Revista Daojia #20

Page 10

10

Daojia nº 20

Jan/Fev/Mar 2022

A eficácia do Vazio em Liezi Por: Chiu Yi Chih Passados dez anos, após aprender com seu Mestre Hu Qiu e cultivar amizade com Bohun Wuren, Liezi retornou para morar numa cidade da região sul. Inúmeras pessoas seguiam os ensinamentos de Liezi, porém ele ainda achava que poucos o seguiam; por isso, diariamente discutia com elas, de modo que nada escapava aos seus ouvidos. Embora tivesse morado por vinte anos nessa cidade e fosse vizinho de Nan Guozi, o próprio Liezi nunca o convidara para um encontro. Quando se cruzavam no caminho, ambos nem se olhavam entre si, por isso, seus discípulos pensavam que eles eram inimigos. Um homem que vinha do Estado de Chu perguntou a Liezi: “Por que o senhor hostiliza Nan Guozi?” Liezi respondeu: “Nan Guozi expressa plenitude em seu semblante. Sua mente é vazia, seus ouvidos não ouvem, seus olhos não veem e sua boca não fala. Entretanto, não há nada que sua mente não conheça. Além disso, seu corpo jamais se transforma. Sendo assim, por qual motivo eu iria visitá-lo? Mesmo assim, podemos fazer-lhe uma visita.” Logo, Liezi escolheu quarenta discípulos para acompanhá-lo. Assim que viram Nan Guozi, este parecia imóvel como uma escultura. Era impossível falar com ele, já que seu Espírito não estava unido ao seu corpo. Do mesmo modo, assim que os discípulos de Liezi viram também o seu próprio Mestre, o seu Espírito também parecia separado do corpo de tal maneira que nem era possível falar com ele. Nesse instante, Nan Guozi apontou subitamente para um discípulo de Liezi que estava no último lugar da fila e começou a repreendê-lo, revelando um comportamento inflexível e ortodoxo. Espantados, os discípulos voltaram para casa com sentimentos de dúvida nas feições. Em seguida, Liezi ponderou: “Aquele que é orgulhoso deveria ser moderado nas suas palavras e aquele que conhece muito também deveria moderar a fala. Utilize a Não-Linguagem como sendo linguagem e o Não-Saber como sendo conhecimento. A Não-Linguagem é nada dizer. O Não-Saber é nada conhecer. Porém, ambos são também linguagem e conhecimento. Como não há nada que não se fale e não se conheça, por que razão vocês ficariam espantados ao saber que Nan Guozi agiu dessa maneira?”

N

essa história do livro “Vazio Perfeito” atribuído ao pensador taoísta clássico Liezi, percebemos como o mestre Nan Guozi manifesta a eficácia da Naturalidade do wúwéi, ou seja, a eficácia da potência do Vazio do Dao. Embora no encontro com Liezi, Nan Guozi não chegue a cumprimentá-lo e a conversar com ele amigavelmente, isso não significa que fossem inimigos um do outro como os seus discípulos supuseram. Justamente por não recorrer às palavras, as ações de Nan Guozi acabaram sendo julgadas de maneira equivocada, o que mostra que a mente humana apegada à linguagem verbal interpreta os fatos de acordo com os seus critérios parciais e limitados. Quando Nan Guozi e Liezi se encontram no estado de Vazio em que seus Espíritos estão fora do corpo, os discípulos de Liezi ficam apreensivos. O narrador não nos diz o que estava exatamente pensando um dos discípulos que foi repreendido. Podemos supor que ele estava tão preso à linguagem e apegado às aparências superficiais dos mestres que os ignorou e até mesmo os desrespeitou apenas porque eles “não falavam” e pareciam “distraídos”, como se fossem meras esculturas sem nenhuma vida. O paradoxo desses mestres é que, ao contrário, estavam concentrados e atentos num estado meditativo do Vazio. É nessa plenitude da potência da mente vazia (心虚-xinxu) que Nan Guozi consegue penetrar no pensamento mais íntimo do discípulo de Liezi, chegando a censurá-lo devido à sua conduta de arrogância e imoderação. É nesse sentido que compreendemos o ensinamento segundo o qual se diz que é preciso ser moderado na fala e no conhecimento. Ou seja, é importante não avaliarmos as coisas pelas meras aparências externas, mas utilizarmos a eficácia da Não-Linguagem (无言-wúyán) e do Não-Saber (无知-wúzhi) que são as manifestações da eficácia do próprio Vazio (无-wú) do Dao. Os mestres taoistas parecem ser destituídos de poder, fala e conhecimento como se fossem pessoas tolas, mas, no fundo, o que ocorre é exatamente o contrário: eles são dotados de sabedoria, linguagem e conhecimento, e por essa razão, manifestam a potência da eficácia do Dao. É que a mente humana funciona na oscilação entre polaridades que constituem o mundo dualístico e relativo, operando por meio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.