Ministério Consolador

Page 49

MINISTÉRIO CONSOLADOR Constrangidos pelo amor de Cristo, constrangerão outros a vir a Ele.

“Quando comecei a falar”, disse ele, relatando sua experiência, “caiu sobre eles o Espírito Quando os irmãos na Judéia ouviram Santo, como também sobre nós ao princípio. E que Pedro havia entrado na casa de um gentio lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: e pregara aos que ali estavam reunidos, ficaram João certamente batizou com água; mas vós sesurpresos e escandalizados. Receavam que tal reis batizados com o Espírito Santo. Portanto, se conduta, que a eles parecia presunçosa, tivesse Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando como resultado contrariar seu próprio ensino. havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era Quando a seguir viram Pedro, defrontaram-no então eu, para que pudesse resistir a Deus?” Atos com severa censura, dizendo: “Entraste em casa 11:15-17. Ouvindo este relato, os irmãos ficaram em de varões incircuncisos, e comeste com eles.” silêncio. Convictos de que a conduta de Pedro Atos 11:3. estava em direto cumprimento ao plano de Deus, Pedro lhes expôs toda a questão. Relatou sua experiência, com referência à visão, e alegou e que seus preconceitos e exclusivismo eram inque isto o advertia a não mais observar a distin- teiramente contrários ao espírito do evangelho, ção cerimonial da circuncisão e incircuncisão, glorificaram a Deus, dizendo: “Na verdade até bem como a não considerar os gentios imundos. aos gentios deu Deus o arrependimento para a Contou-lhes acerca da ordem que lhe fora dada vida.” Atos 11:18. Assim, sem controvérsias, derribou-se o preconceito, abandonou-se o exclusivismo estabelecido pelo costume dos séculos, e abriu-se o caminho para que o evangelho fosse proclamado aos gentios.

para ir aos gentios, da vinda dos mensageiros, de sua viagem para Cesaréia e do encontro com Cornélio. Relatou a substância de sua entrevista com o centurião, na qual este lhe contara a visão que lhe determinava mandasse chamar Pedro.

Ellen G. White - Atos dos Apóstolos, 131-142

9º dia | Liberto da Prisão

O

A morte de Tiago causou grande dor e consternação entre os crentes. Quando Pedro também foi preso, a igreja toda se empenhou em jejum e oração.

governo da Judéia estava então nas mãos de Herodes Agripa, súdito de Cláudio, imperador romano. Herodes mantinha também o cargo de tetrarca da Galiléia. Era prosélito professo da fé judaica e, aparentemente, muito zeloso em efetuar as cerimônias da lei judaica. Desejoso de obter o apoio dos judeus, esperando assim confirmar seus cargos e honras, pôs-se a realizar os desejos deles, perseguindo a igreja de Cristo, pilhando as casas e os bens dos crentes e prendendo os membros principais da igreja. Lançou na prisão a Tiago, irmão de João, e mandou um algoz matá-lo à espada, assim como o outro Herodes fizera com que o profeta João fosse degolado. Vendo que os judeus se agradavam muito com essas medidas, prendeu também a Pedro.

O ato de Herodes matando a Tiago foi aplaudido entre os judeus, se bem que alguns se queixavam da maneira reservada pela qual foi ele realizado, afirmando que uma execução pública teria de maneira mais completa intimidado os crentes e os que com eles simpatizavam. Herodes, portanto, conservou Pedro em custódia, tencionando satisfazer ainda mais aos judeus pelo espetáculo público de sua morte. Sugeriuse, porém, que não seria de bom aviso trazer o veterano apóstolo para a execução perante o povo então reunido em Jerusalém. Receava-se que a cena de estar ele sendo levado para morrer pudesse provocar a compaixão da multidão.

Foi durante a Páscoa que tais crueldades foram praticadas. Enquanto os judeus estavam celebrando seu libertamento do Egito e pretendendo possuir grande zelo pela lei de Deus, estavam ao mesmo tempo transgredindo cada princípio desta lei por perseguir e assassinar os crentes em Cristo.

Os sacerdotes e anciãos também temiam que Pedro fizesse um daqueles poderosos apelos que tinham freqüentemente incitado o povo a estudar a vida e caráter de Jesus - apelos esses, que eles, com todos os seus argumentos tinham 49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.