Relatório Anual 2012 | IBGC

Page 63

63 2012 RELATÓRIO ANUAL

da 1ª Pesquisa sobre Secretaria de Governança, a qual teve como universo pesquisado os Associados Pessoas Jurídicas do IBGC e lançamento na palestra mensal com o tema “A Secretaria de Governança e a Alta Performance do Conselho de Administração”; e elaboração, em andamento, do Caderno de Governança sobre Secretaria de Governança. Comissões Setoriais Compostas por associados, as Comissões Setoriais desenvolvem discussões, publicações ou documentos sobre Governança Corporativa que se aplicam às organizações de um determinado setor ou caracterizadas por particularidades comuns. 1. Empresas de Capital Fechado Nas 13 reuniões plenárias realizadas, a Comissão dedicou-se à redação do Caderno de Governança para Empresas de Capital Fechado e ao seu encaminhamento ao Comitê Editorial. Após a avaliação deste e do Centro de Conhecimento, foi nomeado um Comitê de Redação, que, a partir de outubro, passou a reunir-se quinzenalmente para revisar e finalizar o documento. Adicionalmente, a Comissão elaborou um programa de palestras para 2013 com o objetivo de aprimorar o conhecimento de melhores práticas para empresas de capital fechado.

4. Governança em Cooperativas Ao longo do ano de 2012, aconteceram 12 reuniões seguidas de debates, tendo em vista a preparação do “Guia de Governança em Cooperativas”. Nos eventos, foram discutidos os principais aspectos do cooperativismo e as melhores práticas para o setor, tendo abordado os seguintes temas: Princípios da Governança em Cooperativas; A Razão de Ser da Governança em Cooperativas; Assembleia Geral; Processo de Eleição; Conselho de Administração; Diretoria; Conselho Fiscal; Comitês; Auditoria Independente; Conflito de Interesses; e Transparência. 5. Governança em Instituições Financeiras Esta Comissão tem como objetivo estudar e produzir recomendações de melhores práticas de Governança Corporativa em instituições financeiras. Após um período de interrupção de suas atividades, retomou o trabalho e realizou três reuniões ao final de 2012, nas quais foi definido novo escopo de trabalho, reorganizada a composição de membros e elaborado plano de atividades para 2013.

2. Empresas de Controle Familiar e Governança em Famílias Empresárias Esta Comissão foi criada em 2012, iniciando suas atividades no fim de novembro, com a finalidade de traçar, na única reunião do ano, os objetivos e plano de trabalho para os primeiros meses de 2013. A Comissão tem como meta discutir, gerar e disseminar conhecimento sobre aspectos de Governança Corporativa em empresas familiares, sendo um fórum permanente de contribuições e aprendizado, por meio de debates e busca de informações sobre a temática.

6. Governança em Saúde Durante o ano, esta Comissão, em 12 reuniões, deu sequência ao projeto do livro “Governança no Setor de Saúde” e publicou cinco artigos na Revista Diagnóstico - Gestão em Saúde. O IBGC também tem abordado a área de Saúde em seus eventos: no segundo semestre foi realizada a terceira edição do curso “Governança Corporativa em Saúde”, do qual a Comissão teve ampla participação no desenvolvimento, objetivando discutir as melhores práticas nas empresas da área de Saúde, de modo a considerar as características especificas do setor. A Comissão, ainda, fomentou palestras com executivos do setor – Romeu Côrtes Domingues, presidente do Conselho de Administração da Diagnósticos da América (Dasa), e Henrique Sutton de Souza Neves, diretor-geral da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

3. Empresas Estatais Visando desenvolver trabalhos voltados ao permanente aperfeiçoamento das práticas de Governança Corporativa em empresas estatais, a Comissão retomou a agenda de reuniões no último trimestre de 2012. Na oportunidade, foram realizadas discussões para definição do escopo, plano de atividades e diretrizes de trabalho. Além disto, esteve sob avaliação pelo Comitê Editorial o material desenvolvido pela Comissão sobre as melhores práticas de Governança Corporativa para empresas de controle estatal.

7. Governança no Terceiro Setor Durante o ano, as atenções desta Comissão voltaram-se para a elaboração, discussão e consolidação dos textos que irão compor o Guia de Boas Práticas para Organizações do Terceiro Setor de Origem Não Empresarial. Foram feitas dez reuniões para as atividades conjuntas, além de ações interativas por meio de e-mails e outros recursos de TI. Houve ajuste na composição dos membros da Comissão, o que proporcionou, a partir do mês de setembro, uma estabilidade maior na frequência


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.