Portfólio Acadêmico - 2016/2021

Page 1

6

1


apresentação

olá/hello, Eu me chamo Giovany, curso o 9º período da faculdade de arquitetura e urbanismo. Estou em busca de experiência, não somente no campo, mas em busca de superar os limites do conhecimento e adquirir experiências nas áreas das artes visuais, design, política, paisagem, história/teoria etc. Tenho interesse por arquitetura como infraestrutura urbana, espaços públicos, arquitetura democrática e arquitetura de eventos (efêmera), atuando na esfera da experimentação e pesquisa. Considero-me uma pessoa dedicada às atividades que participo e procuro sempre reverter situações adversas da melhor maneira possível, portanto pretendo contribuir e possibilitar uma relação de troca amigável e sincera. Coloco-me desde já disponível para uma eventual entrevista. Agradeço antecipadamente a apreciação do portfólio.

Lugares visitados e/ou apresentado trabalhos acadêmicos

Brasil

Colômbia

Ceará

artigo publicado 2020

Distrito Federal Espírito Santo Goiás Minas Gerais

Medellín

França Paris

Holanda

Rio de Janeiro

Amsterdam Roterdam

São Paulo

Irlanda Dublin

campeonato mundial 2016 trabalho apresentado 2019

Portugal

artigo publicado 2019 intercâmbio 2020/21

2


currículo

giovany bicalho Nome completo

educação

atividade complementar

Giovany Bicalho de Lourdes Filho

UNIVERSIDADE DO PORTO 2020-2021

Curso Animação para composições tipográficas, Domestika, 2020.

Data de nascimento 22/12/1997

E-mail giovanybicalho@hotmail.com

Celular +55 21 97038-8762

Mobilidade acadêmica na Faculdade de Arquitectura - FAUP

UNIVERSIDADE FEDREAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ 2016-202_ Graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | 5°ano Coeficiente de rendimento 9,5 Monitor bolsista de Desenho de Observação II Monitor bolsista do Departamento de Projeto de Arquitetura Monitoria de crédito na disciplina Perspectiva

Behance portfolio

Monitoria de corte à laser no Laboratório de Modelos 3D e Fabricação Digital

COLÉGIO PEDRO II – CAMPUS NITERÓI 2013-15 Ensino médio Monitoria na disciplina Desenho

experiência MAYERHOFER & TOLEDO, 2021 Projeto executivo Concurso Museu Marítimo NÓ.S ARQUITETURA, 2021-2022 Projeto executivo Levantamento

idioma INGLÊS Escrita e discurso (básico)

habilidades AutoCAD Revit SketchUp Photoshop Illustrator InDesign After Effects Premiere Rhinoceros+grasshopper Microsoft Office

Monitor voluntário do Urban Sketchers Rio, V Encontro USk Brasil Rio 2020. Curso Revit Arquitetônico do Zero ao Avançado, Projetou, 2020. Curso Revit para iniciantes, Udemy, 2020. Workshop Bicicleta de Bambo FAU/ UFRJ, EBA/UFRJ e DAU/PUC, 2019. Pesquisador bolsista LAURDPROURB PIBIC-UFRJ no projeto Reconstituição digital da experiência imersiva do panorama da cidade do Rio de Janeiro, 2018-2020. Projeto de extensão Bicicleta Compartilhada de Bambu FAU/UFRJ e Colégio Pedro II, em andamento. Pesquisador voluntário no projeto Exposições Universais: a utopia materializada do século XIX ao século XXI, 2018. Workshop Inflável na Biblioteca da FAU, 2018.

exposições e prêmios VII Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil, 2020 Vencedor (Equipe Moboo) | Ação educativa | Transporte Ativo Exposição FAU/UFRJ, 2019 Melhores Trabalhos do Ateliê integrado 2 Bolsista Programa de Intercâmbio Santander Ibero-Americanas, 2019 5º colocado na UFRJ entre todos os cursos Exposição FAU/UFRJ, 2017 Melhores Trabalhos do Ateliê integrado 1

3


Sumário

local

programa

região portuária, rj

plano urbano

barreira do vasco, rj

comercial

praia vermelha, rj

institucional

ilha do governador, rj

institucional

ilha do bom jesus, rj

residencial

memorial_24

barbacena, mg

exercício/ manifesto

imersão 360°

centro, rj

pesquisa

região metropolitana, rj

pesquisa/ extensão

pp.

nome

06-13

jogo corporativo

20-25

ocupa

34-43

articular

26-33

escola parque

52-57

refúgio

14-19

44-45

46-51

4

moboo


croqui

Sumário

ano 2019

2018

2017

2018

2016

2016

2018-2020

2019-2020

5


2019 | Giovany Bicalho | Apresentação Presentation

jogo corporativo Uma estratégia urbana de subversão do capitalismo An urban strategy to subvert capitalism

2019 / Trabalho Acadêmico 2019 / Academic Work

Disciplina Subject

Ateliê Integrado II

Integrated Workshop II

Orientadores Advisors

Calos Eduardo Forte Feferman Rodrigo Rinaldi de Mattos Rogerio Goldfeld Cardeman Solange Araujo de Carvalho

Desenvolvido por Developed by

Felipe Lima Giovany Bicalho Gustavo Lennon Matheus Garcia

ESPAÇOS PÚBLICOS Temos uma abordagem mais estratégica e menos formalista na concepção dos espaços livres que sejam capazes de atender à complexibilidade e imprevisilidade programática da contemporâneidade. Esses espaços, articuladores da vida urbana, são incorporados e ampliados pelo edifício, utilizando o embasamento como partido. EDIFÍCIO HÍBRIDO Tipologia genuinamente metropolitâna é a concepção que concilia e concentra diversicados programas numa única, grande e complexa edicação. Responsável por promover o diálogo entre pessoas, serve de forma mais ampla e democrática à população.

PUBLIC SPACES We have a more strategic and less formalistic approach to the design of free spaces that are capable of meeting the contemporary programmatic complexity and unpredictability. These spaces, articulators of urban life, are incorporated and expanded by the building, using the foundation as a party. HYBRID BUILDING Genuinely metropolitan typology is the conception that reconciles and concentrates diverse programs in a single, large and complex edition. Responsible for promoting dialogue between people, it serves the population more broadly and democratically.

HOUSING DENSITY Taking advantage of the infrastructure of the city center, DENSIDADE HABITACIONAL investing in housing is to solve Aproveitando a infraestrutura do the housing issues, reduce centro da cidade, investir travel, increase security, bring em habitação é solucionar os quality of life in addition to décits de moradia, diminuir os providing permanent and more deslocamentos, aumentar a efficient use of city spaces. segurança, trazer qualidade de vida além de propiciar o uso permanente e mais eficiênte dos espaços da cidade.

6


Charge, mapa, estudo de usos e perspectiva | Giovany Bicalho | 2019 Charge, map, study of uses and perspective

Legenda

INFRAESTRUTURA URBANA

(uso coorporativo)

Cartoon that ironic the CEPAC’s barreira visual e física incentive to increase the land occupation indexes as speculators’ interest behind the Trump mask - a network that foresaw a 150 meter high project for the study site marked in yellow (on the right).

O mapa abaixo destaca as principais intervenções de infraestrutura urbanas, principalmente no que diz respeito à transporte, realizadas edificios pela Operação do Porto Maravilha, talmultifuncionais como a demolição da perimetral e a respectiva construção de túneis, intervenções da via Binário do Porto e a construção das linhas de VLT que interligam a região portuária aos principais modais de transporte do centro da cidade: Rodoviária Novo Rio, Central do Brasil (trem e metrô), Aeroporto Santos Dumont e Terminal de Barcas.

jogo corporativo

es monofuncionais

Charge que ironiza o incentivo das CEPAC’s para aumentar os índices de ocupação do solo como interesse de especuladores por de trás da mascara que do Trump - rede que previa um projeto de 150 metros de altura para o local super adensamento momentâneo em estudo demarcado em (horário comercial) amarelo (á direita).

Túnel Vias Modificadas VLT Metrô Edifício Cultural/ Lazer

espaços livres

(hierarquia de uso distitas)

densidade

variedade tipológica

(permanente e adequada)

uso público do embasamento

HABITACIONAL

EMPRESARIAL

CULTURAL

SERVIÇO

14.440 m

2

1.140 m2

basamento aços livres)

12.160 m2

7.540 m2

atravessamentos

insentivo ao uso do carro

(intensificação do trânsito e poluição)

servidão

NOVA Mapa da região portuária do Rio PROPOSTA Map of the port region of Rio

espaços livres

(hierarquia de uso distitas)

4.424 m2

QUADRA 01

AN CO

Legenda

ESPAÇOS PÚBLICOS edificios multifuncionais

CORMERCIAL

Túnel Vias Modificadas VLT Metrô Edifício Cultural/ Lazer

Temos uma abordagem mais estratégica e menos formalista na concepçõ dos espaços livres que efetivamente sejam capazes de atender a complexibilidade e imprevisiilidade programática das contemporâneidade. Esses espaços, articuladores da vida urbana, são incorporados e ampliados pelo edifício, utilizando o embasamento como partido.

EDIFÍCIO HÍBRIDO densidade

genuinamente metrovariedadeTipologia tipológica

(permanente e adequada)

politâna, é a concepção que concilia e concentra diversificados programas numa única, grande e complexa edificação. Responsavel por promover o diálogo entre pessoas, serve de forma mais ampla e democrática toda a população.

uso público do embasamento

atravessamentos

NOVA PROPOSTA

dens

DENSIDADE HABITACIONAL Aproveitando a infraestrutura do centro da cidade, investir em habitação é solucionar os déficits de moradia, diminuir os deslocamentos, aumentar a segurança, trazer qualidade de vida além de propiciar o uso permanente e mais eficiênte dos espaços da cidade.

4

ANÁLISE COMPARATIVA

ESPAÇOS PÚBLICOS

O corresponde à

45%

Temos uma abordagem mais estratégica e menos formalista na concepçõ dos espaços livres que efetivamente sejam capazes de atender a complexibilidade e imprevisiilidade programática das contemporâneidade. Esses espaços, articuladores da vida urbana, são incorporados e ampliados pelo edifício, utilizando o embasamento como partido.

do projeto Trump Towers

EDIFÍCIO HÍBRIDO Tipologia genuinamente metropolitâna, é a concepção que concilia e concentra diversificados programas numa única, grande e complexa edificação. Responsavel por promover o diálogo entre pessoas, serve de forma mais ampla e democrática toda a população.

DENSIDADE HABITACIONAL Aproveitando a infraestrutura do centro da cidade, investir em habitação é solucionar os déficits de moradia, diminuir os deslocamentos, aumentar a segurança, trazer qualidade de vida além de propiciar o uso permanente e mais eficiênte dos espaços da cidade.

densidade de

492,4 hab/ha com o dobro de espaço público

e programa diversificado.

7


8 QUADRA 01

r Ped Av.

Planta do nível térreo

Canal do Mangue

pátio público R. Gen. Luís Mendes de Morais

R. Gen. Luís Mendes de Morais

Avenida Francisco Bicalho

Avenida Francisco Bicalho

o II

Avenida Francisco Bicalho

Canal do Mangue

QUADRA 02

Rua de projetada

Avenida Francisco Bicalho

QUADRA 03

jogo corporativo 2019 | Giovany Bicalho | Planta do nível térreo Ground floor plan

Rua de pedestre

pátio privado/íntimo


Corte e perspectiva isométrica | Giovany Bicalho | 2019

jogo corporativo

Section and isometric perspective

Corte transversal (Quadra 3)

Cross section (Block 3)

Estudo dos fluxos dos pedestres na quadra. As linhas e superfícies em laranja marcam os trajetos e áreas públicas, enquanto as em azul marcam os trajetos e áreas de uso privado ou restrito. Detaque para rua de pedestres (à esquerda), que tem uma parte coberta pelo edifíco, possibilitando a passagem pela parte superior do embasamento. Study of pedestrian flows in the block. The orange lines and surfaces mark the paths and public areas, while the blue lines mark the paths and areas for private or restricted use.

Ave n

ida

Fra

nci

sco

Bic

Detection for pedestrian street (on the left), which has a part covered by the building, allowing the passage through the upper part of the basement.

alh

o

Perspectiva isométrica (Quadra 3)

Isometric perspective (Block 3)

Ave n

ida

Fra

nci

sco

Bic

alh

o

público

privado/restrito

9


2019 | Giovany Bicalho | Perspectivas e corte longitudinal

jogo corporativo

Perspectives and longitudinal section

Perspectiva do pátio (Quadra 1) Patio perspective (Block 1)

Perspectiva do pátio (Quadra 2) Patio perspective (Block 2)

Perspectiva laje superior do embasamento (Quadra 3) Top slab perspective of the basement (Block 3)

10

Corte longitudinal / Longitudinal section


CORMERCIAL

QUADRA 03

1.800 m2

Colagem, operações, perspectiva isométrica e corte longitudinal | Giovany Bicalho | 2019

jogo corporativo

Collage, operations, isometric perspective and longitudinal section

ÕES Operações: i. redesenho do fluxo de veículos e pedrestres na quadra; ii. redesenho da quadra ocupando as bordas com entradas e afastamento; iii. tipologia que afasta a lâmina do embasamento, quebra o volume, cria acesso à laje superior do embasamento por rampas e atende as normas de conforto ambiental; iv. volume da lâmina constituído pos diversos programas interligados.

IA

Operations: i. redesigning the flow of vehicles and pedestrians on the court; ii. court redesign, occupying the edges with entries and clearance; iii. typology that removes the blade from the basement, which breaks the volume, creates access to the upper slab of the basement by ramps and meets the standards of environmental comfort; iv. blade volume made up of several interconnected programs.

A

HABITACIONAL

EMPRESARIAL

CULTURAL

SERVIÇO

14.440 m2

1.140 m2

CORMERCIAL 4.424 m2

12.160 m2

7.540 m2

QUADRA 01

Felipe Oliveira

Carlos Eduardo Forte Feferman

EMPRESARIAL Giovany Bicalho Rodrigo Rinaldi de Mattos HABITACIONAL Gustavo Lennon Rogerio Goldfeld Cardeman 14.745m 0Matheus m Garcia 2

AI2_A 2019.2

2

Solange Araujo de Carvalho

CULTURAL 3.600 m2

CORMERCIAL 16.695 m

2

01

/02

SERVIÇO 7.806m2

QUADRA 02

HABITACIONAL

EMPRESARIAL

CULTURAL

SERVIÇO

19.605 m2

6.750 m2

CORMERCIAL 1.800 m2

ANÁLISE COMPARATIVA

19.800 m2

2.025 m2

QUADRA 03

OPERAÇÕES corresponde à

45%

do projeto Trump Towers

VIAS

QUADRA

VOLUMETRIA

Corte longitudinal / Longitudinal section

11 PROGRAMA


2018 | Giovany Bicalho | Apresentação Presentation

ocupa

Edifício de uso misto na Barreira do Vasco Mixed-use building in Barreira do Vasco

2018 / Trabalho Acadêmico 2018 / Academic Work

Disciplina Subject

Projeto Aquitetônico IV Architectural Design IV

Orientador Advisor

Bernardo Soares

Desenvolvido por Developed by

Felipe Lima Giovany Bicalho Juliana Martins

12

A região da Barreira do Vasco apresenta uma lógica mista e complexa de apropriação do espaço. As edificações existentes refletem uma justaposição de diferentes ritmos e usos que se adaptam. As fábricas e galpões da região com sua linguagem regular e segmentada. Em contrate com a forma como a favela se estrutura no espaço, que possui um caráter de transformação constante. A tendência de expansão da ocupação e a consequente sobreposição dos volumes que surgem com o tempo geram, além de uma aparência fragmentária, uma ideia de processo. Dessa forma, o edifício surge para reafirmar a participação da população na construção da cidade. Assim, incorporando à dinâmica comercial do edifício espaços de trabalho e de vivência para os moradores locais dialogando com a realidade do lugar. O edifício se dá através de um embasamento mais público que funciona como uma extensão da rua para dentro da edificação. E ecima desse embasamento mais público, apoia-se uma lâmina que comporta as atividades e serviços de caráter privado, onde há espaços para expansões posteriores e divisões diversas.

The Barreira do Vasco region presents a mixed and complex logic of space appropriation. The existing buildings reflect a juxtaposition of different rhythms and uses that adapt. The factories and warehouses in the region with their regular and segmented language. In contrast with the way the favela is structured in space, which has a character of constant transformation. The trend of expanding occupation and the consequent overlap of volumes that appear over time generate, in addition to a fragmentary appearance, an idea of ​​process. Thus, the building appears to reaffirm the participation of the population in the construction of the city. Thus, incorporating work and living spaces for local residents into the commercial dynamics of the building, dialoguing with the reality of the place. The building takes place through a more public foundation that functions as an extension of the street into the building. On top of this more public basis, a slide that supports activities and services of a private nature is supported, where there are spaces for further expansion and different divisions.


Diagramas, localização e perspectiva | Giovany Bicalho | 2018 Diagrams, location and perspective

ocupa

Diagrama de implantação e estudo de volume. É possível notar a condição inicial da rua de entorno dedicada a estacionamento. Implantation diagram and volume study. It is possible to notice the initial condition of the surrounding street dedicated to parking.

Leitura das dinâmicas locais: partido que torna o uso do embasamento independente da lâmina. Reading of local dynamics: form that makes the use of the basement independent of the blade.

_1

ritmo fluxo movimento

_2

trabalho comércio

_3

sobreposição complexidade fragmentação empilhamento múltiplo

_4

atravessamento rasgo corredor

_5

ritmo módulo tridimensional estrutura metálica

_6

expansão efêmero

_A

programa

_B

estrutura

_C

superfície

13


2018 | Giovany Bicalho | Pavimento térreo

ocupa

Ground floor

P l a n ta p a v. t ér r eo 14

( e mb a s a ment o) Ground flo o r p la n ( b a s e me n t)


Plantas e setorização | Giovany Bicalho | 2018

ocupa

Plans and sectorization

P l a n ta 2 º pavi me n t o

( e mb as am ent o)

P l a n ta 3 º pav. ( e mb a s a me n to ) 3rd f l oor p la n ( b a s e me n t)

Setorização institucional

comercial

apoio circ. vertical empresarial / serviço

15


2018 | Giovany Bicalho | Plantas tipo, módulos e estudo de ocupação Type plans, modules and occupation study

O edifício prevê uma expansão dos módulos comerciais com três variáveis possíveis, isso faz com que o corpo da lâmina tome formas diferentes ao longo da ocupação do edifício.

ocupa

The building foresees an expansion of the commercial modules with three possible variables, this makes the body of the blade take different forms throughout the occupation of the building.

Pl a n ta p a v i me n t o t i p o A

F l oor pl an ty p e A ( b la d e )

( lâ mina)

Edifício em sua f orma inicial B uilding in it s init ial fo rm

Ocupação parcia l da lâmina P ar t ial blade oc c upati o n

Pl a n ta p a v i me n t o t i p o B 16

F l oor pl an ty p e B ( b la d e )

( lâm ina)

Ocupação total d a lâmina Tot al blade oc c upat io n


Diagramas e perspectiva | Giovany Bicalho | 2018

The building makes an analogy to the urban occupations resulting from the housing deficit in the city of Rio de Janeiro that result in the static characteristic of the movement of the favelas. Context in which the building is inserted, in a neighborhood between the socalled formal and informal city.

ocupa

Diagrams and perspective

Expansão efêmera do território dos bares e feiras a partir dos espaços públicos. Ephemeral expansion of the territory of bars and fairs from public spaces.

O edifício faz uma analogia as ocupações urbanas decorrentes pelo déficit habitacional da cidade do Rio de Janeiro que resultam na característica estática do movimento das favelas. Contexto no qual o edfício se insere, numa bora entre cidade dita formal e informal.

The space previously destined for parking is modified to accommodate the dynamics already existing from the expansion of the bars to the sidewalks, from street fairs and occupation of public space by the football fans of the São Januário Stadium games. In addition to growing bus stalls to meet the demand for public transport.

O espaço antes destinado a estacionamento, é modificado para abrigar as dinâmicas já existentes de expansão dos bares para as calçadas, das feiras de rua e ocupação do espaço público pelas torcidas de futebol dos jogos do Estádio São Januário. Além de crescentar baias de ônibus para atendar a demanda por transporte público.

17


2017 | Giovany Bicalho | Apresentação Presentation

articular

Moradia estudantil para UFRJ - Campus Praia Vermelha. Student housing for UFRJ - Campus Praia Vermelha.

2017 / Trabalho Acadêmico 2017 / Academic Work

Disciplina Subject

Ateliê Integrado I

Integrated Workshop I

Orientadores Advisors

Adriano Paiter João Folly Miriam Lins Niuxa Drago Reila Velasco Thiago Leitão

Desenvolvido por Developed by

Giovany Bicalho Marina Felizardo

Exposição virtual dos melhores trabalhos

Virtual exhibition of the best works

18

Conceitualmente, o projeto pretende reunir as partes heterogêneas identificadas, da morfologia da cidade aos usuários dos espaços. Busca, portanto, amenizar a separação entre campus e o entorno e aliar as qualidades e potenciais sensíveis de ambos. Sem, no entanto, homogeneizar por completo os contrastes, e sim unir estas partes separadas num objeto híbrido que seja ao mesmo tempo parte e todo, abrigando a pluralidade. O edifício possui forma simples, composta por dois volumes semelhantes unidos por um terceiro elemento. O primeiro, dedicado as unidades habitacionais dos alunos, está associado à Lauro Muller através de um eixo paralelo à rua. O segundo, que contém as unidades familiares e serviços, é guiado por um eixo que aponta para o campus. O terceiro elemento, que abriga os usos compartilhados e a circulação vertical, é responsável por vincular os volumes citados anteriormente, formando um único corpo arquitetônico, mas preservando a autonomia de suas partes. Este atua como praças públicas elevadas com alta permeabilidade visual, aberto diretamente ao espaço livre.

Conceptually, the project aims to bring together the heterogeneous parts identified, from the morphology of the city to the users of the spaces. Therefore, it seeks to soften the separation between campuses and the surroundings and to combine the qualities and sensitive potentials of both. However, without completely homogenizing the contrasts, but rather uniting these separate parts into a hybrid object that is both part and whole, harboring plurality. The building has a simple shape, composed of two similar volumes joined by a third element. The first, dedicated to students’ housing units, is associated with Lauro Muller through an axis parallel to the street. The second, which contains family units and services, is guided by an axis that points to the campus. The third element, which houses shared uses and vertical circulation, is responsible for linking the volumes mentioned above, forming a single architectural body, but preserving the autonomy of its parts. This acts as elevated public squares with high visual permeability, open directly to the free space.


Localização, diagrama e perspectiva | Giovany Bicalho | 2017

articular

Loca li z a ç ã o L o c a tion

Pers p e c t i v a e x t e r na E x te r n al perspect i ve

19


2017 | Giovany Bicalho | Plano de massas e diagrama

articular

Mass plan and diagram

RuaLauroMuller

20

RuaLauroMuller

RuaLauroMuller


Plano de massas e memorial | Giovany Bicalho | 2017

articular

Mass plan and memorial

Plant a Su b s o l o + Pr oje t o Pa is a gí s t i co U n d e r ground P l ant + L a n d scape Desi gn

Enquanto o edifício apresenta forma simples, o paisagismo comporta uma maior complexidade em suas figuras fragmentadas, que interpreta visualmente a (des)ordem. Para reforçar a ideia, são propostos dois tipos de ambientação: um espaço livre mais íntimo e calmo previsto para o estar de longo prazo numa escala reduzida; e outra como uma grande praça que comporta um fluxo maior de pessoas, um ritmo mais acelerado, numa escala mais urbana.

Ambos ambientes regidos por uma malha reguladora que segue as linhas do edifício e um eixo diagonal de fluxo. Esta (a malha) varia em intensidade de acordo com a ambiência proposta. While the building has a simple shape, the landscaping includes a greater complexity in its fragmented figures, which visually interprets (in) order. To reinforce the idea, two types of ambience are proposed: a more

intimate and calm free space for long-term living on a small scale; and another as a large square that holds a larger flow of people, a faster pace, on a more urban scale. Both environments are governed by a regulatory network that follows the building’s lines and a diagonal flow axis. This (the mesh) varies in intensity according to the proposed ambience.

21


2017 | Giovany Bicalho | Plantas

articular

Plans

P l a n t a d o 1º p a v imento 1 s t flo o r p la n

P l ant a do 2 º pavimento 2 n d flo o r p la n

22


Diagrama | Giovany Bicalho | 2017 Diagram

articular

Unidade dos alunos

Unidade dos alunos

Unidade dos alunos

Vivência coletiva

Unidade dos professores

Setor de serviços Circ. vertical

23


2017 | Giovany Bicalho | Cortes e fachadas Section and facade

Cor t e b b

articular

Se c tio n b b

Fachada 0 2 Fa c a d e 0 2

C or t e a a S e c ti on aa

F ach a d a 0 1 F a c a de 01

24


Detalhamento | Giovany Bicalho | 2017

articular

Detailing

25


2017 | Giovany Bicalho | Prancha síntese

articular

Synthesis board

26


Prancha síntese | Giovany Bicalho | 2017

articular

Synthesis board

27


2018 | Giovany Bicalho | Apresentação Presentation

escola parque

Um território educativo inspirado em Anísio Teixeira. An educational territory inspired by Anísio Teixeira.

2018 / Trabalho Acadêmico 2018 / Academic Work

Disciplina Subject

Projeto Aquitetônico III Architectural Design III

Orientadores Advisors

Alain Flandes Flora Olmos Fernandez Vera Tângari

Desenvolvido por Developed by

Carolina Tavares Giovany Bicalho

28

O projeto teve como base teórica a Escola Parque de Anísio Teixeira, a qual valoriza, além do ensino didático convencional, as disciplinas artísticas e esportivas. A escola se expande para além dos muros do terreno, reconhecendo que a cidade faz parte do aprendizado. Portanto, foi pensado todo território que circunda a escola em questão, pensando no trajeto da criança, nos equipamentos de lazer e nos aspectos sociais.

The theoretical basis of the project was Escola Parque by Anísio Teixeira, which values, in addition to conventional didactic teaching, artistic and sports disciplines. The school expands beyond the walls of the terrain, recognizing that the city is part of learning. Therefore, all the territory surrounding the school in question was considered, thinking about the child’s journey, leisure equipment and social aspects.

In the social context, opportunities for learning, No contexto social, criou-se oportunidades de aprendizagem, income and leisure were created renda e lazer a partir do projeto from the park, squares and de parque, praças e quiosques, kiosks project, in addition to holding local fairs. além de realização de feiras locais. As it is a sloping terrain, we have adopted the grouped Por tratar-se de um terreno em party in order to explore and declive, adotamos o partido take advantage of different agrupado a fim de explorar e levels of the terrain, offering aproveitar diferentes níveis children different possibilities do terreno, oferecendo às crianças diversas possibilidades for discovering the place. The construction system chosen de descoberta do lugar. O sistema construtivo escolhido é is predominantly molded in predominantemente moldado in loco, as we reject the quality loco, pois rejeitamos a qualidade of standardized architecture that accompanies pre-molded de arquitetura padronizada educational models. Therefore, que acompanha os modelos we tried to create something that educacionais pré-moldados. considered architectural quality Logo, procurou-se criar algo to the detriment of industrial que considerava a qualidade time that governs modern social arquitetônica em detrimento do relations. tempo industrial que rege as relações sociais modernas.


Mapas de estudo | Giovany Bicalho | 2018

escola parque

Study map

29


2018 | Giovany Bicalho | Mapa do território educativo

escola parque

Educational territory map

30


Implantação | Giovany Bicalho | 2018

escola parque

Implantation

31


2018 | Giovany Bicalho | Cortes

escola parque

Sections

32


| Giovany Bicalho | 2018

Corte bb Se c ti o n b b

escola parque

Sections Cortes Sections

Corte cc Se c ti o n c c

Corte aa Se c ti o n a a

33


2018 | Giovany Bicalho | Ateliês e blocos

escola parque

Workshops and blocks

caixa d’água apoiada sobre a alvenaria estrutural

34


Maquete | Giovany Bicalho | 2018

escola parque

Model

35


2016 | Giovany Bicalho | Apresentação Presentation

refúgio

Uma casa para um artista na cidade do Rio. A house for an artist in Rio.

2016 / Trabalho Acadêmico 2016 / Academic Work

Disciplina Subject

Concepção da Forma Arquitetônica II

Orientadores Advisors

Rafael Barcellos

Desenvolvido por Developed by

Giovany Bicalho

O exercício tinha como objetivo conceber um refúgio a um artista em um misto de casa e ateliê, portanto, um programa complementar. O terreno proposto encontra-se na cidade do Rio de Janeiro ao lado da Igreja do Bom Jesus. A implantação adotada tira partido da inclinação dos fundos do terreno, fazendo com que houvesse dois níveis da divisão da residência. O nível de acesso que abriga a parte social e os compartimentos de serviço. Já o nível inferior é de caráter privado, reservado principalmente ao proprietário. A forma adotada em primeiro momento visa contrastar com os demais edifícios existentes no seu entorno, no entanto tem como objetivo mesclar-se a natureza presente. O concreto armado, além de possibilitar a forma arrojada da edificação por meio de duas paredes estruturais, pretende assumir as marcas do tempo e tornar-se natural para o ambiente verde que o cerca.

36

As aberturas mais expressivas estão nas fachadas sudeste e noroeste, sendo a primeira voltada para Baía de Guanabara, que recebe um avanço da cobertura para proteger da radiação solar.

The exercise aimed to conceive a refuge for an artist in a mix of home and studio, therefore, a complementary program. The proposed land is located in the city of Rio de Janeiro next to the Church of Bom Jesus. The implantation adopted takes advantage of the slope of the back of the land, making it possible to have two levels of the division of the residence. The level of access that houses the social part and the service compartments. The lower level is private, reserved mainly to the owner. The shape adopted in the first moment aims to contrast with the other existing buildings in its surroundings, however it aims to blend the present nature. Reinforced concrete, in addition to enabling the bold shape of the building through two structural walls, intends to take the marks of time and become natural for the green environment that surrounds it. The most expressive openings are in the southeast and northwest façades, the first of which faces Guanabara Bay, which receives a cover advance to protect from solar radiation.


Maquete | Giovany Bicalho | 2016

refúgio

Model

37


2016 | Giovany Bicalho | Planta Plan

Planta Pav. de Acesso Access floor plan

01

01 Área externa 02 Sala de Estar 03 Cozinha 04 Lavanderia 05 Lavabo 06 Ateliê 07 Dormitório 08 Banheiro 09 Closet

03

refúgio

02

04

05

06 07

38


Planta | Giovany Bicalho | 2016 Plan

Planta de Pav. Inferior Lower floor plan

refúgio

01 Área externa 02 Sala de Estar 03 Cozinha 04 Lavanderia 05 Lavabo 06 Ateliê 07 Dormitório 08 Banheiro 09 Closet

08

09

06 07

39


2016 | Giovany Bicalho | Corte e Fachadas Section and facades

C o rte a a

refúgio

S ect i on a a

F a c h a d a 02 F acade 02

F a c h a d a 04 F acade 04

40


Corte perspectivado e render | Giovany Bicalho | 2016 Perspective section and render

C o rt e P er s pect i vado

refúgio

P erspec tiv e s e c tio n

Vista d o i n t e ri or In te r ior vi ew

41


2016 | Giovany Bicalho | Apresentação Presentation

memorial_24

Centro em memória ao Sanatório de Barbacena - MG. Center in memory of the Sanatorium of Barbacena.

2016 / Trabalho Acadêmico 2016 / Academic Work

Disciplina Subject

Desenho de Observação II

Orientador Advisor

Rafael Dias Fonseca

Desenvolvido por Developed by

Giovany Bicalho

O exercício propunha, a partir de uma figura geométrica bidimensional, executar 36 possibilidades tridimensionais. O desafio era escolher uma dessas formas para testar diferentes possibilidades de técnicas de representação e desenho para a mesma. E como produto uma maquete física e uma prancha síntese que explorasse uma técnica escolhida, demonstrasse um programa que esta forma poderia abrigar, assim como enfatizasse uma técnica de diagramação em grid. Para as técnicas de representação foi escolhido diferentes arquitetos e artistas para servir de inspiração em desenhos desafios. Entre eles estão Steven Holl, Paul Heaston, Lucinda Jones, Veronica Lawor, Greg Betza, Bruna Canepa e Kennedy Twaddle.

42

O programa estabelecido à edificação foi um centro de memória ao antigo hospital psiquiátrico da cidade de Barbacena que levou a morte de aproximadamente 60 mil pessoas até o início da década de oitenta. O intuito do programa visa reforçar esse acontecimento histórico às gerações contemporâneas.

The exercise proposed, based on a two-dimensional geometric figure, to execute 36 threedimensional possibilities. The challenge was to choose one of these ways to test different possibilities of representation and drawing techniques for it. And as a product a physical model and a synthesis board that explored a chosen technique, demonstrated a program that this form could house, as well as emphasized a grid diagramming technique. For the representation techniques, different architects and artists were chosen to serve as inspiration in challenging drawings. Among them are Steven Holl, Paul Heaston, Lucinda Jones, Veronica Lawor, Greg Betza, Bruna Canepa and Kennedy Twaddle. The program established for the building was a memory center for the old psychiatric hospital in the city of Barbacena that led to the death of approximately 60 thousand people until the beginning of the eighties. The purpose of the program is to reinforce this historic event for contemporary generations.


Caderno de croquis | Giovany Bicalho | 2016

memorial_24

Sketch notebook

C ader n o de c r o q u i s t estes S k e tc h n o te b o o k

43


2016 | Giovany Bicalho | Desenhos desafios

memorial_24

Challenges drawings

D e s e n h o s d e s af i os Chal l enges drawin g s

44


Desenho isométrico | Giovany Bicalho | 2016

memorial_24

Isometric Drawing

De s e n h o isomét r i c o Isomet ri c Drawin g

45


2016 | Giovany Bicalho | Maquete

memorial_24

Model

Maquete

Maquete M odel

46


Caderno de estudo e prancha síntese | Giovany Bicalho | 2016 Study notebook and synthesis board

Estudo de diagra mação

memorial_24

D iagr am m ing s t udy

Pr anc h a s ín te se S y n th esi s board

47


2018 | Giovany Bicalho | Apresentação Presentation

imersão 360°

Interpretação e Reconstituição Digital do Panorama da Cidade do Rio de Janeiro

Interpretation and Digital Reconstitution of the Panorama of the City of Rio de Janeiro

2018_2020 / Pesquisa 2018_2020 / Research

Laboratório Laboratory

Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital - LAURD PROURB FAU UFRJ

Orientador Advisor

Thiago Leitão

Desenvolvido por Developed by

Isabella Mendes Giovany Bicalho Gustavo Lennon Valéria Fialho Vinicius Conceição

Artigo publicado e apresentado no eCAADe/ SIGraDi 2019 na Cidade do Porto, Portugal Article published and presented at eCAADe / SIGraDi 2019, Porto, Portugal

48

O presente trabalho está relacionado com o projeto de pesquisa “A experiência imersiva em 360°: investigação, representação e imersão digital na Cidade do Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX”. Apresenta uma investigação sobre o Panorama da Cidade do Rio de Janeiro de 1888 do pintor brasileiro Victor Meirelles de Lima (1832-1903) e do foto-pintor belga Henri Charles Langerock (1830-1915), a fim de investigar sua história e pesquisar sobre sua visão totalizante de 360°.

The present work is related to the research project “The 360 ​​° immersive experience: investigation, representation and digital immersion in the City of Rio de Janeiro in the 19th and 20th centuries”. It presents an investigation about the Panorama of the City of Rio de Janeiro in 1888 by the Brazilian painter Victor Meirelles de Lima (1832-1903) and the Belgian photo-painter Henri Charles Langerock (1830-1915), in order to investigate his history and research on its total 360 ° view.

O presente trabalho investigará estes estudos iniciais remanescentes e os relatos dos visitantes das exposições, tornando-os como a sua principal base documental. O objetivo central é, por aproximação, restituir a imagem circular no formato de 360° da cidade do Rio de Janeiro em 1888. Para tanto, faz-se necessário compreender suas principais camadas históricas e examinar minuciosamente estes estudos, buscando identificar os mais notáveis edifícios, praças, áreas verdes da cidade, os pontos-chave, e assim, tentar constituir, digitalmente, uma única imagem de 360°.

The present work will investigate these remaining initial studies and the reports of visitors to the exhibitions, making them as their main documentary base. The central objective is, by approximation, to restore the circular image in the 360 ​​° format of the city of Rio de Janeiro in 1888. Therefore, it is necessary to understand its main historical layers and thoroughly examine these studies, seeking to identify the most notable buildings , squares, green areas of the city, the key points, and thus, try to digitally constitute a single 360 ​​° image.


Reconstituição fotográfica, estudos e modelos | Giovany Bicalho | 2018 Photographic reconstitution, studies and models

Reconstituição da fotografia mais próxima da rotunda, ao lado do Chafariz do Mestre Valentim Reconstitution of the photograph closest to the roundabout, next to the Fountain of Mestre Valentim

da Moeda

Estudo n° 01 Morro de Santo Antônio e Largo do Rócio

Estudo n° 02 Morro da Conceição e Igreja da Candelária

Study 01 Santo Antônio Hill and Largo do Rócio

Study 02 Conceição Hill and Candelária Church

Estudo n° 03 Morro Sto. Antônio e Ilha das Cobras

Estudo n° 05 Entrada da Baía de Guanabara

Study 03 Santo Antônio Hill and Cobras island

Study 05 Entrance to Guanabara Bay

Estudo n° 06 Morros do Corcovado e Tijuca

Estudo n° 04 Morro do Castelo

Study 06 Corcovado and Tijuca Hill

Study 04 Castelo Hill

2B – Igreja do Rosário

1C – Igreja de Santana

2E – Mosteiro de São Bento

– Igreja da Candelária 2N – 2C A I Belas Artes

1L – Casa da Moeda

2B – Igreja do Rosário 4L – Igreja Santa Luzia

4F - Igreja de S Inácio dos Frades Capuchinhos

2E – Mosteiro de São Bento

6C – Igreja do Santíssimo Sacramento

1N – Igreja de São Jorge

6D – Estação Central do

4L – Igreja Santa Luzia

6I – Igreja de

1S – A I Belas Artes 1V – IgrejaSanto doAntônio S Sacramento Corpo de Bombeiros dos Pobres

imersão 360°

2C – Igreja da Candelária

4F - Igreja de S Inácio dos Frades Capuchinhos

2N – A I Belas Artes

1X – Igreja do Rosário 1Z – Igreja de São Joaquim

1ZB – Casa do Bispo 3C – Prédio dos Correios

3E – Prédio Alfandega – Escola 1ZGda – Igreja de 3D1ZD – Prédio da bolsaPolitécnica

1C – Igreja de Santana S Francisco de Paula4G – Arsenal de Guerra

1L – Casa da Moeda

1N – Igreja de São J

4G – Santa Casa de Misericórdia

1X – Igreja do Rosário 1Z – Igreja de São Joaquim 4G – Arsenal de Guerra

4G – Santa Casa de Misericórdia

3N – Igreja do Carmo

3O – Igreja Lapa dos Mercadores

3J – Igreja Santa Cruz dos Militares

3C – Prédio dos Correios

3D – Prédio da bolsa

1ZB – Casa do B

3E – Prédio da Alfandega

1S – A I Belas Artes Igreja do S Sacramento 5ZA – Igreja Outeiro da Gloria 5A – Igreja N Sra. da Lapa de Villegaignon 5ZD – Convento de Santa Tereza Modelagem dos edifícios mencionados na descrição1Vdo– panorama que serviram de âncora do cone ótico dos estudos3N – Igreja5Ndo– Fortaleza 3O – Igreja Lapa 3J – Igreja Santa Carmo

1N – Igreja de São Jorge

Modeling of the buildings mentioned in the description of the panorama that served as the anchor of the optical cone of the studies

dos Mercadores

Cruz dos Militares

49


2018 | Giovany Bicalho | Mapa e sobeposições do modelo com os estudos Map and model overlays with studies

Mapa histórico de 1870 sobreposto a cidade atual do Rio de Janeiro

imersão 360°

Historical map from 1870 overlaid the current city of Rio de Janeiro

Estudo do cone ótico no modelo tridimensional, estudo nº 1 Study of the optical cone in the three-dimensional model, study 1

50

Estudo do cone ótico no modelo tridimensional, estudo nº 4 Study of the optical cone in the three-dimensional model, study nº 4


Perspectivas dos estudos no modelo digital | Giovany Bicalho | 2018 Perspectives of studies in the digital model

Modelo da cidade histórica com o campo de visão dos estudos demarcados Historical city model with the field of view of the demarcated studies

Morro de Santo Antônio

Morro de Santo Antônio, local onde foi feito os estudos

imersão 360°

Santo Antônio hill, where the studies were carried out

Morro de Santo Antônio, mostrando o campo de visão e o trajeto percorrido para realização dos estudos Santo Antônio hill, showing the field of view and the route taken to carry out the studies

51


2018 | Giovany Bicalho | Camadas de reconstituição

imersão 360°

Reconstitution layers

52


Camadas de reconstituição | Giovany Bicalho | 2018 Reconstitution layers

Estudos do panorama por Victor Meirelles e Henri Langerock

Panorama studies by Victor Meirelles and Henri Langerock

Panorama fotografico Hubmeyer, 1913 Hubmeyer Photography Panorama, 1913

Modelo tridimensional do centro cidade do Rio de Janeiro

imersão 360°

3D model of the city center of Rio de Janeiro

Reconstiuição, em andamento, em diferentes camadas de informações

Reconstitution, in progress, in different layers of information

53


2019 | Giovany Bicalho | Apresentação Presentation

moboo

bicicleta compartilhada de bambu shared bamboo bike

2019 / Pesquisa e extensão 2019 / Research and extension

em andamento in progress

Orientador Advisors

Roberta Martinelli Rodrigo Rinaldi

Desenvolvido por Developed by

Giovany Bicalho Gustavo Lennon Ingrid de Souza Soares Izabella Tavares Juliana Martins Marina Felizardo

Instagram

@moboo.bike Apresentado na Conferência VeloCity 2019 em Dublin, Irlanda Presented at the VeloCity 2019 Conference in Dublin, Ireland

Vencedor (equipe Moboo) na categoria Ação Educativa do VII Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil, Transporte Ativo Winner (Moboo team) in the Educational Action category of the VII Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil, Transporte Ativo

54

O Moboo trata-se de grupo de pesquisa e extensão inicialmente composto por alunos da FAU/UFRJ e coordenado pelo prof.º da FAU/UFRJ Rodrigo Mattos e pela prof.ª do Colégio Pedro II Roberta Martinelli. Nosso intuito é discutir os assuntos voltados para bicicleta, bambu, compartilhamento, mobilidade urbana e a manufatura na indústria 4.0.

Moboo is a research and extension group initially composed of FAU / UFRJ students and coordinated by FAU / UFRJ professor Rodrigo Mattos and by Pedro Pedro Roberta Martinelli. Our aim is to discuss issues related to bicycles, bamboo, sharing, urban mobility and manufacturing in industry 4.0. The target audience is high school students, from public schools located in the metropolitan region of Rio de Janeiro, especially those who are interested in deploying this knowledge in university courses at UFRJ. One of the high schools that fit this specification is Colégio Pedro II.

O público alvo são alunos de ensino médio, de escolas públicas situadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, em especial aquelas que tenham interesse em desdobrar esse conhecimento em cursos universitários da UFRJ. Um dos colégios de ensino médio que se I have participated in the enquadram nessa especificação team since its formation, in é o Colégio Pedro II. debates on the contents that we will discuss with students, Participo da equipe desde sua in addition to participating formação, em debates dos in a workshop, seminar, conteúdos que iremos discutir management and content com alunos, além de participar creation for our Instagram, with de oficina/workshop, seminário, emphasis on the creation of our gerenciamento e criação de visual identity. conteúdo para nosso Instagram com destaque na criação da nossa identidade visual.


Cartaz, Fotografias e Slides temas| Giovany Bicalho | 2019 Poster, Photographs and Slides themes

(Esquerda) Cartaz de divulgação; (Left) Advertising poster;

(Acima) Fotos das duas visitas feitas ao Colégio Pedro II; (Above) Photos of the two visits made to Colégio Pedro II;

(Abaixo) Slides tema do conteúdo apresentado às alunos.

moboo

(Below) Slides theme of the content presented to students.

55


2019 | Giovany Bicalho | Workshop

(Esquerda) Cartaz de divulgação do Workshop de bicicleta de bambu; (Left) Advertising poster for the Bamboo Bicycle Workshop;

(Acima e abaixo) Fotos do workshop realizado em novembro de 2019.

moboo

(Above and below) Photos from the workshop held in November 2019.

56


(Esquerda) Os dois modelos de bicicletas de bambu em experimentação pela equipe. A primeira sendo de bambu em sua forma natural com os encontros amarrados com sisal e resina. A última é feita a partir do bambu laminado, para isso é feito o corte à laser de todas as peças. Enquanto a primeira é concebida de modo artesanal, a segunda está mais associada à manufatura da indústria 4.0, empregando mais tecnologia.

(Left) The two models of bamboo bikes being tested by the team. The first being made of bamboo in its natural form with encounters tied with sisal and resin. The latter is made from laminated bamboo, for which the laser cutting of all parts is done. While the first is handcrafted, the second is more associated with the manufacture of industry 4.0, employing more technology.

(Abaixo) Em função do distanciamento social decorrente da COVID-19, a equipe decidiu por aprimorar nosso diálogo com os alunos e interessados através de vídeos de conteúdos em nossa página do IGTV na rede social Instagram.

(Below) Due to the social distance resulting from COVID-19, the team decided to improve our dialogue with students and stakeholders through videos of content on our IGTV page on the social network Instagram.

moboo

Instagram | Giovany Bicalho | 2019

57


obrigado! giovanybicalho@hotmail.com +55 21 97038-8762 +351 93 495 4422


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.