Caderno de Resumos

Page 62

aqui apresentado foi realizado principalmente a partir de uma amostragem de trinta cadernos e os acontecimentos nos revelam aspectos de grande importância para a análise das relações e inter-relações do clero com os seus pares e agentes inquisitoriais. É possível conjecturar a partir das informações contidas nas denúncias, sobretudo por não ter implicado em processos, que os promotores e inquisidores não tinham as mesmas interpretações ou mesmo viam as falhas com menor rigor que seus informantes no além-mar. Os manuscritos aqui analisados são registros valiosos para o estudo da sociedade colonial e obstante a dificuldade de manuseio e sistematização, é uma documentação indispensável para a investigação das ações inquisitoriais na colônia. Palavras-chave: agentes inquisitoriais, América portuguesa, cadernos do promotor.

Joseane Pereira de Souza

Graduanda em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) josi.anesouza@hotmail.com

Um frei solicitante denunciado às vésperas do encerramento do Santo Tribunal da Inquisição: prova da permanência das atitudes

O presente artigo tem como objetivo contribuir para a ampliação dos estudos a respeito do crime de solicitação, no Brasil. Nesse sentido traz como foco uma análise sobre a denúncia feita ao Tribunal do Santo Ofício contra um frei franciscano, José de São João Evangelista, morador na cidade de Salvador na Bahia, este é acusado de solicitar a escrava Maria Páscoa de apenas dezesseis anos, após a confissão sacramental, para ter com ela, relações carnais. A denuncia é datada do final da primeira década do século XIX, fato, muito relevante para a comprovação da permanência de certos delitos, que eram refreados e julgados pela Inquisição, como foi o caso da solicitação ou solicitatio ad turpia. A análise desta fonte e as informações adquiridas nas consultas bibliográficas que tratam do mencionado delito permitem constatar que mesmo após a tentativa do Santo Ofício em tentar conter os desejos carnais dos clérigos no território brasileiro, os sacerdotes continuaram a aflorar seus desejos. Logo, é possível considerar que as visitações do Santo Ofício ao Brasil, bem como as ações de seus designados, os familiares e comissários, além da justiça eclesiástica, apesar de muito reprimir e proibir os modos de viver de seus habitantes, no caso específico deste trabalho, os eclesiásticos não conseguiram moldar suas atitudes e muitos continuaram a viver conforme suas próprias vontades, desobedecendo assim à exigência da castidade ao celibato. Palavras-chave: inquisição, solicitação, padres.

60


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.