3 minute read

Com as temperaturas altas, os cuidados devem ser redobrados

preciso tomar bastante água, evitar o sol entre 10 e 16 horas e usar protetor solar

Qualquer pessoa interessada pode fazer a inscrição e começar a estudar na hora que quiser

Advertisement

DA REDAÇÃO

Quem quer aprender algo novo sem precisar sair de casa pode aproveitar uma das 17 opções de cursos livres gratuitos on-line do Centro Paula Souza (CPS), órgão do governo do Estado que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Com duração de 6 a 40 horas, as capacitações são oferecidas na modalidade Mooc (Massive Open Online Course sigla para Curso Online Aberto e Massivo). Qualquer pessoa interessada pode fazer a inscrição e começar a estudar na hora que quiser, sem necessidade de teste de seleção. Basta acessar o site mooc.cps. sp.gov.br e se cadastrar com login e senha. Não há limite de vagas. Os conteúdos são dinâmicos, com vários textos, videoaulas, exercícios e avaliações. Na maioria dos cursos, os aprovados recebem um certificado de conclusão.

AUTONOMIA

Lançada em 2015, pelo Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) do CPS, a plataforma Mooc da instituição soma atualmente cerca de 630 mil inscritos. Gestão de Pessoas é o curso mais procurado, com mais de 93 mil participantes. Em segundo lugar está o método de planejamento de negócios Canvas, com 67 mil interessados, seguido por Inglês Básico e Gestão do Tempo, com 65 mil e 62 mil inscrições, respectivamente. De acordo com o diretor do GEEaD, Rogério Teixeira, a alta procura pelos cursos livres online é reflexo da intensificação do uso da internet nos últimos anos e também da flexibilidade do modelo de ensino. “Por ter um formato autoinstrucional, em que o próprio aluno define sua rotina de estudos, o modelo é bastante atrativo, pois permite maior autonomia na execução das tarefas e ganho de tempo útil ao evitar deslocamentos”, afirma.

São disponibilizados vídeos de apresentação dos cursos: Arduíno, Autocad, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Espanhol Básico, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Inglês Básico, Introdução à Monitoria Ambiental, Mecânica Básica de Motos, Mediação em Educação a Distância, Mercado de Trabalho, Português Instrumental e Vendas.

MICROCURSOS

Outra opção para quem busca aperfeiçoar os conhecimentos de forma rápida são os microcursos online gratuitos do CPS. Com uma linguagem simples e direta, os conteúdos proporcionam uma visão geral e introdutória sobre assuntos diversos e novas tendências. Entre os destaques estão como obter Sucesso nas Redes Sociais, Como Pesquisar na Internet e Combater Fake News, Criptomoedas e Por Que Procrastinamos.

De janeiro a novembro de 2022 foram registrados 526 atendimentos ambulatoriais por queimaduras solares

DA REDAÇÃO

Com as altas temperaturas, fatores como a exposição aos raios solares, contato com areia, mar, cloro, roupas úmidas e suor excessivo aumentam a possibilidade de doenças e um dos principais problemas da estação vem da exposição excessiva ao sol.

A Secretaria do Estado da Saúde (SES) registrou, em 2022, de janeiro a novembro, 526 atendimentos ambulatoriais por queimaduras solares, um número 72,4% maior que em 2021, no mesmo período, quando ocorreram 305 atendimentos.

“Os principais problemas decorrentes da exposição solar direta são ardor, irritação cutânea. E, indiretamente, o calor e umidade propiciam um ambiente perfeito para proliferação de fungos, causando diversos tipos de micoses nos pés, virilha e manchas brancas pelo corpo. Já no caso de crianças pequenas, é comum ocorrer brotoejas, pequenas bolinhas de suor distribuídas pelo corpo”, afirma o médico

Cassiano Tamura, coordenador da área de Dermatologia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Tamura explica ainda que entre os tipos de doenças de pele mais comuns estão as queimaduras, que aumentam o risco de desenvolver câncer de pele, micoses relacionadas ao calor e umidade, brotoejas, envelhecimento precoce, manchas e até mesmo piora de acne. Com menos frequência, mas não menos importante, há ocorrência das doenças imunológicas, como lúpus, que piora com a exposição solar.

CUIDADOS COM A PELE

Os cuidados básicos com a pele estão repousar em local fres- co, ingerir bastante água, evitar o sol entre 10 e 16 horas, fazer uso regular de protetor solar, mesmo em dias nublados, realizar uma alimentação saudável, usar roupas leves, acessórios com foto proteção, como óculos de sol, além do uso de bonés ou chapéus. Entretanto, vale destacar que crianças e idosos possuem pele mais seca e sensível, necessitando de uma atenção especial. fundamental que toda a população realize uma higienização suave na pele, tomando banhos frios e usando hidratantes adequados para cada tipo de pele. “O sol é vida, é saúde, mas devemos evitar os excessos”, finaliza o especialista. importante destacar que, caso a pessoa identifique alguma anormalidade na pele, ela deve procurar uma unidade básica de saúde para atendimento especializado.

Carnaval Do

Folia garantida para todas as idades EVENTOS

This article is from: