#HowToSaveOurPlanetStep1 - Jornal da Criança

Page 1

A VOZ DAS CRIANÇAS!

J O R N A L

Habilidades na aldeia

Indígenas da etnia Haliti-Paresi contam sobre a importância do trabalho. Pág. 2

Pra que dinheiro?

Os irmãos Pedro e Cauã indicam a história do Ziraldo para saber como surgiu a moeda. Pág. 13

Curiosidade

científica

Entenda por que tem muito lixo espacial se acumulando ao redor do planeta Terra. Pág. 11

Risco de extinção

Pesquisa inédita revela por que as araras-azuis não crescem no Pantanal. Pág. 11

LEITORES DO JC E DO MUNDO INTEIRO PARTICIPAM DE AÇÃO INTERNACIONAL COM IDEIAS PARA SALVAR A TERRA. Pág. 4 Participe do Jornal da Criança. Confira o nosso portal: https://jornaldacrianca.com.br

Nova animação

Prepare-se para uma aventura no Reino dos Cogumelos com a estreia de Super Mario. Pág. 15

A
Ç
S i m p l i f i c a a s n o t í c i a s a t é p a r a j o v e n s
D
C R I A N
A
Abril de 2023 Nº 034
J C

As profissões dos indígenas na etnia Haliti-Paresi

Há 2,5 milhões de anos, o homem já trabalhava para obter alimentos, construir abrigos, fabricar ferramentas e realizar outras atividades necessárias para sobreviver no mundo todo. Assim, ao longo da história, o trabalho assumiu diferentes formas, desde a escravidão dos povos originários até o trabalho assalariado. Da mesma forma, no Brasil, existem comunidades indígenas que nos ensinam sobre a importância do trabalho. Em Mato Grosso, por exemplo, o JC entrevistou indígenas da etnia Haliti-Paresi, que nos contaram um pouco sobre suas profissões.

Valdeíza Avelino Onaezokero, de 38 anos, é uma dessas profissionais liberais que não deixam de preservar sua cultura. Ela é farmacêutica e ajuda oito equipes que cuidam dos indígenas. É responsabilidade dela preparar os medicamentos e cuidar dos pacientes.

Além disso, ela também incentiva os jovens indígenas a aprenderem sobre a cura a partir de plantas medicinais, uma tradição do seu povo.

NA EDUCAÇÃO E NO TURISMO

Valdirene A. ZakenaeZokero, de 40 anos, trabalha na área da educação, turismo e ainda cria aves com a ajuda do Programa Mulheres em Campo. “Acordo todos os dias às cinco e meia da manhã, tomo café, alimento os frangos e faço a ração na granja”, explica Valdirene. Depois disso, ela dá aulas e aos finais de semana ainda sobra tempo para trabalhar como guia turística na aldeia.

Claudemiro Zanoizokaise, de 40 anos, é coordenador pedagógico de escolas indígenas de Tangará da Serra, um município do Mato Grosso. “O trabalho é importante para todos, é através dele que conseguimos a nossa fonte de renda para pagar as despesas. Além disso, é por meio do trabalho que mostramos o nosso talento enquanto prestamos um bom serviço para a população”, ensina Claudemiro.

Então, para relaxar nas horas livres, o coordenador se transforma no seu personagem favorito: o DJ Millo. “É um personagem que eu criei por causa do meu apelido de infância. Com o DJ Millo, me sinto mais descontraído para tocar músicas mais animadas e interagir nas festas”.

Por fim, a indígena Lígia Apodonepa é engenheira florestal e faz parte da cooperativa Cop Paresi, um grupo de profissionais que trabalham juntos em busca de um objetivo em comum. “Minha principal atividade é entender o que cada comunidade é capaz de produzir melhor a partir de suas próprias habilidades. Agora, todo esse trabalho é novo dentro da nossa cultura. São atividades que eram apenas agricultura de subsistência, e hoje produzimos também para todo o Brasil”.

J C Edição 34 l Abril de 2023 l 2
Legenda: Mulheres em ação no Projeto "Cultivo de Plantas Medicinais". Legenda: Valdirene trabalhando na granja. Crédito da imagem: Divulgação Crédito da imagem: Divulgação Crédito da imagem: Divulgação Legenda: Lígia Apodonepa falando durante evento da cooperativa. Legenda: Claudemiro trabalhando como o DJ Millo. Crédito da imagem: Divulgação Legenda: A farmacêutica Valdeíza no campo. Crédito da imagem: Divulgação

CURIOSIDADE:

19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas. Também vale a pena reforçar sobre a importância do trabalho, comemorado em 1º de maio.

ENQUETE

Gostaria de conhecer formas de explorar o solo, por meio da agricultura, sem prejudicar a natureza?

Sim, não sabia ser possível explorar sem destruir o meio ambiente;

Não, a atividade da agricultura contamina o solo e emite carbono na atmosfera; Tanto faz.

Edição 29 l Outubro de 2022 l 9 J C

Discuta este assunto em sala de aula e depois envie um e-mail para: contato@jornaldacrianca.com.br nos contando a conclusão que chegaram sobre este tema.

She Speaks! ensina inglês para garotas brasileiras

Você é aluna de escola pública, tem entre 10 e 17 anos, e gostaria de falar em inglês? Chegou a oportunidade de começar a aprender gratuitamente.

A She Speaks! é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo ensinar inglês para meninas sem condições de pagar por um curso de até 3 meses.

Defesa Civil envia alertas sobre o clima e riscos de desastres

Chuvas intensas e rajadas de vento são cada vez mais frequentes no Brasil. Por isso, é importante estar sempre atento às previsões do tempo. Para facilitar, a Defesa Civil orienta como se cadastrar para receber os alertas sobre o clima.

Cada estado brasileiro e o Distrito Federal têm sua própria Defesa Civil, responsável por enviar os alertas sobre o clima para a população. No entanto, o procedimento para se inscrever no serviço é o mesmo em todo o país:

INSCRIÇÃO VIA SMS

Envie uma mensagem SMS (sem custos) para o número 40199. No texto da mensagem, o usuário deve digitar os números de seu CEP.

Importante: Não há limites de CEPs que cada usuário do sistema pode cadastrar. É possível, portanto, solicitar o serviço de alertas para a região da residência da pessoa, do trabalho e de cidades para onde vai viajar ou mesmo do trajeto até lá.

INSCRIÇÃO VIA WHATSAPP

Além do SMS, é possível assinar o serviço de alertas da Defesa Civil por meio do WhatsApp. Neste caso, é necessário ter o aplicativo no próprio celular, assim como também acesso à internet. Aliás, salve também o número nacional da Defesa Civil: (61) 2034 4611.

Referências: Metrópoles Acesso em 20 de março de 2023.

AFINAL, POR QUE APENAS AS GAROTAS?

As fundadoras Julia Lewkowitz e Daniela Castelo querem ajudar a empoderar mulheres jovens, ou seja, fazer com que elas tenham mais poder e controle sobre suas vidas. Estudar e adquirir conhecimento é uma forma de conquistar a independência financeira e conseguir tomar decisões importantes sobre a própria vida. Dessa forma, aprender a falar outro idioma pode ser uma chance de explorar novas oportunidades.

De fato, as mulheres recebem menos que os homens, mesmo realizando a mesma atividade. Em 2022, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia mostrou que as mulheres recebem 21% menos do que os homens – R$ 3.305 para eles e R$ 2.909 para elas.

As informações sobre como se inscrever estão na página: https://www.shespeaksclasses.org/

Referências: She Speaks, Folha, Agência Brasil Acesso em 22 de março de 2023.

Edição 34 l Abril de 2023 l 3 J C

O que você faria se pudesse impedir a destruição do nosso planeta?

Alunos brasileiros participam da iniciativa da Global Youth & News Media

Hoje já assistimos com frequência a população mundial sofrendo com enchentes, incêndios florestais e a seca, entre outros desastres naturais causados por consequência das mudanças climáticas. Então, o que pode acontecer quando as crianças de hoje forem adultas, se não fizermos algo para salvar o

planeta?

Foi pensando nesta ideia que a Global Youth & News Media reuniu editores de publicações infantis do mundo inteiro para fazerem parte do projeto "How To Save Our Planet?", ou "Como Salvar o Nosso Planeta?", em português. Os leitores do Jornal da Criança também participaram dessa ação, desenhando e escrevendo frases com dicas sobre como salvar o nosso planeta. O projeto completo será publicado no Dia da Terra, em 22 de abril, na página: https://www.globalyouthandnewsmediaprize.net/saveourplanet.

"Global Youth & News Media" ou "Juventude Global e Mídia de Notícias", em português, é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede na França, que destaca a importância de envolver a juventude na produção de notícias, permitindo que eles

Para esta iniciativa, o JC recebeu quase 80 desenhos de alunos do interior paulista. Entre eles, os estudantes das Escolas Municipais Profª Iracema Villaça, Maria José F. Schoenacker, Profº Antonio Cavaglieri, Paulo Ricardo da Silveira Santos e Profº Tibério Justo da Silva, de São Roque, no interior paulista.

Outros desenhos estão disponíveis no link: www.jornaldacrianca.com.br/como-salvar-o-nosso-planeta

Este material fará parte de um e-book, ou seja, um livro digital que será enviado aos líderes mundiais e tomadores de decisões que participam de eventos sobre as mudanças climáticas, como a Cúpula do Clima. Neste ano, a COP-28 acontecerá entre 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“Percebemos que a voz das crianças sobre soluções era extremamente necessária para concluir o projeto The Writing's On The Wall, do qual a Global Youth & News Media é parceira. Adolescentes receberam o convite para fazer perfis de defen-

AFINAL, QUAL É O PRIMEIRO PASSO MAIS IMPORTANTE PARA SALVAR A TERRA? CONFIRA AS RESPOSTAS DOS ALUNOS BRASILEIROS.

“Para salvar o planeta, as pessoas precisam economizar água e cuidar dos rios, parar de desmatar as florestas e cuidar dos animais! Sem esquecer de jogar o lixo no lixo”, alerta Pedro Ribas, de 10 anos, aluno de Vinhedo, no interior paulista.

sores do clima em todos os formatos e discutir sobre qual deve ser o próximo passo para salvar o planeta”, comenta a Dra. Aralynn McMane, diretora-executiva da Global Youth & News Media. tenham voz e sejam representados nas mídias.

Edição 34 l Abril de 2023 l 4 J C
Legenda: Ilustração de Pedro Ribas, 10 anos. Legenda Desenho da Thalita, aluna da EMEIF Prof. Antonio Cavaglieri
Crédito
da imagem: Divulgação
Legenda: Desenho da aluna Giovana da EMEF Tibério Justo da Silva, de São Roque. Crédito da imagem: Divulgação

"Nosso planeta está morrendo. Vamos ajudar a cuidar e preservar. Não jogue lixo no chão, economize água, energia, cuide dos animais e da natureza. Com estas atitudes salvaremos o nosso planeta e a nossa saúde."

“A criança precisa saber que é capaz de fazer a diferença na proteção do planeta e, por isso, o ativismo infantil é tão importante. Lutar para que as crianças tenham consciência ambiental é dar a elas a chance de aprender, de serem ouvidas, de fazerem boas escolhas e desejarem cuidar do nosso planeta. Por isso, se junte a outras crianças e faça a sua voz ser ouvida!”, pede a ativista Julia Bonitese, de 10 anos.

Julia foi considerada uma das mais jovens ativistas ambientais do Brasil em um Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em junho de 2021, aos oito anos de idade. Com o apoio da mãe, a professora Karina, Júlia criou o projeto Pequenos Protetores do Planeta (PPP) para ensinar pequenas ações que podem ajudar a Terra.

“Toda ação é importante e devemos agir no dia a dia. Separe o lixo reciclável da sua casa e escolha embalagens sem plástico. Quando for à praia, recolha o lixo que encontrar para que não chegue aos oceanos e mate os animais marinhos. Quando der, prefira andar a pé ou de bicicleta para reduzir a emissão de CO₂. Ensine seus pais e outros adultos a fazerem a diferença e estude muito! Afinal, é preciso conhecer para desejar proteger!”, conclui a ativista brasileira. Junte-se a nós! Use a hashtag #HowToSaveOurPlanetStep1

O aquecimento global é um fenômeno que tem sido registrado nas últimas décadas e evidencia um aumento anormal da temperatura média da Terra.

Edição 34 l Abril de 2023 l 5 J C
Legenda: Desenho da Thalita, aluna da EMEF Profº Antonio Cavaglieri, de São Roque/SP. Referências: The Writing's on The Wall, Global Youth / Acesso em 11 de março de 2023. Legenda: A turma do 4º ano da EMEF Paulo Ricardo da Silveira Santos escreveu uma frase coletiva sobre como salvar a Terra. Legenda: Da esquerda para a direita, os alunos Benjamin, Pedro, Maria e Kevin da EMEF Paulo Ricardo da Silveira Santos segurando um dos desenhos para o projeto: "Como Salvar o Nosso Planeta". Legenda: Colagem da ativista brasileira Julia Bonitese para o Projeto "Como Salvar o Planeta?". Crédito da imagem: Divulgação Crédito da imagem: Divulgação Crédito da imagem: Divulgação

Fonte: Nações Unidas Brasil

Na prática, o que está sendo feito para salvar a Terra?

Já sabemos que cuidar do meio ambiente é o caminho para salvar o planeta. Por isso, cidades do mundo inteiro estão buscando ideias de viver em harmonia com a natureza dentro dos espaços urbanos. Nas próximas edições impressas do JC, vamos mostrar cada uma dessas iniciativas para melhorar a qualidade de vida no planeta Terra.

Certamente, é necessário um plano “selvagem” para limpar o ar que respiramos. Plantar muitas árvores, impedir o desmatamento, proteger os insetos polarizadores e mudar a forma como produzimos energia também faz parte dessa estratégia. Sem contar que os líderes mundiais precisam vestir a camisa desse time chamado planeta Terra e cumprir a promessa de fornecer 100 bilhões de dólares por ano aos países em desenvolvimento. Dessa forma, eles também poderão cuidar do meio ambiente e proteger suas populações dos desastres naturais…

Em uma série de relatórios da ONU, milhares de cientistas e analistas de governos concordaram em se esforçar para que a temperatura da Terra

não ultrapasse 1,5 °C, o que nos ajudaria a manter um clima habitável. Enquanto isso, o jeito é proteger pessoas, moradias e a própria natureza das enchentes, secas e queimadas que irão acontecer cada vez mais por consequência das mudanças climáticas.

Leia o relatório da ONU aqui: https://www.ipcc.ch/report/sixth-assessment-report-cycle/

ta...

O pano já estava desgastado e rasgado em algumas partes. Eu sei, a almofada que fica do lado de dentro já estava aparecendo do lado de fora e a cama parecia uma salsicha amassada. No entanto, era onde eu dormia todas as noites...

Até teve um dia que a minha tutora me pegou chorando enquanto eu dormia. Certamente, estava tendo um pesadelo com a cama velha na lixeira. Agora, acho que senti um pouco na minha própria pele o que significa não ter onde dormir… sinto tristeza só de pensar na população que vive nas ruas, sem um lar e comida no prato pelo menos três vezes por dia. Pior, não ter onde tomar banho. Além disso, ter que pedir dinheiro de carro em carro quando o farol fecha para comprar alimentos e água...

Tudo bem...eu sei, estou sendo um pouco dramático e exagerado por causa da cama velha. Isto porque eu já ganhei uma nova, diferente das 282 mil pessoas que vivem nas ruas do Brasil. Gente, precisamos nos unir para ajudá-los!

Auuuu!

Referência: Ipea

Acesso em 18 de março de 2023.

Edição 34 l Abril de 2023 l 6 J C
CCrédito da imagem: Pixabay. Legenda: Mike passeando com o morador de rua.

ENVIRONMENT

What would you do if you could stop the destruction of our planet?

Brazilian students engage in Global Youth & News Media initiative

If today we already witness the world's population suffering from floods, forest fires, and droughts, among other natural disasters caused by climate change, what will happen when today's children become grown-ups?

With this in mind, Global Youth & News Media has brought together publishers from the realm of children's publications to be a part on the "How To Save Our Planet?”. Readers of Jornal da Criança also joined in, drawing and writing phrases with hints on how to save our planet. The entire project will be published on Earth Day, April 22, at https://www.globalyouthandnewsmediaprize.net/saveourplanet.

Global Youth & News Media is an international non-profit organization based in France that highlights the importance of involving youth in news production, giving them a voice and media representation.

This material will be eventually included in an e-book destined to world leaders and decision-makers who attend climate change events, such as the Climate Summit. This year, COP-28 will be held from November 30 to December 12, 2023, in Dubai, United Arab Emirates.

"We realized that children's voices on solutions were greatly needed to conclude The Writing's On The Wall project, of which Global Youth & News Media is a partner. Teenagers were invited to do profiles of climate campaig-

ners in all formats and discuss about what the next step should be in saving the planet," says Dr. Aralynn McMane, executive director of Global Youth & News Media, an international non-profit organization based in France.

WRITING’S ON THE WALL

The story on this project first started with the students of the Climate Academy at the EEBI school in Brussels in 2019. On that date, a group of young people designed and created a mural in the grounds of their school, showing their concern on climate change once they are going to be the worst affected in the future. The project was named Writing's on the Wall (WoW).

For 2023, WoW is continuing to encourage the care of the planet at the request of the students. These actions have also broken through the walls of Brazilian schools, bringing together teachers and students in this major cause.

WHAT IS THE MOST IMPORTANT FIRST STEP IN SAVING THE EARTH AFTER ALL? CHECK OUT THE BRAZILIAN STUDENTS' ANSWERS.

"To save the planet, people need to save water and take care of the rivers, stop deforesting the forests and take care of the animals! Do not forget to throw garbage in the trash!"

J O R N A L D A C R I A N Ç A S i m p l i f i c a a s n o t c a s a t é p a r a j o v e n s JC In English Edição 34 l Abril de 2023 l 7 J C
Image Caption: 10-year-old Pedro Ribas' drawing to illustrate the sentence below, written by him. Image credit: publicity

"Our planet is dying! Let's take care of it and help to preserve it. Don't throw garbage on the ground, save water and energy, take care of animals and nature. By doing these, we will be saving our planet and our health."

4th grade students - EMEB Paulo Ricardo da Silveira Santos

"Children need to know that they can make a difference in protecting the planet, and that is why child activism is so important. Fighting to have children environmentally friendly is giving them the chance to learn, to be heard, to make good choices, and to want to take care of our planet. That is why you should join other children and make your voice heard!"

Every action matters and we have to do something about it in the everyday life. Teach your parents and other adults to make a difference and study hard! After all, you must learn first to then want to protect", says Brazilian activist Julia Bonitese, 10, founder of the Projeto Pequenos Protetores do Planeta (PPP) (Little Protectors of the Planet Project) and Ambassador of Climate Justice Plant-For-The-Planet Brazil. She is also a member of the Conselho Gestor da Rede Primeira Infância (Steering Council of the Early Childhood Network) in Minas Gerais. Join

Project

References: The Writing's on The Wall, Global Youth / Accessed on March 11, 2023.

Edição 34 l Abril de 2023 l 8 J C J O R N A L D A C R I A N Ç A S i m p l i f i c a a s n o t c a s a t é p a r a j o v e n s JC In English
us!
Use the hashtag #HowToSaveOurPlanetStep1
Image Caption: Collage produced by Brazilian activist Julia Bonitese for the #HowToSaveOurPlanetStep1 Image Caption: Illustration by one of the 4th grade students at EMEB Paulo Ricardo da Silveira Santos.
Image credit: Personal archive
Pedro Ribas, 10 years old, student at Rede Municipal de Ensino de Vinhedo (SP)

As we all know, in soccer anything can happen. What fans can then do is to keep being optimistic and follow the matches, analyze who does well, who gets injured or is handed a yellow and even red card.

For fans who want to watch the games, the Brazilian A Series Championship starts on April 15 and ends on December 3.

One fresh change is that there will be no games during the Brazilian National Soccer Team matches. In addition, teams that have players called up are going to have an at least 48-hour break between the end of the period and its games so players can have time to rest and recover before the next game.

What about the girls? Actually, they have had a head start! The women's Brasileirão started on February 24 and finishes on September 17 but they are going to stop playing the championship between July 10 and August 20 to play in the World Cup 2023.

Reference: CBF

Accessed on March 9, 2023.

"Going down the drain" with Super Mario Bros

Edição 34 l Abril de 2023 l 9 J C J O R N A L
The Super Mario Bros computer-animated film finally opens on April 7 in all theaters in Brazil. Learn about the story of the most famous Italian plumber of Nintendo games. The new movie was produced by Illumination, the same studio responsible for Despicable Me and Minions. Famous character moves from video game to movie screen in 2023 Image Caption: Mario and Luigi in the Mushroom Kingdom. Image credit: publicity.

WHO IS MARIO ANYWAY?

A Nintendo success in the 1980s, Mario is one of the best-known video game characters, created by Shigeru Miyamoto. In the Super Mario Bros game, Mario is a plumber who uses his hammer to jump into pipes and walk through secret passages.

However, the character has also been a race driver and airplane pilot. In addition, he has also been an Olympic athlete in volleyball, swimming, and other sports that award players with gold medals.

CURIOSITY

MOVIE OVERVIEW

In the Super Mario Bros Movie, Mario and his brother Luigi go to the Mushroom Kingdom to rescue Princess Peach from the grip of evil Bowser, King of the Koopas. This time, Bowser kidnaps Luigi to lure Mario, the only one who can stop him. In this adventure, Mario counts on the help of his friends Toad and Donkey Kong. Besides that, he will have to learn how to live in this dangerous place – going through a number of biomes, and to drive cars, make use of items that make him release fireballs from his hands, and even transform himself into an animal.

Shigeru Miyamoto is the creator of Nintendo games and, professionally speaking, he majored in Art and Industrial Design. Born on November 16, 1952 in Kyoto, Japan, he spent his childhood playing outdoors, always creating his own games. At the age of 25, he was hired by Nintendo to create new characters and games.

CRÉDITOS:

Versão para o inglês: Marcia Longarço Edição de textos em inglês: Danielle Sales

Alunos bilíngues para o mundo!

Conheça o estendida de Inglês da objetivo de proporcionar aos estudantes educacionais

Acesse e conheça: standforevolution.com.br

References: Omelete, Olhar Digital, Coisas do Japão Accessed on March 11, 2023

Edição 34 l Abril de 2023 l 10 J C
J O R N A L D A C R I A N Ç A S i m p l i f i c a a s n o t c a s a t é p a r a j o v e n s JC In English

Estudo científico sobre as araras-azuis anãs do Pantanal

Uma pesquisa científica que acompanha as araras-azuis do Pantanal brasileiro mostra que essa espécie deixou de crescer por consequência do desmatamento e das queimadas. Dessa forma, correm o risco de extinção.

Legenda: Arara-azul anã durante pesquisa dos cientistas no Pantanal.

Apesar da dificuldade para acompanhar os animais em seu habitat, os cientistas conseguiram avaliar 837 ninhos durante três décadas e encontraram 31 araras-azuis anãs. Para avaliar os animais, os pesquisadores usaram três medidas biométricas: massa corporal, comprimento total e comprimento da cauda para descobrir que estes bichos não cresciam por diversos fatores. Como, por exemplo, temperatura, chuva, a qualidade e a disponibilidade de alimentos, diferenças entre os sexos, tamanho da ninhada e doenças.

Por fim, a pesquisa mostrou que os desastres ambientais foram responsáveis pelo não crescimento de 70% das aves dessa espécie.

Leia o estudo completo no link: https://www.nature.com/articles/s41598022-19677-5

DICA:

Use o Google Tradutor para ler em português.

Referências: Nature, Fundação Boticário, Fundação Toyota do Brasil Acesso em 19 de março de 2023.

COMO ESTÁ A SUA CADERNETA DE VACINAÇÃO?

O Brasil está entre os dez países com mais crianças pequenas sem nenhuma dose das vacinas de rotina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, alguns vírus e bactérias voltaram a circular entre nós. Por exemplo, graças à vacina foi possível erradicar o vírus do sarampo em 2016. No entanto, três anos depois confirmaram mais de 10 mil casos apenas no Brasil.

Outra doença grave que pode causar paralisia total foi a poliomielite. Em 2022, 29 pessoas tiveram a infecção, sem contar os mais de 10 mil casos de meningite no mesmo ano. Então, a partir de maio, o Ministério da Saúde vai reforçar a campanha de vacinação nas escolas.

O QUE DIZER PARA QUEM TEM MEDO DA VACINA?

'É importante saber que as vacinas salvam vidas. Tomar uma vacina reduz muito o risco de pegar doenças, ficar internado no hospital e faltar na aula bem no dia de festa. Além disso, tomar vacinas faz com que uma doença fique cada vez mais rara. Dessa forma, acabamos protegendo também quem gostamos porque deixamos de transmitir doenças", explica Ana Paula Moschione Castro, alergista e imunologista pela USP e diretora da Clínica Croce, em entrevista para o JC.

Referências: FioCruz, Saúde Abril, Folha, assessoria / Acesso em 19 de março de 2023.

Crédito da imagem: Fundação Boticário

É proibido usar animais para testar os cosméticos

A pedido do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) proibiu no dia 1º de março o uso de animais em pesquisas para o desenvolvimento e controle de cosméticos,

produtos de higiene pessoal e perfumes.

Alguns laboratórios usam estes animais vertebrados para testar a eficiência dos produtos no tratamento da pele, cabelo, unhas e lábios, antes de usar nos humanos. Como, por exemplo, cremes hidratantes, maquiagens, perfumes, cremes em geral, shampoo e esmalte de unha.

A ONG norte-americana Humane Society of the United States informa que 42 países já proíbem testes em animais.

Referências: Estado de Minas, Folha Pé, CNN Brasil, Animal-Ethics / Acesso em 19 de março de 2023.

Curiosidade científica

Ao redor da Terra há muito lixo espacial

Já imaginou uma aeronave desviando do lixo no espaço? Essa situação aconteceu duas vezes apenas no mês de março com a Estação Espacial Internacional. São embalagens de plástico flutuando no universo? Não, são satélites artificiais, entre

outros resíduos espaciais.

De acordo com um relatório que a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) divulgou ano passado, a estação já realizou 32 manobras para desviar de satélites e fragmentos de lixo espacial desde 1999.

AFINAL, O QUE SÃO SATÉLITES?

Os satélites são corpos celestes que giram em torno dos planetas pela força da gravidade. Podem ser naturais como a Lua ou artificiais, que são feitos pelo ser humano para realizar uma variedade de funções. Como, por exemplo, possibilitar a comunicação via telefone celular, internet, observar a Terra, monitorar o tempo, mudanças climáticas, navegação por GPS, pesquisa científica e muitas outras finalidades.

O problema é que já existem muitos satélites perdidos no espaço, sem nenhuma finalidade. Hoje, há cerca de 9 mil satélites na órbita da Terra, mas é possível que este número aumente para 60 mil na próxima década. Por isso, cientistas do mundo inteiro se manifestaram sobre o assunto em um documento publicado na revista Science.

Referências: Science, Correio Braziliense, Leiturinha / Acesso: 18 de março de 2023

Edição 34 l Abril de 2023 l 11 J C
Legenda: Imagem ilustrativa do lixo espacial orbitando a Terra. Crédito da imagem: Pixabay

LEGENDA

Estados Unidos

França

Argentina, Chile e Peru

México, Equador

Rússia e China

PRESIDENTE CHINÊS XI JINPING É REELEITO PARA 3º MANDATO

O presidente chinês Xi Jinping foi reeleito para um terceiro mandato no dia 10 de março de 2023. Com a vitória, Xi Jinping ficará no poder até 2028, tornando-se um dos líderes mais poderosos da história do país. Diferente de como acontece no Brasil, onde os presidentes só podem governar por dois mandatos seguidos, o governo chinês mudou essa regra em 2018.

UNIÃO ENTRE CHINA E RÚSSIA PREOCUPA PAÍSES DO OCIDENTE

Logo depois da reeleição, Xi Jinping visitou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para fazer parcerias comerciais. Além disso, estava na pauta da reunião falar sobre um plano para acabar com a guerra na Ucrânia. Vale lembrar que os países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) fizeram sanções contra a Rússia porque não apoiam a guerra na Ucrânia. Sanção é quando um país deixa de vender ou comprar produtos de outro país com a finalidade de atrapalhar a economia desse lugar. Por isso, é interesse da Rússia se aliar à China…

TERREMOTOS ATINGEM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Pelo menos cinco países da América Latina foram atingidos por terremotos em 18 de março: Argentina, Chile, Equador, México e Peru. Todos esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande

área de 40 mil quilômetros. Além disso, este círculo também passa pelos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Japão, Sudeste Asiático e Oceania. Ao longo dele, existem pelo menos 450 vulcões ativos. Aliás, cerca de 90% de todos os tremores registrados no mundo ocorrem dentro desse círculo.

MANIFESTAÇÕES NA FRANÇA CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Milhares de pessoas voltaram a protestar nas principais cidades da França. Protesto é quando um grupo de pessoas se reúne para expressar sua opinião sobre algo que acreditam ser importante. Neste caso, o clima ficou tenso por consequência da aprovação da reforma da previdência, em Paris. Dessa forma, aumentou a idade de aposentadoria do trabalhador francês de 62 para 64 anos. O leitor pode acompanhar mais detalhes sobre este assunto no portal de notícias do JC.

LIXO ESPACIAL CAI NO TERRITÓRIO DOS ESTADOS UNIDOS

Por fim, moradores da Califórnia filmaram a queda de lixo espacial em chamas, nos Estados Unidos. Este lixo são detritos, ou seja, partes de uma antena espacial que foi descartada pela Estação Espacial Internacional, em fevereiro de 2020. Desde então, os pedaços orbitavam a Terra e só caíram no dia 19 de março. Por isso, é importante monitorar o lixo espacial para evitar a queda de detritos em áreas povoadas.

Referências: CNN Brasil, Terra, CNN Brasil, Carta Capital, g1, Gaúchazh, Uol, Brasilturis, BBC Acesso em 22 de março de 2023.

Edição 34 l Abril de 2023 l 12 J C
G i r o p e l o m u n d o

Quanto vale o dinheiro da sua mesada?

O que você tem vontade de comprar ou realizar com o dinheiro que recebe dos seus responsáveis todos os meses? Uma bicicleta, skate e ter dinheiro para ir ao cinema ou parque de diversões com os amigos? É possível alcançar os objetivos quando aprendemos a ganhar e poupar o dinheiro. Quem fala sobre este assunto é Cristhiane Amorim, pedagoga da rede Kumon, mãe de Pedro e Cauã, de 8 e 17 anos.

Durante a pior fase da pandemia, Cristhiane conversava bastante com os filhos sobre poupar para que eles conseguissem conquistar os sonhos deles. “Ter o dinheiro, aprender a guardar para comprar o que eles desejavam. Falar sobre isso ajudou muito e os meninos passaram a consumir com mais consciência”, ensina.

TUDO QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR É NECESSÁRIO OU NÃO?

A educação financeira é importante não apenas para entender o valor do dinheiro e como usá-lo. Afinal, nem tudo que pode ser comprado vale a pena. Por exemplo, é importante comprar um tênis novo se o antigo já está velho. No entanto, se já temos um tênis novo, por que comprar mais um? Não seria melhor gastar o dinheiro com algo que seja mais necessário naquele momento ou apenas deixar de comprar para guardar?

A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO E O DINHEIRO

Os seres humanos sempre buscaram formas de produzir e trocar bens e serviços para atender suas necessidades e desejos. Por isso, o trabalho é uma das atividades mais importantes desde as primeiras civilizações.

Na opinião do Cauã, é através do trabalho que se gera riqueza. Por outro lado, o Pedro lembra que sem o esforço para realizar as atividades no dia a dia não é possível ganhar dinheiro. “O trabalho é gratificante para cada ser humano. É como se a gente se sentisse presente no mundo, valorizado por fazer parte de uma missão”, conclui a mãe e pedagoga.

Referências: Fundação Edmilson, Kumon Acesso em 17 de março de 2023.

Real Digital, a nova moeda virtual do Brasil

O Banco Central (BC) planeja criar uma moeda digital no Brasil, assim como o Robux, a moeda virtual do Roblox, uma das plataformas mais conhecidas de jogos online.

Diferente do Robux, é possível trocar o Real Digital por dinheiro de verdade e vice-versa. Além disso, o Real Digital pode aju-

dar, por exemplo, na compra de produtos e serviços de outros países.

O Banco Central já começou a primeira fase do projeto para saber se a moeda dará certo. Os testes serão em ambiente virtual com valores fictícios e contará com a participação de instituições financeiras autorizadas pelo BC. Como, por exemplo: bancos, corretoras, seguradoras, financeiras e cooperativas de crédito, que ainda serão escolhidas para o início dos testes, a partir de maio.

AFINAL, O QUE FAZ O BANCO CENTRAL?

O Banco Central é o banco do governo que cuida do dinheiro de todo o país, ajuda a controlar o dinheiro que circula e regula as atividades dos outros bancos.

Referências: BC / Acesso em 17 de março de 2023

Por fim, os meninos indicam o livro Almanaque Maluquinho - Pra Que Dinheiro?, do autor Ziraldo, publicado pela Editora Globinho. São 7 histórias em quadrinhos e 6 curiosidades em que o personagem Junim descobre como surgiu a moeda, como era feita a venda de mercadorias antigamente, como são as notas e moedas do nosso país, e muito mais. De uma forma divertida, o leitor aprende sobre o valor do dinheiro. ERRATA

Na edição passada, o JC publicou uma reportagem sobre os juros e a inflação, com o educador financeiro Thiago Godoy, da Rico, uma das marcas da XP Investimentos. Para esclarecer este assunto, publicamos abaixo o conceito da inflação e juros, escrito por um professor que prefere não se identificar.

"Inflação é o aumento da base monetária quando o governo imprime mais dinheiro. O aumento de preços é uma consequência. Afinal, com mais dinheiro no mercado, o "valor" do dinheiro diminui. Ou seja, se antes eu precisava de uma nota para comprar uma maçã, como agora as maçãs são as mesmas, mas o dinheiro aumentou em quantidade, precisarei de mais dinheiro para comprar o mesmo número de maçãs, o que configura o aumento de preço.

Juro é simplesmente o preço que o banco cobra para emprestar dinheiro. Não apenas o banco, mas qualquer pessoa ou instituição pode cobrar os juros.

Edição 34 l Abril de 2023 l 13 J C
ECONOMIA
Legenda: Os irmãos Pedro e Cauã. Crédito da imagem: Divulgação

Os desafios dos jovens karatecas de Vinhedo

Uma luta de mãos vazias onde basta imaginar o adversário e fazer os movimentos. Parece até uma brincadeira, mas não é. Hoje, o JC apresenta o karatê, uma arte marcial levada a sério pelos atletas em Vinhedo, no interior de São Paulo. Entre eles, Gustavo de Lima Bertaglia, de 11 anos, e Yasmin Antunes de Souza, de 14 anos.

Gustavo treina karatê desde os cinco e também pratica natação. Como resultado da sua dedicação, logo recebeu o convite para treinar no Centro Cultural. “Os professores daqui são muito bons e agora o meu filho entrou numa equipe de competição”, diz orgulhosa a mãe do karateca, Adriana de Lima Bertaglia.

te da categoria cadete, que vai da marrom a preta, entre 14 e 15 anos. Ela já ganhou mais de vinte medalhas representando o município! Ano passado foi campeã Sul-Americana no Equador e vice-campeã Panamericana na Cidade do México.

A jovem garantiu o segundo lugar na 1º seletiva nacional para o Sul-Americano que aconteceu na cidade de Caucaia, no Ceará. O JC está na torcida para que ela vença a 2º seletiva e conquiste vaga para representar a Seleção Brasileira de Karatê no Sul-Americano. O campeonato acontece entre os dias 24 a 30 de abril em São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo.

Além da Yasmin, mais três atletas de Vinhedo tentam vaga para a competição: Júlia Bicudo, Jéssica Fonseca e Hanah Pó. Lembrando que a vaga é apenas para o campeão de cada categoria.

E a bola volta a rolar no Campeonato Brasileiro de futebol masculino. Será que os vencedores de 2022 serão favoritos para vencer este ano?

Como sabemos, tudo pode acontecer no futebol. Resta ao torcedor seguir otimista e acompanhar as partidas, avaliar quem está indo bem, quem se machucou ou tomou cartão amarelo e até vermelho.

Para os fãs que quiserem acompanhar, o campeonato Brasileiro da Série A começa dia 15 de abril e termina em 3 de dezembro.

No futuro, o karateca espera ser piloto da aeronáutica. Em entrevista para o JC, o Jornal da Criança, ele nos contou que escolheu o esporte para melhorar a saúde, disciplina e aprender autodefesa. “Eu aprendi a dominar a força e a conter a minha ansiedade”, afirma o atleta.

Agora, o desafio é aprender os katas avançados do karatê, que são uma combinação de ataque e defesa, com deslocamento em várias direções, para melhorar a coordenação motora, agilidade e postura do atleta.

DE OLHO NO SUL-AMERICANO

Além do Gustavo, Vinhedo também conta com a Yasmin, karateca da faixa marrom, mas que compete na faixa preta. Isto porque a jovem faz par-

CURIOSIDADE:

Primeiramente, é importante considerar que o karatê, assim como o Judô, Taekwondo e o Jiu-Jitsu, trabalham técnicas de defesa apenas com o próprio corpo, sem a utilização de armas. Aí é que entra o tatame nessa história! Trata-se de um tecido usado como tapete para amortecer as quedas dos karatecas, ou seja, quem pratica karatê.

Uma das novidades é que não haverá jogos durante as partidas da Seleção Brasileira. Além disso, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas. Dessa forma, a ideia é permitir o descanso e recuperação dos jogadores para enfrentar o próximo jogo.

E as meninas? De fato, elas saíram na frente! O Brasileirão feminino já começou em 24 de fevereiro e termina em 17 de setembro. Elas param de jogar entre 10 de julho e 20 de agosto porque tem a Copa do Mundo de 2023.

Referência: CBF / Acesso em 9 de março de 2023.

Edição 34 l Abril de 2023 l 14 J C
Crédito da imagem: Divulgação Referência: Secretaria de Esportes de Vinhedo, Meu kimono Acesso em 10 de março de 2023. Legenda: Yasmin Antunes de Souza quando lutava pela faixa vermelha. Legenda: Gustavo durante o treino em Vinhedo/SP. Crédito da imagem: Divulgação

Programação legal no Museu das Culturas Indígenas

A exposição “Ygapó: Terra Firme”, do artista e curador indígena Denilson Baniwa, é um convite para entrarmos na floresta Amazônica por meio de experiências sensoriais. Uma opção de ver, ouvir e sentir como se estivesse dentro da mata.

O mais legal é poder conhecer detalhes sobre a cultura dos povos originários, porque esta exposição acontece dentro do Museu das Culturas Indígenas (MCI). Certamente, essa é uma boa dica para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril.

"A dança, o canto, o fazer com as mãos e a conexão com as florestas são caminhos para a continuidade da cultura e da vida. Mesmo que árvores caiam, sua matéria orgânica torna viável o nascimento de outras ainda mais fortes". O Denilson Baniwa nasceu em 1984, na beira do Rio Negro, e cresceu no interior do Amazonas, onde descobriu seu talento como desenhista.

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) já está aberto ao público, com ingressos de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia), além de entrada gratuita para todos às quintas-feiras.

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca

São Paulo/SP

Tel: 11 3873-1541

Referências: Museu da Cultura Indígena, ABRA Acesso em 13 de março de 2023.

pelo cano" com o Super Mario Bros

Famoso personagem sai do videogame para as telas de cinema em 2023

Enfim, a animação Super Mario Bros estreia em todos os cinemas do Brasil no dia 7 de abril. Conheça a história do encanador italiano mais famoso dos jogos da Nintendo. O novo filme tem produção da Illumination, o mesmo estúdio responsável por Meu Malvado Favorito e Minions.

AFINAL, QUEM É O MARIO?

Sucesso da Nintendo nos anos 80, Mario é um dos personagens de videogame mais conhecidos do mundo dos games, criado por Shigeru Miyamoto. No jogo Super Mario Bros, o personagem é um encanador que utiliza seu martelo para entrar em canos e caminhar por passagens secretas.

No entanto, o Mario já foi piloto de corrida e aeronave. Além disso, também foi atleta olímpico do vôlei, natação, entre outras modalidades que premiam os jogadores com medalhas de ouro.

SINOPSE DO FILME

Em Super Mario Bros - O Filme, Mario e o seu irmão Luigi vão para o Reino dos Cogumelos para salvar a Princesa Peach das garras do vilão Bowser, o rei dos Koopas. Dessa vez, ele sequestra Luigi com a finalidade de atrair Mario, o único capaz de detê-lo. Nesta aventura, Mario conta com a ajuda dos amigos Toad e Donkey Kong. Além disso, ele terá que aprender a viver nesse lugar perigoso, passando por vários biomas, aprender a dirigir carros, utilizar itens que o fazem soltar bolas de fogo das mãos e até virar um animal.

Edição 34 l Abril de 2023 l 15 J C
Crédito da imagem: Divulgação
"Entrando
Legenda: Mário e Luigi no Reino dos Cogumelos. Crédito da imagem: Divulgação

RESPOSTA: O QUE A MAMÃE AÇAÍ DISSE PARA OS FILHINHOS AÇAÍS ?

POR FAVOR, O ÚLTIMO AÇAÍ FECHE A PORTA!

CURIOSIDADE

Shigeru Miyamoto é o criador dos jogos da Nintendo. Como profissão, se formou em arte e design industrial. Nasceu em 16 de novembro de 1952 em Kyoto, no Japão, e passou a infância brincando ao ar livre, sempre inventando suas próprias brincadeiras. Quando tinha 25 anos, a Nintendo o contratou para a criação de novos personagens e games.

Referências: Omelete, Olhar Digital, Coisas do Japão Acesso em 11 de março de 2023

CARTA DO LEITOR

Quer ler um texto seu publicado no portal de notícias do JC? Escolha uma notícia e escreva sobre ela, contando a sua opinião sobre o assunto. Este canal também está aberto para receber desenhos, ouvir elogios, críticas e sugestões. Envie um e-mail para: contato@jornaldacrianca.com.br

podcast

Quer tirar boas notas nas provas? Leia as notícias e depois ouça o episódio do mês no Podcast do Jornal da Criança.

Acesse no portal de notícias do JC: www.jornaldacrianca.com.br

Créditos

DESCUBRA

AS PALAVRAS

DICAS:

1 - DOENÇA CAUSADA PELO AEDES AEGYPTI;

2 - PERSONAGEM DO GAME DA NINTENDO;

3 - É UMA ARTE MARCIAL;

3

www.youtube.com/c/jcrianca

www.cidadedasletrinhas.com.br

Diretora Executiva e Editora-chefe: Viviane Zanardo, filha do Jacaré e da Tatinha, e mamãe da Isa I Revisão: Carol Abilio, filha do Cris e da Nê, e mamãe do cachorro mais redondinho do mundo, o Pera I Diagramação: Grazielle Pires de Oliveira, filha de Regi e Kátia I Contato: contato@jornaldacrianca.com.br Assinaturas: www.jornaldacrianca.com.br

@SUPERTOONS
?
– BRASIL/2022
4 - ALGO QUE SE JOGA FORA. 1 2 4 Edição 34 l Abril de 2023 l 16 J C
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.