Transformação da paisagem e do espaçopúblico em uma sub-bacia do Embu das Artes

Page 48

O Mapa 22 foi elaborado através do progama Auto-Cad para a vetorização de informações e geração de imagens, para posterior sobreposição destas imagens utilizando-se do programa Photoshop. Obtivemos, através da análise das características explanadas anteriormente, 12 unidades de paisagem no município de Embu. 1. Área de várzea ou de baixa declividade com ocupação de baixa densidade: observou-se nessa região a ocupação, em sua maioria, por chácaras em áreas de várzeas de rios contribuintes do Rio Cotia ou em baixa declividade, sem grandes impactos sobre a vegetação nativa. 2. Antiga mineradora: optou-se por classifica-lá separadamente tendo em vista a depreciação de seu solo pelo seu antigo uso. Hoje a área é um cemitério. 3. Topografia acidentada com presença de nascentes e ocupação de baixa densidade: observa-se aqui o divisor de águas das bacias do Rio Cotia e do Rio Embu-Mirim. Com a presença de nascentes e sem grandes ocupações urbanas ou impactos sobre a vegetação nativa.

Mirim que não apresenta ocupação urbana e com importante vegetação de várzea. 8. Centro: região de ocupação urbana mais consolidada do município. 9. Várzea do Rio Embu-Mirim com ocupação de plantas industriais e condomínios: região da várzea do Rio Embu-Mirim atravasseda pela Rodovia Régus Bittencourt, que encontra-se em grande parte ocupada por plantas industriais ou condomínios residenciais. 10. Mineradora: atual área de mineração do município. 11. Área de várzea ou baixa declividade com ocupação consolidada: área do centro expandido com ocupação consolidada.

12. Topografia suae com ocupação de baixa densidade com alguns pequenos núcleos urbanos: região que encontra-se com importantes remanescentes 4. Ocupações sem infra-estrutura adequada: corresponde, em grande parte, industriais com ocupação de baixa densidade, exceto em pequenos núcleos a área de expansão metropolitana, com falta de áreas verdes e ocupação urbanos. impactante. 5. Ocupações sobre áreas de várzea sem infra-estrutura adequada ou em terrenos com baixa declividade: corresponde as áreas mais suscetíveis a alagamentos e com ocupação impactante. 6. Topografia suave com ocupação de baixa densidade: região que encontra-se ainda com importantes remascentes vegetais, sem núcleos urbanos, apenas algumas chácaras. 7. Várzea sem ocupação urbana: corresponde a área de várzea do Rio Embu-

48


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.