PORTFÓLIO IPA1 UFRGS Gabriela Fröhlich

Page 1

PORTFÓLIO PROJETUAL

PARKLET ALVEÁRIO GABRIELA FRÖHLICH


O PRESENTE PORTFÓLIO FOI DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO I, MINISTRADA PELA PROFESSORA DANIELA CIDADE, AO LONGO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2O2O, NA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.


APRESENTAÇÃO |

DO MACRO AO MICRO

O LOCAL DE INTERVENÇÃO FOI ESCOLHIDO A PARTIR DE UM PERCURSO DO COTIDIANO PERCORRIDO DURANTE A PANDEMIA NA CIDADE DE CANOAS, RIO GRANDE DO SUL. A CIDADE É LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA. NA REGIÃO PRÓXIMA AO PARKLET OS LOTES SÃO REGULARES, ACOMPANHAM AS PRINCIPAIS VIAS E TÊM PARCELAS GRANDES. A MAIORIA DAS EDIFICAÇÕES SÃO ISOLADAS NO TERRENO E TÊM BAIXA ALTURA. a) MAPA DE CANOAS

b) TRECHO DA RUA LIBERDADE

c) INSERÇÃO DO PARKLET


APRESENTAÇÃO |

ANÁLISE DA ÁREA DE INTERVENÇÃO

O PARKLET É LOCALIZADO EM FRENTE AO NÚMERO 196 DA RUA LIBERDADE NA CIDADE DE CANOAS. A REGIÃO É RECONHECIDA POR SUA GRANDE ÁREA COMERCIAL OCUPADA POR LOJAS, RESTAURANTES E O SUPERMERCADO BOURBON. A GRANDE PARTE DAS ATRAÇÕES NÃO SÃO LOCAIS DE PAUSA, O QUE TORNA A RUA UM LOCAL DE PASSAGEM. DEVIDO ÀS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS O PRAKLET BUSCA SER UMA ALTERNATIVA PARA OS LOCAIS DE ALIMENTAÇÃO ALIMENTAÇÃO E PARA OS LOCAIS DE ESPERA DO COMÉRCIO. ALÉM LAZER DISSO, VISA PROPORCIONAR ATIVIDADES DE LAZER PARA PROMOVER A PERMANCÊNCIA DAS PESSOAS. ÁREA COMERCIAL

ÁREA VERDE

PARKLET

PERCURSO

MOB. PEDESTRES

MOB. CARROS


|

MATRIZ FOFA

A MATRIZ FOFA É FORMADA POR QUATRO ELEMENTOS: FORÇA, OPORTUNIDADES, FRAGILIDADES E AMEAÇAS. FORÇAS DO LOCAL ESTÃO A CALÇADA ENTRE AS FORÇAS PAVIMENTADA, AS RUAS LARGAS, O COMÉRCIO LOCAL E O GRANDE FLUXO DE PESSOAS. PARA MANTÊ-LAS É PRECISO INCENTIVAR O MOVIMENTO E A PERMANÊNCIA LOCAL ATRAVÉS DO USO DO PARKLET. NAS OPORTUNIDADES OPORTUNIDADES PODE SER CITADO O GRANDE FLUXO DE PESSOAS OCASIONADO PELA ZONA COMERCIAL E A SOMBRA DAS ÁRVORES QUE SERÃO APROVEITADOS COM A INSTALAÇÃO DO PARKLET NESSA REGIÃO. AS FRAGILIDADES FRAGILIDADES SÃO O BAIXO MOVIMENTO NOTURNO, QUE SERÁ MELHORADO ATRAVÉS DE ATIVIDADES NESSE TURNO. A AMEAÇA É QUE O ESPAÇO É DE PASSAGEM, E NÃO DE PERMANÊNCIA. ESSA CARACTERÍSTICA SERÁ MELHORADA COM A INTALAÇÃO DE ELEMENTOS QUE PROMOVAM DESCANSO.


ESTUDOS INICIAIS |

CONDICIONANTES FÍSICOS

O LOCAL É PRIVILEGIADO COM O SOL DA MANHÃ E A SOMBRA DAS ÁRVORES NO PERÍODO DA TARDE. O VENTO É PREDOMINANTEMENTE NA REGIÃO SUL-SUDESTE. A MAIORIA DOS RUÍDOS PRESENTES VÊM DOS CARROS QUE PASSAM PELA RUA, POIS É BASTANTE MOVIMENTADA. AS CALÇADAS LARGAS SÃO UMA CARACTERÍSTICA DA REGIÃO E TORNAM O LOCAL MAIS AGRADÁVEL PARA A LOCOMOÇÃO DAS PESSOAS.


VISUAL UM

VISUAL TRÊS

VISUAL DOIS

VISUAL QUATRO


ESTUDOS INICIAIS |

FORMA

OS DIAGRAMAS DE PARTIDO FORAM REALIZADOS EM UMA GRELHA DE 0,5m E PREZAM PELA LINEARIDADE. ALÉM DISSO, A SUA BASE É DIVIDIDA EM TRÊS PRINCIPAIS ESPAÇOS: O BICICLETÁRIO, A ÁREA DE DESCANSO E A DE ALIMENTAÇÃO. A ÁREA DE DESCANSO CONTA COM DOIS MOBILIÁRIOS PRINCIPAIS: UMA ESTANTE DE LIVROS E UM BANCO COM REDE NA SUA ESTRUTURA, PARA PROMOVER O CONFORTO DOS USUÁRIOS. JÁ A PARTE DESTINADA À ALIMENTAÇÃO CONTA COM MESAS E CADEIRAS OU BANCOS, VARIANDO DE ACORDO COM CADA ESTUDO.

ALIMENTAÇÃO

DESCANSO

BICICLETÁRIO


| AS IMAGENS REFERÊNCIAIS ESCOLHIDAS APRESENTAM ELEMENTOS HEXAGONAIS, QUE FORAM BUSCADOS PARA DEFINIR O FORMATO DAS PAREDES VAZADAS. ALÉM DISSO, HÁ ELEMEMENTOS DE VEGETAÇÃO PARA SEREM IMPLEMENTADOS NA ÁREA DE DESCANSO. A REDE É O RECURSO DEFINIDO PARA PROPICIAR A PAUSA E MUDAR O FLUXO DA REGIÃO, QUE ATUALMENTE É APENAS DE PASSAGEM.

JARDIM VERTICAL

INSTALAÇÃO URBANA COM HEXAGONOS

HEXAGONOS EM PROJETO

JARDIM VERTICAL

IMAGENS REFERÊNCIAIS

INSTALAÇÃO URBANA COM HEXAGONOS

REDE PARA DESCANSO


ESTUDOS INICIAIS |

ESTUDO UM

OS DOIS ESTUDOS DE PROGRAMA CONTÉM ITENS MUITO SIMILARES, A MAIOR DIFERENÇA ESTÁ NA SUA DISPOSIÇÃO. A ESTANTE DE LIVROS É PRESENTE NOS DOIS ESTUDOS E FOI PLANEJADA NO ESTILO "DEIXE UM, PEGUE UM" PARA FOMENTAR A LEITURA ENTRE OS FREQUENTADORES. JÁ O BANCO TEM O PAPEL DE PROMOVER O DESCANSO PARA QUE A REGIÃO DEIXE DE SER APENAS UM LOCAL DE PASSAGEM. NO ESTUDO UM HÁ APENAS UMA MESA COM DOIS BANCOS FIXOS E ROBUSTOS. TODO O AMBIENTE DO PARKLET É INTEGRADO.

SENTAR

BICICLETÁRIO

ESTANTE DE LIVROS

DESCANSAR

SENTAR

LIXEIRA

ÁLCOOL EM GEL


| ESTUDO DOIS

POR OUTRO LADO, NO ESTUDO DOIS AS MESAS SÃO MENORES E MAIS PRIVADAS. AS CADEIRAS QUE A ACOMPANHAM SÃO MÓVEIS E PODEM CIRCULAR PELO PARKLET. ALÉM DISSO, A ESTANTE DE LIVROS TEM O PAPEL DE DIVIDIR O AMBIENTE DE DESCANSO DO BICICLETÁRIO. EM AMBOS ESTUDOS A LIXEIRA FAZ DIVISA COM A CALÇADA PARA ENCORAJAR O SEU USO.

SENTAR

BICICLETÁRIO

ESTANTE DE LIVROS

DESCANSAR

SENTAR

LIXEIRA

ÁLCOOL EM GEL


PROPOSTA FINAL | PERSPECTIVAS ISOMÉTRICAS A PROPOSTA FINAL ABRANGE ELEMENTOS DOS DOIS ESTUDOS E TAMBÉM APRESENTA NOVIDADES. AS PAREDES, QUE ANTERIORMENTE JÁ ERA PENSADA VAZADA, FOI DEFINIDA EM FORMA HEXAGONAL E O SEU FORMATO VAZADO FOI PENSADO COM A PROPOSTA DE SER UM AMBIENTE ABERTO. A ESTANTE DE LIVROS É UMA CONTINUIDADE DE UMA PARTE DA PAREDE E É INTERCALADA COM JARDINS VERTICAIS. FORAM POSTAS DUAS MESAS PARA QUATRO LUGARES COM CADEIRAS INDIVIDUAIS MÓVEIS QUE TAMBÉM POSSUEM A FORMA HEXAGONAL.


ESPAÇO DE ALIMENTAÇÃO: LOCALIZADA NA PONTA, AS MESAS FUNCIONAM COMO UM PONTO FOCAL DEVIDO A SUA COR VERMELHA.

ESPAÇO DE DESCANSO: É O LOCAL MAIS CALMO DO PARKLET E SEUS ELEMENTOS REMETEM À ISSO. POSSUI UMA REDE PARA DESCANSO E LEITURA.

BICICLETÁRIO: POSSUI A MESMA COR DAS MESAS PARA EQUILIBRAR AS CORES.


PROPOSTA FINAL | MATERIALIDADE

MADEIRA TECA: É UTILIZADA NA ESTRUTURA DO PARKLET E NO MOBILIÁRIO. FOI ESCOLHIDA POIS PODE SER USADA EM AMBIENTES EXTERNOS SEM QUE SOFRA DANOS, É RESISTENTE E POSSUI TOM CLARO.

AÇO GALVANIZADO: SEU USO É FEITO NO BICICLETÁRIO E FOI ESCOLHIDO DEVIDO A SUA PROPRIEDADE DE NÃO SOFRER CORROSÃO E SER RESISTENTE. ALÉM DISSO, ACEITA PINTURAS COM TINTAS ESPECÍFICAS.

REDE: É UTILIZADA NO BANCO DE DESCANSO E SUA FINALIDADE É PRMOVER DESCANSO.

SUCULENTAS: FORAM INSTALADAS NOS JARDINS VERTICAIS PRESENTES NA ÁREA DAS ESTANTES LITERÁRIAS. ESSE TIPO DE VEGETAÇÃO GOSTA DE LUZ SOLAR E NÃO PRECISAM RECEBER ÁGUA COM MUITA FREQUÊNCIA.


| PERSPECTIVAS CÔNICAS


PROPOSTA FINAL | PLANTAs, VISTAS E CORTES

ELEVAÇÃO FRONTAL

ELEVAÇÃO LATERAL NORTE

CORTE A

PLANTA BAIXA

CORTE B


ELEVAÇÃO POSTERIOR

CORTE A

ELEVAÇÃO LATERAL SUL

CORTE B


| AS ÁREAS DE PERMANÊNCIA SÃO AS CADEIRAS E O BANCO DE DESCANSO. O FLUXO OCORRE NA ÁREA DO BICICLETÁRIO, ENTRE O BANCO E A ESTANTE DE LIVROS E TAMBÉM ENTRE AS CADEIRAS MÓVEIS DE ALIMENTAÇÃO. NA ÁREA DESSAS CADEIRAS, O ESPAÇO PARA PASSAGEM SE AMPLIA AO ENCAIXAR AS CADEIRAS EMBAIXO DA MESA.

DIAGRAMA DE FLUXO E PERMANÊNCIA


REFERÊNCIAS ARRANJOS com mini suculentas lindos e criativos. 2019. Disponível em: https://comofazeremcasa.net/arranjos-com-mini-suculentas-lindos-e-criativos/. Acesso em: 17 mar. 2021. BELÉM, Rafael. 15 casas com redes suspensas que crianças (e adultos) vão amar. 2017. Disponível em: https://casaclaudia.abril.com.br/ambientes/15casas-com-redes-suspensas-que-criancas-e-adultos-vao-amar/. Acesso em: 27 abr. 2021. COMO cuidar de suculentas em 5 passos. 2021. Disponível em: https://cactosesuculentas.com/como-cuidar-de-suculentas/. Acesso em: 27 abr. 2021. ENTENDA por quê a madeira de teca é mais durável. 2020. Disponível em: https://www.teakrc.com/pb/understand-why-teak-wood-is-more-durable/. Acesso em: 27 abr. 2021. MADEIRA, Maria Tereza Ribeiro. Mobiliário urbano, uma cidade mais inteligente! 2013. Disponível em: http://www.arquitetaresponde.com.br/mobiliariourbano-uma-cidade-mais-inteligente/. Acesso em: 17 mar. 2021. MATUZAKI, Thais. Hexágono urbano. Disponível em: https://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/ofl-architecture_/zighizaghi/3442. Acesso em: 17 mar. 2021. MENINO, Márcio. Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável. 2016. Disponível em: https://www.abinox.org.br/site/agenda-inox-noticiasdetalhes.php?cod=5646&q=#:~:text=O%20a%C3%A7o%20galvanizado%20passa%20por,que%20vai%20impedir%20a%20corros%C3%A3o.. Acesso em: 27 abr. 2021. Prefeitura de São Paulo. Manual operacional para implantar um parklet em São Paulo. 2016. Disponível em: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2014/04/MANUAL_PARKLET_SP.pdf?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br. Acesso em: 06 mar. 2021. SOUZA, Eduardo. Guia de projeto para paraciclos e bicicletários. 2019. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/910581/guia-de-projeto-paraparaciclos-e-bicicletarios. Acesso em: 31 mar. 2021. TAYLOR, Donna. K-abeilles Hotel is a shelter for bees – and humans. 2013. Disponível em: https://newatlas.com/hotel-pavilion-bees-humans/26140/. Acesso em: 16 abr. 2021.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.