7 minute read

Carros no cinema

Next Article
Junkyard

Junkyard

Cannonball Run

neste fime, quem não corre, voa

Advertisement

Um Subaru voador?

Sabe aquele desenho em que os personagens disputam uma corrida maluca? Isso mesmo, Corrida Maluca, aquele do Dick Vigarista e do Muttley! Este filme de 1981, Cannonball Run, que tem o título original traduzido por “Quem Não Corre, Voa”, é mais ou menos a encarnação de personagens humanos ao velho roteiro de 1968. O mais curioso, no caso, é que Cannonball Run era mesmo uma corrida de verdade, clandestina, cujos competidores deveriam cruzar os Estados Unidos, da costa leste até a Califórnia, em busca de diversão e de um prêmio em dinheiro. Alguns deles corriam apenas pela fama. ç

O ator Roger Moore faz papel dele mesmo, satirizando o seu personagem James Bond, neste Aston Martin DB51963

Essa corrida originou alguns filmes do gênero, como Cannonball (A Corrida do Século, 1976), com David Carradine, e The Gumball Rally (Uma Corrida de Loucos, também de 1976), com Raul Julia. Entre outros, já que a fórmula sempre rendeu boas bilheterias.

A justificativa para este filme, que repete a fórmula cinco anos depois, é a galeria de grandes atores, alguns sérios, mas que se deram bem em papéis cômicos. É o caso de Roger Moore, que satiriza seu próprio personagem, James Bond, e brinca com seu nome real nesta comédia.

Burt Reynolds, o ator principal, já havia se especializado em comédias desse tipo, como A Última Loucura de Mel Brooks (Silent Movie, 1976), e Agarra-me Se Puderes (Smokey And The Bandit, 1976), mas outros atores entraram na onda, como Dean Martin, Sammy Davis, Jr., Peter Fonda e Farrah Fawcett. Isso sem falar de Dom DeLuise, um comediante de carreira, Jackie Chan, começando carreira em Hollywood (fez muitos filmes antes, na China) e a inexpressiva Bianca Jagger. Mas viemos aqui não foi para falar de Hollywood, mas sim dos carros. Quarenta anos atrás, os carros de desejo eram diferentes e alguns deles aparecem em Cannonball Run. O filme começa com um Lamborghini Countach LP 400S de 1980 dando muito trabalho aos policiais que o perseguem em um Pontiac Firebird, também de 1980. Ressalto que, na época, eu queria ter um Pontiac desses, um belíssimo muscle car, mas nunca desejei ter um Lambo, um superesportivo longe da realidade.

Para entrar na corrida, Burt Reynolds troca seu Porsche 911S 1968 pela ambulância Dodge Sportsman 1978

Chega a ser curioso o fato de que o principal veículo nessa corrida, e também do filme, não seja um carro esportivo, nem ao menos é um carro, mas sim uma van. Como no começo do filme o personagem de Burt Reynods estraga seu Porsche 911S de 1968 em uma blitz policial (na verdade o carro já estava estragado Ferrari Dino 246 GTS 1974 antes disso), ele usa uma ambulância para participar da corrida. E para não ter problemas com a polícia, ele contrata um médico e sequestra a mocinha do filme para que se passe pela de paciente que está sendo transportada. A mocinha é ninguém menos que Farrah Fawcett, a deusa das telinhas dos anos 80. Chevrolet Chevelle Laguna 1976

Esse médico, que está mais para Dr. Frankenstein, é o personagem mais engraçado do filme, juntamente com o co-piloto de Burt Reynolds, o comediante Dom DeLuise.

Podemos ver muitos carros na cena de largada, em Connecticut, mas Chevrolet Monte Carlo 1976 alguns deles não são mais vistos com frequência durante o filme, como é o caso de um Ferrari Dino 246 GTS de 1974, um Chevrolet Chevelle Laguna 1976, um Chevrolet Monte Carlo 1976 e de um Rolls Royce Silver Shadow 1974. ç Rolls Royce Silver Shadow 1974

Um furgão GMC Vandura 1978 e um Ferrari 308 GTS também de 1978

Os veteranos atores/cantores Dean Martin e Sammy Davis, Jr. são outra dupla cômica, que participam da corrida com um Ferrari 308 GTS de 1978, fingindo serem padres. Eles bem que poderiam ser a dupla Dick Vigarista e Muttley do filme. A dupla reviveu tempos áureos de seu grupo dos anos 50 e 60 chamado de Rat Pack, do qual fazia parte também Frank Sinatra.

O fraco roteiro desse filme faz com que os apreciadores de automóveis aproveitem mais a brincadeira de reconhecer os modelos dos carros que aparecem na tela do que a história, mas, ainda assim, há mais estrelas no filme do que carros bem bacanas.

Terminamos em pouco tempo de apontar mais alguns carros e depois passamos a reconhecer os astros do cinema. Um furgão mais interessante do que a ambulância do grupo principal é a GMC Vandura 1978, mas que aparece muito pouco. Da mesma forma, um Fusca Baja corta a tela por segundos, mostrando que naquela época os buggies para areia estavam no auge. A dupla chinesa da qual faz parte o ator Jackie Chan participa da corrida com um pequeno Subaru DL 1980, totalmente equipado com o que poderia ser considerado a maior tecnologia eletrînica da época. Fake, é claro.Afinal, Chan queria mais era assistir filmes pornôs no videocassete do carro.

O Subaru DL 1980 de Jackie Chan e um Fusca transformado em Baja Bug, uma febre da época

Entre os carros das várias polícias estaduais por onde os competidores cruzaram, destaque para a dupla de Pontiac, Le Mans e Firebird. E perseguindo uma picape GMC 1980 está uma Kawasaki KZ 900 bem parecida com a do seriado CHiP’s.

Por fim, apenas para relacionar mais um carro que aparece por instantes no começo do filme, um Honda Civic 1973, dos pequenos.

Como bônus, apenas para os iniciados, dois monopostos de competição RF80 fabricados pela Van Diemen.

A surpresa mais ao final do filme foi o surgimento de uma gangue de motociclistas, do tipo Hell’s Angels, mas muito mais comportados do que eles. E o mais interessante é que o líder do grupo é ninguém menos do que Peter Fonda, o protagonista de Easy Rider, o mais famoso filme de motociclistas de todos os tempos (Sem Destino, 1969). Não se pode deixar de notar a tentativa de apimentar a comédia, com a aparição de belas e sensuais atrizes, mesmo em pontas menores, como a enfermeira e a policial do estado de Oklahoma. A crítica cinematográfica jogou duro com o filme, na época, mas a turma menos especializada, em especial admiradores de automóveis, ficou maravilhada com Cannonball Run. Afinal, tinha carros l

Dois monopostos Van Diemen RF80

Uma galeria de gente famosa

Roger Moore e uma de suas namoradas no filme Farrah Fawcet é a bela mocinha do filme

Burt Reynolds, Dean Martin e Sammi Davis, Jr. Adrienne Barbeau e Tara Buckman dirigem o Lambo

Ao centro, Jackie Chan em começo de carreira nos EUA Vickie Reigle é a enfermeira

This article is from: