4 minute read

PERFIL DO PÓSGRADUANDO

TITULAÇÃO OBTIDA

PERFIL DO PÓS-GRADUANDO

Advertisement

Oaluno que cumprir os critérios e for aprovado no curso de mestrado terá na expedição do diploma o título de “Mestre (a) em Ciências, no Programa Psicobiologia”, e o aluno que cumprir os critérios e for aprovado no curso de doutorado terá na expedição do diploma o título de “Doutor (a) em Ciências, no Programa Psicobiologia”.

Como já foi apresentado, a pós-graduação em Psicobiologia é um programa interdisciplinar, que visa os estudos dos processos psicológicos básicos: aprendizagem, motivação, percepção, memória, cognição e emoção. O estudo dos processos psicológicos é realizado levando em conta os desenvolvimentos da biologia do comportamento, nas áreas de genética, ecologia, fisiologia, neuroanatomia e farmacologia. O programa reúne cientistas da área básica e aplicada, visando uma integração da pesquisa dirigida a todos os níveis de organização do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso durante o processo de interação do organismo com o meio e a sua manifestação comportamental.

A organização interdisciplinar da grade curricular e das linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Psicobiologia leva em conta sua característica de intersecção de abordagens psicológicas e biológicas do cérebro e comportamento. Visando isto, a pós-graduação em Psicobiologia é direcionada aos portadores de diploma de curso superior em Psicologia, Ciências Biológicas, Medicina ou cursos afins (Mestrado) e portadores do Título de Mestre em Psicobiologia ou Áreas afins (Doutorado).

INFRAESTRUTURA DO DEPARTAMENTO E DO CAMPUS USP–RP

OPrograma conta com 2.510 m2 de área construída. Com salas de reuniões, salas de aula e anfiteatro, além de 10 laboratórios coordenados por docentes permanentes do programa e diversos orientadores pontuais espalhados por várias unidades da faculdade e do hospital das clínicas. Todos os laboratórios contam com estrutura de informática, além de salas e equipamentos próprios para coleta e análise de dados, salas de estudos e de reuniões.

A USP conta com restaurante universitário com preço acessível no dia a dia, que funciona de segunda à sábado.O campus de Ribeirão Preto conta com Unidade Básica de Saúde com atendimento médico, serviço odontológico, Centro de apoio educacional e psicológico vinculado a faculdade de medicina, Centro de Orientação Psicológica e o Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada.

As linhas circulares de ônibus que trafegam dentro do campus são gratuitas e há pontos de parada em todas as unidades. O aplicativo Cittamobi mostra a localização exata do ônibus interno (circular) ou do circular externo à universidade com precisão de horário.

O Campus conta com segurança 24h por dia, feita pela guarda universitária. Em 2016, foi criado o aplicativo Campus USP, que permite comunicação direta da comunidade USP com a Central de Operações da SPPU - Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária e com setores das Prefeituras de Campus da USP. Por meio dele você pode reportar ocorrências, respectivamente, de segurança e administrativas, pelo envio de descrições, fotos e trechos de áudio.

Todo estudante tem acesso ao Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER), com sua carteirinha de identificação (cartão USP). Para participar das aulas, é necessário fazer uma inscrição em períodos específicos do ano, para aulas como: natação, tênis, corrida, tênis de mesa, aulas de funcional etc.

ACORDOS DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (INTERNACIONALIZAÇÃO)

Vários docentes do Programa mantêm colaboração regular com pesquisadores e instituições do exterior, em países como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Uruguai. Essas parcerias têm permitido a mobilidade de professores e alunos do Programa e do exterior, em missões de estudo e pesquisa. Vários de nossos alunos de doutorado têm tido a oportunidade de realizar estágios de doutoramento sanduíche no exterior, com financiamento da Capes e da Fapesp, em países como Estados Unidos, Suíça, Escócia, Canadá, Espanha e Portugal. Cabe destacar, também, que mais da metade dos artigos científicos produzidos pelos docentes e alunos do Programa têm sido publicados em revistas internacionais.

PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Tem como propósito aperfeiçoar os programas aos estudantes de pós-graduação que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Serviço de Promoção Social é responsável pela coordenação e administração das seções de Alimentação, Atendimento Social (Serviço Social), Moradias, Centro de Orientação Psicológica (COPI) e Centro Multidisciplinar de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças (CMPSPD).

ACOLHIMENTO AO INGRESSANTE – para acolhimento inicial a alunos ingressantes, com necessidade socioeconômica identificada e por período limitado, enquanto aguarda a decisão do processo de seleção para o programa de permanência estudantil. O estudante pode pleitear apoio alimentação e auxílio financeiro. APOIO MORADIA – A moradia é destinada a alunos de Pós-Graduação, regularmente matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado, stricto sensu. O ingresso se realiza por meio de seleção socioeconômica classificatória.

APOIO ALIMENTAÇÃO – refeições gratuitas nos restaurantes universitários.

APOIO TRANSPORTE – apoio financeiro mensal, durante período letivo, para auxílio no deslocamento do aluno da residência até a Universidade.

AUXÍLIO LIVRO – crédito disponibilizado mensalmente nas livrarias da EDUSP, nos campi da Universidade, para aquisição de livros.

This article is from: