A chave de hiram

Page 31

por causa dos benefícios que ela lhes conferia como fonte incontestável de autoridade. Já que ninguém das gerações posteriores poderia ter acesso a Cristo da maneira que os apóstolos teriam tido durante sua vida terrena e sua ressurreição, cada crente deve voltar-se para a Igreja de Roma, essa mesma de que os apóstolos são considerados fundadores, e para seus bispos, como focos de autoridade. A Igreja Gnóstica considerava essa visão literal da ressurreição "a fé dos tolos", declarando que aqueles que anunciavam ao mundo que seu senhor morto havia retomado fisicamente à vida estavam confundindo uma verdade espiritual com um acontecimento verdadeiro. Os Gnósticos citavam a tradição secreta dos ensinamentos de Jesus como declarada em sua fala aos discípulos em Mateus: A ti foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não foi dado. Os Gnósticos reconheciam que sua teoria do conhecimento secreto, que devia ser adquirido por seus próprios esforços, também tinha implicações políticas. Elas sugerem que quem quer que tenha "visto o Senhor" através da visão interna pode declarar-se portador de autoridade que iguala ou ultrapassa a dos apóstolos e de seus sucessores. Descobrimos que Irineu, conhecido como o pai da teologia Católica e o mais importante teólogo do século II d.C., enxergou os perigos que essa visão da autoridade da Igreja apresentava: Consideram-se tão maduros que ninguém pode comparar-se a eles na grandeza de sua gnose, nem mesmo se mencionarmos Pedro ou Paulo ou qualquer dos outros apóstolos... Eles crêem haver descoberto muito mais que os apóstolos, que segundo seu ponto de vista ainda pregavam os evangelhos muito influenciados pela influência das opiniões judaicas, e que por isso são muito mais sábios e inteligentes que os apóstolos. Aqueles que se consideram mais sábios que os apóstolos também se consideram mais sábios que os padres, pois o que os Gnósticos dizem sobre os apóstolos, particularmente os Doze, expressa sua atitude em relação aos padres e bispos que alegam fazer parte da sucessão apostólica ortodoxa. Além disso, muitos mestres Gnósticos também declaram ter acesso a suas próprias fontes secretas de tradição apostólica, em rivalidade direta com a que é comumente aceita nas igrejas. No Apocalipse Gnóstico de Pedra a declaração de autoridade religiosa da Igreja ortodoxa é abalada pela narração de um Cristo reerguido explicando a Pedro que: Esses que se auto denominam bispos e diáconos e agem como se tivessem recebido sua autoridade de Deus são na realidade canais onde a água não corre. Apesar de não compreenderem os mistérios, eles se vangloriam de que o mistério da verdade pertence exclusivamente a eles. Interpretaram errado aquele ensinamento do apóstolo, e ergueram uma imitação de Igreja em lugar da verdadeira tradição da irmandade cristã.

Esse ponto foi destacado e explicado pelos estudiosos que haviam traduzido os Evangelhos Gnósticos. Nós dois fomos surpreendidos com a importância política dessa idéia de uma ressurreição viva em uma tarde em que, na Biblioteca da Universidade de Sheffield, encontramos esse comentário da respeitada estudiosa gnóstica Elaine Pagels: Reconhecer as implicações políticas da doutrina da ressurreição não revela seu extraordinário impacto nas experiências religiosas dos cristãos... mas em termos da ordem social... o ensinamento ortodoxo da ressurreição teve um efeito bem diverso. Foi através dele que se legitimou a única hierarquia de pessoas através das quais todos os outros poderiam se aproximar de Deus. O ensino Gnóstico subvertia essa ordem, declarando oferecer a todos os iniciados um meio direto de acesso a Deus, do qual os padres e bispos eram totalmente ignorantes. Agora sabíamos que a interpretação da ressurreição havia sido um tremendo foco de controvérsia na primeva Igreja Cristã, e que existia uma tradição secreta que tratava da ressurreição espiritual em vida, ligada a um grupo de cristãos denominados Gnósticos, denunciados como heréticos por razões puramente políticas, porque seu interesse na busca do conhecimento minava a autoridade dos bispos dessa Igreja Ortodoxa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.