Release institucional: Minha Porto Alegre

Page 1


A Minha Porto Alegre é formada por: Carolina Soares - co-fundadora soso@minhaportoalegre.org.br Bruno Paim - co-fundador bruno@minhaportoalegre.org.br Clara Alencastro - coordenadora de relacionamentos clara@minhaportoalegre.org.br Giordano Tronco - mobilizador giordano@minhaportoalegre.org.br Av. Loureiro da Silva, 2001 - sala 920 - Porto Alegre/RS contato@minhaportoalegre.org.br facebook.com/redeminhaportoalegre +55 51 993266518

A Minha Porto Alegre faz parte da Rede Nossas Cidades, uma rede de cidades mobilizadas iniciada em 2011 no Rio de Janeiro, a partir do Meu Rio, e que hoje está presente em 10 cidades brasileiras e na Cidade do México. O modelo de organização do Meu Rio foi replicado nessas cidades após a conquista do prêmio Google Impact Challenge.


QUEM SOMOS A Minha Porto Alegre é uma organização que utiliza tecnologias inovadoras para construir a cidade que queremos e precisamos. Nosso papel é aproximar os cidadãos e cidadãs da política, canalizando demandas que, por alguma razão, não estão sendo atendidas pelo executivo e legislativo municipal. Damos voz a todos e a todas que não são ouvidos pelos nossos representantes políticos. Fazemos isso utilizando estratégias online (redes sociais, emails, petições) e offline (reuniões com representantes políticos, ações de rua, articulação de atores sociais).

POR QUE NOSSO TRABALHO É IMPORTANTE Pesquisas mostram que o interesse dos brasileiros por política vem crescendo nos últimos anos. Por outro lado, a participação nas eleições é cada vez menor, com altas taxas de abstenção e votos brancos ou nulos.

As pessoas querem tomar parte nas decisões da cidade, mas estão desiludidas com o processo político tradicional.

18% dos jovens

passaram a se interessar por política após Junho de 2013 fonte: Um Sonho Brasileiro

Nós solucionamos este problema ao estabelecer canais alternativos de

dando à população o poder de participar da vida política mais do que uma vez a cada dois anos. participação, principalmente através da internet,

Nosso trabalho começa com a percepção de uma demanda social, que normalmente chega a nós por intermédio de uma comunidade ou organização social civil. Junto à comunidade, criamos uma plataforma online para pressionar o poder público e bolamos ações criativas, geralmente com humor, para colocar a mobilização também nas ruas. Ao alertar a mídia e os porto-alegrenses e angariar o apoio de pessoas nas ruas e na internet, nós

obrigamos o poder público a tomar uma atitude.

MAIS PARTICIPAÇÃO > POLÍTICA MAIS REPRESENTATIVA >

25% dos eleitores porto-alegrenses se abstiveram de votar no 2º turno em 2016 fonte: TRE

DECISÕES PÚBLICAS QUE REFLETEM A VONTADE DA POPULAÇÃO


NOSSOS PRINCÍPIOS


CONSELHO CRIATIVO Temos um time de figuras importantes de Porto Alegre que nos aconselha e mentora. Eles estão sempre com a gente, guiando-nos em nossos movimentos e costurando parcerias com grupos e indivíduos.

KATIA SUMAN

FATIMA TORRI

Radialista, produtora cultural, uma das organizadoras do Sarau Elétrico.

Jornalista, diretora da Fatto Comunicação, empresa com mais de 15 anos no mercado gaúcho e uma das pioneiras em comunicação corporativa.

WALKER MASSA Empresário da Nós Coworking, escritório colaborativo em Porto Alegre. Entusiasta da economia colaborativa.

ANDERSON OTT Analista de políticas públicas e militante da causa social. Presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Bonsucesso e Diretor de Igualdade Racial da União Estadual dos Estudantes do RS.

LUCIANO HARRES BRAGA Publicitário e co-fundador da Shoot The Shit, estúdio criativo focado em projetos de comunicação realmente social, e do Visionários da Cidade, uma iniciativa de fomento à criação de negócios sociais.


O QUE JÁ FIZEMOS Temos um amplo portfólio de “mobilizações” - causas em que nos envolvemos, pressionamos o poder público e, não raro, somos atendidos. Nossas estratégias offline variam conforme a mobilização; já nas online utilizamos sempre um dos seguintes aplicativos: Panela de pressão: ferramenta que envia uma mensagem direta para o correio eletrônico dos alvos da mobilização (secretários, vereadores, prefeito). A estratégia é engajar o maior número de pessoas para enviar centenas de emails com a mesma demanda, pressionando os destinatários. O preenchimento de dados para envio da mensagem leva 10 segundos. Petição: assinatura de uma petição online contra ou a favor de um determinado tema. As assinaturas são entregues ao responsável governamental durante um evento público.

CAIXA 2 NÃO Numa mega mobilização da qual participaram a Minha Porto Alegre e sete outras organizações da Rede Nossas Cidades, enviamos mais de 40 mil mensagens para a Câmara dos Deputados pressionando pelo veto de uma proposta absurda: a anistia geral dos crimes de caixa 2 no Brasil. A vitória veio em questão de horas. Ações online: PANELA DE PRESSÃO por meio do site http://www. caixa2nao.nossascidades.org.br/, mais de 40 mil brasileiros e brasileiras de todo o país enviaram emails para todos os deputados e deputadas federais pedindo o fim da emenda da anistia. Conquista: menos de dois dias após o lançamento da mobilização, os presidentes da Câmara, do Senado e da República fizeram um acordo para evitar a aprovação da anistia. O presidente Temer justificou a decisão dizendo que atendeu à “voz das ruas”.


SINALEIRA JÁ Após três mortes num cruzamento do bairro Menino Deus, os moradores buscaram soluções para os acidentes de trânsito. Pressionando a EPTC, conseguimos a implantação de lombadas eletrônicas e redutores de velocidade no local. Ações online: PANELA DE PRESSÃO foram 469 emails enviados para o diretor e o gerente de planejamento da EPTC, pedindo pela instalação de uma sinaleira no cruzamento. Ações offline: Pintura de três borboletas no asfalto em homenagem às vítimas, juntamente com a ONG Vida Urgente Montagem de uma árvore de Natal, onde as pessoas penduravam seus desejos para o trânsito de Porto Alegre

Conquista: A EPTC respondeu aos emails de pressão anunciando a implantação de lombadas em dois trechos da Rua Dona Augusta. A sinalização do trânsito foi melhorada e as pistas, estreitadas.

Presença em evento em que a EPTC estava presente, com sinaleiras e cartazes pedindo que atendessem à demanda da Associação de Moradores. Parceria com ciclistas do coletivo Mobicidade para panfletagem no bairro.

MAPA DO ACOLHIMENTO Mobilização nacional da Rede Nossas Cidades em prol da proteção à mulher, cuja principal iniciativa é o mapeamento e avaliação dos serviços públicos de atendimento a mulheres vítimas de violência. Ações online: Mapa com a localização e contato de todos os serviços públicos de proteção à mulher em Porto Alegre. Voluntárias podem completar o mapa avaliando o atendimento nos locais e escrevendo resenhas. Cadastro de terapeutas voluntárias que atendem mulheres vítimas de violência. Quem é terapeuta pode se inscrever no site. Ajuda às vítimas: quem é vítima pode requisitar atendimento gratuito para uma das nossas terapeutas.

Ações offline: Debates sobre violência sexual e criação da comunidade de ação Mulheres Mobilizadas. Avaliação dos serviços públicos de atendimento. Parceria com a Trensurb para ações de conscientização, informação, mudança de protocolos e auxílio às mulheres vítimas de violência sexual.


MERENDA ORGÂNICA A lei da merenda orgânica, que obriga as escolas públicas municipais a inserirem produtos orgânicos na merenda escolar, corria o risco de ser vetada pelo prefeito. Com centenas de pressões, garantimos que os alunos e alunas da rede municipal tivessem saúde no prato garantida por lei. Ações online: PANELA DE PRESSÃO Foram mais de 400 emails enviados para o prefeito e a secretária de educação pedindo a sanção da lei antes do fim do prazo. Conquista: Duas semanas após o início da pressão, o prefeito assinou a lei. 10% da merenda escolar será composta de produtos orgânicos em 2017, chegando gradativamente a 50% até 2021.

AUMENTO, NÃO Mobilização contra o reajuste da passagem de ônibus em 2017 para um valor acima de R$ 4, o que prejudica empresas, trabalhadores e estudantes. Ações online: PANELA DE PRESSÃO cerca de 600 pessoas pediram um transporte público mais humano e barato ao secretário de mobilidade urbana e aos diretores da EPTC e da ATP. Vídeo “Tá Caro Ser Sardinha”, em que pessoas fantasiadas de latas de sardinhas são mostradas pegando ônibus em Porto Alegre para reclamar do aperto e da má qualidade do serviço. Mais de quinze mil visualizações no Facebook e Youtube.

ESCOLA SEM MORDAÇA A Minha Porto Alegre atua contra os projetos de “Lei da Mordaça”, que censuram professores e retiram deles a decisão sobre quais conteúdos científicos podem ser ensinados nas escolas. Ações online: PETIÇÃO municipal, pedindo pelo arquivamento do PLL 124/2016, com mais de 1600 assinaturas. PETIÇÃO estadual, pedindo pelo arquivamento da PL 190/2015, com mais 900 assinaturas. Canal de vídeos “Fala, Professor!”, onde professores e professoras explicam as contradições da lei da mordaça. Conquista: o PL estadual 190/2015 foi arquivado e no momento não há projetos semelhantes na Assembleia.

Ações offline: Passeata na Redenção, em que centenas de professores e simpatizantes marcharam amordaçados em protesto à censura.


VIVA O GAPA Uma vez a maior ONG-AIDS do estado, hoje o GAPA/RS corre o risco de ser despejado de sua sede. Com ações na rua e na internet, a Minha Porto Alegre trouxe a AIDS de volta à pauta e fez a cidade se lembrar do GAPA. Ações online: PANELA DE PRESSÃO Mais de trezentos emails foram enviados ao secretário de saúde pedindo para ele honrar a promessa de seu antecessor e conseguir uma nova sede para o GAPA/RS.

Conquista: a secretaria da saúde da nova administração municipal entrou em contato com o GAPA/RS, e a previsão é de que as tratativas para uma nova sede comecem em breve.

Ações offline: Festival Viva o GAPA, evento de rua com mais de 10 atrações artísticas, incluindo os músicos Vitor Ramil e Tonho Crocco e a atriz Deborah Finnochiaro. O evento serviu para dar visibilidade ao GAPA/RS e angariar fundos à entidade.

HORTA NO CENTRO Acreditando no potencial de hortas urbanas para o bem-estar da cidade, a Minha Porto Alegre juntouse à Associação de Hortas Comunitárias do Centro Histórico (AHCCH) para pressionar a Secretaria Municipal da Fazenda a ceder o terreno n. 66 da rua José do Patrocínio, sem uso há dez anos, para a criação de uma horta comunitária. Ações online: PANELA DE PRESSÃO um fenômeno dentre as nossas mobilizações, foram enviados mais de 500 emails só no primeiro dia. Hoje já são quase 1,5 mil emails enviados ao prefeito e ao secretário da fazenda pedindo pela liberação do terreno. Ações offline: Presença do gazebo da AHCCH em feiras de rua, onde são desenvolvidas atividades de agricultura orgânica e os frequentadores podem pressionar a prefeitura na hora. Roda de debate sobre agricultura orgânica na Redenção, com presença da AHCCH e de convidados de outras hortas orgânicas. Exibição comentada do filme “Demain”, sobre agricultura urbana, na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Conquista: Enquanto o terreno em questão não vem, a repercussão da mobilização fez com que AHCCH fosse chamada para fazer uma horta no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.