Edição 871 - De 20 a 26 de fevereiro de 2014.

Page 37

Semana de 20 a 26 de fevereiro de 2014 | Gazeta Brazilian News

37

Em 10 anos, Facebook revolucionou a forma de pessoas se comunicarem

C

omo vemos com frequência em nossas próprias vidas, enquanto a mídia social gera críticas, com muitos dizendo que as pessoas demonstram algo que não são ou ficam somente no relacionamento virtual, os mais maduros dizem que os 10 anos da rede social, completados no começo do mês, causou uma revolução na forma de se relacionarem. Dentro da comunidade brasileira, o Facebook continuou o trabalho de outras redes sociais como uma “ferramenta” para conectar pessoas por todo o mundo, seja para ver amigos e familiares distantes ou mobilizar pessoas por uma causa, campanha ou para fins profissionais. Vemos isso facilmente em grupos, como “Brasileiros na Flórida”, “Brasileiras na Flórida”, e outros. Com a volta de muitos brasileiros ao Brasil depois da crise econômica, grupos como “Brasileiras em Sarasota”, por exemplo, criado em 2010, ajuda os poucos brasileiros que ficaram na região a se comunicarem. Em suma, o site de rede social, criada

por Mark Zuckerberg em 4 de fevereiro de 2004, em seu quarto na Universidade de Harvard, saciou, como nada havia feito antes, as necessidades humanas de comunicação e aceitação. Por mais que antes já existissem outras redes sociais e formas de se comunicar pela internet, o Facebook inovou tudo isso. Hoje, a rede social possui mais de 1,9 bilhão de usuários em todo o mundo e precisa continuar a crescer para que não entre em colapso. O impacto do Facebook foi tão forte que gerou até uma nova categoria para o termo “amigo”, o “amigo de Facebook”, que englobaria conhecidos ou contatos restritos à rede social. Essa plataforma virtual se transformou em uma grande coletora de dados, de informação pessoal e de gostos dos usuários segmentados por sexo, idade, localização e idioma, entre outras características, que modificaram inclusive o mercado publicitário. Em 2013, o Facebook gerou $7,87 bilhões de dólares, com $1,5 bilhão de dólares de lucro.

O “Timeline” do Facebook 2004 Quando lançado somente para alunos da Universidade de Harvard, o Facebook fez sucesso quando disponibilizou informações de quais alunos estavam solteiros ou comprometidos.

2005 No final de 2005, a rede social alcançou 5,5 milhões de membros, depois de se expandir para outras universidades.

2006 - Facebook passa a aceitar a inscrição de qualquer pessoa com mais de 13 anos, não somente alunos universitários. 2007 O ano registrou mais de 50 milhões de pessoas conectadas ao Facebook. Outra mudança, já de olho em dispositivos móveis, foi a inclusão do celular como forma de acessar o site e de publicar e visualizar imagens enviadas por amigos.

2008

2012

Foi em 2008 que o Facebook ultrapassou o MySpace e se tornou a rede social com maior quantidade de usuários do planeta. Em outubro daquele ano, eram 100 milhões de pessoas conectadas. Neste mesmo ano, o Facebook criou a ferramenta de bate-papo e lançou um aplicativo para iPhone. Até então, só era possível entrar na rede social pelo navegador do celular, mas o acesso era lento e com menos opções do que a versão para computadores.

2009 No ano em que teve lucro pela primeira vez desde o seu lançamento, o Facebook criou o botão Curtir, o famoso ícone do polegar para cima utilizado até hoje.

2010 O Facebook registrou 500 milhões de usuários em julho de 2010, sendo que mais de 100 milhões desses acessavam a rede social por smartphones. o ano de 2010 também marcou o lançamento do filme “A rede social”, que conta a história da criação do site

e todas as desavenças entre Zuckerberg e os cofundadores da rede.

2011 No ano em que o Google tentou contra-atacar com a rede social Google+, que não conquistou os internautas, o Facebook implementou a Linha do Tempo (“Timeline”) nas páginas dos usuários. A mudança trazia um visual diferenciado e organizava o conteúdo cronologicamente, como em um “feed” de notícias. Em novembro daquele ano, o Facebook alcançou 845 milhões de usuários.

A compra bilionária do aplicativo de fotografias Instagram foi um dos destaques do Facebook em 2012. Esse foi o ano em que o Facebook se tornou empresa pública, abrindo capital em um esperado IPO, que avaliou a rede social em mais de $100 bilhões de dólares. No entanto, nos meses seguintes, o valor das ações caiu até 40%. Em outubro de 2012, o site alcançou 1 bilhão de usuários ativos.

2013 Neste ano, os acessos móveis ao Facebook superaram pela primeira vez as visitas feitas por computador. Isso fez com que Zuckerberg se preocupasse ainda mais com o investimento de aplicativos móveis para a rede social.

ENTRETENIMENTO

2014: De olho em usuário de celular A rede social chega aos 10 anos com desafios importantes. O principal é continuar o aprimoramento da experiência em dispositivos móveis. A principal aposta até agora é o Messenger, sistema de mensagens privadas da rede social que, nos tablets e celulares, ganhou um app próprio para concorrer com aplicativos populares como o Whatsapp. No começo do mês, a rede social lançou nos Estados Unidos outro produto promissor para sua estratégia, o aplicativo agregador de notícias Paper, que pretende melhorar a experiência de consumo de conteúdo por meio do Facebook.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.