Page 1


Geral

2

Niterói, 7 a 13 de junho de 2014 www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Zveiter faz palestra em encontro de estudantes de direito

Leis a caminho Proposta dá poder de polícia aos guardas municipais

Projeto visa estabilidade para paternidade responsável O Senado aprovou um projeto de lei da Câmara que estende a estabilidade no emprego – que atualmente é concedida às mães por cinco meses, após o nascimento da criança – para quem ficar com a guarda do bebê, em caso de morte da mãe. A autora da matéria, ex-deputada Nair Xavier Lobo (PMDB-GO), acredita que a estabilidade no emprego estimulará a paternidade responsável e adoção dos bebês. Para a relatora no Senado, a então senadora Fátima Cleide (PT-RO), “se o Estado não pode, diretamente, assistir a todos os graves problemas que envolvem a criança, pode, sim, ser solidário, e atuar de forma eficiente para que o trauma causado pela perda de uma mãe seja imediatamente provido com o carinho do pai ou da pessoa que substituirá a genitora”. O texto foi aprovado sem alterações e segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Medida provisória flexibiliza ‘A voz do Brasil’ Durante a Copa do Mundo, “A voz do Brasil” terá horário flexível nas rádios. A medida provisória foi assinada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada na edição do dia quatro de junho, do Diário Oficial da União. Ela determina que, entre 12 de junho e 13 de julho, o programa poderá ir ao ar entre as 19h e as 22h, não obrigatoriamente às 19h como de costume. Entretanto, a exibição continuará obrigatória. A proposta está em discussão no Congresso Nacional.

Agentes terão novas regras para usar cassetetes A Comissão de Constituição e justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, novas regras para o uso de cassetetes e outras armas perfurocortantes pelos agentes de segurança pública nas atividades de policiamento ostensivo, em todo o Brasil. Pelo texto, cassetetes não podem ser usados em festividades e celebrações, mas o cassetete elétrico de baixa amperagem poderá ser usado para inibir agressões e manter a ordem pública. Se houver lesões, devem ser registradas em livro próprio e enviadas à autoridade competente. Em caso de abuso ou irregularidade, o Ministério Público deverá agir. O texto também proíbe o uso de arma de fogo contra os que estiverem em fuga e desarmados ou contra quem furar bloqueio policial, a não ser que represente risco imediato ao policial ou a outra pessoa. Estas e outras providências estão no projeto que retornará à Casa para nova deliberação, uma vez que foi alterado nas votações na Câmara.

O Estatuto Geral das Guardas Municipais (PLC 39/14) foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na quarta-feira (4). Pela proposta, as corporações terão poder de polícia, com a responsabilidade de proteger tanto o patrimônio quanto o cidadão. O projeto atribui ao integrante da guarda municipal porte de arma e o direito à estruturação em carreira única. Eles deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica à das forças militares. Emendas questionam a constitucionalidade de quatro artigos do projeto. Elas serão discutidas quando a matéria for colocada em votação no plenário do Senado, para onde será remetida com pedido de votação em regime de urgência.

Motorista não é cobrador Na quarta-feira (4), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a proposta que prevê o fim da dupla função para motoristas de ônibus, que exercem também o papel de cobrador. Só que a regra valerá apenas para ônibus urbanos que circulam nas regiões metropolitanas. A decisão final depende agora do plenário da Casa. Se o texto for acatado pelos parlamentares em plenário, as empresas que não respeitarem a proibição terão que pagar multas e podem perder a concessão do serviço.

www.gazetanit.com.br contato@gazetanit.com.br Tel. 21 2625-4907 / 99590-5340 COMERCIAL: comercial@gazetanit.com.br O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulação nos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade. Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos, estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição.

Procon-RJ autua 11 estabelecimentos Dando continuidade à Operação Camisa 10, na terça-feira (3), a fiscalização do Procon-RJ visitou o comércio no entorno do Estádio do Maracanã e na Avenida 28 de Setembro, em Vila Isabel. Os agentes fiscalizaram 30 estabelecimentos e descartaram 96 quilos de alimentos vencidos e 170 litros de chope impróprio para o consumo. Além disso, constataram ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Disque Procon 151 nos produtos. O Procon-RJ orienta que todos os alimentos estejam etiquetados com a data de validade. A nove dias da Copa do Mundo, onze estabelecimentos que apresentaram irregularidades nos produtos e serviços oferecidos ao consumidor foram autuados.

Expediente em dia de jogos Nos dias 12, 17 e 23 de junho, quando a seleção brasileira estará jogando pela Copa do Mundo 2014, o expediente nas repartições públicas de Niterói será encerrado às 13h. O horário imite só não valerá para locais em que o serviço é indispensável em razão de exigências técnicas ou por motivo de interesse público, como no caso de hospitais.

O Hotel Royal Tulip, em São Conrado, lotou no último sábado (31) para o 3º Encontro Nacional dos Estudantes de Direito da Universidade Estácio de Sá, considerado o maior evento jurídico do Brasil. Cerca de mil pessoas compareceram à solenidade. O deputado federal Sergio Zveiter (PSD) foi um dos palestrantes, ao lado do vice-presidente da República, Michel Temer, do governador Luiz Fernando Pezão, da juíza Denise Frossard, da desembargadora Ivone Caetano e do juiz federal Paulo Nader, entre outros. Zveiter falou sobre três projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto de lei 5749/ 2013, que regulamenta a profissão de paralegal. O bacharel em Direito (sem registro de advogado) poderá atuar em assessorias jurídicas e acompanhando processos. O deputado tam-

bém citou o projeto que amplia o alcance das mediações de conflito, do qual é relator, dispensando o trâmite judicial. Falou ainda sobre o projeto que amplia o âmbito de aplicação da arbitragem, criando a figura do árbitro como mediador. Zveiter preside a comissão especial da Câmara que trata do assunto.

Carga horária de professores poderá aumentar para 30 horas semanais AAssembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em discussão única, na terça-feira (3), o projeto de lei 2.956/14, do Poder Executivo, que prevê mudança de 5.650 cargos de professor docente I do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), com carga semanal de 16 horas, para 30 horas semanais. De acordo com o texto, não haverá aumento de despesa para o Governo. Das nove emendas, uma foi aprovada. Ela determina que os cargos resultantes da transformação prevista na lei deverão ser ocupados, preferencialmente, por candidatos

já aprovados em concursos públicos de provas e/ou provas e títulos que estejam dentro do prazo de validade previsto nos respectivos editais. A alteração faz parte de uma adequação da estrutura do Executivo na Secretaria de Educação, que apresentou um resíduo de cargos vagos relativos a docentes I com carga de 30 horas semanais. Isso se deu em função dos concursos realizados em 2011 e 2013, em que foram admitidos 1.823 professores com a carga horária mencionada, sendo que o contingente máximo de cargos permitido atualmente, pela Lei 6.027/11, é de dois mil.

EXPEDIENTE | Gazeta Niteroiense. O jornal que todo mundo lê. Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo. Editora: Bárbara Marques (barbaramarques@gazetanit.com.br) E-mail: contato@gazetanit.com.br. Tel: (21) 2625-4907 / 99590-5340 Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit. No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense. Colaboradoradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

ANUNCIE: comercial@gazetanit.com.br ou ligue (21) 2625-4907

Correspondência: Caixa Postal 108.002, CEP 24120-970 - Niterói/RJ

A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. | Distribuição gratuita.


3 Local Bagueira é eleito para novo mandato a frente da Câmara

Niterói, 7 a 13 de junho de 2014

www.gazetanit.com.br | gazetanit@gmail.com

Em função da Copa, comércio antecipa comemorações pelo Dia dos Namorados O Dia dos Namorados vem 'crescendo' ano a ano como ocasião de vendas de produtos e serviços, mas agora em 2014 há, como dado novo, a estreia do Brasil na Copa do Mundo, justo no dia 12. "Em função disto, e visando garantir, pelo menos, a repetição do faturamento do ano passado, o comércio em geral está investindo em propaganda, estimulando os casais a anteciparem a comemoração do Dia dos Namorados para a véspera", comenta o presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói, Charbel Tauil. Na liderança das vendas de ocasião, deverão figurar perfumes, chocolates, bijuterias, roupas e adereços. Com relação à Copa do Mundo, o evento constitui um grande apelo para a venda de adereços, à semelhança do que ocorre nas proximidades do Carnaval. As lojas que trabalham com essas mercadorias deverão registrar nas próxima semanas acréscimos de vendas de pelo menos 50%, no que diz respeito a bandeiras, apitos, camisetas, bandanas etc. "E a tendência é que essas vendas aumentem gradualmente, conforme a seleção brasileira vá avançando rumo à final", assinala Charbel Tauil. O Sindilojas Niterói aconselha o consumidor a não comprar fora de estabelecimentos lojistas, pois estará correndo grande risco de adquirir mercadorias sem origem comprovada e sem a necessária certificação do Inmetro, o que inclusive pode representar riscos para a saúde, dependendo de qual for o produto.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores foi reeleita, durante sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira, dia 3 de junho, para o biênio 2015 a 2016. A atual composição, formada por Paulo Bagueira (SDD), na presidência; Milton Cal (PP), na vice; Priscila Nocetti (PSD), como 2º vice; Luiz Carlos Gallo (PDT), 1º secretário; e Emanuel Rocha (SDD), como 2º secretário, foi mantida. A eleição, que tradicionalmente acontecia no mês de dezembro, foi antecipada depois da aprovação do projeto de emenda à Lei Orgânica 02/2014, de autoria do vereador Rodrigo Farah (PMDB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, para que a Mesa possa ter mais tempo para conhecer os trâmites adminis-

Nova linha de ônibus fará trajeto Itaipu X Charitas Em pouco tempo, Niterói terá uma nova linha de ônibus: Itaipu X Charitas (38-B). A informação foi publicada pela Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) no Diário Oficial do município, na última quartafeira (4). A linha ofertará novas possibilidades de deslocamento dos usuários do transporte municipal que residem ou trabalham em Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Largo da Batalha e demais localidades da Região Oceânica. Também servirá de integração para usuários do catamarã Charitas X Praça XV e se tornará regular após obras da Transoceânica. A linha começará a funcionar assim que o Consórcio Transoceânico apresentar a logística de frota e demanda à NitTrans, em um prazo máximo de 30 dias.

trativos da Casa. Bagueira obteve 18 votos dos seus colegas e o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), recebeu três votos, o dele e dos seus colegas de partido, Henrique Vieira e Renatinho. Em eleição separada a nova Mesa Diretora foi eleita com 18 votos favoráveis e três

abstenções do PSOL. A sessão especial de eleição foi presidida pelo vereador mais velho, José Vicente Filho (PROS), conforme prevê o regimento interno. “Agradeço aos vereadores a confiança depositada no meu nome, a primeira vez em 2009, e vou continuar trabalhando para que

Energia limpa nas praças A Prefeitura de Niterói iniciou testes com três lâmpadas de led (energia solar) em postes na Praça do Sol, na Ilha da Conceição, respectivamente com potências 150, 200 e 300 volts. Além de iluminarem por 72 horas com a bateria carregada, as lâmpadas têm sensores de claridade e de movimento, o que contribui para cair pela metade a potência quando não detectam movimentação. O objetivo é preservar o meio ambiente e reduzir o consumo de energia. Caso o resultado seja positivo, elas poderão ser instaladas em outras praças da nossa cidade.

Investindo no VLT O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) poderá apoiar a implementação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) em Niterói. A notícia foi dada na quarta-feira (4), na sede do banco, em Washington (EUA), durante uma prestação de contas da Prefeitura municipal. Em fase de estudos na cidade, o VLT é uma etapa complementar à implantação da TransOceânica, que prevê a criação de uma linha que liga Charitas ao Centro da cidade. Ele substitui as emissões do automóvel, gerando menos poluição.

Ação piloto começou em Pendotiba A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal atuará com o poder de emitir notificações e embargos em casos de flagrantes de desmatamentos, construções irregulares e quando se configurar delito que esteja ferindo o código ambiental da cidade. Integrantes da coordenadoria foram capacitados sobre em que situações o código nº 9.602, de 2008, é infringido e como os guardas devem agir. Agentes e fiscais agirão motivados por denúncias ou através de levantamento feito por qualquer um dos órgãos envolvidos na ação.

a Câmara possa seguir no caminho da aproximação cada vez maior com a população. Nossa tarefa é buscar sempre o entendimento; debater os problemas da cidade, conforme fizemos recentemente com o tema da violência pública; fiscalizar os atos do Executivo e chamar a população para ocupar o espaço que é seu”, disse Bagueira, logo após a confirmação do seu nome para mais um mandato. Para o próximo biênio algumas das metas da atual administração são a continuidade ao trabalho para tornar o prédio totalmente acessível às pessoas com deficiência; a busca pela transparência cada vez maior nos atos de gestão; e a modernização tecnológica das ferramentas de trabalho, incluindo a TV Câmara.

Núcleo da OAB tem nova direção O Núcleo das Mulheres Vítimas da Violência Doméstica da OAB Niterói será dirigido pela advogada e conselheira da entidade Eni Cezar de Campos Lima, que traz a proposta de tornar o setor independente, voltado exclusivamente para atender, orientar e encaminhar mulheres com problema da agressão para as entidades afins. Segundo ela, há pretensão de convocar as entidades ligadas aos Direitos Humanos e à cidadania, incluindo várias instituições e universidades, para que se faça um trabalho conjunto. As mulheres que procurarem o Núcleo receberão orientação e serão encaminhadas para entidades afins. Depois da OABSP, a OAB Niterói foi a segunda instituição no Brasil a criar um núcleo para socorrer as mulheres. As vítimas da violência doméstica poderão agendar o atendimento pelos telefones 3716-8922 e 3716-8923.

Neltur planeja festas juninas na cidade Representantes das comissões de Festas Juninas, apoiadas pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), reuniram-se no dia três para discutir a segurança durante as festas. Na pauta, entraram questões como instalações de gás nas barracas, problemas inerentes a fiscalização e ordem pública e ordenamento do trânsito. Cada representante fez sua solicitação em acordo com o que o poder público pode oferecer, pensando numa infraestrutura de serviços e equipamentos que atendam às estimativas de público diariamente em cada local. Os festejos juninos ocorrerão nos meses de junho e julho. A Neltur apoiará a Festa de Santo Antonio da Porciúncula, de 12 a 15 de junho; de São João, de 20 a 24 de junho; São Pedro de Jurujuba, de 27 a 29 de junho, e São Pedro de Itaipu, de 4 a 6 de julho. A Secretaria de Ordem Pública ficará responsável pela coordenação do Plano de Segurança, a CLIN – Companhia de Limpeza Urbana de Niterói fará o recolhimento do lixo, a NitTrans coordenará o ordenamento do trânsito, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos cuidará da iluminação pública, a Secretaria de Saúde fará a prestação de serviços médicos e a Neltur fará os serviços de montagem de tendas, palcos, instalação de banheiros químicos e som. A desmontagem será realizada logo após o término dos eventos.


4

Geral

Niterói, 7 a 13 de junho de 2014 www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Queda no consumo já derruba alguns preços Alguns profissionais de serviços que foram com muita sede ao pote tiveram que baixar a bola. É o caso de alguns salões de cabelereiros masculinos que chegaram a cobrar R$ 50,00 pelo corte. Pelo menos dois deles, na Zona Sul, voltaram atrás e agora fazem “promoções” a R$ 30,00 para tentar reconquistar a freguesia perdida.

Vendedores que não sabem vender celulares

Prédios com porteiros são muito mais seguros Perambulando pelas ruas de Niterói, GAMBIARRA encontrou o célebre especialista em segurança Carlos Soares Machado, policial aposentado, tomando um suco no Ponto Jovem. Caladão num canto, não se importou de conversar um pouco sobre o que mais entende: segurança pública. Anotamos algumas observações que ele fez: - Os prédios que tem porteiros são, pelo menos, 80% mais seguros dos que adotam sistemas remotos como, por exemplo, portarias eletrônicas. Uma economia perigosa. A maioria absoluta dos bandidos desiste de assaltar prédios com zeladores porque o risco de frustração é muito maior. Quem quiser viver em paz tem que investir no ser hu-

mano: porteiros. - Em casas a eficácia dos cachorros é mais do que reconhecida há décadas. O cachorro não precisa nem morder. Os latidos insistentes deixam os marginais desconcentrados e eles, na maioria os casos, acabam escolhendo outra residência, sem cães. Recomendo a raça pastor alemão, a melhor em todos os sentidos. - Dar esmolas nas ruas realimenta a vadiagem e, por conseguinte, ameaça a segurança pública. Niterói, em especial Icaraí, vê aumentar (e muito) a população de rua por causa justamente das esmolas que algumas pessoas dão. Outra praga que precisa ser extirpada é a máfia dos flanelinhas. Se todo mundo parasse de pagar eles iriam embora.

A filial de Icaraí das Lojas Americanas (rua Gavião Peixoto) está inovando. No mau sentido. Vendedores de telefones celulares não entendem, sabe de que? De telefones celulares. Leitores de GAMBIARRA até tentaram comprar aparelhos nas lojas, mas o pessoal de vendas não sabia explicar as funções dos modelos, nem como colocar chips e, pior, desconhecem como se habilita uma linha.

Táxis mais caros Antes, o passageiro ligava para uma cooperativa de táxi. Queria fazer, por exemplo, uma corrida do Ingá para Copacabana. O preço era acertado previamente por telefone e, ao chegar ao destino, o passageiro desembolsava o valor combinado. Só que o Detro resolveu atrapalhar a vida de todo mundo e obriga que os táxis só façam corridas para o Rio baseados no taxímetro. Assim, como há sempre engarrafamento (e o taxímetro cobra mesmo quando o carro está parado) as corridas subiram em média 40%. Conclusão: muita gente desistiu e resolveu pegar ônibus, barcas ou o próprio carro.

Governo do Estado lança alertas do Twitter na conta @GovRJ A melhor de Niterói Graças a tradição, simpatia dos funcionários e, sobretudo, a presença do dono Antonio Gomes (conhecido como “Seu Antonio da Gutenberg”) a livraria é citada como a melhor da cidade, numa pesquisa de mercado que foi feita recentemente por um grupo de editoras. No quesito preço a Gutenberg também ganhou nota 10. Maravilha! Um patrimônio de Niterói.

TV por cabo é bem melhor do que a com parabólica O leitor investe uma grana contratando uma TV por assinatura. Quando chove a imagem congela, sai do ar, enfim, é um transtorno. Sintoma típico das transmissões para pequenas antenas parabólicas (sistema DTH). Já quem tem TV via cabo (sistema TVC) nem sente a chuva cair. O sinal é muito mais estável. Na hora de assinar, opte por TV a cabo, que evidentemente não está presente em todas as ruas da cidade.

Telefone fixo a R$ 19,90 por mês sem limites para ligações locais Pouca gente sabe, mas a Vivo também opera em telefonia fixa. Mais: está fazendo uma promoção sensacional. Quem assina para R$ 19,90 por mês e pode falar para qualquer fixo local o tempo que quiser. O preço não altera. Mais detalhes ligue, de um fixo, para 1058.

A população do Rio de Janeiro tem mais um canal de comunicação direta com o Governo do Estado. Agora os usuários do Twitter poderão receber no celular alertas enviados pelo Governo. Diariamente, são publicadas 30 mensagens em média na conta oficial do governo na rede social. Os alertas, no entanto, só serão usados para transmitir informações urgentes, como acidentes naturais, grandes operações de Segurança Pública ou interdições das principais vias do estado. Eles podem ser recebidos como mensagens SMS no celular. Na interface do Twitter, chegam sinalizados por um ícone laranja. O objetivo dos alertas é orientar e tranquilizar a população diante de eventos que tenham impacto na rotina do cidadão, oferecendo informações con-

cretas e confiáveis nos momentos em que proliferam versões desencontradas nas redes sociais. A parceria com o Twitter é estabelecida às vésperas de marco importante - a realização da Copa do Mundo no país.

Como usar Para receber os alertas, é preciso ter uma conta no Twitter, ir ao perfil @GovRJ e clicar no ícone do sino laranja ou visitar o endereçohttp://twitter.com/govrj/ alerts. Em seguida, basta informar o número do telefone. Caso o usuário opte por não inserir seu número, pode receber o alerta através de mensagem push na tela dos aparelhos que suportam a tecnologia ou no seu próprio fluxo de notícias no Twitter, onde o alerta virá destacado pelo sino laranja.

PM abre concurso para 6 mil vagas Estão abertas as inscrições para o concurso do curso de formação de soldados da Polícia Militar no Rio de Janeiro. A princípio, são oferecidas seis mil vagas, sendo 5.400 para homens e 600 para mulheres. Os candidatos devem ser inscrever pela internet (www.exatuspr.com.br) até sete de julho. O processo seletivo envolve sete etapas: exame intelectual (prova objetiva e redação), avaliação psicológica, exame antro-

pométrico, teste de aptidão física (TAF), exame toxicológico, exames médicos e investigação social e documental. A prova de seleção está marcada para o dia 31 de agosto e será aplicada em diversas cidades. Os municípios previstos, além da capital, são Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.

Denúncia de crime ambiental O Disque Denúncia criou o Programa Linha Verde em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente. O programa disponibiliza o número 0300 253-1177 para que a população do estado do Rio de Janeiro e de outros estados possa denunciar os crimes ambientais, através de uma ligação com custo local. O 0300 garante anonimato ao denunciante e contribui para a redução dos crimes ambientais.


Geral

Niterói, 7 a 13 de junho de 2014 www.gazetanit.com.br | gazetanit@gmail.com

Felipe Peixoto pede inclusão de mais ruas de Niterói e também de Maricá no Bairro Novo

5

Copa do Mundo

Em busca de garantir a ampliação do programa, deputado prossegue com indicações de vias Com o intuito de dar continuidade ao programa Bairro Novo na Região Metropolitana do estado, o deputado Felipe Peixoto ingressou, na última quarta-feira, dia 4, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com mais indicações de ruas ao governador Luiz Fernando Pezão. Provável candidato à vice-Governadoria do Estado, Felipe Peixoto solicitou a inclusão de mais vias da Região Oceânica de Niterói, além de expandir as indicações para ruas de Maricá no programa estadual que prevê asfalto de qualidade e outras intervenções urbanísticas. Para Niterói, o deputado propôs a inclusão da Rua Professora Angelina Petrópolis, no trecho entre a Avenida Everton Xavier e a Rua 72, no loteamento Maravista. A Rua Professor Gertrudes Câmara Torres (antiga Rua 27, também no Maravista, e uma extensão de 150 metros da Avenida 1 (Rua Augusto Vieira Jacques, dentro da Associação de Moradores da Orla da Lagoa de Itaipu, a Amoli) também foram indicadas. - É importante frisar que

parte da avenida que fica fora da Amoli já está incluída no projeto. A indicação do restante da rua é fundamental para melhor atender a população - explicou o deputado estadual. Ainda em Niterói, Felipe sugeriu a inclusão da Rua Marçal Ribeiro da Cunha, no bairro de Rio do Ouro. Já em Inoã, distrito de Maricá, a indicação foi da Rua Antônio de Castilho (antiga Travessa Tocantins), com um trecho de cerca de um quilômetro de extensão. - Ruas devidamente pavimentadas contribuem em muito com a melhoria da qualidade de vida dos moradores - destacou o secretá-

rio Felipe Peixoto, que à época da elaboração do projeto para implantação do programa em Niterói era secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, e indicou a maioria das ruas já contempladas na cidade. Outras indicações - Felipe Peixoto havia solicitado em 13 de maio a inclusão da Estrada São Sebastião (antiga Estrada do Vai-e-Vem ou Estrada da Barrinha), no Engenho do Mato. No mês anterior, outras 50 ruas dos bairros de Itacoatiara, Piratininga, Itaipu, Jardim Imbuí, Santo Antônio e do próprio Engenho do Mato já haviam sido indicadas.

São Gonçalo abriga o maior entreposto de armazenamento de pescado do estado Inauguração da Coqueiro é um dos resultados de ações de política governamental O município de São Gonçalo conta, desde a última quinta-feira, dia 5, com a maior unidade de armazenamento de pescado do Estado do Rio de Janeiro. É o entreposto da fábrica Coqueiro (uma das marcas do grupo Camil) que, com capacidade para mais de 7 mil toneladas de sardinha e atum, começa a funcionar na próxima semana. Representando mais uma importante ação para a dinamização da atividade pesqueira do Rio de Janeiro, o investimento é um dos resultados de ações de política governamental intermediadas pelo deputado federal Felipe Peixoto durante os três anos que esteve à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). Com a nova unidade, a expectativa do Governo do Estado é de que haja aumento de aquisição do pescado pela Coqueiro, que utiliza a sardinha do litoral fluminense. A fábrica enlata o corpo e usa o resto na fabricação de farinha para a produção de ração, em um processo totalmente sus-

O deputado Christino Áureo com Felipe Peixoto.

tentável de aproveitamento do pescado sem perdas. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Bonifácio, a chegada de uma unidade desse porte no Rio será muito positiva para o segmento da pesca. “A Coqueiro trará geração de empregos e aumento de negócios, com impactos muito expressivos na economia do estado”, avaliou o secretário. José Bonifácio participou

da inauguração da fábrica (na Rua São Jorge, no Porto Velho), que reuniu mais de 100 pessoas. Entre as autoridades presentes à solenidade estavam a superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado Rio de Janeiro, Suely Amaral; o próprio deputado Felipe Peixoto; e o também deputado Christino Áureo. - Nosso estado sofreu uma debandada geral de empresas de pescado que, na década de 80, diante da falta de investimentos do governo, migraram em especial para o sul do país. Mas graças a ações diferenciadas adotadas para o setor pelo Governo do Estado, vemos indústrias do pescado voltando a investir no Rio de Janeiro. A Cidade da Pesca (complexo que vai gerar, pelo menos, 10 mil empregos em São Gonçalo), obras de dragagem e pavimentação no Gradim e a redução do ICMS de 19% e 16% para 2% são apenas alguns dos exemplos dessas ações – comemora o ex-secretário de estado Felipe Peixoto.

Mundial tem bilhetes da abertura e final esgotados em 1 hora Em aproximadamente uma hora, algumas das partidas mais esperadas da Copa do Mundo já não tinham mais ingressos disponíveis pelo site da Fifa. No início da madrugada da quarta-feira (4), o montante destinado aos duelos de abertura do Mundial, em São Paulo, e a final, no Rio, foi esgotado, restando apenas os bilhetes cha-

mados especiais, para pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e obesos. Por volta de 1h30, as demais partidas marcadas para o Maracanã também já não tinham mais entradas para venda, segundo informação do site da entidade, aumentando ainda mais a frustração dos torcedores, que usaram as redes sociais para

criticar o sistema de venda de ingressos. A Fifa abriu à meia-noite desta quarta-feira a venda do lote extra de 180 mil ingressos para os 64 jogos da Copa. Após enfrentarem dificuldades de acesso, muitos interessados tiveram de aguardar em uma fila virtual e, no entanto, acabaram não conseguindo ingressos para os jogos desejados.

Forte esquema de segurança marca chegada de seleções Faltando poucos dias para a abertura da Copa do Mundo, as delegações da Holanda e da Itália desembarcaram, no início da manhã da última sexta-feira (6), na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, e logo se dirigiram aos ônibus que estavam na pista de pouso. Com o auxílio de forte esquema de segurança, incluindo policiais batedores, os atletas seguiram para seus hotéis. A delegação holandesa está hospedada no Ceasar Park, em Ipanema. O hotel não fez restrição à hospedagem de pessoas que não pertençam à equipe, ao contrário do Portobello Resort e Safari, em Mangaratiba, na Costa Verde, que está fechado para hospedagens entre os dias 1º de junho e 14 de julho. Lá será a concentração da Itália. A seleção holandesa vai treinar no campo do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, também na zona sul. A previsão é que os atletas iniciem os treinamentos hoje à tarde. A seleção italiana não precisará sair do Portobello

para treinar. A delegação vai usar um espaço dentro da área do Resort, que tem as mesmas dimensões do campo de jogo do Maracanã. O esquema de segurança no local conta com integrantes da Polícia Rodoviária Federal. A primeira seleção africana a chegar ao Brasil foi a da Costa do Marfim. Os atletas desceram no Aeroporto Internacional de Viracopos, nesta manhã, e seguiram para a cidade de Águas de Lindoia, em São Paulo, onde ficarão hospedados. Já estavam no país o Chile, o Irã, a Croácia e a Austrália. A seleção australiana foi a primeira delegação estrangeira a desembarcar no Brasil para a disputa da Copa do Mundo. A delegação chegou ao aeroporto de Curitiba no último dia 28. Hoje, a Austrália encara a seleção da Croácia em um jogo amistoso. Os croatas serão os primeiros adversários do Brasil e farão a partida de abertura da competição na Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo, na próxima quinta-feira (12).

Fluminense deve ter força máxima em amistoso contra Itália neste domingo O Fluminense bastante motivado para o amistoso contra a seleção da Itália, programado para este domingo, às 17h30, no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O jogo serve como preparação para a Azzurra, que está no Grupo D da Copa do Mundo, ao lado de Inglaterra, Uruguai e Costa Rica. Já para o Tricolor é uma oportunidade de fazer receita.


Toques

6

Aniversariantes | O casal Cristiane Stavale e Jofre Saud receberão amigos para comemorar no Bella Bar, dia 13 no Aero Clube em Charitas.

Niterói, 7 a 13 de junho de 2014 www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Luiz Eugenio, editor do Na Cadência da Bateria <nacadencia.blogspot.com>

Ilu Ayê Mãe África Conhecida por realizar grandes desfiles com temas afros, a Acadêmicos do Cubango mais uma vez aposta na força da sua tradição para buscar a tão sonhada vaga no Grupo Especial. Entretanto a verde e branco da Noronha Torrezão não será a única. O encontro de Niterói com a África que acontece na cidade em 2015, deve motivar outras escolas. A Unidos do Viradouro chegou a cogitar um enredo sobre a atriz Fernanda Montenegro, mas vai abordar a trajetória dos negros no Brasil, inspirada por uma canção de Luiz Carlos da Vila, compositor de 'Quizomba Festa da Raça' que deu o título à Vila Isabel em 1988. A Acadêmicos do Sossego, que desfila pelo Grupo 'C' na Capital, seguirá a mesma linha. O encontro com a África deve inspirar também escolas que desfilam na Rua da Conceição.

Massagem para bebês Autora do livro “Massagem para Bebês – Shantala: vínculo, amor e saúde na palma da sua mão!” – Verônica França realiza palestra e oficina no 4º Salão de Leitura de Niterói (Auditório Educação e Leitura na Cidade), neste domingo (8), às 11h e às 18h. Terapeuta corporal na área de saúde da gestante e militante junto ao movimento pelo Parto Humanizado e Aleitamento Materno, Verônica apresenta em sua obra o passo a passo da massagem para bebês, destacando os inúmeros benefícios que podem ser obtidos com ela, dentre eles melhora do sono e da digestão, alívio e prevenção das cólicas, melhor desenvolvimento psicomotor e fortalecimento do vínculo afetivo.

Aquecimento Por falar em Viradouro, a escola retomou seus tradicionais ensaios de terça-feira. De volta ao Grupo Principal a promessa é de casa cheia.

****

Way Suplementos em Itaipu A loja mais completa de suplementos e acessórios esportivos de Niterói será inaugurada nesta quarta-feira, dia 11 de junho. A Way Suplementos espera amigos e convidados para uma recepção calorosa na Estrada Francisco da Cruz Nunes, nº 1.230, em Itaipu. O coquetel de inauguração será realizado das 18h às 22h.

Já a Mocidade Independente de Icaraí promove uma série de mudanças para voltar ao Grupo Principal de Niterói. A mais importante delas foi a saída do carnavalesco Ronaldo Silva. Para seu lugar a escola da Zona Sul contratou Flávio Nunes. Já a direção geral de carnaval caberá a Davi. A apresentação dos novos contratados acon-

tecerá durante evento na quadra da rua Lemos Cunha em data a ser divulgada. A Mocidade, tetracampeã da revitalização (2007 a 2010) foi rebaixada para o grupo de acesso no último carnaval.

**** Mudanças também em Piratininga. O GRBC Amigos da Ciclovia terá uma nova equipe de harmonia comandada pelos diretores João Gabriel França e Igor Garcia. Tibinho Mendes assume a direção de carnaval. Humberto Abrantes permanece como carnavalesco. O enredo ainda não está definido mas a escola avalia duas opções: Gérson, o canhotinha de ouro' ou 'Mulata, a mistura perfeita'. Cer-

to é que a escola de Piratininga quer avançar à categoria de escola de samba.

**** Na Capital, algumas escolas estão em fase de entrega de sinopse. A São Clemente é uma delas. O enredo, uma homenagem ao carnavalesco Fernando Pamplona, está sendo desenvolvido pela recém contratada Rosa Magalhães.

**** Esta não será a primeira vez que Pamplona será lembrado na Sapucaí. Em 1994 a Cubango se apresentou com o enredo “Ao Mestre com Carinho", na época desenvolvido pelo carnavalesco Etevaldo Brandão.


Niterói, 7 a 13 de junho de 2014 www.gazetanit.com.br | gazetanit@gmail.com

Mundo QUE TAL UM AMISTOSO? A Seleção Brasileira de Futebol de 5 (modalidade para deficientes visuais) foi campeã no torneio Quad Nations, após vencer Vasco e Flamengo, ops, após vencer Espanha e Itália, e empatar com a Inglaterra. MANDA QUE PODE... O Código de Conduta da Fifa traz algumas proibições além das já tradicionais (armas, drogas, tablets, fogos de artifício, instrumentos musicais, etc). São elas: escadas (?), bexigas, objetos com mais de 25 centímetros (ator pornô não entra), farinha e rolo de papel, entre outros.

LÔRA BURRA É A PQP... Após testes em camundongos, cientistas americanos descobriram que a cor do cabelo é determinada por uma única letra do código genético que não tem nenhuma relação com o nível de inteligência. As louras agradecem. DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS... Decreto da presidente Dilma regulamenta a lei antifumo. Dentro de seis meses será proibido fumar em locais fechados e de uso coletivo, públicos e privados. Não poderá haver mais os “fumódromos”. Também não poderá haver mais nenhuma propaganda em relação ao tema, nem mesmo nos pontos de venda. Já o álcool, que causa infinitamente mais mortes e confusões do que o cigarro, continua liberado.

É DE FAMIGLIA... Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira e neta de João Havelange, compartilhou em uma rede social um texto que criticava as manifestações contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. A frase de maior destaque dizia que “o que tinha que ser roubado já foi”. Ninguém duvida que Joana aprendeu com o pai e o avô o que é um roubo.

TODOS ELEITOS PELO POVO... Durante reunião para rever o Código de Ética da Assembleia Legislativa do Rio, Domingos Brazão e Cidinha Campos trocaram graves acusações. Brazão disse para Cidinha que ela era vagabunda e puta. Cidinha reagiu e disse que “era melhor ser puta do que ser matador e ladrão”. Frazão continuou afirmando que “mando matar vagabundo mesmo. Sempre mandei. Mas vagabundo. Vagabunda eu ainda não mandei matar”. Cidinha prestou queixa na delegacia.

7 PERNAS PRA QUE TE QUERO... O Rock In Rio Edição Lisboa proporcionou um momento histórico: o encontro no palco dos Rolling Stones com Bruce Springsteen. As noventa mil pessoas presentes logo perceberam que estavam diante de um momento mágico. Ivete Sangalo foi o destaque brasileiro, exibindo suas belas pernas.

DE FATO NÃO EXISTE MULHER FEIA... Um estudo da Universidade de Bristol, Inglaterra, conduziu teste de laboratórios para avaliar como o álcool altera a percepção das pessoas em relação ao que é atraente. O resultado inicial diz que o indivíduo alcoolizado tende a achar qualquer outra pessoa mais atraente do que de fato seria.


8

Arte & Espetáculo Exposição exibe trabalhos de reciclagem ecológica

‘Talk Show de Bola na Copa’ continua em cartaz no Abel Fenômeno no rádio brasileiro desde 2002, a galera do Pop Bola, antigo Rock Bola se apresenta até o dia 8 no Teatro Abel com a peça “Talk Show de Bola na Copa”, uma comédia nos moldes do programa apresentado no rádio e um préaquecimento para a copa do mundo. Com Alexandre Araújo, Alexandre Tavares, Lopes Maravilha, Waguinho e BB Monstro. A peça “Talk Show de Bola” foi um sucesso e segundo eles, atendendo a cerca de cinco e-mails e duas cartas, está de volta totalmente repaginada. O novo espetáculo está de

cara nova, enfatizando a Copa do Mundo. O “Talk Show de Bola na Copa” conta com curiosidades engraçadas e os casos mais hilários sobre os Mundiais. “Talk Show de Bola na Copa” Em cartaz até 8 de junho sextas e sábados 21h e domingos 20h Ingressos: R$ 50,00 Classificação: 12 anos Teatro Abel Rua Mário Alves, 2, Icaraí.

Imprima seu flyer com 50% de desconto em www.gazetanit.com.br

Restos de cerâmica transformados em obra de arte, é com essa proposta inovadora que a exposição “Cacos e Ecos”, uma parceria do Unilasalle-RJ com o Atelier de Cerâmica Keiko Mayama, chega à Galeria de Arte La Salle (Rua Gastão Gonçalves 79, Santa Rosa), para uma temporada que vai de 5 de junho a 15 de agosto. A mostra tem como objetivo compartilhar experiências, a partir da reciclagem ecológica. Pela primeira vez em sua história, os ceramistas do Atelier foram convidados a observar, refletir e produzir arte com cacos descartados por eles mesmos e também com restos de obras. A abertura da exposição acontece no dia 4 de junho, às 19h. Os trabalhos da mostra “Cacos e Ecos” podem ser vistos de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.

Niterói, 7 a 13 de junho de 2014 www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Roda de samba Neste domingo, 8 de junho, a partir das 13 horas, o Quilombo do Grotão promove mais uma Roda de Samba do Galo com Batata. Desta vez a comunidade estará comemorando o aniversário do companheiro Renatão do Quilombo. Quem comanda a roda é o grande Carlinhos Sete Cordas, músico da banda de Beth Carvalho e que acompanha outros grandes artistas no Rio de Janeiro e no Brasil. Fazem parte do Samba Galo com Batata junto com Carlinhos Sete Cordas os músicos Fernando Brandão, Karim, Branca, Paulo Henrique e Alvaro Santos. Na cozinha a comunidade irá servir o Galo com Batata, comida típica da roça, também muito utilizada nos antigos festejos do Quilombo, desde a época do trabalho duro na Fazenda do Engenho do Mato. O Galo com Batata feito na lenha tem se tornado mais um atrativo do local onde hoje os remanescentes de quilombo já preparam semanalmente a tradicional feijoada. O prato de Galo com Batata vai custar apenas 15 reais por pessoa e o couvert artístico ficará também por 15 reais. O Quilombo do Grotão fica na Rua 41, Engenho do Mato. O telefone de contato é 2709-5577.

Sala Carlos Couto homenageia Dercy Gonçalves com exposição A Sala Carlos Couto homenageia O maior fenômeno de popularidade e de longevidade artística do país, Dercy Gonçalves com a exposição “Sou Dercy”. A mostra que terá abertura no dia 10 de junho (terça-feira), às 20 horas, contará um pouco da história da inesquecível comediante. Curadoria Teca Nicolau e Nestor Lopes. Visitação até dia 30 de julho, de terça a sexta-feira das 10 às 18 horas; sábados, domingos e feriados das 15h às 18 horas. Entrada franca. A exposição apresentará a carreira artística da imortal atriz Dercy Gonçal-

ves, que saiu ainda muito jovem da sua cidade natal, Santa Maria Madalena, no interior do Estado do Rio, em 1924, aos 17 anos de idade, para tornar-se artista de primeira grandeza, sempre autêntica e irreverente por representar, segundo ela mesma, “o modo e o jeito de ser do Brasil”... Através de materiais da imprensa e de pertences pessoais como figurinos e perucas, serão revividos os seus cento e um anos de vida, sendo oitenta anos dedicados às artes cênicas. A Sala Carlos Couto fica na Rua XV de Novembro, 35, Centro (anexo ao Teatro Municipal de Niterói)


Niterói, 7 a 13 de junho de 2014 www.gazetanit.com.br | gazetanit@gmail.com

Artigo

Variedades

9

Passatempo

| Marcos Paiva

Insistência e Perseverança Umas das situações desagradáveis que passamos se dá quando algumas pessoas que estão ao nosso redor se tornam inoportunas . Não sei como você lida com este tipo de pessoas “pegajosas”, insistentes, como dizem “sem noção” do momento que o outro está vivendo. Não apenas com conversas, mas também com atitudes e principalmente pedidos. Mas existe um princípio que não pode se deixar de lado: O PRINCÍPIO DA INOPORTUNIDADE. Talvez isto seja estranho para você, mas este princípio é aquele que precisamos em muitas das vezes nos tornar o tipo “sem vergonha”, “inoportuno”, “cara de pau”, que não dá tanta importância para quem e o que está ao seu redor, apenas busca e pede incessantemente o que deseja. É bem provável que você não acredite de início, mas este princípio foi dado por Jesus Cristo. Ele mesmo, este Jesus que tantas empresas tem usado seus ensinamentos para formar seus líderes e liderados, que tantos palestrantes se referem, ainda que não creiam nele, nos ensina que devemos ser insistentes, perseverantes e buscarmos o que necessitamos ainda que sejamos inoportunos. Certa vez Jesus estava falando a respeito da Oração do Pai Nosso. Esta oração que quase todos sabem recitar, que é proferida em vários momentos, até mesmo nos túneis dos campos de futebol ou outros esportes. Ensinando esta oração aos seus discípulos, Jesus foi bem claro que não deveriam fazê-la como uma reza ou oração citada, algo apenas decorado que infelizmente muito vemos por aí, ou até mesmo de maneira intempestiva, mas usando o PRINCÍPIO DA INOPORTUNIDADE. Ele terminando a oração contou aos seus discípulos uma parábola: Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meianoite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer;

e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender; digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar. Evangelho São Lucas 15.5. Falava de um amigo, mas que era inoportuno, que foi procurar o seu amigo a meia noite para que lhe emprestasse três pães, num momento em que todos já estavam recolhidos, dormindo e descansando com a casa totalmente fechada. Jesus estava sendo bem claro que se não fosse atendido, ainda que a pessoa fosse seu amigo, ele não sairia da sua zona de conforto a não ser por causa da sua importunação e lhe daria o que lhe precisar. Não estamos fazendo uma apologia ou incentivando a importunação ou a chateação, mas Jesus estava falando sobre a necessidade de perseverança, insistência, de não desistir de buscar as suas necessidades, realização de seus projetos ainda que seja inoportuno. Jesus estava falando sobre nossa maneira de nos relacionarmos com Ele. Exis-

tem bênçãos e dádivas de Deus que são inerentes aos seus filhos. Como pais damos muito aos nossos filhos sem que eles nos peçam, mas porque são nossos filhos. Assim acontece no Reino de Deus, muitas situações são resolvidas, coisas nos são dada porque somos filhos, mas existem aquelas que necessitam ser pedidas, não porque Ele não nos quer dar, mas porque quando pedimos mostramos nossa fé e dependência nEle. Estas não podem ser simplesmente pedidas, mas precisa ser acompanhada de perseverança e insistência, ainda que seja “meia noite”, um tempo improvável que algo bom aconteça. Em tempo e fora de tempo o a vontade de Deus é que sua vida seja feliz, abençoada e principalmente transformada segundo os Seus princípios. Bom final de Semana, Deus lhe abençoe rica e abundantemente. Marcos Paiva é Pastor da Igreja Nova Vida Niterói, Médico Gastroenterologista e Clínico, Administrador Hospitalar , diretor da Auxiliadora Casa de Saúde e apaixonado por pessoas, o Negócio de Deus.

IGREJA DE NOVA VIDA DE NITEROI

Visite nossos sites: www.novavidaniteroi.org.br marcosdepaiva.blogspot.com

http://novavidaniteroi.org.br | http://facebook.com/invniteroi Assista nossos encontros ao vivo em http://novavidaniteroi.org.br/aovivo.php

Domingos às 10h, 15h e 19h e Quinta às 19h30 Rua Euzébio de Queiróz, 31-B – Centro

Tel. 2717-8677


Variedades Operação Lei Seca lança revista em quadrinhos Niterói recebe Parada do

Niterói, 7 a 13 de junho de 2014

10

www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Publicação é voltada para crianças de 7 a 12 anos A Operação Lei Seca (OLS), da Secretaria de Governo, acaba de lançar a revista em quadrinhos “Soprinho e seus Amigos”, que terá uma tiragem de 30 mil exemplares em sua primeira edição. O material será distribuído em toda a rede educacional, durante blitz e em locais de grande circulação. Além disso, serão realizadas palestras sobre o assunto nas escolas. A iniciativa visa conscientizar o público infantil sobre os riscos da mistura álcool e direção. Quem assina a direção de arte é o desenhista Daniel Azulay. A publicação conta

a história de Pedrinho e sua turma em seu primeiro contato com o Soprinho, personagem que é um etilômetro. Além deles, outros personagens ilustram a história: Tati (amiga de Pedrinho), Dedé (vizinho e grande amigo de

Pedrinho), seu Bafo (pai de Dedé que adora beber), Juju e João (pais de Pedrinho) e o policial Luis, que trabalha na Operação Lei Seca. De acordo com o desenhista, foram precisos quase oito meses de trabalho para realizar a revista, desenvolver os personagens. “Eles têm a responsabilidade de criar um modelo de comportamento para que as crianças possam alertar seus pais e levar para a vida adulta, ao tirar a carteira de motorista, a consciência de que é preciso ter um comportamento solidário ao volante”, disse o desenhista.

Orgulho LGBT neste domingo Neste domingo (8), aproximadamente 100 mil pessoas devem passar pela Praia de Icaraí para prestigiar a 10ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Niterói. A estimativa é do Grupo Diversidade Niterói, organizador do evento. O desfile começará às 17h, mas tem concentração marcada às 15h na Rua Miguel de Frias, que será interditada no trecho entre a Avenida Alberto Torres (Praia de Icaraí) e a Rua Gavião Peixoto. O tema deste ano é “Dez anos de luta pela Diversidade”. Esta edição contará com seis trios elétricos e mais de 30 DJs. A abertura do desfile ficará por conta do trio do Grupo Diversidade Niterói. Em seguida, cinco outros trios se apresentarão: Grupo 7 Cores, GTN – Grupo Transdiversidade Niterói, Marcha das Mulheres, I Encontro Nacional Arte de

Cult LGBT e o sexto e último, que levará representantes de várias festas de Niterói e encerrará a parada. Policiais militares, guardas municipais e agentes da Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) integram o esquema de segurança nas ruas. Um posto médico será montado na Praia, na altura da Rua Lopes Trovão, onde também ficarão ambulâncias para possíveis emergências. A organização do evento disponibilizará cerca de 100 banheiros químicos ao longo de todo o desfile. De acordo com a Prefeitura de Niterói, os ambulantes que trabalharão com venda de bebida e alimentos durante o evento já foram previamente cadastrados e poderão ficar no local de concentração. Quem não tiver autorização da Seop para exercer atividades comerciais terá

Horóscopo da Semana

a mercadoria apreendida e levada para o depósito público. Os organizadores orientam que os participantes não portem garrafas de vidro ou objetos cortantes. A 10ª Parada LGBT de Niterói tem o apoio de diversas ONGs da cidade e da Prefeitura de Niterói, através da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfretamento à Intolerância Religiosa (CODIR) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

De 7 a 13 de junho

ÁRIES (21/03 a 20/04) Semana promete dividir você entre a obrigação profissional e os relacionamentos pessoais. Administre seu tempo e atenda os dois lados, da melhor forma possível. No trabalho procure trabalhar em equipe.

LIBRA (23/09 a 22/10) Não se comprometa com as pessoas sem ter certeza de poder cumprir o que prometeu. Procure fazer tudo de acordo com sua intuição e experiência. Bom fim de semana para uma reunião de família.

TOURO (21/04 a 20/05) Continue batalhando para atingir suas metas profissionais. A família e a pessoa amada entenderão sua falta de tempo. Caso esteja só, a semana promete novidades sentimentais. Não faça confidências a estranhos.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Seja gentil com colegas de trabalho e eles em breve colaborarão de forma definitiva para o seu progresso profissional. Na vida amorosa evite fofocas e mal entendidos, não deixe a pessoa amada com dúvidas.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Conhecer bem os amigos e a pessoa amada pode render bons frutos em breve. Procure conversar e descobrir o que as pessoas esperam de você. No trabalho, não tema disputas, confie em suas habilidades e tudo dará certo.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Semana de problemas no trabalho. Evite discutir com pessoas que conhece pouco. Somente afirme algo quando tiver certeza do que está falando. No amor evite cenas de ciúme e brigas sem motivo real.

CÂNCER (21/06 a 22/07) Não centralize demais as decisões. Pare de se preocupar com coisas que não lhe dizem respeito. No amor, procure dedicar mais tempo à pessoa amada, converse bastante e passeie no fim de semana. LEÃO (23/07 a 22/08) Semana favorável ao início de novas empreitadas profissionais. Novas oportunidades surgirão de onde você menos espera, preste atenção. No trabalho, procure conhecer melhor seus colegas, tudo ficará mais fácil. VIRGEM (23/08 a 22/09) Cuide da saúde. Procure descansar e se divertir no fim de semana, evite ambientes tumultuados. No amor, procure conhecer melhor os desejos do seu par. Isso evitará ciúmes e brigas sem motivo.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01) Algo que está fazendo você triste pode se resolver com a ajuda de um antigo amigo. Não tenha vergonha de pedir ajuda. No amor, evite se relacionar com alguém apenas para não ficar só. AQUÁRIO (21/01 a 19/02) Sua vida profissional está progredindo. Acredite em suas habilidades e siga em frente. Sua vida pessoal precisa de mais alegria. Saia com amigos e não tenha vergonha de ser feliz. Convide a pessoa amada. PEIXES (20/02 a 20/03) A semana não é boa para assuntos financeiros. Não assine nada sem certeza absoluta do que está fazendo. Na dúvida, não resolva agora. Na vida pessoal é hora de mudar um pouco seu visual e cuidar mais da aparência.


Saúde

Niterói, 7 a 13 de junho de 2014 www.gazetanit.com.br | gazetanit@gmail.com

11

Hiperidrose: Você sabe o que é? A temperatura ambiente sobe, você corre ou reage emocionalmente a uma surpresa, então sua. Normal. Mas o que dizer das pessoas que transpiram excessivamente mesmo no frio, sem praticar qualquer atividade física ou passar por fortes emoções? Provavelmente elas sofrem de uma disfunção rara do sistema nervoso, chamada hiperidrose, que faz com que o indivíduo sue, mesmo quando a temperatura de seu corpo está baixa. A hiperdrose é mais comum em homens. Seus sintomas podem surgir nos primeiros meses de vida e permanecer para sempre, mas é por volta dos quatro anos de idade que é feito o diagnóstico. De um modo geral, essa condição promove desconforto significativo tanto físico quanto emocional. O indivíduo sente-se envergonhado porque o suor das axilas marca a roupa, mulheres não conseguem manter a maquiagem, o aperto de mão gera malestar, sem contar quando as mãos suadas molham e/ou rasgam documentos, por exemplo, já que o manuseio do papel torna-se quase inviável. A lista de situações constrangedoras é vasta.

Médica dermatologista, Isabel Martinez explica que as glândulas sudoríparas ecrinas, cujo canal excretor abre diretamente em poros na pele, estão presentes em toda a superfície do corpo, sendo mais concentrada nas axilas, palmas, plantas e face. Estas glândulas estão localizadas na derme profunda e são inervadas pelo sistema nervoso simpático, tendo como o neurotransmissor a acetilcolina. “Quando o suor é produzido além da quantidade necessária para manter as necessidades fisiológicas ou para a temperatura corporal, ocorre a hiperidrose, que pode ser localizada ou generalizada de acordo com a área da sudorese”, explica a médica. A hiperidrose pode ser primária (idiopática) – nesse caso a causa não é conhecida, o paciente possui uma pré-disposição genética. Normalmente ela é focada em alguma parte do corpo, raramente é generalizada, e seu quadro é agravado ou desencadeado por fatores e/ou estados emocionais. Mas a doença também pode ser de origem secundária, gerada por algum problema, como distúrbio hormonal ou hipertireoidismo.

Tratamento não é definitivo De acordo com Isabel, não existe tratamento definitivo. A hiperidrose primária pode ser tratada com antitranspirantes à base de cloridrato de alumínio, aplicação de toxina botulínica ou laser, que por ser uma tecnologia nova precisa de uma boa indicação. Outra opção é a cirurgia chamada simpaticotomia, que pode ser realizada na região do tórax ou abdômen. A escolha do local varia conforme o local em que a pessoa apresenta o suor. A cirurgia

é realizada com anestesia geral e dura cerca de 30 minutos. Entretanto, a dermatologista alerta que o processo cirúrgico pode desencadear a hiperidrose compensatória. O suor excessivo de determinada parte do corpo pode ser transferido à outra localidade. A jornalista Danielle Neri tem hiperidrose palmar e plantar desde pequena e diz que nunca passou por nenhum tipo de tratamento. “Uma vez uma especialista me explicou como funciona a toxina bo-

tulínica e a cirurgia. Ambas me pareceram pouco atraentes. A primeira opção por ter alto custo, a segunda, pelos riscos que todo processo cirúrgico envolve. Além do mais, ela me informou sobre a possibilidade de compensação depois da cirurgia”, conta Danielle que ainda sofre bastante com a situação, embora tenha aprendido a lidar melhor com ela. “Evito salto alto para não escorregar, procuro sempre usar sapatos fechados com meia de algodão, uso talco

antisséptico diariamente, procuro lavar as mãos com frequência e ando com uma toalhinha na bolsa para algum caso extremo”. Mesmo havendo contras nos tratamentos da hiperodrose, a experiência clínica de Isabel Martinez indica que a maioria dos pacientes, que se submeterão a algum tipo de tratamento, encontra-se bastante satisfeita com o resultado. “Ter a vivência do ‘não suar’ faz a grande diferença na vida dessas pessoas”, conclui.


12

Artigo

Niterói, 7 a 13 de junho de 2014 www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Porranca geral em rede nacional Como quem não quer nada, provavelmente subornando pelas beiradas, a máfia do álcool recolocou as garras de fora. A propaganda de bebidas destiladas, que estava banida da TV, voltou e, pelo vi$to para ficar. Tempos atrás, a multinacional Johnny Walker veiculou nas principais emissoras um comercial esplêndido que mostra o Pão de Açúcar se levantando e, como um gigante, sai andando em direção ao mar. No final do anúncio a mensagem “o gigante não está mais adormecido”. Quem quiser assistir é só acessar no YouTube “Johnnie Walker - O Gigande Acordou”. Enquanto em todo o mundo desenvolvido a guerra contra o alcoolismo chega as vezes ao radicalismo extremo, no Brasil, onde mais de 50 mil pessoas morrem anualmente no trânsito (80% por causa de quem dirige bêbado) estão afrouxando o nó

descaradamente. Como já disse lá em cima, há sinais de que a máfia da birita deve estar molhando, muito bem, a facção do governo que libera seus comerciais. A caninha 51 está anunciando, bem como a indústria da vodka, sempre usando jovens

de 20 e poucos como atores. Não é para estranhar. Há tempos que a cerveja é tratada como se fosse refrigerante. Os anúncios vão ao ar em horário nobre, sempre associando a imagem de jovens (imbecis, eu sei, mas ainda assim jovens) esportistas,

comedores, etc. Em um desses comerciais não respeitaram nem a tragédia que foi o naufrágio do Titanic, já que os biriteiros preferiram ficar no navio ao lado de uma caixa de cerveja do que serem salvos. O mesmo ocorre naquele em que os viciados se

jogam no mar infestado de tubarões para pegarem uma caixa de cerveja. Ou seja, vale tudo por um gole, até lobo lambendo lata de cerveja. Essa é a mensagem. Se os governantes fossem sérios tomariam uma decisão radical (como foi a dos anúncios de cigarros) e baniriam de vez o marketing do alcoolismo. Mas é nessas horas que vejo que ainda estamos muito longe de nos tornarmos uma tribo civilizada. Mesmo que o gigante da Johnny Walker diga “Keep walking, Brazil”. A corrupção não quer saber quem mata e quem morre.

Quer a parte dela e que se dane o resto. Todo mundo sabe que cerveja é álcool, pega pesado, mas inexplicavelmente ($$$$$$$) é tratada como bebida inofensiva pela Lei. Nas lojas de (in) conveniência dos postos de gasolina (onde obviamente deveria ser proibido vender bebida) o que mais vejo é cafajestinho de moto comprando ice vodka e cerveja. Ohhhh, a lei diz que é proibido beber dentro da loja, ohhhh. Eles bebem do lado de fora. E saem, em disparada para matar ou morrer. O governo? Dorme sobre os bilhões do jabá e que se dane o avião.

GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 107  

GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 107 Semana de 7 a 13 de junho de 2014 Acesso completo em PDF e Flip Page Visite www.gazetanit.com.br -----------...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you