4 minute read

CIÊNCIA E CAMPO EM UMA SÓ SINTONIA

Next Article
FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

GIROLANDO E VOCÊ

Animais doados já estão na UFV

Advertisement

Parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) está permitindo a realização de novos estudos com a raça Girolando

Graças à colaboração de diversos criadores de Girolando, novas pesquisas com a raça estão sendo desenvolvidas na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Eles doaram 32 bezerras para o “Centro de Referência em Pesquisa da Raça Girolando”, no ano passado, e as pesquisas tiveram início desde então.

Um dos experimentos realizados foi conduzido pela doutoranda Anna Luiza Lacerda Sguizzato, e ocorreu entre 17 de dezembro de 2019 e 23 de março de 2020. Sob a orientação do professor do Departamento de Zootecnia da UFV, Marcos Inácio Marcondes, o projeto visa avaliar o efeito da somatotropina recombinante bovina na puberdade das novilhas. “Referências da literatura demonstram uma ligação dos efeitos diretos e indiretos de hormônio do crescimento na puberdade. Portanto, utilizamos os animais que ainda não haviam entrado no estádio fisiológico caracterizado como puberdade. Essas fêmeas foram ginecologicamente avaliadas para presença ou não de corpo lúteo, como critério para participação no experimento. Dessa forma, dividimos os animais em diferentes grupos, que receberiam ou não a aplicação de rbST, a cada 14 dias, durante o período experimental”, explica Anna Sguizzato.

Durante os estudos, foram realizadas avaliações ultrassonográficas da glândula mamária para caracterizar o crescimento do parênquima, e fat pad da carcaça para caracterizar a deposição de gordura e crescimento da área de olho de lombo. Também foi feita ultrassonografia Doppler para observação do fluxo sanguíneo mamário. A avaliação reprodutiva das novilhas ocorreu semanalmente. “Coletas de sangue foram realizadas para avalição de metabólitos sanguíneos, mensurações de peso, altura e escore de condição corporal para avaliação do desempenho dos animais, um período de digestibilidade e biópsias de tecidos para uma avaliação mais precisa do controle da expressão gênica que poderia ser alterado de acordo com os tratamentos. Por fim, realizamos a aspiração folicular para avaliar os dados fenotípicos dos oócitos e expressão gênica”, informa.

Com base nos resultados preliminares, os pesquisadores observaram algumas diferenças reprodutivas e no desenvolvimento da glândula mamária. O resultado final será publicado em breve.

Outra pesquisa iniciada com as novilhas é conduzida pelo doutorando Antônio Paulo de Oliveira Neto, sob a orientação da professora de gado de leite da UFV, Polyana Pizzi Rotta. “O projeto tem o objetivo de avaliar o quanto de diferença é gerada durante um período de gestação subnutrida, para um animal em comparação a outro nutrido adequadamente, de acordo com as suas exigências para a gestante e para o feto. Estão sendo avaliados no experimento 20 animais, formando dois tratamentos com 10 animais cada; um será nutrido adequadamente e o outro irá ter um déficit na energia fornecida”, esclarece. O experimento tem previsão de término em junho de 2021. Doações – Para o criador Afonso Celso de Resende, da Fazenda Segredo Velho, colaborar com o projeto é uma forma de buscar o avanço constante da raça. “Sabemos que temos um grande desafio de formar uma raça sintética. Superar o empirismo histórico do cruzamento das raças Gir e Holandês exigirá muito trabalho, pesquisa, perseverança e investimento. Uma forma de encurtar este longo caminho é contribuir com um projeto de pesquisa em uma renomada instituição de ensino,

como é o caso da UFV”, assegura.

Para o criador Paulo Gabriel Reis Nader, da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, que também doou um animal, o projeto é de extrema importância para a pecuária leiteira. “A decisão de doar a novilha foi muito rápida e fácil de ser tomada por conta dos resultados que virão dessa parceria. Entendemos que com esse rebanho formado na UFV e as pesquisas que lá serão desenvolvidas poderemos conhecer melhor a nossa raça e avançar”, destaca Nader.

Segundo o criador Jean Vic Me-

Vários estudos serão conduzidos com as novilhas doadas

sabarba e Aguiar Arrabal de Macedo Vicente, do Sítio Serra do Luar, contribuir para o projeto foi uma oportunidade de ajudar a construir o futuro da raça. “Tenho certeza que logo estaremos colhendo os frutos desses estudos. Ficamos ansiosos pela divulgação dos resultados, mas confiantes no trabalho da equipe de pesquisadores da UFV. Estaremos sempre apoiando a associação quando o assunto for desenvolvimento da nossa raça”, finaliza Jean Vic, que doou um animal para o projeto.

As fazendas que doaram foram: Chácara do Desengano Fazenda Amarela Fazenda Boa Fé Fazenda Cabo Verde Fazenda Eldorado Fazenda Engenho Velho Fazenda Estiva Fazenda Miraí Fazenda Morro da Mandioca Fazenda Nova Terra Fazenda Passatempo Fazenda Ponte Alta Fazenda Rachapau Fazenda Rancho Alegre Fazenda Rancho do Odilonzinho Fazenda Rancho da Paz Fazenda Recanto da Fulore Fazenda Retiro da Barra Fazenda Santa Anna Fazenda Santa Isabel Fazenda Santo Antônio da Bela Vista Fazenda São Cristóvão Fazenda São Felipe e São Tiago Fazenda São José Fazenda Segredo Velho Fazenda Valinhos Sítio Beira Rio Sítio São Francisco Sítio Serra do Luar

This article is from: