Caixa Mágica

Page 126

069

Este texto não é uma ficha de leitura nem um resumo do livro. Este texto é apenas a observação do livro como um estímulo nos seus próprios conteúdos, destacando determinados assuntos com os quais me identifico mais e/ou que considero mais pertinentes para o estudo da Caixa Mágica.

070

“Re: CP” lê-se em inglês “recipe”, que significa receita. Também se pode ler “Re” como significando “recipe”/receita, que nesse caso se entende que seja “CP”/Cedric Price. É um jogo de palavras propositado que nos faz pensar se este livro é uma “receita” de arquitectura ou se a “receita” é Cedric Price e está descrito neste livro. Para além do título, Cedric Price usa vários outros termos ambíguos que para quem não souber que se trata de um livro de arquitectura pode pensar que é um livro de culinária. A comparação com a culinária não é por acaso. Aliás, o primeiro snack é inteiramente sobre isso. Segundo Price quando cozinhamos o factor importante é sempre o tempo. Olhamos para o futuro. Pensamos o que precisamos de comprar, o que temos que fazer, quanto tempo demora cada tarefa e quando vai ficar pronto a consumir. Segundo ele, a arquitectura deveria funcionar igual. Não se trata de durar muito ou pouco mas sim de durar o necessário, e é importante que as pessoas e os arquitectos, os seus “cozinheiros”, tenham isto presente na hora de pensar/projectar.

126

Observação 2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.