Expressões Culturais Literatura e Turismo

Page 190

Assim como Moisés, a deusa iorubana sul-baiana também surgira das águas. O caráter do sagrado (em duas vertentes: Bíblica e dos deuses do panteão africano) e a oralidade são marcantes em Simoa. Logo de início, percebe-se na narrativa uma estrutura que lembra um conto de fadas: “Muito para dentro [...] um reino isolado entre as matas do sul...”. Tais marcas se evidenciam em todo o texto, especialmente pelo caráter representativo de suas personagens coletivas, inclusive a mata, que ultrapassa a sua condição de cenário, a tribo de negros que “fabricam o açúcar”; os caçadores, os plantadores de cacau, os deuses do panteão africano e o casal mítico Simoa e Naro, os protagonistas da história. Muito para dentro, quase na fronteira oeste de Itajuípe, a várzea sem tamanho quebrava a paisagem do território. Não se viam os cacaueiros, nem as árvores altas, era o verde dos canaviais ocupando a terra. [...] Era uma espécie de tribo, aquela gente, plantando a cana, vendendo o açúcar, um reino isolado entre as matas do sul (1972, p. 125).

A narrativa apresenta como pano de fundo a disputa pelas terras entre os caçadores e os plantadores de cacau. No meio deles, encurralados, acha-se uma tribo de negros, formada por um povo pacífico e indefeso. Procedentes da condição de ex-escravos que viviam “nas brenhas” das matas do Sul, numa espécie de quilombo, a unida tribo, em meio a tantos perigos, contava apenas com o auxílio dos orixás. O narrador enfatiza o caráter místico desse povo. Os santos fortes protegiam a tribo. Mesmo as doenças, as pestes que vinham com os ratos, corriam fora, não entravam, respeitando. Os depósitos em comum, tudo se produzia para todos, as soluções dos conflitos e as decisões cabendo a ele, um chefe. Era como se um esconderijo de escravos ficasse esquecido, metidos naquelas brenhas, apenas a estrada estreita ligando a várzea ao grande mundo da Bahia. Coisa para se ver os negros, nus da cintura para cima, o suor lavando

[ 188 ]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.