Gazeta do Pontal de Minas

Page 1

Projeto Mães Atípicas é selecionado para representar Capinópolis em Nova

Iorque

no fim do ano

Capinópolis, MG - O projeto pioneiro do CEMEI

Waldir Barbosa de Miranda está ganhando reconhecimento internacional por seu compromisso em apoiar famílias com filhos no espectro autista. Fundado há dois anos, o Grupo Terapêutico das Mães Atípicas surgiu da visão inovadora da diretora Adriana Almeida e do psicólogo Danilo Soares, que buscavam criar um espaço seguro e de apoio para pais e mães enfrentando os desafios do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Adriana Almeida, diretora do CEMEI Waldir Barbosa de Miranda, relembrou ao Tudo Em Dia, em reportagem recente, o momento inspirador que deu origem ao projeto: “Ouvindo uma mãe compartilhar suas experiências e desafios, percebi a necessidade de criar um espaço onde pudéssemos oferecer apoio mútuo e compartilhar informações sobre o TEA. Página 04

Mais saúde, comodidade e segurança para os pacientes de Campina Verde Dia D da Vacinação contra Influenza foi um sucesso

15 de Abril de 2024 - Ituiutaba - MG Ano XVIII - Número 7
PÁGINA 02 PÁGINA 04

Mais saúde, comodidade e segurança para os pacientes de Campina Verde

Na manhã desta última sexta-feira (12/04), o Prefeito Dr. Helder Carneiro, o Vice-Prefeito Alan Couto e o Secretário Municipal de Saúde Miguel Ângelo, acompanhados por colaboradores da pasta, estiveram em Uberlândia para a solenidade de entrega oficial dos micro-ônibus do programa Transporta SUS.

O novo veículo, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Campina Verde e o Consórcio AMVAP, garante mais conforto, dando mais segurança e agilidade no transporte de pacientes para consultas, exames e procedimentos médicos em outras cidades.

“Com esse novo micro-ônibus, nossos pacientes terão um transporte mais humanizado, digno e seguro, proporcionando mais qualidade de vida”, destaca o Prefeito Dr. Helder Carneiro.

As ruas de Honorópolis estão recebendo toda a atenção necessária

Campina Verde - A operação tapa-buraco está em pleno andamen -

to para garantir mais conforto e segurança a todos os moradores. Jun -

tos, estamos pavimentando o caminho para um novo tempo.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal. HS JORNAL E GRÁFICA LTDA-ME CNPJ: 07.420.781/0001-12 Circulação diária de terça a sexta Av. 03, nº 411 - Centro - Fone: (34) 3262-0782 Ituiutaba - Minas Gerais - CEP 38300-160 e-mails: gazetadopontal@hotmail.com / gazetadopontal@gmail.com Diagramação/Paginação Diógenes Alberto Artes Gráficas Diretora Responsável Heny de Souza Sócio-proprietário Marciano Malaquias Jornalista Responsável Marciano Malaquias(MTB-nº 0021813/MG) Circulação Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Campina Verde, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas e Santa Vitória. SITE: www.gazetadopontal.com.br SOMOS AFILIADOS A SINDIJORI MG ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2024
PÁG. 02

Alunos de Santa Vitória participam da etapa microrregional dos JEMG em Capinópolis

Os estudantes das escolas Prefeito José Franco de Gouveia e José Paranaíba estão nos preparativos para a disputa dos Jogos Escolares do Estado de Minas Gerais (JEMG). Essa participação nas etapas fora do município só é viabilizada graças ao apoio da prefeitura de Santa Vitória através da secretaria de Esportes e Lazer e secretaria da Educação.

A etapa em questão é a microrregional que acontecerá no município de Capinópolis e a participação de Santa Vitória será com 170 alunos/atletas que vão disputar os jogos nas seguintes

modalidades; Voleibol, Basquete, Handebol, Futsal e Xadrez.

“A participação nessas competições são fundamentais para que os alunos cresçam e se desenvolvam”, pontuou o secretário de esportes e Lazer, Richard José de Paula.

Esteve presente na reunião e desejou bons jogos aos alunos o prefeito de Santa Vitória, Salim Curi, o vice-prefeito, Renato José de Paula, o vereador Gilmar Abeia, o coordenador e professor Teles Batista e as diretoras das escolas Maria e Suelha.

Patrimônio

cultural, valores simbólicos e sua proteção

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Seção do Patrimônio Cultural, realizaram a manutenção da Árvore Gameleira com o nome científico (FICUS ADHATODIFOLIA), Bem Natural integrante do Bem Tombado da Antiga Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias, um Patrimônio Natural do Município, árvore plantada no ano de 1994, pelo Padre Geraldo Nunes Costa.

Na ocasião, foi desempenhado um trabalho com adubação do solo por servidores da Secretaria de Meio Ambiente, sob a orientação da Engenheira Ambiental, Isadora Queiroz, que adotou medidas para a proteção e conservação da espécie, além de sua integridade estrutural.

O Secretário de Cultura e Turismo, Davi Júnior, ressaltou que é mais uma ação que tem como proposta trazer uma reflexão sobre a importância da valorização e da preservação do Patrimônio Histórico do Município.

Hidroterapia é mais uma ação da saúde em Gurinhatã

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido atividades de hidroterapia no Karaíbas TC, voltado para a comunidade em geral, na promoção da saúde.

De acordo com especialistas, os efeitos fisiológicos promovidos pela água permitem melhora da circulação sanguínea e da frequência respiratória, além de diminuir a sensibilidade das terminações nervosas, permitindo o relaxamento

muscular.

A hidroterapia é um método de tratamento fisioterápico que utiliza as propriedades físicas da água para promover facilitação, suporte e resistência aos movimentos no tratamento de diversas doenças. Fazem parte das propriedades físicas da água: empuxo, pressão hidrostática, tensão superficial, viscosidade, densidade e a capacidade térmica, que irão promover melhora

das funções fisiológicas da qualidade de vida desses pacientes.

Dentro da hidroterapia são abordados alguns métodos como Watsu que adota técnicas de flutuação e relaxamento; Bad Ragaz que consiste no uso de flutuadores na cervical, pelve e tornozelos, que ajudam na reabilitação, alongamento muscular, manutenção ou ganho de amplitude de movimento e movimentação de membros superiores e inferiores.

ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2024
PÁG. 03

Dia D da Vacinação contra Influenza foi um sucesso

Neste sábado, dia 13 de abril, a Prefeitura de Campina Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o Dia D da Vacinação contra Influenza na ESF Ana Cândida, localizada no bairro Alvorada. A ação foi um grande sucesso, com grande adesão da população do bairro.

Além da vacina contra a gripe, o Dia D também ofereceu a atualização da carteira de vacinação com outras doses importantes para a saúde. E para garantir a diversão da criançada, diversas atividades recreativas foram organizadas, tornando o dia ainda mais especial.

A campanha de vacinação contra a gripe continua até o dia 31 de maio. Os grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com doenças crônicas, podem se vacinar gratuitamente na ESF Ana Cândida.

Não deixe de se vacinar e proteger sua saúde e a de sua família!

Projeto

Mães Atípicas

é selecionado para representar Capinópolis em Nova Iorque no fim do ano

Projeto foi destaque em março deste ano ao receber o Prêmio Cidades Inteligentes

Capinópolis, MG - O projeto pioneiro do CEMEI Waldir Barbosa de Miranda está ganhando reconhecimento internacional por seu compromisso em apoiar famílias com filhos no espectro autista. Fundado há dois anos, o Grupo Terapêutico das Mães Atípicas surgiu da visão inovadora da diretora Adriana Almeida e do psicólogo Danilo Soares, que buscavam criar um espaço seguro e de apoio para pais e mães enfrentando os desafios do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Adriana Almeida, diretora do CEMEI Waldir Barbosa de Miranda, relembrou ao Tudo Em Dia, em reportagem recente, o momento inspirador que deu origem ao projeto: “Ouvindo uma mãe compartilhar suas experiências e desafios, per-

cebi a necessidade de criar um espaço onde pudéssemos oferecer apoio mútuo e compartilhar informações sobre o TEA. Foi assim que surgiu a ideia do Grupo Terapêutico das Mães Atípicas, um lugar onde pais e mães encontram suporte emocional e trocam experiências.”

Além de sua impactante atuação a nível local, o projeto recebeu o Prêmio Cidades Inteligentes em Belo Horizonte, em março de 2024. Este reconhecimento destaca o compromisso de Capinópolis em promover iniciativas que promovam inclusão e bem-estar na comunidade.

Mas o reconhecimento não para por aí. Devido à grande repercussão, o projeto foi convidado para ser representante de Capinópo-

lis em Nova Iorque (New York) neste ano.

O projeto vem dando origem a novos contornos, e outras oportunidades para tratamento de alunos com transtorno dentro do espectro autista estão sendo implementados na Secretaria de Educação e Cultura.

Duas salas foram preparadas para dar suporte aos alunos, contando com profissionais qualificados.

O autismo é uma condição complexa e variável, e o Grupo Terapêutico das Mães Atípicas reconhece a importância de fornecer um ambiente de apoio flexível e adaptável.

Enquanto o Grupo Terapêutico das Mães Atípicas continua a fazer história em Capinópolis, seu impacto ressoa muito além das fronteiras locais.

ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2024
PÁG. 04
ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2024 PÁG. 05
ITUIUTABA - SEGUNDA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2024 PÁG. 06
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.