Introdução ao Projeto Arquitetônico II

Page 1

CASA NORTON

Adição por contiguidade

Frank Gehry Venice Beach, Califórnia, Estados Unidos | 1984 Uso residencial

Subtração

A obra é formada por um grupo de caixas de diferentes volumes conectadas por escadas, configurando adições por contiguidade e enfatizando sua complexidade. O contraste entre cores e materiais gera certo estranhamento juntamente com a falta de ordem, principalmente marcada pelo volume pairando sobre o pilar (Fig.1.1). Além disso, analisando a fachada retangular (Fig. 1.2) percebe-se uma subtração na vista lateral. Já na planta, destaca-se a organização linear de circulação.

Organização linear de circulação

Avaliação: muito insatisfatório Figura 1.1 Fotos Casa Norton

Figura 1.2 Corte

Figura 1.3 Planta Baixa

GLASS HOUSE

Contraste de geometrias

Philip Johnson New Canaan, Connecticut, Estados Unidos | 1949 Uso residencial próprio, atualmente um museu-casa

A construção é marcada por extrema proporção, transparência e reflexo de luz natural. Sua geometria de vidro retangular contrastando com o cilindro de tijolos gera grande estímulo e junto a isto temos o contraste de cores do teto de madeira claro com a estrutura preta das janelas. Outro fator que impressiona é a simplicidade das formas e a conexão com a natureza, formando uma bela arquitetura moderna.

Contraste de tons

Avaliação: muito satisfatório Contraste de geometrias Figura 2.2 Cortes

Figura 2.1 Foto Glass House

Figura 2.3 Planta Baixa

CASA DE PRAIA Luiz Leandro S. Lutz Arroio do Sal, Rio Grande do Sul, Brasil | 2007

Adição por Sobreposição

Uso residencial para veraneio

Simetria axial

A casa de praia é composta geometricamente pela junção de um retângulo com um triângulo. Junto a isto, temos a adição de um volume menor nas mesmas proporções do principal, gerando um estímulo. Na fachada (Fig. 3.2) percebe-se uma forte simetria axial e na sua planta (Fig. 3.3) enfatiza-se a circulação linear e a organização central de uso, além da adição por sobreposição da área exterior. Apesar disso, as aberturas deixam a desejar pela falta de ordem.

Organização linear de circulação

Avaliação: satisfatório

Contraste de geometrias

Figura 3.1 Foto Casa de Praia

Figura 3.3 Planta Baixa

Figura 3.2 Corte

GEHRY RESIDENCE Frank Gehry

Simetria axial

Santa Mônica, Califórnia, Estados Unidos | 1991 Uso residencial próprio

A casa de Frank Gehry possui simetria axial em parte de sua fachada. Para além disso, possui diversas geometrias diferentes adicionadas por volta da estrutura base, causando uma desordem e complexidade na residência. A desordem é tanta que fica quase imperceptível o local de entrada na casa. Possui painéis de vidro inclinados que refletem o exterior e possibilitam uma transparência e iluminação natural.

Desordem

Avaliação: insatisfatório

Transparência

Figura 4.2 Cortes

Figura 4.1 Foto Gehry House

PUERTA DE EUROPA

Figura 4.3 Planta Baixa

Simetria

Philip Johnson & John Burgee Madri, Espanha | 1996

Simetria

Uso comercial

Ritmo

A construção dos arquitetos possui extrema simetria e ritmo. Além disso, forma um grupamento por fundo comum, pois possui textura e geometria de paralelogramo idênticos. Os edifícios possuem ordem, porém não tanto estímulo, o estímulo está mais gerado pelo monumento a frente dos prédios. Textura Avaliação: nem satisfatório nem insatisfatório

Figura 5.1 Foto Puerta de Europa

Análise Estética | Exercício 1 Giorgia Isoton Alapont 2021/2 Prof. Tarcísio Reis - Turma C Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Figura 5.2 Cortes

Geometrias de paralelogramo e retângulo

Figura 5.3 Planta Baixa


Contraste de tons - parede clara e esquadrias escuras

Estimulo gerado pelo hipado contrastando com as texturas dos blocos

Transparência Ritmo na posição das janelas

Contraste gerado pela diferença de texturas dos volumes

Adição por sobreposição do segundo volume

Contraste gerado pela diferença de pé direito dos volumes, sendo o superior com um pé direito menor, destacando o volume base inferior

Maquete | Exercício 2 Giorgia Isoton Alapont 2022/1 Prof. Tarcísio Reis - Turma C Universidade Federal do Rio Grande do Sul


ANÁLISE FUNCIONAL | EXERCÍCIO 3 Giorgia Isoton Alapont 2022/1 Prof. Tarcísio dos Reis - Turma C Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Dimensionamento

Visibilidade

Ventilação

Materiais Avaliação: nem satisfatório, nem insatisfatório

Os quartos são pequenos e cabem poucos móveis, prejudicando a circulação. Além disso, os armários são pequenos e insuficientes. A sala e a cozinha possuem um bom espaço de circulação, mas também apresentam problemas, como a mesa muito próxima da parede e a falta de sofás que possibilitam todos da família sentarem ao mesmo tempo. Ademais, o banheiro é muito pequeno e se mostra insuficiente para a quantidade de pessoas que frequentam a casa.

A porta balcão da sala permite vista para o mar de todos que estão na sala e cozinha, além disso, o quarto 1 também possui janela orientada a leste, permitindo essa vista. Contudo, as janelas dos outros quartos não possuem uma vista com muito estímulo. A janela da cozinha permite aos moradores a visão da rua, sendo importante para a segurança. Entretanto, a bancada da cozinha é voltada para oeste e leste, não possibilitando a visão para o mar de quem está cozinhando.

A janela do quarto 2 e a porta de entrada da casa possibilitam uma ventilação cruzada. Além disso, a casa possui várias aberturas, janelas em todos os quartos e uma porta balcão de duas folhas que permite a vista para o mar.

A casa foi pintada com um azul marinho nas paredes exteriores, que contrastam com as esquadrias brancas. O piso de toda casa é feito com lajotas. As paredes internas são brancas, agregando positivamente no conforto lumínico. As esquadrias são de madeira em tons de marrom escuro, contrastando com o branco das paredes.

Acessibilidade

Conforto Lumínico

Flexibilidade

Avaliação: insatisfatório

Avaliação: insatisfatório

Avaliação: satisfatório

Avaliação: nem satisfatório, nem insatisfatório

Avaliação: nem satisfatório, nem insatisfatório

A entrada pela porta de entrada para pedestres é clara, contudo há uma pequena escada para subir na varanda e consequentemente entrar na casa feita com tijolos soltos, sendo inacessível e perigosa. A casa é recuada de todos os lados e o limite entre área privada e área pública é controlado por grades.

A casa possui diversas aberturas sendo bem iluminada naturalmente durante o dia inteiro. A porta balcão da sala por ser bem grande também contribui para a diminuição do uso de luz artificial. Além disso a orientação dos quartos e sala é favorável.

A casa não possui flexibilidade, pois por ser muito pequena e possuir muitas aberturas a disposição do mobiliário não poderia ser muito diferente. Isso acontece também com a estrutura que por conter paredes portantes dificulta a flexibilidade para reformas.

A casa se localiza em um balneário pequeno e com poucas casas, por isso há muitos terrenos livres e casas pequenas e humildes no entorno com certa similaridade - apenas um pavimento, telhados com duas águas e aberturas semelhantes e simples.

Privacidade

Conforto Térmico

Estrutura e Forma

Questionário

A casa por si já possui uma localização que privilegia a privacidade externa, pois se encontra em uma praia mais isolada com poucas casas ao redor. Contudo, além disso, possui janelas venezianas em todas as ventanas. A privacidade acústica externa é favorecida pela calmaria da praia e pela pouca quantidade de pessoas que passam, já a interna é prejudicada, pois a casa é muito pequena e passa muito som pelas portas e paredes. Dessa forma, a privacidade interna é insatisfatória.

Sol as 10h em janeiro e julho respectivamente.

Verão

Inverno

Relação com o Entorno

Avaliação: satisfatório

Avaliação: insatisfatório

Sombra e Incidência Solar

Avaliação: nem satisfatória, nem insatisfatório

Avaliação: nem satisfatório, nem insatisfatório

Avaliação: nem satisfatório, nem insatisfatório

A temperatura dos ambientes é muito adequada para o clima litorâneo. Os quartos voltados para leste e norte permitem o a entrada do sol pela manhã e não superaquecem o ambiente no verão. Além disso, a localização da casa em frente ao mar permite uma boa ventilação que equilibra a temperatura interna. No inverno as venezianas protegem do frio, contudo não são suficientes para esquentar a casa. Ademais, não há aberturas orientadas para oeste o que prejudica a entrada de calor.

A estrutura da casa é bem simples, feita a partir de paredes portantes de alvenaria. Na parte externa, estão dispostos pilares de madeira que sustentam o telhado da sacada e são claramente identificáveis na forma.

Plantas e Cortes

Conclusão

Avaliação: Satisfatória Pontos positivos: sacada com vista para o mar, sala e cozinha integrados funcionalmente e visualmente e orientação solar Pontos negativos: dimensionamento - banheiro e quartos pequenos e insuficientes, privacidade interna O que melhoraria na casa: aumentaria os quartos e banheiro, faria dois quartos novos e juntaria a sala com os quartos 1 e 2, faria uma cozinha americana O que faria no novo projeto: área externa com piscina e churrasqueira, garagem, lareira, quartos maiores com sacada e vista para o mar, dois pavimentos, forno a lenha, cozinha em ilha com conceito aberto, mais banheiros para os familiares

Avaliação: Insatisfatória Apesar de a casa possuir vários pontos funcionais positivos, como conforto lumínico, ventilação e uma ótima localização em frente ao mar, essa conexão com a natureza poderia ser muito mais aproveitada. Além disso, apresenta sérios problemas de dimensionamento, acessibilidade, privacidade e até mesmo no viés estético. Essa casa, no verão principalmente, recebe vários usuários, sendo assim não atende às necessidades e as demandas dessas pessoas, pois falta espaço nos quartos, falta banheiros (e consequentemente privacidade) e uma área de lazer em que as pessoas possam se reunir e ao mesmo tempo estarem conectadas com a natureza.

Recuo da construção em todos os limites do terreno, desperdiçando espaço

Rua Gilberto da Silva Santos

Avenida Beira Mar

Área Aberta Rua Gilberto da Silva Santos

Conexão com o exterior

Fig.18 - Planta de Situação

Fig.14 - Corte AA

Fig.15 - Corte BB

Avenida Beira Mar

Fig.18 - Planta de Localização

Banheiro mal dimensionado

Quartos pequenos com pouca flexibilidade

Fig.16 - Corte

Quartos e sala muito pertos um do outro, prejudicando a privacidade acústica interna

Fig.17 - Corte

Fig.13 - Planta Baixa

Sacada aberta com vista para o mar

Integração com a natureza

Fig.9 - Perspectiva externa Vista para o mar do interior da casa - quarto 1 orientado para leste

Fig.10 - Perspectiva externa Falta de espaço para circulação do lado direito da cama

Fig.11 - Perspectiva externa Quarto orientado para norte

Quarto orientado para norte

Fig.12 - Perspectiva externa Vista para o mar do interior da casa - sala e cozinha Grande abertura

Banheiro mal dimensionado

Cozinha, jantar e sala integrados

Fig.4 Fig.1 - Quarto 1

Fig.2 - Quarto 1

Fig.3 - Quarto 2

Fig.4 - Quarto 2

Fig.5 - Quarto 3

Fig.6 - Sala de Estar

Fig.7 - Banheiro

Fig.8 - Sala de jantar e Cozinha



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.