Sem Trabalho - Como Sobreviver Num Mundo Sem Empregos

Page 143

142 Uma redução da jornada de trabalho colaboraria para que nos reencontrássemos, faria com que fizéssemos as pazes conosco ao realizar ações que nos trouxessem mais prazer. Faria com que reencontrássemos o prazer de sentir prazer.

A leitura de cabeceira do fundador da Estante Virtual é uma boa obra para nos preparar para esse novo cenário do século XXI, caso venhamos a passar menos tempo trabalhando. “O Direito à Preguiça” de Paul Lafargue foi escrito em 1880 e é uma resposta a um livro chamado “O Direito do Trabalho”. Diferente de “Direito à Preguiça”, ninguém se lembra da obra. Já o livro de Lafargue é lembrado até hoje e tem ensinamentos que podem nos ajudar a superar o cabresto da importância do trabalho que nos move. Vejamos alguns:

1) “Sejamos preguiçosos em tudo, exceto em amar e em beber, exceto em sermos preguiçosos.” 2)”O trabalho é a causa de toda a degenerescência intelectual, de toda a deformação orgânica. Comparem o puro-sangue das cavalariças de Rothschild, servido por uma criadagem de bímanos, com a pesada besta das quintas normandas que lavra a terra, carrega o estrume, que põe no celeiro a colheita dos cereais.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.