Expressões Culturais Literatura e Turismo

Page 97

entre o ter e o ser, o painel de ficcionistas foi enriquecido com outros nomes, já agora com outras indagações tomadas do mesmo referente, o cacau: Euclides Neto, Clodomir Xavier, Ruy Póvoas, Jorge Araújo, Genny Xavier, Ricardo Cruz, Valdelice Pinheiro, dentre outros. Já na década de oitenta, numa ambiência nacional de abertura política e destituição dos censores, a história passa a ser revisionada. Jorge Amado, com Tocaia Grande, relê a saga do cacau, não mais da perspectiva do poder do coronel, mas, estão, da perspectiva do menos favorecido, ou seja, do trabalhador rural, da prostituta, do negro, do árabe comerciante. Abre o livro com o destaque anunciativo da sua intenção: Digo não quando dizem sim em coro uníssono. Quero descobrir e revelar a face obscura, aquela que foi varrida dos compêndios da História por infame e degradante; quero descer ao renegado começo, sentir a consistência do barro amassado com lama e sangue, capaz de enfrentar e superar a violência, a ambição, a mesquinhez, as leis do homem civilizado (J. Amado. Tocaia Grande. 1984, p. 15).

A verdade oficial, a versão dos coronéis, é colocada em cheque ao ser revelada a face obscura, a versão dos mais fracos, do verdadeiro herói esquecido. A temática é a mesma: a da saga do cacau; o chão é o mesmo: o do sul da Bahia, adubado com sangue; a perspectiva, entretanto é diferente: é a do resgate dos verdadeiros heróis, através da evolução sócio-cultural de uma comunidade e da demonstração de valores esmagados (liberdade, solidariedade) pela violência da conquista do cacau. Reescreve a história da civilização do cacau, em rebeldia ao estabelecido e afirma “digo não quando dizem sim, não tenho outro compromisso.” Jorge Amado, nesse livro, pela oportunidade da mudança de perspectiva, acrescenta ao resgate cultural realizado nas obras anteriores, aspectos da formação da nação grapiúna: do seu povo, da sua cultura, das suas origens. O árabe, o negro, o sertanejo sergipano, esses três elementos enriquecem com a sua cultura a

[ 95 ]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.