Revista GPS Brasília 16

Page 108

O brasileiro Roberto Azevêdo promove comercialização entre 164 países-membros

O GRANDE NEGOCIADOR À FRENTE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC), O BRASILEIRO ROBERTO AZEVÊDO, EM FATO INÉDITO, É REELEITO POR MAIS QUATRO ANOS PARA O CARGO COM APOIO DOS 164 PAÍSES-MEMBROS. SUA MISSÃO É ALINHAR INTERESSES NO SISTEMA MULTILATERAL EM MEIO À CRISE MUNDIAL POR MARCELLA OLIVEIRA

108 « GPSBrasília

S

e há alguma tensão no trabalho de chefiar a Organização Mundial do Comércio (OMC), não é pela voz serena nem pelo tom tranquilo do seu diretor-geral Roberto Azevêdo, 59 anos, que isso se faz transparecer. A missão é árdua. Sobre os ombros do diplomata brasileiro, pela segunda vez, está a responsabilidade de comandar a OMC e aquecer o comércio mundial, mesmo com o cenário de incertezas. A saída da Inglaterra da Zona do Euro e as dúvidas sobre os modos com que Donald Trump negociará com o resto do mundo são apenas alguns dos desafios. Soteropolitano e brasiliense de coração, Azevêdo reúne todas as características para transformar esse ambiente nebuloso em novas e importantes conquistas. Azevêdo nasceu em Salvador, mas passou boa parte da adolescência e vida adulta na Capital da República.

360b / Shutterstock

ECONOMIA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.