em seus livros de memórias e no documentário Cidadão Boilesen de ChaimLitewski (2009), no qual ele diz que o tiro de misericórdia seria dado pelo alfa, o líder da ação, que no caso seria o próprio Paz. A repercussão da declaração se fez devido ao novo veículo em que ele a executou a televisão, e por desdobramento a internet. O aspecto político pela disputa da veiculação dos depoimentos de Carlos Eugênio Paz e a preocupação da recepção da população a isso, encaixa essa pesquisa na Nova Histórica Política.
Belarmino de Jesus Souza
bjsouzahist@yahoo.com.br Do oportunismo da UDN à Conquista da arena
Camilo Alvarenga
camillocesar@gmail.com A “Revolução de 30” e o Golpe Militar de 64: A cultura entre a política e os intelectuais A presente resolução da conta de uma questão levantada acerca das similitudes e divergências histórico-sócio-políticas no que tange a organização social e política do Brasil nos períodos que compreendem a Revolução de 1930 e o Golpe de Estado de 1964. No escopo de apontar ao menos paralelos e/ou contradições parte-se na investigação de aspectos que explicitem os pontos necessários para elucidação da questão proposta. Assim sendo percorre-se o panorama das relações entre Estado e o corpus social civil dando ênfase à cultura nacional e seus possíveis avanços e retrocessos no crescimento econômico em face ao desenvolvimento das potencialidades do país. Levando em conta aspectos teóricos e metodológicos busca-se uma compreensão do universo histórico a ser explorado no que tange os períodos de 1930-1945 e 19601985, na tentativa de investigar questões como o papel e lugar dos intelectuais nos contextos questão avaliando a interação entre a cultura e o Estado no estabelecimento de influência entre o campo cultural e o campo político de forma que sem deixar de lado os aspectos sociológicos envolvidos nos pontos observados na investigação. Apontando para um imbricamento das esferas cultural e de poder têm-se de prache os presupostos críticos para averiguar a validade das premissas em estudo.
Cristina Monteiro de Andrada Luna
andradaluna@hotmail.com Entre enfrentamentos e conciliações: A Associação Brasileira de Imprensa e a ditadura militar (1964-1985) Embora a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apareça nos livros sobre a ditadura militar como um dos principais órgãos da sociedade civil que lutaram 114