
3 minute read
CRIANÇAS E JOVENS Projeto inclusivo quer abrir as portas ao futebol e ao ensino
O 'Três Vielas Teleatlas Tatuapé - Alvorada Esporte' foi criado por volta de 2022
Pessoas não conseguiam esperar o transporte no ponto de ônibus existente do lado de fora
Advertisement
Passageiros do Terminal de Ônibus Norte, que fica ao lado da estação Tatuapé do Metrô, entraram em contato com a redação para reclamar do Centro de Educação Infantil (CEI) Indireto Tatuapé, que fica na Rua Cristais, 160. Segundo eles, o prédio está com o sistema de esgoto entupido e a água com mau cheiro escorre na direção da saída do terminal. Com isso, as pessoas são obrigadas a desviar do caminho que normalmente fazem, sob o risco de sofrerem algum tipo de contaminação com a água.
Passageiros que costumavam aguardar no ponto existente na saída do terminal não conseguem suportar o odor, já que as águas ficam paradas e não escoam na direção de uma boca de lobo que está na frente do CEI. Famílias com crianças tiveram de buscar outra alternativa, pois os pequenos tinham náuseas. Os adultos cobriam os rostos com máscaras para se protegerem. Após a verificação dos problemas apresentados, a reportagem procurou a Secretaria Municipal da Educação (SME) para obter respostas.
O OUTRO LADO Conforme a SME, um prestador de serviços realizou obras no local e o vazamento foi contido. A secretaria relatou, ainda, ter acionado a Sabesp para avaliar a ocorrência. De acordo com a pasta da educação, mesmo durante as intervenções na unidade as atividades não foram suspensas. Por fim, o órgão avisou que a equipe gestora está à disposição dos familiares das crianças para quaisquer orientações.

O CEI funciona de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo 2337-1226 ou e-mail: tatuape@mamae.org.br. A SME possui cinco tipos de unidades que realizam atendimento na educação infantil: Centros de Educação Infantil (CEIs), para crianças de zero a 3 anos e 11 meses; Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), que atendem crianças de 4 a 5 anos e 11 meses; e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), que recebem crianças de zero a 5 anos e 11 meses.


Formar gratuitamente meninos e meninas, de 5 a 20 anos, para o esporte e para a vida por meio do futebol. Com este objetivo, o projeto “Três Vielas Teleatlas Tatuapé – Alvorada Esporte” foi criado por volta de 2022. Com o plano de motivar crianças e jovens, além de promover a inclusão, Sandro Rogério Gomes Alves, presidente do “Três Vielas”, se uniu a Gustavo Cassiano (treinador sub 15 e sub 17), Conrado Agarelli Filho (presidente do Alvorada Esportes e treinador do sub 13) e Samuel Belarmino da Silva (captador de jogadores e membro da coordenação do Alvorada Esportes).
Após a formação do grupo, os coordenadores da ideia apresentaram como uma de suas metas a preparação de atletas para o torneio “Taça das Favelas”. Ao mesmo tempo, buscaram fortalecer o trabalho social realizado por Alves, há 20 anos, pela Central Única das Favelas (Cufa).
O entendimento dos participantes resultou em uma ação que atende cerca de 120 participantes do Três Vielas Teleatlas Tatuapé, somados a outros 160 agregados, após a entrada do Al- vorada Esporte. De acordo com o presidente da Cufa Teleatlas, quando o projeto surgiu, a ideia era a de mobilizar estudantes contra o sedentarismo. A partir daí, com o apoio do Centro Esportivo Tatuapé, (Rua Monte Serrat, 230) foi possível criar equipes para treinos táticos e físicos”, contou. De acordo com Alves, hoje, os inscritos usam suas próprias chuteiras, calções, meiões e luvas. Nesse sentido, os membros do Teleatlas – Alvorada solicitam doações de coletes, uniformes e equipamentos. Por outro lado, os coordenadores também pedem o apoio de empresários e universidades para colaborar com vagas de estágios e bolsas de estudo. Nesse sentido, os integrantes do projeto fizeram questão de destacar os cuidados tomados com cada um dos inscritos.

“Antes de mais nada, os atletas precisam estar estudando, pois, se a carreira esportiva não surtir resultados futuros, há a possibilidade de eles exercerem outra profissão”, completou o presidente da Cufa Teleatlas.
Na parceria com o Alvorada Esporte, o campo do CE Tatuapé é usado de terça a sábado, nos períodos da manhã e da tarde. Para a inscrição, a organização pede os documentos de identificação, comprovante de endereço e também laudos médicos. Até porque, no caso do futebol feminino, são aceitas inscrições para todas as idades, com o intuito de promover o bem-estar físico. Empresas, universidades, empresários ou grupos que quiserem conhecer e apoiar o projeto podem entrar em contato pelo 95924-9525 ou e-mail: sangomesalves@gmail.com.