessário alguma mudança. Ser negativa (o) atrasa a realização das coisas boas, afasta as pessoas de você e não contribui para o seu crescimento.

Motivação

4 2

Pergunte-se “Por que eu quero isso? O que isto me proporciona de tão importante que me faz caminhar todos os passos necessários para essa realização? Isso é importante, é o seu combustível.

1

Comemore

Comemore a cada conquista e realização, você merece. Um brinde a vida!

* Sobre Roselake Leiros: Coach de carreira e de vida, com mais de 13 mil horas de atendimento. Consultora, palestrante, especializada em desenvolvimento humano. Programação Neurolinguística (Master/Trainer), certificada por Deborah Epelman, Robert Dilts e outros. Coaching Integrativo e Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional certificada por Bern Iserd. Roselake Leiros é diretora da CrerSerMais – Desenvolvimento Humano. www.crersermais.com.br

Revista AlphaVille Campinas

37


Recreação

Muita alegria com a visita

DO PAPAI NOEL

D

ia 01 de dezembro o AlphaVille Clube promoveu, a visita do Papai Noel aos moradores. Com muita música, brincadeiras e balas, as crianças abraçaram o bom

22 Revista Alphaville | outubro 2012

velhinho e fizeram seus pedidos. A alegria do Natal não foi apenas dos pequenos, os adultos puderam comprar presentes em uma super feirinha que ficou montada na recreação.


Prepare-se para o Alphérias

A

s tradicionais semanas que fazem à alegria nas férias da garotada estão programadas para os dias 15 a 18 de janeiro (primeira semana) e 22 a 25 de janeiro (segunda semana). Fique atento!


Turismo

Paisagem dos legados heroicos Salve Jorge! A TV despertou ‘de vez’ o imaginário sobre a Turquia. Cenários naturais cinematográficos e milenares, um certo clima de mistério e a descoberta da rica cultura e história do país


Olhares, conquistas, memórias...

São Jorge: O guerreiro mítico é uma fabulação recorrente em Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha e, no Brasil, com o hibridismo presente no Rio (sincretismo religioso entre as culturas europeia e afro-brasileira).

42 Revista AlphaVille Campinas

Riquezas gastronômicas, joias singulares, opções de lazer e muita história. Império Bizantino e outras inscrições presentes nos domínios da arte e da política fazem da Turquia um país diverso e enigmático. Selecionamos alguns de seus encantos e curiosidades para convidar você para possibilidades instigantes. Um roteiro indispensável para quem quer curtir uma viagem singular, que deixa à memória marcas de um tempo ainda em fazimento. Que tal uma hospedagem em Istambul, no Hotel Lady Dian? A via de sugestão do roteiro é São Paulo-Istambul. A programação pode incluir visitas a Bósforo, com um passeio de barco a partir do Forte Rumeli Hisar. Logo depois, pontos turísticos como Praça de Sultanahmet (local em que se situava o Hipódromo de Contantinopla), Fatih Sultan Mehmet Bridge, Mesquita Azul, Museu de Santa Sofia, Palácio de TopKapi, Cisternas Bizantinas e o Grande Bazar (um dos maiores e mais visitados comércios internacionais). Você já se inspirou em cenas como essas, com a beleza natural e a arquitetura antiga singular (com toques macedônios, romanos, bizantinos e otomanos)? Tour por Éfeso, com a consagrada

visitação à Casa de Maria. Outros destaques são o templo de Adriano, o templo do Divino César, as fontes de Trajano, e a Celsius Biblioteca, com mais de mil anos de idade. Capadócia, com incríveis voos em balões multicoloridos. Terra notadamente associada aos belos cavalos e, às vezes, confundida propositalmente com o território lunar. A recomendação fica por conta do Selcuk Nilya Hotel ou similar - estilo cave. Uma visão panorâmica singular lhe aguarda no desfiladeiro, o Ihlara. Roupas esportivas para uma caminhada no Vale Ihlara. Em intensidades de encontro com a natureza, o entorno do Rio Melendiz esculpe um canyon no vale verdejante, com cara de imagem cinematográfica. Arte sacra: capelas, com arquitetura monumental, ilustradas com afrescos bizantinos. Do alto, em uma vista que se inicia de um balão com cores mágicas e que abrange uma extensão digna de cartão postal, você pode entrar em contato com sensações deslumbrantes sobre os desenhos geológicos da Turquia. Sem medo ou pressa, uma hora de feeling e distração, em que o balão chega a uma altitude de pura adrenalina. Vagarosamente, há uma descoberta, por detalhes singulares, das dimensões da tela natural que envolve o passeio. O onirismo do olhar faz você se sentir como se estivesse diante


do nascimento dos balões do solo e, em seguida, o encanto da ascensão ao ar, como se fosse uma borboleta ao se desligar do casulo. Para se maravilhar com a ideia, é preciso reservar com antecedência. As agências organizam os voos de balão, regularmente, ao nascer do sol. O transporte de ida e volta ao hotel está incluso no valor da opção: com um café da manhã ímpar antes do voo e uma garrafa de espumante, para eternizar o momento. Prepare-se para mergulhar em detalhes de construções antigas, que conduzem a inúmeras reflexões históricas, através das igrejas de pedra da Capadócia. O pesquisador Paul Loucas, ao ser enviado para o Médio Oriente, por Luís 14, no início do século 18, durante o momento que esteve no caminho para Kayseri, se surpreendeu com a visão do vale vulcânico, Korama. O que chamou a atenção foram as casas esculpidas em forma de cone nas rochas. Loucas divulgou um conjunto de descrições, através das viagens que realizou, sobre os achados arqueológicos encontrados. A atenção ao local se expandiu cada vez mais. Despertou-se um interesse pela visitação do Vale de Goreme: uma paisagem deslumbrante, com casas, mosteiros e igrejas da região. Entre os detalhes arquitetônicos, uma capela que remonta o século 7, com uma série de afres-

cos. Templos que desvelarão singularidades icônicas inesquecíveis: Igreja Escura, Igreja Tokali, Igreja Carikli, Igreja Elmali, Igreja Yilanali, Capela Santa Catarina, Igreja de Santa Bárbara, o Mosteiro da Freira, Cavusin, Igreja de Nicephoros Focas. Goreme foi uma área importante durante o início da época bizantina. As igrejas e mosteiros do Vale, que têm sido lentamente restaurados por especialistas em arqueologia, são indispensáveis para o roteiro.

IMAGENS QUE

MISTURAM O

UNIVERSO FANTÁSTICO

A RIQUEZA, A HISTÓRIA E O COTIDIANO

Mesquita Azul

Revista AlphaVille Campinas

43


Charme

com a novela

A

s personagens Théo Garcia (Rodrigo Lombardi) e Nanda Costa (Morena Santos Ribeiro) – em Salve Jorge, Rede Globo – trazem, sob o estatuto da cultura turca, uma mistura contagiante de aventura, paixão, coragem, busca pela dignidade e vontade de resolução de injustiças. Nessa narrativa de Glória Perez, quase de livros de história, a vilã Wanda (Totia Meirelles) preparou um destino de infortúnio para Nanda, o que vai trazer dinamismo ao enredo. Os tradicionais Vale do Amor, Vale da Rosa e Vale da Imaginação, além de fazerem parte da trama televisiva que teve início em outubro, não podem ficar de fora da aventura.

44 Revista AlphaVille Campinas

Théo, quase um aprendiz de São Jorge?

L

endas de dragão e princesa? No inconsciente coletivo, a saga de Théo – tão desafiadora como a de um cavaleiro templário, como São Jorge (275-303), da Capadócia –, para salvar Nanda na Turquia (refém do tráfico de mulheres), já se consolidou como o arquétipo do herói, que se lança numa jornada epopeica, cheia de dramas e mistérios. Desde o surgimento do épico, já conquistava, por se confundir com narrativas de heróis gregos, semideuses imponentes como Hércules, filho

de Zeus e Alcmena. No século 5, foram criadas cinco igrejas em Constantinopla, dedicadas ao cavaleiro. Padroeiro dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro, sua história se baseia em relatos lendários e apócrifos. Os dias escolhidos para celebrá-lo são 23 de abril e 3 de novembro. Jorge, tal como descreve a tradição, foi padre, atuou no exército do imperador Dioclesiano e, por fim, se tornou mártir cristão e um dos santos mais venerados pela Igreja Católica.


Beleza

Pele saudável e bonita

O ANO TODO O Brasil está entre o Trópico de Capricórnio e o Equador, por isso, ocupa as primeiras posições quando o quesito é praia: sol o ano todo diverte, mas pede precauções. Sol e prevenção: a combinação perfeita

O bloqueador, o bronzeador e o filtro já fazem parte do seu dia a dia. Seja no escritório, para tomar uma água de côco na praia, ou após a piscina, a pele precisa estar sempre hidratada e protegida dos raios solares – nocivos à saúde quando incididos sem proteção. Alegria, prazer e diversão nas cidades litorâneas: turismo que encanta pelas opções gastronômicas, arquiteturas atraentes, com muito sol! Para desfrutar de tudo isso com total tranquilidade e, quando o assunto é pele bonita, livre de manchas e doenças, alguns cuidados não podem faltar a fim de garantir o charme de um corpo saudável e uniforme. Os especialistas recomendam que, para curtir com segurança, deve-se evitar a exposição entre 10h e 16h, devido ao aumento do nível de radiação ultravioleta. Mas, como sabemos, a maioria não abre mão desse período do dia. Bom senso é indispensável na decisão para conciliar o prazer, a tecnologia e a saúde. É possível aproveitar os horários, desde que a pele esteja protegida e, a família, bem acom-

46 Revista AlphaVille Campinas

panhada com o ‘kit praia’: barraca, óculos, chapéu e guarda-sol. Para lembrar, há três tipos diferentes de radiação. A UVC causa mais danos, é aquela inibida pela camada de ozônio; a UVA e a UVB, que também demandam atenção, são pouco ofensivas. O UVA interliga o pigmento, conhecido como melanina, e o oxigênio, o que resulta no bronzeado, tão desejado durante as viagens pelo país. É importante se ater ao fato de que o surgimento de pintas escuras e queimaduras ocorre por conta do UVB.

Bloqueador

A composição química e o funcionamento são as diferenças entre bloqueadores e filtros solar. O bloqueador reflete a radiação UV, com uma composição de óxido de zinco ou dióxido de titânio – eficiência na proteção de UVA e UVB. Para alguns, a opacidade é um dos pontos favoráveis, isto é, não fica transparente ao ser inserido na pele. Entretanto, o produto bloqueia os poros da pele, o que pode acarretar o surgimento de espinhas. O dióxido de titânio, presente na substância, atua na coloração branca de eletrodomésticos: fogões, geladei-

Conhecer as diferenças de cada produto garante a eficácia da prevenção. ras, micro-ondas. Esse composto é responsável ainda pelos corretores líquidos, para pequenas modificações em textos escritos à caneta.

FPS

O Fator de Proteção Solar, seja no caso do filtro ou do bloqueador, é um ponto de atenção, pois mede a intensidade de controle do UVB – a queimadura da pele numa escala de 2 a 70. Sob as recomendações de pesquisas em laboratório, o índice


Para lembrar,

há três tipos

diferentes de radiação A UVC causa mais

danos, é aquela inibida

pela camada de

ozônio; a UVA e a UVB, que também demandam

atenção, são

pouco ofensivas.

Bronzeador

está galgado nos efeitos produzidos pela intensidade de exposição ao sol, antes de ficar vermelha, em comparação com pessoas que não usaram o produto. A pele desprotegida fica vermelha após 10 minutos de exposição. Com o uso de um FPS 15, o efeito só será percebido em quase 3 horas. Quanto maior o índice do FPS, mais perceptível será o resultado. A consulta ao dermatologista pode ajudar a definir a melhor escolha do produto para uso, segundo cada tipo de pele.

Nanopartículas

A nanotecnologia – que estuda amostragens um bilhão de vezes menores do que um grão de arroz – tem atuado no desenvolvimento de bloqueadores solares de alta performance. Os produtos contêm nanopartículas de dióxido de titânico, ou seja, partículas muito pequenas, que ficam transparentes na pele e que potencializam a capacidade de inibir os raios UV.

A ideia de que o bronzeador substitui o protetor e o filtro é mito, assim como soluções caseiras para exposição ao sol - que não foram comprovadas por especialistas, muito menos podem ser respaldadas por evidências científicas. Se a opção pelo dourado fala mais alto, você não pode esquecer de conferir o FPS, para ao menos garantir o uso de um produto com uma qualidade razoável. A hidratação, através da ingestão de líquidos, não pode ficar de fora para garantir um resultado para lá de interessante.

Filtro

Composição que absorve o UVA e o UVB e os transforma em luz visível e que não prejudica a epiderme e a derme. Os primeiros filtros solares preveniam contra o UVA. No mercado atual, a opção recorrente é pelos que combatem os dois tipos. Revista AlphaVille Campinas

47


ORÇAMENTO 2013 A SACRES e o Clube agradecem aos associados pelo expressivo comparecimento na Assembleia de 28/11/2012, resultando na maior votação da história das Assembleias (492 votantes). Segue o resultado da AGO: RESULTADO FINAL - ÓRGÃOS SOCIAIS - SACRES CÉDULA AMARELA

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

VOTOS”

STATUS

Candidato 4

Antônio Hélio Argentin

“TOTAL 293

EFETIVO

Candidato 1

Ademir Alves Pereira

292

EFETIVO

Candidato 15

Marcos Roberto Boni

283

EFETIVO

Candidato 13

Marcelo Poffo

281

EFETIVO

Candidato 22

Waldemir de Paulo

281

EFETIVO

Candidato 17

Paulo Tryfon Kazitoris

280

EFETIVO

Candidato 14

Márcio A. Sambinelli (Bolinha)

279

EFETIVO

Candidato 20

Saulo Augusto Costa

279

EFETIVO

Candidato 12

Luiz Antônio Fernandes Valente

169

1º SUPLENTE

Candidato 21

Solange S. Viotto

162

2º SUPLENTE

Candidato 3

Antônio Carlos M. de Menezes

156

3º SUPLENTE

Candidato 11

Humberto Barbato Neto

152

4º SUPLENTE 5º SUPLENTE

Candidato 16

Nelson Latorre de Carvalho

147

Candidato 10

Gustavo Leite de M. Chaves

140

6º SUPLENTE

Candidato 18

Philippe Remy Bernard Devloo

136

7º SUPLENTE

Candidato 9

Gilberto Zanola

109

8º SUPLENTE

Candidato 6

Cibele Yahn de Andrade

97

9º SUPLENTE

Candidato 23

Wilson Barbosa da Silva

95

-

Candidato 24

Yocito Fukuda

88

-

Candidato 19

Raul Soares

59

-

Candidato 5

Antônio Wilton Milani

20

-

Candidato 7

Fernando Ferraz

20

-

Candidato 8

Gilberto Campos

18

-

Alcides Guedes Pinto Júnior

Candidato 2

13

-

BRANCO

52

-

NULO

11

-

TOTAL

3912

RESULTADO FINAL - ÓRGÃOS SOCIAIS - SACRES CÉDULA AMARELA

OUVIDORIA

VOTOS”

STATUS

Candidato 1

Leiser Magalhães Boldrin

TOTAL

303

ELEITO

164

-

NULO

3

-

TOTAL

470

BRANCO


Em Tempo

Aprovada proposta em assembleia com comparecimento expressivo RESULTADO FINAL - INVESTIMENTOS - ACC cédula azul

item 1

item

sim

não

abstenção

total

status

Academia

236

158

52

446

-

Academia - A - essencial

87

0

0

87

aprovado

Academia - B - básico

73

0

0

73

-

Academia - C - melhoria

76

0

0

76

-

item 2

Ginástica

208

224

51

483

reprovado

item 3

Bike spinning

181

250

55

486

reprovado

item 4

Estação ao ar livre

232

193

57

482

aprovado

item 5

Desfibrilador / treinamento

269

154

55

478

aprovado aprovado

item 6

Móveis para piscina Total

249

184

48

481

1611

1163

318

3092

RESULTADO FINAL - INVESTIMENTOS - SACRES CÉDULA AZUL

DESCRIÇÃO

SIM

NÃO

ABSTENÇÃO

TOTAL

STATUS

Item 0

Taxa de Manutenção SACRES

268

156

61

485

APROVADO

Item 1

Imposto sobre Serviços – ISSQN Tomador

257

162

54

473

APROVADO

Item 2

IPTU sobre a Área de Lazer – ACC

237

184

51

472

APROVADO

Item 3

Contingência Trabalhista / Cível

251

176

46

473

APROVADO

Item 4

Reserva para Inadimplência

236

186

50

472

APROVADO

Item 5

Fundo de Reserva Estatutário

254

168

49

471

APROVADO

Item 6

Desassoreamento do Lago “0” (zero)

270

162

41

473

APROVADO

Item 7

Rádio e Comunicação da Segurança

324

123

32

479

APROVADO

Item 8

Segurança Armada Externa

293

148

42

483

APROVADO

Item 9

Caminhão VW 5.150E Del. Avan. Euro V 0 km

238

187

50

475

APROVADO

Item 10

Tanque com Acess. p/ o Caminhão Ford Pipa

261

167

47

475

APROVADO

Item 11

Roçadeira Lateral

278

151

47

476

APROVADO

Item 12

Pavimentação

268

162

45

475

APROVADO

Item 13

Para-Raios

299

133

40

472

APROVADO

Item 14

Troca do Restante da Frota de Veículos

216

209

50

475

APROVADO

Item 15

Troca da Frota de Motos do Correio

245

184

47

476

APROVADO

Item 16

Licença Gerenciador de Backup

290

141

45

476

APROVADO

Item 17

Licenciamento do Office

285

146

46

477

APROVADO

Item 18

Licenciamento do Antivírus

291

143

42

476

APROVADO

Item 19

Licenciamento do Windows 7 Professional

286

147

44

477

APROVADO

Item 20

Licenciamento do Server 2008 e CALs

283

147

47

477

APROVADO

Item 21

Câmeras de Segurança e Acessórios

333

106

33

472

APROVADO

Item 22

Câmeras de Segurança BOSCH para Backup

320

119

37

476

APROVADO

Item 23

Sensores Infra Vermelho OPTEX

324

115

34

473

APROVADO

6607

3722

1080

11409

TOTAL


Artigo

FIM DE ANO

Hora de fazer balanço de nossas vidas

Dr. Flávio Gikovate Psiquiatra com 43 anos de carreira e escritor. flaviogikovate.com.br

É o sonho que nos

impulsiona. O

importante é que tenhamos

conseguido algum

avanço, que tenhamos a

sensação

que nossa vida

evoluiu

50 Revista AlphaVille Campinas

D

ezembro costuma ser um mês diferente. Algumas pessoas ficam particularmente felizes, mas um grupo maior fica triste e outro ainda se sente profundamente deprimido. É o período do ano em que há maior incidência desse estado terrível, no qual as pessoas vêem tudo negro, perdem as forças físicas e também as esperanças. Esse sentimento pode ter várias causas. A mais comum é a sensação de desamparo e abandono que muitos experimentam. Pessoas com a vida sentimental mal resolvida sentem até alguma inveja daqueles que vivem em família, ainda têm os pais vivos, inúmeros irmãos e primos. É claro que a inveja nem sempre está justificada, pois a maior parte daqueles que têm o convívio familiar mais estreito padece de inúmeras situações de rivalidade, disputa e conflito. A sensação ainda pode se inverter, por exemplo, no período que antecede o carnaval. Nessa fase, as pessoas menos comprometidas com vínculos sólidos irão se divertir mais. Em dezembro todo o mundo quer estar casado; em fevereiro, solteiro! Uma outra causa de depressão, típica desta época, tem a ver com a tendência de a maior parte das pessoas aproveitar a passagem do ano para fazer um balanço de suas vidas. Não deixa de ser razoável e útil pararmos, de tempos em tempos, para realizar uma revisão de como temos nos colocado diante dos desafios da existência. Processo similar costuma ocorrer nos dias que antecedem o aniversário, especialmente aqueles que encerram mais uma década de existência. Fazer 30, 40, 50 ou 60 anos nos impõe uma auto-avaliação, cujo resultado nem sempre nos aparece como muito agradável. Em dezembro, costumamos vivenciar a tristeza própria de não termos atingido todos os objetivos, de estarmos aquém dos nossos sonhos e expectativas. Mas a maior parte das pessoas faz esse balanço de vida de uma forma pouco criteriosa. Muitas se deprimem mais do que deveriam, porque erram na “contabilidade emocio-

nal”. Por exemplo: se uma pessoa obesa fez, no início do ano, um projeto de perder 20 quilos durante 2011 e chega em dezembro com 10 quilos a menos, poderá ficar triste. Acredito que ela não tenha razões para isso. Nossos sonhos e planos são as nossas metas: costumamos elaborá-los no início de cada período e a eles nos dedicarmos com algum afinco. Porém, raramente conseguimos realizá-los plenamente, porque nossa capacidade para imaginar será sempre maior do que a de realizar. É o sonho que nos impulsiona. O importante é que tenhamos conseguido algum avanço, que tenhamos a sensação de que nossa vida evoluiu. As coisas que não foram atingidas continuarão na nossa agenda para o ano que virá, junto com nossas outras expectativas. Triste mesmo é quando as pessoas constatam que, ano após ano, estão no mesmo lugar. E vejam bem: estou me referindo muito menos aos projetos práticos e materiais do que aos avanços íntimos e espirituais. Às vezes, penso que o grande sentido da vida é conseguirmos sair da Terra, 70 ou 80 anos depois de termos chegado, um pouco mais bem resolvidos interiormente. É termos sido competentes para dominar nossas disposições agressivas, aprendido a lidar melhor com frustrações e dores de todo tipo, desenvolvido a persistência, nos tornado mais corajosos para fazer com que nossos sonhos se realizem. Enfim, é termos sido capazes de ter olhado interiormente, a ponto de nos tornarmos mais independentes do julgamento das outras pessoas. E, nesse setor da vida interior, os avanços são muito lentos e difíceis. Qualquer progresso mínimo já deve ser motivo de grande alegria e de sonoras comemorações. Desejo a todos vocês que, em dezembro de 2013, estejam com o coração cheio de orgulho e de contentamento pelo que puderam fazer por si mesmos e pelos outros no ano que irá começar. Não há dinheiro ou coisa material que se iguale, em termos de satisfação, a esse tipo de sensação interior!


Revista AlphaVille Campinas - Edição 22 - Dezembro 2012  

Revista do Residencial AlphaVille Campinas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you