Gazeta Brazilian News Edição 1074 - De 11 a 17 de Janeiro de 2018.

Page 16

16 MUNDO

Gazeta Brazilian News · Semana de 11 a 17 de Janeiro de 2018

Brasileiro preso na Venezuela detalha detenção e expulsão do país Na cela, o brasileiro era obrigado a ficar nu e recebeu comida de outros

O

brasileiro Jonatan Diniz, de 31 anos, que ficou 11 dias preso na Venezuela, explicou em rede social que foi obrigado a ficar nu em cela e que não recebia comida todos os dias, entre outros detalhes da sua prisão e expulsão do país. Diniz afirma estar proibido de pisar no país pelos próximos 10 anos e foi solto, expulso no sábado, 6. Ele voltou para a Califórnia, onde mora. Diniz relata que ficou preso em uma cela de 8 metros quadrados dividida com oito venezuelanos. “Me fizeram ficar nu não sei quantas vezes e com quantos celulares tiraram fotos minha, inclusive mandaram ficar nu na frente de todos os detentos”, detalhou. “Faltava comida e os outros detentos me davam um pouco das que seus familiares levavam”, acrescentou.

RÁPIDAS

Carteira de habilitação brasileira passa a valer na Itália O presidente Michel Temer assinou na quarta-feira, 10, um decreto que trata do reconhecimento de carteiras de habilitação brasileiras na Itália. Da mesma maneira, as carteiras de motorista da Itália serão reconhecidas no Brasil. O acordo, assinado em Roma, foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado e seguiu para promulgação de Temer. O reconhecimento mútuo passa a valer neste sábado, 13. O decreto vale para as carteiras de habilitação A e B, não provisórias e em vigor. Caso o solicitante tenha residência no país onde se solicita a conversão, é preciso que a habilitação tenha sido expedida antes da obtenção da residência.

Brasil registra número recorde de pedidos de refúgio O Brasil registrou número recorde de solicitações de refúgio em 2017, segundo o Ministério da Justiça. Dados revelaram quase 34 mil solicitações contabilizadas em todo o país no ano passado. O número é quase o triplo dos pedidos registrados em 2016 - uma alta de 228%. A Venezuela é o país de origem de mais de 50% dos pedidos de refúgio no Brasil. Das 33.865 solicitações de 2017, quase 18 mil foram de venezuelanos. Em segundo, vem Cuba, depois Haiti, Angola e China. Dos estados com maior número de pedidos de refugiados, Roraima aparece em primeiro lugar, em segundo vem o Amazonas e depois São Paulo.

Passaporte da Alemanha é o mais poderoso do mundo Jonatan Diniz, de 31 anos, ficou 11 dias preso na Venezuela e está proibido de voltar ao país por 10 anos.

“Fui preso por um homem que falou que trabalhava para a polícia, mas estava à paisana. Me tirou da praia me ameaçando com a arma, tirou meus dois relógios que usava e os

repassou como penhora na conta do bar já que não me deu a chance de pagar minha conta, meu óculos de sol roubaram nesse rolo todo. Ele fez diversas acusações falsas a meu

respeito dizendo que eu era da CIA, que eu estava lá usando fotos de crianças da Venezuela para ganhar dinheiro a custa de outros”, escreveu. Jonatan nega as acusações.

O passaporte da Alemanha foi considerado o mais poderoso do mundo pelo quinto ano consecutivo e possibilita a entrada livre em um número maior de países, no ranking de 2018 da consultoria Henley & Partners. Os alemães podem visitar 177 países sem a necessidade de visto. O segundo colocado no ranking é Cingapura, que abre portas em 176 países. Em terceiro lugar, aparecem empatados: Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Japão, Noruega, Suécia e Reino Unido. Todos eles permitem a entrada em 175 países. O documento brasileiro aparece em 18º no ranking.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.