Gazeta Penhense edição 2588 - 24 a 31/12/22

Page 1

São Paulo Leste Gazeta de São Miguel

Árvore de Natal gigante na pista de caminhada Tiquatira

A Prefeitura de São Paulo e a Subprefeitura Penha montaram uma grande Árvore de Natal no Parque Tiquatira, junto à pista de caminhada e aos equipamentos de exercícios físicos.

A árvore tem quase 15 metros de altura, com estrela na ponta e enfeites natalinos nas laterais, junto à qual estão enormes pacotes coloridos de presentes,

Ao lado da árvore, há um quiosque com a montagem de um presépio, em tamanho natural, com Maria, José, Reis Magos e manjedoura com o Menino Jesus.

O local tem sido muito visitado por moradores e frequentadores do parque.

Internet: www.spleste.com.br email: spleste@spleste.com.br

Adenilza Silva e Gabrielle Kamylle trazem mais títulos para Zona Leste

As karatecas Adenilza Silva e Gabrielle Kamylle, foram Campeãs no Campeonato Brasileiro (CBK) Conferderação Brasileira de Karatê, realizado em Caucaia - CE, nos dias 7 a 11 de dezembro.

Adenilza ganhou na categoria

master - Kumite Individual, Kumite por equipe e no Kata.

Gabrielle foi campeã no Kata, na categoria Parakarate.

a Federação Paulista de Karatê (FPK), foi campeã no geral por estado.

Parabéns a nossas campeãs.

60 Ano
G P Ano
Fone: 2647-7777 e 2647-7794
Diretor: eugênio Cantero Sanchez
60 - SÃo PAULo, 24 A 31 De DeZeMBro De 2022 - n º 2588
AS MELHORES OFERTAS DE IMÓVEIS DA REGIÃO ESTÃO NESTA EDIÇÃO fotos Cantero
fotos divulgação Adenilza Silva Gabrielle Kamylle

Canto Coral com madrigais na Igreja do Rosario da Penha

A igreja de Nossa

do

e São Benedito da Penha recebeu o Madrigal Vocálibis e Cantarte no sábado dia 17 para uma apresentação especial, cantando músicas natalinas e outras de seus vastos repertórios, incluindo eruditas, sacras, MPB, internacionais, do folclore e Negro Spirituals. algumas acompanhadas por instrumentos musicais.

A regência foi do maestro Emerson Tineo, mestre em música pela Unesp e bacharel em em composição e regência.

O Madrigal Cantarte foi fun-

dado em 1980, pelo maestro Antoniio Thomaz Chebel, ao tempo que dirigia o Conservatório Musical Bela Bartock, na Penha.

A apresentação foi promoção do Memorial da Penha, sediado à rua Betari 560, dirigido pelo curador Francisco Folco.

Natal com Baião na Associação Beneficente Pé do Morro

Frequentadores do piscinão do Rincão se confraternizam

Grupos dos Participantes da Caminhada na Pista do Piscinão do Córrego Rincão tiveram uma confraternização, Café da Manhã, no dia 16, juntamente com o administrador e os funcionários que trabalham na conservação e na limpeza daquele local.

O grupo é assíduo das caminhadas e outras atividades ao ar livre e mantêm um circulo de amizades bastante intensa. Coordenaram a confraternização, solicitando que cada um levasse um “pratinho”, o Roberto Oliveira e a Francisca, ligados à

Basílica de Nossa Senhora da Penha. O resultado foi um suceso em todos os pontos de vista. Com isso, as Caminhadas vão continuar...

Natal Solidário na Associação Beneficente Abuse Capoeira

No domingo dia 18, aconteceu a distribuição de Baião de Dois, na Associação Beneficente Pé do Morro, na av. Tiquatira, embaixo da ponte do Cangaíba. Foram entregues mais de duzentos marmitex, acompanhava ainda arroz doce, para as famílias da região.

A ação foi realizada pelo Jo-

hnny, do Panelão do Norte, que estava muito feliz de poder alegrar as pessoas da comunidade.

No dia 17, aconteceu na Associação Beneficente Abuse Capoeira, na rua Manoel Leiroz, 115 - Penha, o Natal Solidário, que contou com Papai Noel da GCM, equipe da UBS realizan-

do vacinação, Cavalaria da PM, brinquedos, presentes, pães e doces.

A festa animou todos os presentes e divertiu principalmente as crianças.

Página 2 - São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 São Paulo Leste G O MELHOR DA REGIÃO Gastronomia EDITORA PENHENSE LTDA C.N.P.J. 61.296.232/0001-23 R. Carlos Meira, 412 - CEP 03605-010 Fone: 2647-7777 / 2647-7794 SEMANÁRIOS São Paulo Leste Fundação: 15/01/94 Gazeta Penhense Fundação: 07/04/63 Gazeta de São Miguel Fundação: 14/02/87 FUNDADOR: FRANCISCO CANTERO Diretor Superintendente: Eugênio Cantero Sanchez (MTPS Nº 64) Diretores: Marcelo Almeida Cantero Marcio Almeida Cantero Conselheiros: Abel Ferreira Castilho Reinaldo de Moraes Filiado à Associação dos Jornais de Bairro de São Paulo e Associação dos Jornais da Zona Leste Instagram
Senhora Rosário
fotos: divulgação fotos: divulgação
fotos Marcelo Cantero
Grupos das Caminhadas do Piscinão do Rincão e dirigentes e funcionários do local. foto divulgação

Morreu o jornalista Antonio Carlos Cimino aos 72 anos

Morreu, no dia 20, Antonio Carlos Cimino, professor e jornalista, diretor do Jornal da Zona Leste, circulando na Mooca a 50 anos. Estava internado desde novembro, com Covid, e sofreu uma trombose pulmonar. Atuante na sua área de comércio, no ramo imobiliário, com sede na av. Paes de Barros, presidiu a Associação de Jornais de Bairros, o Sindicato dos Jornais de Bairro, o Rotary de Vila Prudente e era membro da Academia Paulista de Letras, dentre outras entidades.

Foi sepultado no dia 21, onde os familiares e amigos foram prestar-lhe as últimas homenagens.

VOCÊ PRECISA SABER DISSO...

NATAL COM RECLAMAÇÃO

Ao mesmo tempo em que se vê nas ruas da Penha a prefeitura fazendo um mutirão tapa buraco de fim de ano, moradores da travessa Ascendino Lisboa reclamam que já passa de dois anos que esta rua praticamente se encontra intransitável para carros e principalmente para pedestres. A rua tem idosos em sua maioria de moradores e ainda contém uma vila com mais de 12 casas. Eles reclamam que após serem instaladas canaletas para escoamento de água, o asfalto ficou totalmente danificado e até hoje, se passados mais de dois anos, ninguém veio acabar a obra. É um empurra empurra danado e solução nenhuma. Como se não bastasse esse transtorno, o depósito de ração de um pet shop localiza-se na metade da rua e recebe, diariamente, enormes caminhões de abastecimento que, pelo peso que carregam, contribuem ainda mais para o asfalto virar pedregulho, abrir crateras no piso e colocar em perigo eminente os carros e a vida dos pedestres que transitam. A última informação que os moradores tiveram é que houve um erro de comunicação na finalização da obra por parte da Prefeitura e que a operação tapa buraco não

contempla, pois diante da situação em que a rua toda se encontra, se faz necessário recapiamento. Os moradores já sabem disso. O que eles pedem através deste jornal é que hajam providências urgentes e imediatas para acabar este pesadelo.

RECLAMAÇÃO DE ROUBO E ASSALTO EM RESIDENCIAS NA ANGELO ZANCHI

Várias reclamações chegaram até nós a respeito da rua Major Angelo Zanchi. Moradores locais e redondezas estão indignados com o número crescente de assaltos que estão acontecendo por lá. No último deles o morador chegou e pegou o ladrão dentro da casa. Fugiu levando um laptop, todas as chaves e gritando que iria voltar. E voltou. Não demorou mais do que 10 dias e o Nóia conseguiu entrar novamente,

mesmo com a troca do segredo das fechaduras. Dessa vez ele pegou o morador dormindo. Queria pegar mais um lap top que tinha visto lá da outra vez. Os moradores estão apavorados, levantando ainda mais os muros, colocando cerca elétrica, criando grupos de vizinhança solidária etc.. e a polícia?

Cadê a policia? Reclamam muitos destes moradores.

25 de dezembro: Dia de Natal

Há mais de dois mil anos, um casal na Palestina viajava e estava à procura de um pouso. Seu destino era Belém. Eles estavam preocupados porque a noite já ia avançada e a jovem esposa esperava um bebê a qualquer momento. Todas as hospedarias estavam lotadas e os tempos eram de guerras e incertezas, ninguém daria pouso a um casal de estranhos. Apesar da preocupação, o casal seguia confiante em Deus.

De repente, começaram as dores e Joséassim se chamava o marido - viu na rocha um local onde abrigavam animais. Entrou e entendeu que na falta de um algo melhor, aquele não seria um mau lugar para sua jovem esposa ter o bebê.

Maria - assim se chamava a esposa - entrou atrás de José e foi se acomodando na gruta, enquanto os animais se apertavam mais para dar lugar ao grande acontecimento que se daria ali, um evento de tal magnitude que mudaria a história da Hu-

manidade.

Felizmente, na manjedoura havia palha limpa e fresquinha e foi ali que Maria colocou o seu filho enrolado em panos que ela trouxera consigo na viagem. Estranhamente, os animais se aproximaram da criança como que numa saudação silenciosa.

“Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade”, cantavam os anjos. E chegaram os reis pastores com seus presentes, as estrelas brilharam mais ainda, os homens bons sentiram o coração cheio de alegria, mesmo ignorando o que se passava naquele momento numa humilde manjedoura em Belém. Os maus se arrepiaram e amaldiçoaram àquela hora.

Esta é a história do nascimento de Jesus, o grande salvador da Humanidade. Seus ensinamentos percorrem o mundo até hoje, muitos se curvam diante d’Ele, mas bem poucos entendem realmente o que Ele quer dizer.

São Paulo Leste São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 - Página 3 G
foto GB Edições
Participe você também desta coluna informando o que de bom e de ruim está acontecendo no seu pedaço. Envie email para canaldoleitorgazeta@gmail.com Obrigatório conter nome completo e RG.

Dicas para deixar sua mesa de Natal mais

Uma das noites mais especiais do ano está chegando e, junto, os preparativos que encantam a família inteira. Surpreender a família com pequenos detalhes é uma forma delicada que demonstra a alegria do encontro. As lembrancinhas com embalagens natalinas – que podem ser nas cores vermelha, dourada e verde – dão um toque para lá de especial.

Que tal começar a curtir as comemorações com algumas dicas para deixar o espaço da confraternização ainda mais especial:

- Coloque um objeto de maior destaque no centro da mesa e, para compor, outros menores ao redor. Tudo o que integrar a mesa deve seguir a mesma linguagem e cores da árvore. Chocolates e gifts que seguem o tema são boas opções;

- Bowls com pinhas ou arranjos de flores são algumas lindas opções para o arranjo central da mesa. O panetone – presença marcante em toda mesa natalina – fica perfeito em cima de um suporte de bolo e arrematado por um laço!

- Cuidado para não atrapalhar a conversa e a troca de olhares entre os convidados. Procure optar por arranjo que dê um visual impactante à mesa, mas tenha uma altura equivalente aos copos de vinho e/ou água;

- Uma ideia original é usar um mini cordão de LED dentro de uma bom-

boniere de vidro, misturada a trufas ou bombons, que garantem um toque especial e visual simples de ser feito;

- Alguns elementos, como a figura do Papai Noel, dão um tom descontraído à mesa. Chocolates neste formato ou ursos com embalagens douradas podem ser consumidos ao final da ceia, junto com a sobremesa;

- O Natal é uma das datas mais esperadas do ano, mas sempre é preciso praticidade. Jogos americanos em vez de toalhas são chiques e podem ser limpos e trocados a qualquer momento, sem precisar desmontar toda a decoração da mesa. Se quiser dar um toque especial, os sousplat são uma ótima solução!

- Entre familiares e amigos, no momento de se acomodarem na mesa, uma dica para deixá-los à vontade é ter um marcador de lugares. O objeto demarca o nome de cada convidado para o conforto de todos;

- Dar presentes a todos pode ser uma dificuldade, mas isso não deve impedir o encontro. Uma lembrancinha, como um chocolate em cima de cada prato, demonstra delicadeza e um cuidado todo especial com cada um deles.

- Importante: não deixe que alguma dificuldade financeira impeça reunir a família no Natal. Use a criatividade e se lembre de que mais importante que o tipo de comida ou presentes é a presença das pessoas. Valorize isso.

Cursos do programa Bolsa Trabalho da Prefeitura formam mais de 200 alunos

Parcerias com o Instituto Criar e Fab Lab Livre SP instruem jovens no segmento da economia criativa foto divulgação

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta semana a formatura de mais de 200 jovens em cursos do programa Bolsa Trabalho. A iniciativa possui projetos de qualificação profissional em áreas como audiovisual e fabricação digital, setores que se destacam na economia criativa, uma das vocações da Capital. A participação dos alunos, com idades entre 16 e 20 anos, e em vulnerabilidade social, ocorre por meio de aulas teóricas e práticas, contando também com bolsa-auxílio que varia entre R$ 627,21 e R$ 1.393,80, dependendo da carga horária.

“A formação destes jovens

é um passo importante na vida deles”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Acumuladores compulsivos

Em dois momentos da vida podemos ter a sensação de que detemos poder em nossas mãos, relativamente ao que fazemos com o dinheiro: o primeiro é quando o ganhamos, com nosso trabalho eo segundo é quando adquirimosbens de natureza material, ao ponto de o fazermos de maneira descompromissada, compulsiva, incontida.

O fato é de que não é difícil acontecer de nos tornarmos vítimas de nossas próprias compulsões; isto é, de nossos impulsos incontrolados de comprar, gerados por uma sensação interna de carência afetiva, da qual não conseguimos nos libertar facilmente, o que nos leva a acumularmos sempre e cada vez mais, irrefreavelmente.

Se a compulsão é de comprar a fim de podermos dizer,a nós mesmos e aos outros,que o bem adquirido é nosso, propriedade nossa, isto já pode ser suficiente para que este deixe de ser reconhecido na importância que,antes de comprado, parecia ter. Assim, ao chegarmos em nossa casa, ele é simplesmente colocado num armário qualquer e ali esquecido.

Se a compulsão é de acumular bens, estes vão sendo comprados um a um ocupando os espaços de que necessitam. Primeiro, ocupam os interiores dos guarda-roupas, depois as partes superiores deles. Com o passar do tempo, vão ocupando também as mesas, em cima e em baixo,as cadeiras e, por fim, o chão. Entulhados, eles passam a impedir a locomoção nas passagens de um cômodo para o outro.

Excessos acontecem relativamente aos bens materiais, à comida, à bebida. Estas e outras compulsões têm em comum algum comprometimento neurótico, uma exacerbação do sistema nervoso. Conceitos, sentimentos e sensações, fantasias exercem domínio sobre nossas vidas. Confundimo-nos quanto à imagem de nós mesmos com que nos construímos em nosso imaginário, embaralhando-nos pelo que somos e/ou pelo que temos.

Atendimentos Psicológicos: José Morelli: CRP 06/16054. Vera Lucia Z. Morelli: CRP 06/16055. Luciana Zampar Morelli: CRP 06/75126. Rua Betari, nº 274, tel.: 2097-0139 meu blog “comunicando psicologia”

Remover todo o lixo e recomeçar com a Natureza

Não vai ser fácil, mas é o que temos para hoje. O sol para curtir, o ar para respirar, as frutas para comer, a boa energia da Mãe Natureza Universal e isto é legal e natural, e genial. É o meu bom agir que faz o bem florir e existir naturalmente. É o que devo fazer acontecer: o bem tudo vai deixar bem. Legal é minha vida e tua vida. Então, vamos o bem existir e naturalmente. Vou jogar o mal fora e, como a Natureza só quer o bem, vou curtir o bem e nele vou persistir.

É Natal: tempo de festas e muitos exageros. É bom raciocinar, é bom manerar, é bom não se intoxicar com bebidas alcoólicas e muita comida. Manera aí, tá? Lembro que não tem salvador nenhum e nem existe milagres.

É bom raciocinar e cuidar de suas finanças, cuidar da sua saúde também. Lembro que vivemos guerras há mais de 2000 anos e ninguém veio amenizar a situação. Cuide-se, porque os seus feitos vão trazer os seus efeitos e tudo naturalmente.

Só você pode se ajudar com o seu bom agir, com o seu fazer, com o seu raciocinar, com o seu se programar para vencer.

Remova todo o lixo e todo o mal, toda a preguiça da sua vida e troque por um bom ânimo e, aí sim, vai progredir. Você é força e poder, mas tem que insistir com o bem. É com o bem que tudo fica bem. Tudo tem seu bom preço e tem que se esforçar e raciocinar e lutar muito. Aprendi que é melhor pagar para trabalhar do que encostar e nada fazer acontecer. É plantar para colher, mas tem que adubar e se esforçar. Histórias não são fatos verdadeiros; só a Natureza todos sentem e muitos vêem, não precisa INVENTAR.

Só creio no real, na Mãe Natureza, e peço a todos que raciocinem e utilizem o seu bom agir.

Renasçamos com a Mãe Natureza! Boas festase um bom ano novo, com muita paz. É o que eu, Mauro Inácio Alves, desejo a todos, porque somos um só ser.

Página 4 - São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 São Paulo Leste G
linda!
foto GB Edições

Desejo

Significa tantas coisas que choca homens e mulheres, portanto, quando desejar alguma coisa, pense bem no que essa palavra significa (vontade de apreciar algo, gozar, anseio, aspiração e até apetite sexual). Muitos personagens foram sacrificados por usar palavra maldita. Por causa dessa palavra, mal empregada, muitos vão ao chão. Muitos reis pecaram ao olhar uma linda mulher, tomando banho. Ela se programou e armou a armadilha. O Rei Davi caiu, ele teve o apetite sexual; na infância, ele já conhecia essa moça. Ela já estava casada com general de Davi, mas ele não se importou, sua apetite era grande, mandou buscá-la e matou sua vontade no seu palácio e engravidou-a. Ele pecou contra Deus, seu Palácio virou um inferno, acabou com sua família, e suas concubinas queriam rejeitá-lo. Seu filho nasceu morto, rasgou suas vestes e sua vida se complicou, tudo isso por causa de um apetite sexual. Vamos pensar no nosso dia a dia. Quando se aproximar de uma moça no ônibus, avião ou qualquer comércio, seja breve e muitocuidado com o olhar, ele é terrível. “Melhor ser tímido do que ser preso”. O caso de Davi é bíblico, não tem como esconder. Ele, com tantas concubinas, não estava satisfeito, portanto, cuidado.

Hoje, nas redes sociais, acontece muito, mulheres se apresentam como disponível para ser desejada e marcam encontro. Ao se aproximar do local, são assaltados e as vezes mortos. Na maioria, são homens tímidos que têm medo de enfrentar uma mulher de verdade e desejá-la sem danos morais. Não aceita conselho e nem ajuda de especialistas e insiste em praticá-lo todos os dias. Eles têm o desejo sexual; não realiza, e seus nomes vem a público quando não são

roubados ou sequestrados.

No começo do mundo, Eva teve o desejo de comer uma fruta proibida e vocês viram o que aconteceu. Cristo veio consertar o mundo,mas o povo teve o desejo de matar por ambição e ganância de poder e corrupção. É uma palavra ousada, terrível e maldosa, evite, e não tente definir essa palavra. Consulte e aprenda a não a usar.

O desejo é bem diferente do amor. O amor é uma sequência de tempo, onde as pessoas vão acumulando sabedoria e fazendo plano de uma vida para sempre. O desejo é como você estar no deserto e encontrar uma fonte d’água, você corre em direção, não vendo o que vai acontecer. Quando um leão vê sua presa, ele quer pegar e devorar. Alguns homens, ao ver uma mulher, eles gastam o que não tem para sentir esse prazer do desejo. Seu dinheiro pode acabar se você não realizar esse desejo.

Tenha calma, seja como uma ampulheta, deixe as horas passar. Você não é um leão, tenha sabedoria, contenha esse ato e você poderá não se sentir traído por esse desejo.

A mulher com os maiorespés do mundo

Tanya Hebert, uma americana de 38 anos, foi certificada pelo Livro dos Recordes da Guiness como a dona dos maiores pés do mundo – os pés medem 33 centímetros, pelos padrões de tamanho brasileiro, ele iria calçar um 48 masculino.

O pé direito dela é um pouco mais longo que o esquerdo. “Eu sempre tive pés grande, é divertido ser reconhecida por algo tão único” diz ela. Hebert é alta: tem 2,06 metros. Ela é quase tão alta quanto a mulher mais alta do mundo, que tem 2,14 metros, de acordo com o Guiness. Fonte: g1.

Curiosidades sobre o Natal no mundo Na Austrália, por comemorar no verão, as famílias costumam festejar juntas nas praias, onde praticam diversas atrações e brincadeiras. Dessa forma, em certos lo-

cais, o papai Noel chega pelo mar em um barco ou surfando.

A curiosidade sobre o Natal no Japão é que o natal não é dado como feriado, e sim com mais um dia normal. Entretanto, atualmente realizado comemorações ao final do dia 25, onde as famílias se reúnem para uma ceia natalina.

Em Portugal a ceia é marcada por fartura onde são servidos diversos pratos típicos, como bacalhau com batatas e rabanada de sobremesa. Os portugueses realizam uma celebração religiosa a noite do dia 24 e em seguida se reúnem com familiares e amigos e desfrutam da grande ceia de Natal.

Natal: tempo de Reflexão!!

Ano Novo: tempo de Renovação!!

Desejo a todos, muita Reflexão e felizes Renovações!!

Valdir dos Santos valdir@aomundodastintas.com.br

A Prefeitura de São Paulo montou uma programção de Natal com várias atividades gratuitas espalhadas pela cidade, espaços culturais da zona Leste ao centro da Cidade.

O cantor Lenine participou da programação de Natal, se apresentado dia 21, no Centro Cultural Fávio Império, no Cangaiba.

O pernanbucano Lenine se apresentou ao lado do filho Bruno Giorgi, com a apresentação do show “Rizoma”

Lenine se apresentou no Flávio Império Governo de SP sanciona gratuidade nos transportes para idosos

Os usuários do transporte público coletivo de passageiros entre 60 anos e 65 anos de idade terão, a partir de 1º de janeiro do próximo ano, acesso livre nos trens e ônibus metropolitanos no Estado de São Paulo. Esta Lei, aprovada pela Assembleia Legislativa (Alesp) e sancionada neste mês pelo governo estadual.

A sanção da Lei 17.611/2022 ocorreu após os parlamentares realizarem uma alteração no projeto original do governo estadual. “A proposta inicial previa o direito apenas às pessoas com idade entre 60 anos a 65 anos em condição de extrema pobreza cadastradas no CadÚnico – registro do governo federal para a concessão de benefícios”, explicou Edmir Chedid. Segundo o parlamentar, aos usuários que estão acima dessa faixa etária, a gratuidade já é garantida pelo Estatuto do Idoso. “Durante as discussões da matéria, as comissões apresentaram uma proposta subs-

titutiva, que estendia a garantia a todos os usuários, independentemente da situação econômica. O Projeto de Lei 608/2022 foi aprovado em novembro.”

Atualmente, apenas as pessoas com idade a partir de 65 anos já têm a garantia no Estado de São Paulo. Com esta Lei, o governo fica autorizado a estender o benefício aos demais usuários a partir do momento em que completarem 60 anos de idade. As regras valem para o transporte público metropolitano sobre trilhos ou pneus (CPTM, metrô e ônibus intermunicipais).

São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 - Página 5 São Paulo Leste G
Gil Paixão gil_ultrasom@hotmail.com
divulgação
foto: foto: divulgação

Saiba como evitar acidentes nas férias

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas para curtir o momento com as crianças em segurança

Com as férias escolares e a chegada do verão, é comum que as famílias viajem e frequentem locais com água, como mar ou piscina. Por isso, o Hospital Pequeno Príncipe alerta que é necessário muita atenção, pois o afogamento está entre uma das principais causas de morte de crianças e adolescentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar dos dados alarmantes, esse é um problema que pode ser evitado com medidas de prevenção, já que 89% dos casos são por falta de supervisão das vítimas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “É primordial que sempre que houver qualquer tipo de água perto de uma criança, seja piscina, rio, mar, pia, banheira ou bacia, ela seja supervisionada de forma ativa e constante o tempo todo por um adulto”, alerta o pediatra Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe.

O especialista pontua também que não depende da quantidade de água para ser perigoso. “Uma piscina pequena, com uma profundidade de menos de 30 centímetros, parece inocente, mas não é. Se uma criança escorregar, bater a cabeça no fundo e entrar água no nariz, pode ter consequências graves”, salienta. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), bastam cinco centímetros de água para um bebê afogar-se, por exemplo.

“As crianças são seres curiosos e destemidos, por isso todo cuidado é necessário”, completa o médico.

Outros cuidados para evitar acidentes nas férias

Planeje com antecedência: viagens longas requerem paradas para hidratação,

Cantando com o Violão

NOITE FELIZ

SolM

Noite feliz! Noite feliz

Re7 SolM

Oh! Senhor, Deus do amor

DoM SolM

Pobrezinho nasceu em Belém

DoM SolM

Eis na lapa Jesus nosso bem

Re7 Mib7dim Mim La7

Dorme em paz, oh Jesu - us

SolM Re7 SolM

Dorme me paz, oh Jesus SolM

Noite feliz! Noite Feliz

Re7 SolM

Oh! Jesus, Deus da luz

DoM SolM

Quão afável é o teu coração

DoM SolM

Que quiseste nascer nosso irmão

Re7 Mib7dim Mim La7

E a nós todos Salva - ar

SolM

Noite Feliz! Noite Feliz

Re7 SolM

Eis que no ar, vem cantar DoM SolM

Aos pastores seus anjos no céu DoM SolM

Anunciando a chegada de Deus Re7 Mib7dim Mim La7

De Je - sus sal- vado - or SolM Re7 SolM De Je-sus salvador

alimentação e entretenimento das crianças. É importante que as famílias não tenham pressa e se organizem para que o momento seja o mais tranquilo possível.

Transporte no carro com segurança: utilize o equipamento de acordo com a faixa etária e peso da criança, como bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação e banco traseiro, seguindo recomendações do Conselho Nacional de Trânsito.

Passeie sempre de mãos dadas: ao sair de casa, conduza a criança pela mão de forma segura para que ela não se solte e corra para locais perigosos. Além disso, não permita que a criança brinque em ambientes com circulação de veículos.

Garanta que a alimentação e a hidratação sejam adequadas: a tendência é oferecer comidas mais rápidas e sem muitos nutrientes, mas o ideal é planejar-se e alimentar-se com alimentos saudáveis. Dessa forma, evita-se o aparecimento de alergias, prisão de ventre, intoxicação alimentar, entre outros incômodos comuns nesta época.

Evite os riscos de acidentes dentro de casa: intoxicações, quedas e queimaduras estão entre os principais acidentes domésticos registrados nas férias.

O Verão, a água e os problemas

O Verão – estação das férias e da badalaçãochegou nesta quarta-feira (21). Mas, além do lazer, da diversão, das festas de fim-de-ano e de tudo de bom que se espera viver até o carnaval, está presente a preocupação com as águas. Nessa época do ano ocorrem as chuvas fortes que, por um lado são necessárias para fortalecer o desenvolvimento das plantas, por outro, trazem problemas às cidades, decorrentes da ocupação indevida e da falta de manutenção. É o tempo que precisamos tomar cuidado com o transbordamento de rios, riachos e córregos. Sem isso, corremos risco de prejuízos com o veículo e at&eacute ; a perda da própria vida. Os moradores de áreas alagáveis (há bairros inteiros nessas condições) já esperam as águas que virão e entrarão em suas casas danificando móveis e utensílios e deixando o seu rastro lamacento.

A ocupação predatória das margens dos rios causou o desequilíbrio que hoje exige elevados investimentos para a solução. Um dinheiro que, em princípio, não existe. Foi um processo de décadas que começou com a retirada da cobertura vegetal das margens para a instalação de casas, negócios e agricultura de subsistência. Isso provocou a queda da areia dos barrancos dentro do leito dos rios e a consequente enchente no decorrer das chuvas. Outro problema foi a ocupação da faixa na margem, que a natureza, durante milhares de anos, reservou para receber a água das cheias. Tudo o que foi nela construído é inundado pelo meno s anualmente porque a água desconhece obstáculos. Da mesma forma, as vias públicas com tubulações de escape menores do que o necessário produzem inundações perigosas. O problema teve origem na ignorância tanto dos ocupantes quanto das autoridades de então. Mas, depois que se criou códigos e leis reguladoras, continua se agravando pela ineficiência da fiscalização que permite – ou pelo menos tolera – a ocupação irregular de áreas perigosas ou sensíveis que deveriam estar preservadas. A região metropolitana paulista é testemunha disso nas margens das represas que abastecem de água a população e na calha dos rios e córregos, densamente habitadas de forma irregular. A construção clandestina lança despejos

“in natura” nos cursos de água e não obedece a qualquer norma preservadora.

O Brasil tem uma larga dívida ecológica. Enquanto os ambientalistas têm seus olhos voltados para a Amazônia – até porque isso pode lhes render lucro – deixam de observar as anomalias de sua cidade, bairro ou da própria rua onde moram. Não fazem ativismo para que sua prefeitura ou órgãos estaduais cumpram com suas obrigações, a não ser que isso possa lhes render financeira ou politicamente. Vivemos o contraditório de ter excesso de água solto no ambiente e causando prejuízo e sofrimento da população e, ao mesmo tempo, não ter água nos canos de abastecimento porque os mananciais estão abaixo dos níveis operacionais ou, ainda, uma considerável parcela da água tratada é perdida através dos milhares de vazamentos na rede distribuidora.

As chuvas começaram na Primavera – o que é normal – e já tivemos notícias de acidentes de monta em diferentes pontos do país. São vias públicas inundadas ou atingidas por barreiras, encostas que caem sobre construções irregulares e localizadas em áreas onde não poderiam estar e muitos outros problemas. São Paulo – e o Brasil –se preocupam com a administração das águas há pelo menos 80 anos. Nossos técnicos já correram o mundo em busca de conhecimentos e métodos empregados nos países que também tiveram problemas de urbanização e sua convivência com o regime das águas. As soluções são conhecidas, mas a evolução &eac ute; lenta porque as ações não têm continuidade. Muitas vezes, o governo que assume reduz o ritmo das obras iniciadas pelo seu antecessor e tudo acaba se perdendo. Aquilo que tem de ser feito de forma integrada não tem efeito quando ocorre parcialmente, como resultado nefasto da omissão dos governantes. Resta ao povo, somente, a alternativa de esperar a próxima chuva, e pedir socorro... .

CUIDADOS E ATENÇÃO COM OS PETS DURANTE AS FESTAS

Mais um ano está terminando e estamos em período de festas, para em família e amigos comemorar e confraternizar, para agradecer o ano que passamos e pedir as bênçãos para o próximo ano. E junto da nossa família; temos nossos pequenos pets que nos acompanham sempre, que participam das nossas alegrias e conquistas, e estão juntos mesmo nos momentos difíceis. Assim, porque sempre tão companheiros, acabam se juntando durante as festas de fim de ano, mas para isso é necessário pensar na saúde e cuidado com eles.

Um dos maiores problemas que nos deparamos com nossos pequenos neste período são os problemas gastrointestinais devido à comilança e desidratação que os pequenos pets sofrem, assim, algumas dicas importantes.

Os alimentos devem ser os mesmos ofertados durante o ano, jamais compartilhem nossas comidas, pois nesse período aumenta em nossas casas, o consumo de alimentos tóxicos para os cães, tais como uva-passa, macadâmia, álcool e o chocolate, além do alho e da cebola. Essas ingestões inadequadas causam vômitos, diarreia, dores de barriga, náusea, salivação excessiva e gases, podendo em alguns casos ser fatal de acordo com a quantidade ingerida.

Tenha uma conversa com os convidados para que não ofereçam nada aos animais da casa, mas muitas vezes não adianta pedir aos convidados, sendo que na maioria das vezes são os próprios pets que se aproveitam do al-

voroço para surrupiar os alimentos e até mesmo fuçar o lixo pós ceia, portanto os cuidados continuam no pós jantar.

Se nãos bastassem os riscos com a comida, temos também acidentes domésticos por ingestão de penduricalhos das árvores de Natal, que são potencialmente atraentes para cães e gatos. Assim, procure instalá-los em uma altura segura, evite os que têm tamanho para serem engolidos pelo pet e prefira materiais mais resistentes. É claro não esqueça o pisca-pisca eletrificado, que causam choque se acabarem mordendo os fios.

Essa época do ano deve ser de festa e alegria, portanto cuidados antes e durante com nossos pequenos, são imprescindíveis e fará com que tenhamos festas natalinas e ano Novo repleto de alegria e harmonia. Mas ao menor sinal de alteração com pet, não demore em leva-lo ao Veterinário, para iniciar a melhor terapêutica, evitando que sinais clínicos tornem-se piores.

Página 6 - São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 São Paulo Leste G Disk Rações: 2293-2181 / 2941-1909 Temos veTerinário Pet shop Banho e Tosa Táxi Dog medicamentos 2ª a Sáb. 09:00 às 18:00 h. Rua Betari, 38 (Ao lado do Shop. Penha) FÊNIX CLÍNICA VETERINÁRIA Cães, Gatos, Animais Selvagens, Aves Ornamentais e Odontologia Veterinária Competência - Carinho e Dedicação DRA. MAGDA IZIDIO DE SOUZA CRMV-SP Nº2703 ●Vacinação ●Cirurgia com anestesia inalatória ●Ortopedia ●Odontologia ●Oftalmologia ●Homeopatia ●Pensão e internação ●exames Laboratoriais ●Banho e Tosa ●Táxi Dog Fone/Fax: 2641-8179 / 2642-2035 Rua Plínio Augusto de Camargo, 121 Penha E-mail: cvfenix@terra.com.br Site: www.cvfenix.com Face: clínica veterinária fênix
Profº Silvio Santisteban
Feliz natal e um ano 2023 repleto de alegria e sucesso. MAGDA IZIDIO DE SOUZA CRMV – SP Nº 2703 - Médica Veterinária
Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
foto
divulgação

Natal: fazer doações traz benefícios para a saúde mental

Com o espírito natalino à tona e a chegada do ano novo, muitas pessoas sentem a necessidade de organização e de revisitar seus projetos pessoais. Esta época é um momento quando além de renovar as energias, é uma etapa para desapegar de roupas e itens sem uso dentro de casa e doar para as famílias mais necessitadas. A ação auxilia na manutenção da saúde mental.

O coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professor Thiago Reis Hoffmann, aponta que uma sugestão é separar os itens que podem ser doados ou não em categorias. Nessa etapa, é importante fazer um autoquestionamento quanto à utilidade dos pertencentes. “É preciso avaliar o que se sente em relação a renunciar a alguns itens. No caso de peças do armário, as reflexões devem ser objetivas: a roupa ainda é útil você? Você compraria novamente? Você se esqueceu que possuía?”, pontua.

As doações não precisam ser feitas todas de uma só vez e que cada indivíduo toma o seu tempo para autoavaliação. “Quanto mais perguntas simples forem feitas, mais fácil será o desapego. O processo pode se tornar prazeroso e contribuir com a saúde mental”, afirma. “Não precisamos esperar itens estragarem para nos desfazermos deles. Podemos procurar instituições locais que fariam bom aproveitamento desses objetos”.

O docente explica que em alguns sinais

podem ajudar a identificar quando a dificuldade no desapego precisa ser encarada com mais atenção. Roupas guardadas há muitos anos, sem uso para eventos específicos ou outros itens como roupas de cama (cobertores), brinquedos, livros e móveis empilhados ou sem utilidade aparente são exemplos. “Vale a pena destacar que quando a acumulação retira a funcionalidade do ambiente ou mesmo interfere nas relações sociais do sujeito ou do grupo familiar, deve-se buscar ajuda profissional”, afirma. Em casos específicos e extremos, é possível verificar situações disfuncionais, como o Transtorno de Acumulação Compulsiva, também conhecida com disposofobia, caracterizado pela dificuldade persistente de descartar ou se desfazer de bens, independentemente do valor real deles. “Com esse quadro, o simples ato de doar pode ser mais prejudicial do que se imagina. Nunca obrigue ninguém a se desfazer de algo, o valor emocional depositado naquele objeto é importante para o sujeito, costumam gerar angústia, ansiedade e insegurança. É preciso acompanhamento de especialistas e de ajuda psicoterápica profissional”, conclui.

CET implanta “Operação Estrada” para os feriados de Natal e Ano Novo

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar a Operação Estrada durante os feriados prolongados de Natal, de 21 a 26 de dezembro, e de Ano Novo, de 28 de dezembro de 2022 a 02 de janeiro de 2023. A operação tem como objetivo garantir a segurança de motoristas e pedestres, bem como a fluidez no trânsito, por conta do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias.

A CET recomenda aos motoristas com destino às rodovias que evitem deslocamentos entre as 14h e 22h das duas próximas sextas-feiras (dias 23 e 30 de dezembro), preferencialmente programando sua viagem para depois das 22h. A Companhia aconselha também que os motoristas que utilizam as rodovias no entorno da capital, em especial os que conduzem veículos de carga, evitem o acesso ao sistema viário da cidade nesse intervalo.

A previsão, segundo as concessionárias que operam as rodovias, é que 2,2 milhões de veículos utilizem a malha rodoviária do entorno da capital, tanto no sentido interior quanto no sentido litoral, entre os dias 21 de dezembro e 02 de janeiro.

Operação Estrada

A Operação Estrada visa o monitoramento da saída e do retorno à capital, será realizada nos horários previstos com maior fluxo de veículos na região das principais estradas, sendo:

Operação saída:

De 21 a 23/12, e de 28 a 30/12, nos períodos da manhã e tarde.

Operação retorno:

Segundas-feiras, dias 26/12 e 02/01, nos períodos da manhã e da tarde.

A CET irá monitorar o trânsito especialmen-

te nos acessos e chegadas das rodovias, com o objetivo de garantir a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres.

Principais Pontos de Operação

- Marginal Tietê;

- Marginal Pinheiros;

- Avenida dos Bandeirantes;

- Avenida Presidente Tancredo Neves;

- Avenida Affonso D’ Escragnolle Taunay;

- Rodovia Anchieta (Trecho urbano);

- Avenida Prof. Luís Inácio de Anhaia Melo;

- Avenida Salim Farah Maluf;

- Av. Prof. Abraão de Morais;

- Eixo Norte / Sul;

- Eixo Leste / Oeste;

- Av. Prof. Francisco Morato;

- Av. Raimundo P. de Magalhães;

- Avenida Jacu-Pêssego.

Rotas Alternativas - Os veículos provenientes da região Norte do País pelas rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna, com destino ao Sul; assim como aqueles provenientes da região Sul, pelas rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco e sistema Anhanguera / Bandeirantes, devem utilizar as Rodovias Dom Pedro I e Rodoanel Governador Mário Covas.

Os veículos provenientes do interior do Estado com destino ao litoral paulista através do sistema Anchieta/Imigrantes devem evitar a malha viária da cidade, especialmente a Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes, fazendo uso do Rodoanel Governador Mário Covas.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue SP156.

Áries: Quando alguém encontra seu caminho, precisa ter coragem suficiente para ousar. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para nos mostrar a estrada certa em nossa vida.

Touro: Que o Natal nos inspire na busca da harmonia e da paz. Que este espírito prevaleça sobre o mal e nos ajude a promover a concordância e a aceitação entre todos os seres humanos. Feliz Natal e um abençoado 2023.

Gêmeos: Que você tenha um Natal cheio das mais alegres flores, dos mais perfeitos pensamentos, de uma luz imensa que lhe ilumine os caminhos, e principalmente, com todos aqueles sonhos que só Deus pode permitir que tenhamos.

Câncer: Natal é a oportunidade perfeita para fortalecer e intensificar os laços que nos unem à nossa família e aos nossos amigos. É época de confraternizar, de promover a paz e a harmonia. Que o espírito natalino ilumine a sua vida e de sua família.

Leão: Que o menino Jesus ilumine o Natal com a esperança de dias melhores e momentos especiais em sua vida. Que Ele ilumine sua família para que jamais esqueçam que a compreensão é à base de tudo. Que este Natal seja mais do que uma festa, seja um recomeço cheio de paz.

Virgem: Ilusões e alegrias de outros anos e outras festas parecem viver novamente no coração de quem as lembram. Que os dias deste Natal sejam dos mais alegres, seguidos por um Ano Novo repleto de paz e muita felicidade!

Libra: A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. Que seu Natal seja muito abençoado!

Escorpião: No Natal procuremos esquecer as mágoas, as ambições, o ódio, a inveja, a arrogância e as injustiças, levando em conta que podemos crescer na imagem do filho de Deus, amando a si e aos outros sem distinções.

Sagitário: Natal quer dizer um espírito de amor, um tempo quando o amor de Deus e o amor dos seres humanos deveriam prevalecer acima de todo o ódio e amargura, um tempo em que nossos pensamentos, ações, e o espírito de nossas vidas manifestam a presença de Deus.

Capricórnio: Que é o Natal? É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero de que cada xícara se encha com bênçãos ricas e eternas, e de que cada caminho nos leve à paz.

Aquário: Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito.

Peixes: Mesmo que o plantio seja árduo, a união de nossos esforços resultará em progresso e esperança. Que você tenha um Feliz Natal com Boas Festas e que o ano de 2023 seja de muitas realizações e alegrias.

São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 - Página 7 São Paulo Leste G
Coordenador do curso de Psicologia da Anhanguera explica que desapego pode ajudar no equilíbrio emocional e alerta para dificuldades

Cerca de 5 milhões de veículos devem deixar a Capital paulista pelas principais rodovias no Natal

Há expectativa de aumento de tráfego sentido Litoral e Interior. Haverá reforço operacional nas rodovias para trazer mais segurança ao usuário pelas três faixas da pista Norte da Imigrantes (SP-160).

Neste feriado de Natal, as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, regulado pela ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) intensificam o monitoramento das pistas, operação e os serviços de atendimento aos usuários para minimizar os impactos do aumento do fluxo neste período. A previsão é de que mais de 4,2 milhões de veículos sigam para o Litoral e interior pelas principais rodovias de saída da capital paulista de quinta-feira (22/12) a domingo (25/12).

Nas rodovias administradas pelo DER, são esperados 700 mil veículos neste feriado de Natal.

Operações especiais - Obras e cargas excepcionais. Durante os feriados serão suspensas as obras que causam interferências no tráfego, assim como haverá restrições para circulação de veículos com cargas excepcionais.

Haverá reforço nas equipes de colaboradores das praças de pedágio para agilizar o atendimento. Além disso, sempre que necessário, será implantada a operação papa-fila para intensificar o aten-

dimento e evitar ou reduzir a formação de filas.

No Sistema Anchieta-Imigrantes (SP 150 e SP 160) serão implantados esquemas especiais para distribuir melhor o fluxo de veículos nos feriados. Para o feriado do Natal, por exemplo, há previsão de implantação do esquema 7x3 para descida sentido litoral. Para subida será feita a operação 2x8.

Movimentação nas principais vias concedidas

Horários de pico: O movimento de saída para o Natal deve se intensificar a partir da 0h de quinta-feira (22/12) até as 0h de segunda-feira (26/12).

No Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). a expectativa para o Natal é de que 460 mil veículos utilizem as rodovias do sistema em direção à Baixada Santista. A previsão é de que o movimento sentido litoral se intensifique após o Natal. A partir do dia 26/12, das 8h às 19h59, será implantada a Operação Descida (7X3).

Os usuários poderão utilizar para descida as pistas Sul e Norte da via Anchieta (SP 150) e pelas três faixas da pista Sul da Imigrantes. A subida será realizada somente

Na Rodovia dos Tamoios (SP 099), cerca de 126 mil veículos deverão trafegar pela via entre os dias 23 e 26/12 rumo ao Litoral Norte. A previsão é de operação normal (2x2), com duas pistas para descer e duas pistas (novas) para subir a serra. Não será permitido o tráfego de veículos de carga sentido Litoral na sexta-feira (30) das 16h à 0h, sábado (31) das 8h às 12h e domingo (01) das 8h às 12h. Sentido São José dos Campos: sexta-feira (30) das 13h à 0h, sábado (31) da 0h às 17h e domingo (01) das 15h às 23h.

Na Ayrton Senna-Carvalho Pinto, a previsão para o feriado do Natal é de que mais de 1,37 milhão de veículos passem pelas quatro praças de pedágio do corredor nos dois sentidos. O maior movimento é esperado para os dias 23/12, das 7h às 19h, e 26/12, das 7h às 18h (sentido interior).

O Sistema Anhanguera-Bandeirantes deve receber no Natal cerca de 740mil veículos entre a saída e chegada à Capital, da 0h de quinta-feira (22/12) a 0h de segunda-feira (26/12). Horários de maior fluxo: sentido Interior,

das 17h às 18h de quinta-feira (22/12), das 15h às 20h de sexta-feira (23/12), das 8h às 11h do sábado (24/12). No retorno, sentido Capital, a maior movimentação é esperada entre as 16h e 20h de domingo (25/12).

Neste feriado também estará em vigor a Operação Caminhão nos domingos (25/12 e 1/01).

Neste caso, esse tipo de veículo que se destina à Capital pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) deverá utilizar a Via Anhanguera (SP-330) no trecho do km 48 ao km 23, entre Jundiaí e São Paulo, acessando a rodovia pela saída 48 da Bandeirantes.

Pelo Sistema Castello-Raposo, administrado pela CCR ViaOeste, são esperados 630 mil veículos durante o Natal. Horários de tráfego mais intenso: dia 22/12, no sentido interior, das 17h às 18h e

na sexta, (23/12), das 15h às 20h; sábado (24/12), das 8h às 11h. No retorno, no domingo (25/12), é esperado tráfego mais intenso das 16h às 20h.

Já a CCR RodoAnel prevê que cerca de 1 milhão de veículos circulem no trecho Oeste do Rodoanel. Horário de maior movimentação: quinta-feira (22/11), das 17h às 18h, na sexta (23) das 15h às 20h e no sábado (24), das 8h às 11h. No domingo (25/12) a expectativa é de tráfego normal.

Pelos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, administrado pela SPMar, devem circular 527 mil veículos no Natal, entre os dias 23 e 26/12. Horários de maior fluxo: sexta-feira (23/12): entre 7h e 10h e 16h e 19h; sábado (24/12): entre 10h e 12h e 16h e 21h; domingo (25/12): entre 7h e 10h e 16h e 21h.

Página 8 - São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 São Paulo Leste G
foto divulgação

7 dicas para manter o equilíbrio nas comemorações

Especialista revela o que fazer para manter o bem-estar e aproveitar

O fim de ano já está chegando com direito às várias confraternizações características desta época! Mas isso não precisa ser um problema para os resultados que você conquistou até aqui. Com dicas práticas de aplicar no dia a dia, você encontrará o equilíbrio e motivação para manter a sua melhor versão e ainda assim aproveitar essas datas tão especiais. Confira as orientações do médico nutrólogo especialista em obesidade Dr. Nataniel Viuniski, Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition:

1- Não pule refeições

Seja nos jantares de fim de ano, nas confraternizações da empresa ou entre amigos, faça todas as refeições do dia para não chegar com muita fome aos encontros. “Procure optar por alimentos leves e menos gordurosos, como carnes brancas (peixe ou aves), também invista nos vegetais ou nos shakes proteicos que podem ser consumidos no lugar de uma refeição, pois eles oferecem nutrientes com calorias controladas”, ensina o nutrólogo.

2- Permaneça ativo

Essa é a melhor maneira de ajudar a manter os seus resultados!

maneira as festas de fim de ano

4- Invista no verde Não deixe os legumes e as verduras de fora dos eventos e das confraternizações! “Iniciar a refeição pela salada realmente ajuda a garantir mais saciedade e reduzir o risco de exageros por conta das fibras”, comenta Viuniski.

5- Coma de forma consciente Mastigue devagar e aprecie cada preparação, afinal é um momento muito especial e único no ano. Apenas não exagere no tamanho das porções.

6- Hidrate-se bem!

Caso não seja possível ir à academia, faça uma caminhada na rua, leve o cachorro para passear, troque o elevador pelas escadas ou treine em casa mesmo.

3- Atente-se aos snacks e petiscos!

Muitos deles são calóricos e têm calorias vazias, como é o caso dos salgadinhos. Portanto, opte por frutas e pequenas quantidades de castanhas e nozes, ou mesmo petiscos ricos em proteína, como por exemplo as barras de proteína, que saciam por mais tempo.

A sede muitas vezes pode ser confundida com fome e fazer você ingerir calorias desnecessárias. Beba água e chás com frequência e mantenha-se hidratado mesmo nos dias que fogem da rotina!

7- Beba com moderação

Estabeleça um limite de bebida alcoólica que você planeja tomar nas confraternizações e cumpra-o. Também é importante alternar um copo de drink com um copo de água para hidratar e ajudar o corpo a eliminar as toxinas que são metabolizadas no organismo. Evite consumir bebidas alcoólicas de estômago vazio.

São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 - Página 9 São Paulo Leste G
da melhor foto: divulgação

Bolacha de Mel de Natal

Ingredientes: 70 gramas de mel; 50 gramas de açúcar; 60 gramas de manteiga sem sal amolecida; 1 pitada de sal; 1 ovo; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 1 colher (café) de canela em pó; 200 gramas de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento químico em pó. Preparo: Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata até obter um creme. Junte o ovo e a baunilha. Continue batendo. Acrescente o mel e bata novamente. Acrescente os ingredientes secos peneirados juntos. Bata na batedeira e depois amasse com as mãos até obter massa lisa e compacta. Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e reserve na geladeira durante 1 hora. Após o tempo de descanso na geladeira, abra a massa com o auxílio de um rolo até ficar com 10 mm espessura. Corte as bolachas usando cortadores com motivos natalinos. Coloque as bolachas em um tabuleiro forrado com papel manteiga e asse em

forno pré-aquecido (180º) durante 10 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados. Aguarde esfriar um pouco para retirar do tabuleiro. Dica: Se quiser, pincele com glacê feito com 1 clara de ovo; 1 1/3 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado; 1 colher (chá) de suco de limão. Bata a clara até espumar. Junte o açúcar e o suco de limão. Bata até incorporar. Bata vigorosamente durante 2 minutos até formar creme consistente. A seguir, passe nas bolachas e espere secar para embalar. As bolachas também podem ser cobertas com chocolate derretido em banho-maria.

O hormônio de crescimento pode mudar o futuro de crianças com déficit de altura

Além do talento e da conquista da Copa do Mundo, Leonel Messi vem chamando atenção sobre a importância do tratamento com hormônio de crescimento. Ainda criança, o craque passou pelo tratamento com GH, uma proteína produzida pela hipófise, pequena glândula localizada na base do crânio, e que estimula o crescimento dos ossos e, consequentemente, o ganho de estatura.

O déficit de crescimento precisa ser diagnosticado após uma avaliação detalhada do especialista em Endocrinologia. “Além de exames de sangue, o raio-X das mãos é outro exame complementar.

Traumas durante o parto e problemas genéticos podem ser algumas das causas do baixo crescimento”, explica a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato.

O hormônio GH tem outras funções além do crescimento. Ele também é responsável por aumentar e reter o cálcio, aumentar a massa muscular e a mineralizar os ossos.

“Com o diagnóstico correto, o tratamento tem como base aplicações diárias de hormônio GH e que já são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conta Dra. Lorena.

Dra. Lorena Lima Amato - especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e doutora pela USP.

Página 10 - São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 São Paulo Leste G
foto GB Edições

Viaduto da China no Itaim Paulista será parcialmente interditado para manutenção

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações do Viaduto Rosita Macedo de Andrade – da China, ligação entre as avenidas Marechal Tito e Prof. Alípio de Barros, no Itaim Paulista, zona leste da cidade, que será interditado parcialmente a partir desta segunda-feira (19), para serviços de manutenção a serem realizados 24 horas por dia, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, com duração prevista de 40 dias.

Alternativas

● Os veículos provenientes da Avenida Prof. Alípio de Barros com destino à Avenida Marechal Tito, poderão seguir à direita na Rua Adriano Seabra, à esquerda na Rua Erva de Santa Luzia, à esquerda na Avenida Estrela da Noite, Rua Cordão de São Francisco, Rua Domingos Fernandes Nobre, à esquerda na Travessa

Martins, à direita na Rua Cachoeira Manganal e à direita no Viaduto Carlito Maia;

Os veículos provenientes da Avenida Marechal Tito, sentido centro, com destino à Avenida Prof. Alípio de Barros, poderão seguir à direita na Avenida Itaim e Viaduto Carlito Maia;

Os veículos provenientes da Avenida Marechal Tito, sentido bairro, com destino à Avenida Prof. Alípio de Barros, poderão seguir em frente, realizar retorno na Rua Dr. José Pereira Gomes, Avenida Marechal Tito, sentido centro, à direita na Avenida Itaim e Viaduto Carlito Maia.

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Informações de trânsito, ligue SP156.

25 de dezembro: Não esqueça do aniversariante “As Três Árvores”

Esta é uma parábola de um autor desconhecido, que me chegou às mãos. Penso que seja tão significativa, que desejo partilhar com vocês, prezados leitores. Cada qual tire sua própria conclusão.

Havia, no alto de uma montanha, três árvores que sonhavam o que queriam ser quando grandes. A primeira disse: “Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, me disponho a ser cortada”. A segunda olhou para o riacho e suspirou: E eu quero ser um grande navio, para transportar reis e rainhas”. A terceira árvore olhou o vale e disse: “Quero ficar aqui, no alto da montanha, crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus”.

Anos se passaram. Certo dia, três lenhadores, nada ecológicos, vieram cortar as três árvores, ansiosas por se tranformarem naquilo que sonharam. A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho coberto de feno para os animais. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando gente e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando ficar no alto da montanha, acabou em grossas vigas e foi colocada ao lado de um depósito. E as três árvores se perguntavam desiludidas e tristes:”Por que isso?”

Numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, em que havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naqueli cocho de animais. E, de repente, a primeira árvore viu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore, anos mais tarde, transportou um homem, que acabou dormindo no barco.

Quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, este homem levantou-se e disse: “Acalme-se! E a tempestade cessou. Num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Sentiu-se horrível e cruel. Mas, no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria, e a terceira árvore entendeu que sempre se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

As árvores haviam tido sonhos...Mas as suas realizações foram mil vezes melhores e e mais sábias do que haviam imaginado. A mão invisívil e poderosa de Deus dirigiu seus sonhos para uma realização superior aos seus sonhos.

(Colaboração do professor e Dr. Osvaldo Georgjcovic).

São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 - Página 11 São Paulo Leste G
Maria Soldado

Quase estreando

nova novela

As gravações da novela “Vai na Fé” iniciaram em outubro, e antes disso o elenco se viu envolto com as preparações. A atriz Carla Cristina Cardoso acredita que muitas mulheres vão se identificar com a sua personagem Bruna, melhor amiga e vizinha da protagonista Sol, vivida por Sharon Menezzes. “A Bruna é uma típica mulher brasileira. Eu tenho Brunas na família, minha mãe foi uma Bruna. As mulheres vão se identificar e eu acho que é uma forma delas terem mais esperança. Bruna é resistência, uma mulher suburbana. A união das amigas é tão grande que até a gravidez foi próxima, as duas engravidaram na adolescência”. A trama de Rosana Svartmann pretende falar sobre resiliência e como é possível driblar as situações difíceis que algumas vezes a vida nos impõe. Será mostrada na faixa global das sete da noite.

Na praia

Agatha Moreira e Rodrigo Simas foram clicados na praia aproveitando o sol ao lado de Yanna Lavigne, mulher de Bruno Gissoni e cunhada de Rodrigo, e das meninas, Madalena, de 5 anos, e Amélia que completou onze meses; elas são filhas de Yanna e Bruno. A animação correu solta e as crianças brincaram muito com os titios famosos. Tanto Agatha quanto Rodrigo não se importaram com os paparazzis que estavam de plantão no local e fizeram vários cliques.

Homenagem a Eddie Murphy

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood anunciou que Eddie Murphy receberá o “Prêmio Cecil B. DeMillie” na próxima cerimônia de premiação que acontecerá no dia 10 de janeiro de 2023. Ele merece.

Morre mulher do baterista do “Rolling Stones”

A viúva do baterista Charlie Watts, Shirley Ann Shepherd, morreu aos 82 anos, segundo informou a família. O falecimento aconteceu devido a uma curta doença e um pouco mais de um ano depois da morte de Watts, ocorrida em agosto do ano passado. Eles foram casados durante 57 anos, tiveram uma filha e consta que Shirley sentiu muito a falta do marido e desenvolveu um quadro depressivo durante o luto.

Romântico

Gabi Martins e Lincoln Lau estão curtindo viagem romântica em Porto de Galinhas, no Pernambuco. A cantora foi surpreendida com pedido de namoro romântico que teve buquê de flores, aliança e chuva de pétalas de rosas. Felicidades ao casal.

Festa de aniversário

O menino Leo Mendonça Huff, filho da saudosa Marília Mendonça e Murilo Huff, completou três aninhos e ganhou festa organizada pela avó, Dona Ruth, e pelo pai. O evento reuniu familiares e amiguinhos do menino e teve como tema a Copa do Mundo. Bonito de se ver.

No “BBB 23”

Atualmente, Paulo Lessa está finalizando as cenas de seu personagem Ítalo na novela “Cara e Coragem” e depois deverá curtir um período de férias. No entanto, o artista está cotadíssimo para o novo folhetim de Walcyr Carrasco – “Terra Vermelha”, no qual contracenará com Tatá Werneck, Débora Ozório, Glória Pires, entre outros. Por enquanto, não foi divulgado detalhes sobre o novo personagem de Paulo Lessa. É esperar e conferir.

Disponível no Globoplay

É bem provável que Silvero Pereira vai integrar a turma do Camarote, no “BBB 23”. A participação dele é tida como certa porque durante a última edição do reality, Silvero esmerou-se na produção de vídeos com paródias da atração e agradou muito aos seguidores do programa. Agora, é esperar para ver por que os nomes dos participantes são revelados dias antes da estreia do “BBB”.

Será?

No último domingo Galvão Bueno publicou em suas redes sociais que estava no estádio para a transmissão de sua última Copa do Mundo na TV aberta. Quer dizer então que o apresentador poderá narrar a próxima copa no streaming ou na TV paga? Fica a pergunta no ar. Só o tempo dirá o significado de sua “misteriosa” postagem!

A cor da roupa das princesas E a realeza britânica continua sendo notícia no mundo todo. Desta vez o destaque ficou por conta da Princesa de Gales, Kate Middleton e da princesa Charlotte que compareceram a um evento real de Natal em Londres, acompanhadas pelos príncipes William e George usando o mesmo tom de roupa para o evento. Mãe e filha estavam usando agasalhos em tom de vinho. Claro, virou manchete!

Fazendo moda

Natália Toscano, mulher do sertanejo Zé Neto, é muito antenada quando o assunto é moda. Ela tem feito sucesso na rede mostrando looks monocromáticos cheios de estilo e sensualidade. A influencer tem quase quatro milhões de seguidores no Instagram.

O novo jurado do “The Masked Singer Brasil”

A novela “Pão-Pão, Beijo-Beijo”, produzida em 1983, está disponível no Globoplay, como parte do projeto de resgate dos clássicos de dramaturgia. A história começa depois que um acidente de trânsito em Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, marca para sempre a vida de três personagens da novela: Ciro (Cláudio Marzo), um motorista de ônibus, Soró (Arnaud Rodrigues), um imigrante nordestino que trabalha transportando mercadorias com uma carroça de mão, e Bruna (Elizabeth Savala), uma moça rica, autoritária e de temperamento forte. Devido ao acidente, Ciro e Soró são despedidos de seus empregos. Como compensação pelos prejuízos, a família de Bruna, que possui uma rede de cantinas italianas, emprega os dois. E, a partir daí, a trama segue.

Aí vem casamento Larissa Manoela compartilhou com seus seguidores o pedido de casamento feito por seu amado André Luiz Frambach, durante viagem a Fernando de Noronha. O casal revelou que deverão optar por uma celebração íntima somente para a família e amigos. “(...) A gente é muito família”, revelou Frambach. “A gente gosta de curtir com as pessoas mais próximas, é mais caseiro, curte fazer uma coisa mais fechada justamente pela nossa realidade, tudo tem uma grande visibilidade. Mas eu gosto de uma festa”, arrematou Larissa Manoela.

Torcendo pela atriz

Claudia Rodrigues revelou que está prestes a submeter-se a uma cirurgia de alto custo na Flórida, nos Estados Unidos. O procedimento deverá ser entre março e abril do próximo ano. “Estou bem animada. Vou me curar. Essa cirurgia vai sarar minhas sequelas. É genial”, contou Claudia que há anos luta contra a esclerose múltipla. “É uma cirurgia nova, que promete uma melhora de 80% nas sequelas. Há pessoas que já não andavam mais, elas fizeram essa cirurgia e voltaram a andar. Assim como gente com um monte de dificuldades, que usava sonda e tinha visão e fala comprometidas. O médico descobriu que pessoas com doenças degenerativas têm o canal entre os olhos, acima do nariz, obstruído. Então, não há refrigeração para o cérebro. As células vão morrendo. Com essa cirurgia, ele mapeia o corpo, vê o que falta de vitaminas etc, para poder equilibrar a pessoa”, explicou Claudia Rodrigues. Força, menina! Vai dar certo.

Adriane Galisteu continuará no comando do “A Fazenda” que no próximo ano aparecerá em sua décima quinta edição. E mais, a apresentadora só tem a comemorar porque ela também estará no “Power Couple” que estreará logo no início do ano. E que Galisteu tenha cada vez mais sucesso.

Mateus Solano é o novo jurado da terceira temporada do reality. Com o time de jurados completo, ele se junta a Sabrina Sato, Taís Araújo e Eduardo Sterblitch na missão de descobrir quem são as personalidades escondidas atrás das máscaras que vão dar o que falar neste verão. No dia 22 de janeiro, novos mistérios e novas fantasias vão embalar o domingo à tarde da Globo sob o comando de Ivete Sangalo e com Priscilla Alcantara nos bastidores. “Estou muito feliz e honrado por ter sido convidado a integrar a bancada do ‘The Masked Singer Brasil’!

São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 - Página 12 São Paulo Leste G
foto João Miguel Jr-RG/GB Edições foto João Miguel Jr-RG/GB Edições foto Leonardo Rosário-RG/GB Edições foto Antonio Chahestian/GB Edições foto Fábio Rocha-RG/GB Edições
Na
Faturando
Em 2023
Lucy Alves tem feito sucesso na novela “Travessia” interpretando a personagem Brisa e paralelamente é a estrela da nova campanha publicitária de uma marca de cosméticos. Numa entrevista recente, a artista falou sobre o novo trabalho e de sua alegria em falar diretamente à mulher brasileira da importância do autocuidado.
foto Fábio Rocha-RG/GB Edições

Histórias de serenata Uma lição de vida

Hoje vamos contar a história de um cliente que estava com câncer em fase avançada, e que toda a família e amigos se mobilizaram para fazer de seu aniversário, um evento inesquecível.

A filha Cláudia nos contata para uma serenata dizendo que esta poderia ser a última homenagem a seu pai por conta do estado de saúde.

Saímos de São Paulo em trio atravessamos a cidade para chegar em Caucaia do alto onde ficava a sua residência.

Era um dia de verão com muito sol, mas antes havia caído muita água do céu então todo o solo estava muito encharcado.

O ano era 2004. Sem o Waze para nos orientar e ainda a base de guia, enfrentamos não só as estradas lamacentas e escorregadias, mas também a incerteza do endereço.

Enfim chegamos ao local. Avisamos a sua filha e nos preparamos para entrar em cena. Nossos pés se encheram de barro logo no primeiro passo e os carregamos até o ponto de concentração da festa. Era um terreno grande com o homenageado perto da churrasqueira, meio cabisbaixo e quase sem sorriso.

Tocamos a primeira música e todos já fizeram a grande roda, trouxeram o seu Felipe para o centro dela e ele ali ficou até o fim da serenata. Todos

cantaram conosco todas as músicas e a cada uma delas nosso homenageado reagia de forma diferente. Ele via a cena sem acreditar no que estava acontecendo. Depois de muitas lágrimas, muito canto agora era a vez dele falar.

Eis que ele surpreende a todos com o seu discurso de agradecimento. Agradeceu a presença de todos e disse que a vida mesmo lutando com todas as suas forças, parecia escapar por entre seus dedos, mas tudo isso não seria mais forte do que a vontade de lutar por ela e perceber que toda aquela demonstração de amor o havia tocado profundamente, e que se partisse naquele momento, morreria com uma das poucas certezas que teve durante a sua experiência terrena: A de que quando tudo parece sem sentido um ato como aquele transmuta e potencializa a força máxima do amor dentro de si percebendo então o seu real significado, e que só por isso já valeu a sua existência.

Texto Fredi Jon

Acompanhe este tema em vídeo animado no Minuto Serenata no canal SERENATA & CIA do YouTube

Sociedade Esportiva Santa Lúcia da Ponte Rasa década de

A. A. República - 1971

São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 - Página 13 São Paulo Leste G CALHAS WM Av. Cangaíba, 3.105 Fone: 2647-3424 96561-3094 Whatsapp e-mail: ccalhaswm@gmail.com Fabricação Calhas - Rufos Coifas - Dutos
Ao lado do craque Spina está o grande meia Atacante Caninha, defende as cores do Praça do Jd Robrú Ao lado do craque Spina está o grande meia esquerda Deley, defendeu as cores do Az de Ouro do Itaim Paulista
fotos
Ao lado do Craque Spina está o grande Geraldo, Diretor do Bela Vista de Guaianases
divulgação
80 Ao lado do Craque Spina está o grande meia esquerda Kiko, defendeu as cores do Flor do Morro Em pé: Presidente Sr. Luis Sergio, Nego, Cosmo, Betão, Valteka, Marcos, Lacinho e Betinho. Agachados: Massagista Carneiro Bacia, Mazinho, Betinho, Poli, Derela, BaleiaTécnico Aristides

Natal: entenda por que essa época mexe tanto com as pessoas

Quando se fala em Natal, as pessoas costumam pensar em presentes em volta da árvore, decoração especial com muitas luzes, às vezes a representação do presépio, a mesa farta e a família e os amigos reunidos para comemorar. Segundo a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Sueli Cominetti Corrêa, há muito o que se considerar sobre a celebração, inclusive sobre a época em que ocorre.

“Dezembro é um período que já traz expectativas por conta das férias escolares e profissionais e que promove, pelo próprio contexto, proximidade entre as pessoas e alegria pela ausência das pressões diárias. As pessoas tendem a ficar mais disponíveis e entusiasmadas quando têm o ‘dia para elas’. É também a época de fechamento de ciclos (ano escolar, metas, ano-exercício nas empresas ...) um período que encerra muita dedicação e que precisa de um “balanço”, uma análise do que foi vivido, atingido, conquistado. Crianças ‘passam de ano e mudam de série’, pessoas concluem

compromissos... Por si só, é uma época, de reflexão”, conta a especialista.

A docente também lembra que a representação do Natal é transmitida de geração para geração e que já faz parte da tradição dos brasileiros. Mas além do período, vem revestido de muito significado: enquanto termo, a palavra remete à ideia de nascimento/renascimento. Se fazemos reflexões sobre as conquistas e etapas ven-

cidas, também é uma época que remete a um balanço interno, do que foi bom ou não.

“Vai além da análise do que foi alcançado no plano profissional, acadêmico ou do dia a dia, a data pode fazer as pessoas ponderarem sobre a própria vida, o sentido dela; o que é importante e se elas estão fazendo o que acreditam ser o certo e o que importa para serem felizes; se estão dedicando tempo para as pessoas que amam e se têm demonstrado seu amor”, explica a psicóloga.

É por isso que vemos pessoas mais introspectivas e outras, mais adeptas às festas, mais sensíveis e emotivas. Para a psicóloga, quando pensamos em tudo isso, entendemos o porquê as festas de fim de ano costumam ser, para muitas pessoas como um grande marco: de libertação de um ano difícil, a comemoração por conquistas ou então um chamado interno para mudança. “Por tudo isso, o Natal acaba sendo um momento em que as pessoas estão repletas de emoções, podendo agir de forma mais compreensiva, cuidadosa e até carinhosa”, opina a especialista.

HÁ QUEM NÃO GOSTE DA DATA, E ESTÁ TUDO BEM!

Todo mundo deve se curvar às tradições natalinas? A resposta é: não! Assim como “o Grinch”, personagem conhecido na literatura e no cinema, que odeia o Natal, há aquelas pessoas que passam bem longe das comemorações e preferem a introspecção.

Para a psicóloga, isso pode ter origem na própria história da pessoa, nas suas referências e valores, ou até em experiências dolorosas ou tristes. Além disso, as condições atuais da pessoa, como problemas financeiros; situação amorosa e/ou profissional, podem remeter a um movimento interno mais de observação, silêncio e ponderação.

Quem não gosta do Natal não deve ser julgado, mas entendido. “Este é um momento de compreensão e as pessoas devem ser respeitadas em suas individualidades. Para que todos possam aproveitar a data da forma como melhor se sentirem bem, é preciso respeito e aceitação”, finaliza a docente.

Página 14 - São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 São Paulo Leste G
Proximidade da data costuma deixar as pessoas mais emotivas, algumas mais receptivas, outras mais introspectivas. Afinal, o que acontece?

Perfil

Nome completo: Sheron Mancilha Menezes

Nome artístico: Sheron Menezzes

Data de nascimento: 26 de novembro de 1983

Signo: Sagitário

Idade: 39 anos

Cidade natal: Porto Alegre – RS

Profissão: atriz

Curiosidades: Sheron estreou em novelas no ano de 2002, em “Esperança”, interpretando a personagem Julia.

Na Globo já participou de várias novelas sendo a última “Bom Sucesso”, em 2019. Na Netflix protagonizou a série “Maldivas”. Em novembro de 2010 acrescentou mais uma letra “z” em seu sobrenome. A atriz é casada com Saulo Bernard e mãe do pequeno Benjamim. Em breve, todo o talento de Sheron poderá ser conferido em “Vai na Fé”, novela que substituirá “Cara e Coragem” na telinha da Globo. Na nova novela ela interpretará a protagonista Sol

São Paulo, 24 a 31 de dezembro de 2022 - Página 15 São Paulo Leste G Fone: 2294-8088 / Fax: 2293-5325 Rua Antonio Lobo, 95/103 - Penha www.istambul.com.br Theodoros daris & Cia. LTda. Desde 1953
Sheron Menezzes foto João Miguel Jr-RG

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.