Dissertação

Page 37

35

assim é só escutar o programa que sai do estúdio via computador. Essa escuta pode ser por meio do site de uma rádio tradicional, AM ou FM, ou de uma rádio exclusivamente on-line. O segundo seria um modelo já desenvolvido para a plataforma da Internet: o áudio on-demand. Nesse modelo, não há uma programação linear e ao vivo. A rádio coloca à disposição toda sua programação, ou parte dela, para que o ouvinte/internauta possa ouvir o que ele quiser e na hora em que desejar. Trigo-de-Souza

(2002)

explica

que

as

rádios

que

foram

criadas

exclusivamente para a Internet e não podem ser captadas fora da rede têm recebido inúmeras denominações como “Internet-only”, “webrádios”, “netradios” ou “rádios virtuais”. Destes termos, os mais comuns têm sido rádios virtuais, webrádios e netradios. A autora ressalta que netradios são emissoras on-line. No entanto, constituem-se como um grupo especial que são as emissoras on-line virtuais. Alves (2004: 18) salienta que a migração das emissoras de rádio para as redes digitais tem provocado uma descaracterização no rádio, o primeiro veículo de massa da era eletrônica. Agora, nesse meio distinto, ele deixa de ser apenas emissor de áudio e passa a ser multimídia. As mudanças vão desde as ferramentas de audição à área de abrangência das emissoras, surgindo novas modalidades de rádio.

2.5 O ouvinte e o internauta O crescimento considerável das webrádios por todo o mundo pode ser atribuído à facilidade dos programas de computador, que permitem a captura de programas de rádio via Internet em tempo real. Este sistema de áudio contínuo permitiu mais agilidade, facilitando a audição de uma emissora ao vivo. A interação com o público torna-se mais fácil. Ao contrário das rádios convencionais em que o contato é efetuado unicamente por telefone, a webrádio permite a fácil participação do público por e-mail, chat, fóruns e grupos de discussão: Outra característica dessa mudança qualitativa do rádio é a interatividade. (...) mas essa nova interatividade põe nas mãos do ouvinte meio muito mais eficazes para influir diretamente no conteúdo da programação. (BARBEIRO & LIMA: 2001, p.36)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.