Gazeta do Pontal de Minas

Page 1

Capacitação com foco na educação inclusiva foi realizado em Santa Vitória

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sistema Etapa Público, promoveu na última segunda-feira, dia 22 de abril, uma capacitação para servidores que atuam com o público alvo da Educação Especial. O tema central foi “Construindo Pontes para a Inclusão: Educação Inclusiva e Representativa na promoção da Igualdade”.

Conscientes da relevância de uma equipe coesa e colaborativa para o sucesso da educação inclusiva, a iniciativa visou fortalecer os laços entre todos os profissionais envolvidos no processo educativo. Afinal, a inclusão demanda uma abordagem interdisciplinar e uma atmosfera de apoio mútuo.

A capacitação foi conduzida pela formadora do Sistema Etapa Público, Jaqueline Mattos. Com sua experiência e conhecimento, Jaqueline destacou a importância da comunicação eficaz, do compartilhamento de recursos e estratégias, bem como da compreensão das necessidades individuais de cada aluno.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Santa Vitória e o

Sistema Etapa Público reforça o compromisso com a formação integral de todos os envolvidos na jornada educacional, garantindo um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos da rede municipal de ensino.

Ação preventiva na UBS Orlandino Bento

A 16ª Cavalgada de Perdilândia promete tradição e inovação
de Abril de 2024 - Ituiutaba - MG Ano XVIII - Número 9
29
PÁGINA 03 PÁGINA 02

Sarau literário foi realizado em Santa Vitória

Na última terça-feira, dia 23, dia Mundial do Livro, o auditório da Escola Municipal São José em Santa Vitória, abrigou um dos seus mais altos voos de Cultura Popular. Por meio de parceria estabelecida entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Escola Municipal São José, o evento levou aos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, reflexões sobre a importância da Cultura, seus desdobramentos e suas nuances.

O projeto, intitulado “Retratos, contos e canções”, do professor Marcos Medeiros, foi desenvolvido em três blocos temáticos, em que os alunos e o público presente puderam desfrutar em diferentes abordagens, que favorecem a valorização de nossa cultura e Patrimônio Cultural.

O primeiro bloco (RETRATOS), apresentado pela aluna do 2º Período, Laura Domingues, apresentou reflexões sobre o trabalho encampado pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural, resgatando a memória local. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo esteve presente e anunciou a im-

portância da preservação, a partir da memória fotográfica, registrada com apelos semióticos para a atualidade.

O segundo bloco (CONTOS), apresentado pela aluna do 4º Período, Rosana Queiroz, destacou a experiência literária da aluna Suelen Batista, em torno da leitura da obra “Malala, a menina que queria ir para escola”, da autora Adriana Carranca.

O bloco seguiu com a apresentação principal do Escritor local, Márcio José, autor de livros enquadrados no gênero Contos – narrativas pitorescas de moradores da cidade. Na oportunidade, o escritor explanou sobre a sua trajetória como escritor e destacou a importância da valorização da literatura no contexto escolar.

Finalmente, o terceiro bloco (CANÇÕES), conduzido pela aluna do 4º Período, Athalia Betania, trouxe para o público reflexões sobre a importância da formação musical para jovens e adultos e considerações sobre o trabalho empreendido pela Secretaria de Cultura e Turismo no Centro Municipal de Música “Ane-

zio Souza Santos”, no que se refere à formação de plateias e estilos musicais.

O bloco seguiu com a leitura do Poema “Estas Mãos” da autora Goiana, Cora Coralina, realizada pelo Professor Jesusmar Rodrigues, interpretada, por meio de expressão corporal, pela aluna Maria das Graças, do 1º Segmento da EJA.

O evento encerrou-se com o desfile e depoimento das vencedoras do Concurso “Garota Afro 2024” de Santa Vitória, Maria Rita, e da “Miss simpatia”, Juciana Souza. Na ocasião, pontuaram sobre a importância da mulher negra no cenário cultural e literário, citando a autora negra brasileira, Conceição Evaristo.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal Salim Curi e sua esposa e secretária, Mariza Curi; o Secretário de Cultura e Turismo, Davi Júnior, com toda sua equipe; Diretora da Escola Municipal São José, Jaqueline Maria Silva, acompanhada com suas vice-diretoras; representantes de instituições estaduais e municipais de ensino; alunos professores e convidados.

A 16ª Cavalgada de Perdilândia promete tradição e inovação

Com grande expectativa, a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, anuncia a realização da 16ª Cavalgada de Perdilândia.

O evento, um dos mais significativos do calendário cultural e turístico do município, reúne anualmente co-

mitivas e entusiastas de toda a região, contribuindo significativamente para a economia local e a valorização das tradições.

A reunião da comissão organizadora, que contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, definiu os últimos detalhes

para que esta edição supere as expectativas, assim como ocorreu no ano anterior. Mantenha-se informado através do nosso site e redes sociais para mais informações sobre a programação que promete fortalecer ainda mais nossa cultura e hospitalidade.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal. HS JORNAL E GRÁFICA LTDA-ME CNPJ: 07.420.781/0001-12 Circulação diária de terça a sexta Av. 03, nº 411 - Centro - Fone: (34) 3262-0782 Ituiutaba - Minas Gerais - CEP 38300-160 e-mails: gazetadopontal@hotmail.com / gazetadopontal@gmail.com Diagramação/Paginação Diógenes Alberto Artes Gráficas Diretora Responsável Heny de Souza Sócio-proprietário Marciano Malaquias Jornalista Responsável Marciano Malaquias(MTB-nº 0021813/MG) Circulação Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Campina Verde, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas e Santa Vitória. SITE: www.gazetadopontal.com.br SOMOS AFILIADOS A SINDIJORI MG ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
PÁG. 02

Ação preventiva na UBS Orlandino Bento

Gurinhatã - Aconteceu

neste dia 25/04 na UBS Orlandino Bento de Oliveira, reunião com o grupo Hiperdia, onde hipertensos e diabéticos ouviram muito sobre a hipertensão, que é lembrado neste dia 25/04, Dia Nacional da Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial.

Segundo a RT da unidade, enfermeira Amância Severino, o trabalho faz parte

das ações relativas à atividade física e saúde com o tema proposto para o ano de 2024, “VIDA ATIVA, VIDA SAUDÁVEL.” A ação teve ainda a par-

ticipação da farmacêutica Katiuscia Rodrigues, que falou sobre a conscientização sobre os cuidados com a hipertensão e a automedicação.

Reunião hiperdia na UBS Dona Francisca Toscano

Gurinhatã - Hipertensos e diabéticos participaram neste dia 26/04, de reunião na UBS Dona Francisca Toscano Cardoso.

De acordo com a RT da unidade, enfermeira Kenya Ribeiro, a atividade teve palestra com a educadora Física Eduarda, onde os presentes foram orientados quanto à importância da atividade física, e também passaram por aferição da pressão arterial e por consulta médica.

ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024 PÁG. 03
ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024 PÁG. 04

Torneio do Trabalhador será realizado em Santa Vitória

A prefeitura de Santa Vitória, por meio da secretaria de Esportes e Lazer realizará no próximo dia primeiro de maio mais uma edição do Torneio do Trabalhador 2024, com o apoio da Liga Esportiva de Santa Vitória e da Câmara Municipal.

Ao todo o torneio está

reunindo 10 equipes da cidade que disputarão o título de campeão de mais esse torneio.

A tabela inicial do torneio ficou assim: São Cristóvão x Vila Nova Vila Rica “B” x Operário “B”

Operário x Vitória Meloso x Novo Horizonte

Flamengo x Vila Rica

Os confrontos acontecerão no Estádio José Franco de Gouveia, na quarta-feira, dia 1 de maio, a partir das 11 horas da manhã, todos estão convidados.

Equipes de Santa Vitória classificam no JEMG

Foi realizada a etapa Microrregional do Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG, na cidade de Capinópolis e o município de Santa Vitória contou com a participação de 12 equipes nas modalidades de basquete, handebol, futsal, vôlei e xadrez.

Com jogos emocionantes e partidas acirradas as equipes de handebol masculino, futsal masculino e feminino e o xadrez masculino representados pela Escola Estadual José Paranaíba de 12 a 14 anos sagrou campeã e irá representar o município na

próxima fase.

Já as equipes de 15 a 17 anos de handebol masculino e futsal feminino representaram a Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia anos saíram campeões e irão representar o município na fase regional.

A participação dos atletas só foi possível graças ao trabalho da prefeitura de Santa Vitória, por meio da secretaria de Esportes e Lazer.

PÁG. 05
ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024 PÁG. 06
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.