TORNAR-SE ARTE EDUCADOR

Page 80

80

organizativamente reuniões e iniciativas que fugiam à dinâmica cotidiana da escola) encontrava na forma arquitetônica do IEE um excelente terreno para seu desenvolvimento. As características arquitetônicas da escola permitiam um excelente modo de influenciar no controle dos estudantes e professores, principalmente no que diz respeito à sua locomoção e comunicação dentro da escola. A escola é dividida em diversas alas separadas por grandes vãos, o que dificulta o contato direto entre as turmas de estudantes de níveis escolares e faixas etárias diferentes. Em conversas com alguns estudantes e professores muitos afirmavam, quando eu comentava sobre isto, que esta apresentação arquitetônica estava relacionada à época em que foram construídos os prédios, ocorrido durante os anos 60, como confirmei depois. Eles diziam que estas divisões em alas foram conscientemente idealizadas para dificultar a movimentação e comunicação dentro do colégio, como fruto do contexto político durante a vigência dos governos estaduais e federais que existiram no período ditatorial em nosso país. Junto a este fato se evidenciava a dificuldade de acesso do público externo à escola. Meu acesso, por exemplo, como estagiário de artes plásticas, era bastante limitado e restringido pelo corpo de segurança de funcionários terceirizados, contratados para esta função. A cada uma destas alas, que geralmente tinham grades de ferro chaveadas, era indicado um coordenador de ala, que gerenciava toda movimentação deste espaço. São diversas alas no colégio e cada uma delas possui um coordenador de ala que responde a um coordenador de turno, que gerencia todas as atividades do turno que coordena (manhã, tarde ou noite). Estes Coordenadores

de

Turno

respondem

hierarquicamente

aos

coordenadores

pedagógicos de cada turno, que respondem aos assessores administrativos de ensino que se remetem, em última instância, ao Coordenador de Ensino, que compõe a equipe de direção da escola, composta por um Diretor Geral, um Diretor Administrativo-Financeiro e o responsável pela Escola de Aplicação - EDA13. Tanto a estrutura arquitetônica como a estrutura administrativa, profundamente imbricadas simbólica e materialmente, estão baseadas em uma concepção profundamente hierarquizada.

13

A Escola de Aplicação – EDA se constitui como uma divisão entre níveis educacionais dentro do IEE. A EDA atende crianças de 6 a 11 anos que cursam da primeira a quarta séries. Além destas séries existem no IEE turmas que cursam da quinta a oitava séries, além das turmas de Ensino Médio.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.