GRUPO / HUMANAS 1 / HISTÓRIA

Page 102

[História I] 8. (ACAFE) Classificada pela história como modelo clássico de Revolução Burguesa, a Revolução Francesa deu sua contribuição para o Ocidente, seja no vocabulário político ou na influência das constituições que adotaram alguns princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

e) A chamada Conspiração dos Iguais, liderada por

Napoleão, consolidou o Diretório (1795-1799).

10. (UCS) A Revolução Francesa, ocorrida no período de 1789 a 1799, teve um grande significado histórico não só para a França, mas para todo o mundo ocidental. Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre as principais transformações decorrentes da Revolução Francesa.

Sobre a revolução francesa é correto afirmar, exceto: a) A Assembleia Nacional aboliu as taxas e impostos que recaiam sobre o campesinato, acabando com os vestígios do feudalismo que ainda perdurava em várias regiões francesas. b) Monarquias como a Prússia e a Áustria assinaram a declaração de Pillnitz e anunciaram a intenção de intervir militarmente na França e deter o processo revolucionário. c) No período do Terror, os excessos de Robespierre fizeram-no perder o apoio político. Posteriormente, o próprio Robespierre foi guilhotinado. d) Os jacobinos defendiam posições moderadas e representavam, sobretudo, os interesses da alta burguesia e do primeiro Estado.

( ) Reforçou o predomínio dos valores aristocráticos da nobreza, o respeito à tradição, a educação controlada pela Igreja e pelo Estado. ( ) Colaborou com o surgimento de uma nova prática política, como governantes submetidos às leis da Constituição e a separação em três poderes. ( ) Difundiu os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade por todo mundo ocidental, da Europa às Américas. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) F – V – V b) V – V – V c) V – V – F d) V – F – F e) F – F – V

9. (UPF) A imagem abaixo representa o casal de monarcas Luis XVI e Maria Antonieta, na Franca prérevolucionaria. Sobre o contexto dos antecedentes e da própria Revolução Francesa podemos afirmar:

9. (UFRGS) O texto abaixo refere-se à Revolução Francesa. O Terror é doravante um sistema de governo, ou melhor, uma parte essencial do governo revolucionário. Seu braço. (...) Ele é também um meio de governo omnipresente, através do qual a ditadura revolucionária de Paris deve fazer sentir sua mão de ferro em todos os lugares, tanto nas províncias quanto nas forças armadas. FURET, François ; OZOUF, Mona. Diccionnaire critique de la Révolution française. Événements. Paris: Flammarion, 1992. p. 298299.

Considere as seguintes afirmações sobre o denominado Terror. I. O governo jacobino, dirigido por Robespierre, e o Comitê de Salvação Pública foram responsáveis pelo período do Terror. II. O Terror foi uma política de extermínio liderada pelos girondinos de origem burguesa. III. O objetivo dessa política centrava-se na defesa da Revolução contra os inimigos internos e externos.

a) O absolutismo foi mantido pelos revolucionários

jacobinos quando estes chegaram ao poder, valorizando a tradição monárquica como a mais adequada a Franca. b) A imagem sacrossanta dos monarcas foi abalada e criticada pelos súditos franceses. c) As condições econômicas e políticas estiveram estáveis durante o período pré-revolucionário pela destreza do ministro Paine. d) Os três estados tinham direito de voto eqüitativo na reunião dos Estados Gerais (1789) convocada pelo rei.

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas I e III.

GABARITO UNIDADE 8 1.B 8.D

[102]

2.E 9.B

3.E 10.A

4.A 11.E

5.A

6.D

7.D


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
GRUPO / HUMANAS 1 / HISTÓRIA by Grupo de Ensino - Issuu